Estudo de métodos para avaliação da segurança em passagens em nível e de alternativas de proteção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wosniacki, Giacomo Gustavo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17719
Resumo: A presente monografia objetiva explorar métodos de avaliação da segurança em passagens em nível e de alternativas de proteção cabíveis constantes na literatura técnica nacional, a fim de evidenciar que o conjunto brasileiro de normas técnicas vigentes deve ser complementado para implantação de melhorias de segurança adequadas. O processo histórico de crescimento das cidades, envolvendo a ferrovia, culminou no estabelecimento de uma forte interação rodoferroviária nas passagens em nível. Por décadas, estas travessias apresentaram risco de ocorrência de acidente que poderia ser considerado baixo ou inexistente em virtude da desativação ou baixa utilização dos trechos ferroviários. Com a privatização das ferrovias e retomada do crescimento da produção ferroviária, a temática passou a ser encarada, então, efetivamente como um problema a ser solucionado em virtude do risco a veículos e pedestres, bem como do gargalo que representa ao desempenho operacional das malhas ferroviárias. A avaliação das passagens em nível críticas e proposição de alternativas são etapas indispensáveis para a solução das mesmas. Na literatura técnica nacional já existem, desde o fim da década de 1970, metodologias de análise, sobretudo em normas brasileiras, que até hoje se resumem ao cálculo de indicadores, com base em parâmetros de tráfegos e de características físicas do cruzamento rodoferroviário, associáveis a tipos de melhoria (sinalização rodoviária) pré-estabelecidos a serem adotados. Para estudar estes métodos de maneira crítica, foi realizado um levantamento de passagens em nível com maior risco potencial de acidente e conduzida uma avaliação numa passagem em nível (estudo de caso) com base em indicadores usualmente utilizados. Através da discussão contextualizada dos resultados, pôde-se concluir que, de fato, a utilização destes indicadores é importante a estas avaliações, mas não deve ser encarada como única alternativa em processos de tomada de decisão. É evidenciado que a metodologia para determinação dos indicadores pode ser potencializada mediante aproveitamento de detalhes (causas/ fatores contribuintes) constantes em registros do histórico de acidentes, o que resultará em propostas de melhoria a serem implantadas e/ou medidas a serem tomadas que não se tratam apenas de sinalização rodoviária e que terão nível de efetividade diretamente proporcional à qualidade da informação.
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Por décadas, estas travessias apresentaram risco de ocorrência de acidente que poderia ser considerado baixo ou inexistente em virtude da desativação ou baixa utilização dos trechos ferroviários. Com a privatização das ferrovias e retomada do crescimento da produção ferroviária, a temática passou a ser encarada, então, efetivamente como um problema a ser solucionado em virtude do risco a veículos e pedestres, bem como do gargalo que representa ao desempenho operacional das malhas ferroviárias. A avaliação das passagens em nível críticas e proposição de alternativas são etapas indispensáveis para a solução das mesmas. Na literatura técnica nacional já existem, desde o fim da década de 1970, metodologias de análise, sobretudo em normas brasileiras, que até hoje se resumem ao cálculo de indicadores, com base em parâmetros de tráfegos e de características físicas do cruzamento rodoferroviário, associáveis a tipos de melhoria (sinalização rodoviária) pré-estabelecidos a serem adotados. Para estudar estes métodos de maneira crítica, foi realizado um levantamento de passagens em nível com maior risco potencial de acidente e conduzida uma avaliação numa passagem em nível (estudo de caso) com base em indicadores usualmente utilizados. Através da discussão contextualizada dos resultados, pôde-se concluir que, de fato, a utilização destes indicadores é importante a estas avaliações, mas não deve ser encarada como única alternativa em processos de tomada de decisão. É evidenciado que a metodologia para determinação dos indicadores pode ser potencializada mediante aproveitamento de detalhes (causas/ fatores contribuintes) constantes em registros do histórico de acidentes, o que resultará em propostas de melhoria a serem implantadas e/ou medidas a serem tomadas que não se tratam apenas de sinalização rodoviária e que terão nível de efetividade diretamente proporcional à qualidade da informação.This thesis aims to explore methods for assessing safety of grade crossings and alternative appropriate protection contained in the national technical literature in order to show that the Brazilian set of existing technical standards must be supplemented to implement appropriate security enhancements. The historical process of urban growth, involving the railroad, culminated in the establishment of a strong interaction in the grade crossings. For decades, these crossings showed risk of accidents that could be considered low or nonexistent due to the deactivation or low use of the railroad tracks. With the privatization of railways and railway upturn in production, the theme has been seen, then, effectively as a problem to be solved because of the risk to vehicles and pedestrians, as well as the bottleneck that is the operational performance of the rail network. The evaluation of the critical grade crossings and proposing alternatives are essential steps to solve them. The national technical literature already exist, since the late 1970s, methods of analysis, especially in Brazilian standards, which even today are restricted to the calculation of indicators based on traffic parameters and physical characteristics of the grade crossing, assignable to types of improvement ( road signs ) pre-set to be adopted . To study these methods critically, a survey was conducted of crossings flush with the greatest potential risk of accident and conducted an assessment in a selected grade crossing based on indicators commonly used. Through contextualized discussion of the results, it was concluded that, in fact, the use of these indicators is important to these reviews, but should not be seen as the only alternative in the decision-making processes. It is shown that the methodology for determining the indicators can be enhanced through use of details (causes / contributing factors) contained in the historical records of accidents, resulting in proposals for improvements to be implemented and / or measures to be taken to not deal only with road signs and level of effectiveness that will be directly proportional to the quality of information .porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de Construção CivilEngenharia de Segurança do TrabalhoFerrovias - Medidas de segurançaFerrovias elevadas - Medidas de segurançaFerrovias - AcidentesRailroads - Safety measuresRailroads, Elevated - Safety measuresRailroads accidentsEstudo de métodos para avaliação da segurança em passagens em nível e de alternativas de proteçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaSerta, RobertoWosniacki, Giacomo Gustavoreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_CEEST_XXVI_2014_15.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1259http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17719/1/CT_CEEST_XXVI_2014_15.pdf.jpga8b7be2c63fca43b61614a94ecb066a9MD51ORIGINALCT_CEEST_XXVI_2014_15.pdfapplication/pdf3670695http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17719/2/CT_CEEST_XXVI_2014_15.pdf40569cd87470991768ff1621a4c8b065MD52LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17719/3/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD53TEXTCT_CEEST_XXVI_2014_15.pdf.txtExtracted texttext/plain136449http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/17719/4/CT_CEEST_XXVI_2014_15.pdf.txtbc878cd56391645681dc6c08cf7c5c27MD541/177192020-11-20 17:55:15.633oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-20T19:55:15Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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