Um jogo eletrônico como ferramenta complementar no ensino de PHP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1437 |
Resumo: | Em diversas disciplinas que envolvem a programação de computadores, são encontradas dificuldades. Uma delas é manter o aluno motivado por atividades como resolver problemas de programação para fixar conteúdos. Considerando-se os jogos eletrônicos educacionais objetos que atraem a atenção do aluno, buscou-se associálos à sala de aula com o objetivo de testar a hipótese do trabalho, que é a de que os jogos podem promover um aumento na motivação e, assim, melhorar o interesse e engajamento dos alunos nas atividades. Para a verificação da hipótese, foi desenvolvido um jogo eletrônico educacional, capaz de avaliar automaticamente respostas dadas pelos jogadores. O jogo foi aplicado em uma disciplina de programação. Através de uma análise qualitativa a partir de respostas a um questionário de perguntas abertas e da observação do desempenho dos alunos, foi possível verificar que a utilização combinada do jogo com o método tradicionalmente usado na disciplina teve um impacto positivo, aumentando a qualidade da participação dos alunos nas tarefas de programação e exercícios propostos. |
id |
UTFPR-12_76b461d439a4ec3ee8ca53ded9b76a0f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/1437 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2016-01-26T19:03:28Z2016-01-26T19:03:28Z2012-02-17KISIELEWICZ, Leandro Augusto. Um jogo eletrônico como ferramenta complementar no ensino de PHP. 2012. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1437Em diversas disciplinas que envolvem a programação de computadores, são encontradas dificuldades. Uma delas é manter o aluno motivado por atividades como resolver problemas de programação para fixar conteúdos. Considerando-se os jogos eletrônicos educacionais objetos que atraem a atenção do aluno, buscou-se associálos à sala de aula com o objetivo de testar a hipótese do trabalho, que é a de que os jogos podem promover um aumento na motivação e, assim, melhorar o interesse e engajamento dos alunos nas atividades. Para a verificação da hipótese, foi desenvolvido um jogo eletrônico educacional, capaz de avaliar automaticamente respostas dadas pelos jogadores. O jogo foi aplicado em uma disciplina de programação. Através de uma análise qualitativa a partir de respostas a um questionário de perguntas abertas e da observação do desempenho dos alunos, foi possível verificar que a utilização combinada do jogo com o método tradicionalmente usado na disciplina teve um impacto positivo, aumentando a qualidade da participação dos alunos nas tarefas de programação e exercícios propostos.In several disciplines that involve computer programming, difficulties are found. On of them is to keep the students motivated by activities such as solving programming problems to memorize contents. Considering the educational electronic games as objects that attract the attention of the student, sought to link them to the classroom in order to test the hypothesis of this study, which is that games can promote an increase in motivation and thereby improving the students' interest and engagement in activities. To verify the hypothesis was developed an educational game, able to automatically evaluate the answers given by players. The game was implemented in a programming discipline. Through a qualitative analysis of responses from a questionnaire with open questions and observation of student performance, the study found that the combined use of the game with the method traditionally used in the discipline had a positive impact, increasing the quality of participation of students in programming tasks and exercises.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e TecnologiaJogos educativosMotivação (Psicologia)Programação (Computadores)Educational gamesMotivation (Psychology)Computer programmingUm jogo eletrônico como ferramenta complementar no ensino de PHPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPonta GrossaMestradoKoscianski, AndréKisielewicz, Leandro Augustoreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILPG_PPGECT_M_Kisielewicz, Leandro Augusto_2012.pdf.jpgPG_PPGECT_M_Kisielewicz, Leandro Augusto_2012.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1335http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1437/4/PG_PPGECT_M_Kisielewicz%2c%20Leandro%20Augusto_2012.pdf.jpg74bea9155a37fcb4fd6fb7c6319a5094MD54ORIGINALPG_PPGECT_M_Kisielewicz, Leandro Augusto_2012.pdfPG_PPGECT_M_Kisielewicz, Leandro Augusto_2012.pdfapplication/pdf3565906http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1437/1/PG_PPGECT_M_Kisielewicz%2c%20Leandro%20Augusto_2012.pdf2a1c8f1c4e65f8fcb806e1dca24b9eceMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1437/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPG_PPGECT_M_Kisielewicz, Leandro Augusto_2012.pdf.txtPG_PPGECT_M_Kisielewicz, Leandro Augusto_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain154172http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1437/3/PG_PPGECT_M_Kisielewicz%2c%20Leandro%20Augusto_2012.pdf.txtf859a0e62978cc4bc4a74551aca5d129MD531/14372016-01-27 03:00:16.204oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2016-01-27T05:00:16Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um jogo eletrônico como ferramenta complementar no ensino de PHP |
title |
Um jogo eletrônico como ferramenta complementar no ensino de PHP |
spellingShingle |
Um jogo eletrônico como ferramenta complementar no ensino de PHP Kisielewicz, Leandro Augusto Jogos educativos Motivação (Psicologia) Programação (Computadores) Educational games Motivation (Psychology) Computer programming |
title_short |
Um jogo eletrônico como ferramenta complementar no ensino de PHP |
title_full |
Um jogo eletrônico como ferramenta complementar no ensino de PHP |
title_fullStr |
Um jogo eletrônico como ferramenta complementar no ensino de PHP |
title_full_unstemmed |
Um jogo eletrônico como ferramenta complementar no ensino de PHP |
title_sort |
Um jogo eletrônico como ferramenta complementar no ensino de PHP |
author |
Kisielewicz, Leandro Augusto |
author_facet |
Kisielewicz, Leandro Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Koscianski, André |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kisielewicz, Leandro Augusto |
contributor_str_mv |
Koscianski, André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos educativos Motivação (Psicologia) Programação (Computadores) Educational games Motivation (Psychology) Computer programming |
topic |
Jogos educativos Motivação (Psicologia) Programação (Computadores) Educational games Motivation (Psychology) Computer programming |
description |
Em diversas disciplinas que envolvem a programação de computadores, são encontradas dificuldades. Uma delas é manter o aluno motivado por atividades como resolver problemas de programação para fixar conteúdos. Considerando-se os jogos eletrônicos educacionais objetos que atraem a atenção do aluno, buscou-se associálos à sala de aula com o objetivo de testar a hipótese do trabalho, que é a de que os jogos podem promover um aumento na motivação e, assim, melhorar o interesse e engajamento dos alunos nas atividades. Para a verificação da hipótese, foi desenvolvido um jogo eletrônico educacional, capaz de avaliar automaticamente respostas dadas pelos jogadores. O jogo foi aplicado em uma disciplina de programação. Através de uma análise qualitativa a partir de respostas a um questionário de perguntas abertas e da observação do desempenho dos alunos, foi possível verificar que a utilização combinada do jogo com o método tradicionalmente usado na disciplina teve um impacto positivo, aumentando a qualidade da participação dos alunos nas tarefas de programação e exercícios propostos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-02-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-01-26T19:03:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-01-26T19:03:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
KISIELEWICZ, Leandro Augusto. Um jogo eletrônico como ferramenta complementar no ensino de PHP. 2012. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1437 |
identifier_str_mv |
KISIELEWICZ, Leandro Augusto. Um jogo eletrônico como ferramenta complementar no ensino de PHP. 2012. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2012. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1437/4/PG_PPGECT_M_Kisielewicz%2c%20Leandro%20Augusto_2012.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1437/1/PG_PPGECT_M_Kisielewicz%2c%20Leandro%20Augusto_2012.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1437/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1437/3/PG_PPGECT_M_Kisielewicz%2c%20Leandro%20Augusto_2012.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
74bea9155a37fcb4fd6fb7c6319a5094 2a1c8f1c4e65f8fcb806e1dca24b9ece b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b f859a0e62978cc4bc4a74551aca5d129 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805922906366017536 |