Branding sob a ótica do design emocional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13856 |
Resumo: | Nesse trabalho de conclusão de curso serão apresentados pesquisa bibliográfica sobre o design emocional e sobre branding e projeto gráfico de criação de branding de uma nova empresa que está sendo inserida no mercado de alimentação saudável, em que será utilizado os conceitos de design emocional estudados. A partir da metodologia do GODP, esse trabalho apresentará fundamentação teórica com o objetivo de pesquisar e analisar o apego emocional dos usuários com determinadas marcas e comparar alguns estudos sobre o tema, identificação da relação do branding com o design emocional, compreensão do novo mercado em que a empresa está sendo inserida, a coleta de briefing para a criação do branding, análise de similares, pesquisa quantitativa para ser definido o público alvo e posteriormente criação de personas, e por último criação do branding da empresa incluindo posicionamento de marca, definição de identidade de marca bem como diretrizes organizacionais da empresa, processo de naming, logotipo, identidade visual e manual de identidade visual. |
id |
UTFPR-12_81eb7953a9b072e61ffa4f1a191e07cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/13856 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-16T19:27:35Z2020-11-16T19:27:35Z2018-11-27NAPOLITNO, Loren Milena. Branding sob a ótica do design emocional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13856Nesse trabalho de conclusão de curso serão apresentados pesquisa bibliográfica sobre o design emocional e sobre branding e projeto gráfico de criação de branding de uma nova empresa que está sendo inserida no mercado de alimentação saudável, em que será utilizado os conceitos de design emocional estudados. A partir da metodologia do GODP, esse trabalho apresentará fundamentação teórica com o objetivo de pesquisar e analisar o apego emocional dos usuários com determinadas marcas e comparar alguns estudos sobre o tema, identificação da relação do branding com o design emocional, compreensão do novo mercado em que a empresa está sendo inserida, a coleta de briefing para a criação do branding, análise de similares, pesquisa quantitativa para ser definido o público alvo e posteriormente criação de personas, e por último criação do branding da empresa incluindo posicionamento de marca, definição de identidade de marca bem como diretrizes organizacionais da empresa, processo de naming, logotipo, identidade visual e manual de identidade visual.This thesis presents bibliographic research about emotional design and branding, as well as the application of both topics into the development of a brand to a new company in the health food market. By following the GODP methodology, this study will present a theoretical basis with the goal of researching and analyzing the emotional attachment of users to certain brands. This thesis will compare different studies on the theme and, based on that, identify the relationship between branding and emotional design, understand the company's market, create the briefing for the brand's creation, analyze similar brands, perform a quantitative research to define the company's target audience and, finally, the creation of its personas. As a conclusion, this study will present the creation of the company's branding, including the brand's positioning, brand identity, organizational guidelines, its name, logo, visual identity, and the visual identity manual.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaTecnologia em Design GráficoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALBranding (Marketing)Marca registradaLogotipoBranding (Marketing)TrademarksLogos (Symbols) - LogotypesBranding sob a ótica do design emocionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaNardon, Priscila Daienny ZimermannSchroeder, Manoel AlexandreAraújo, Marina Moraes deNardon, Priscila Daienny ZimermannNapolitano, Loren Milenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_CODEG_2018_2_13.pdfapplication/pdf16850362http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13856/1/CT_CODEG_2018_2_13.pdfd12b72bdf0e58673ceadd0a5756be70bMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13856/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_CODEG_2018_2_13.pdf.txtExtracted texttext/plain171011http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13856/3/CT_CODEG_2018_2_13.pdf.txt5619969b4093da34da8737859f883482MD53THUMBNAILCT_CODEG_2018_2_13.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1164http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13856/4/CT_CODEG_2018_2_13.pdf.jpg95be98bd88d79f93a34890b7887b10b7MD541/138562020-11-16 17:27:35.656oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-16T19:27:35Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Branding sob a ótica do design emocional |
title |
Branding sob a ótica do design emocional |
spellingShingle |
Branding sob a ótica do design emocional Napolitano, Loren Milena CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL Branding (Marketing) Marca registrada Logotipo Branding (Marketing) Trademarks Logos (Symbols) - Logotypes |
title_short |
Branding sob a ótica do design emocional |
title_full |
Branding sob a ótica do design emocional |
title_fullStr |
Branding sob a ótica do design emocional |
title_full_unstemmed |
Branding sob a ótica do design emocional |
title_sort |
Branding sob a ótica do design emocional |
author |
Napolitano, Loren Milena |
author_facet |
Napolitano, Loren Milena |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nardon, Priscila Daienny Zimermann |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Schroeder, Manoel Alexandre |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Araújo, Marina Moraes de |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Nardon, Priscila Daienny Zimermann |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Napolitano, Loren Milena |
contributor_str_mv |
Nardon, Priscila Daienny Zimermann Schroeder, Manoel Alexandre Araújo, Marina Moraes de Nardon, Priscila Daienny Zimermann |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL Branding (Marketing) Marca registrada Logotipo Branding (Marketing) Trademarks Logos (Symbols) - Logotypes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Branding (Marketing) Marca registrada Logotipo Branding (Marketing) Trademarks Logos (Symbols) - Logotypes |
description |
Nesse trabalho de conclusão de curso serão apresentados pesquisa bibliográfica sobre o design emocional e sobre branding e projeto gráfico de criação de branding de uma nova empresa que está sendo inserida no mercado de alimentação saudável, em que será utilizado os conceitos de design emocional estudados. A partir da metodologia do GODP, esse trabalho apresentará fundamentação teórica com o objetivo de pesquisar e analisar o apego emocional dos usuários com determinadas marcas e comparar alguns estudos sobre o tema, identificação da relação do branding com o design emocional, compreensão do novo mercado em que a empresa está sendo inserida, a coleta de briefing para a criação do branding, análise de similares, pesquisa quantitativa para ser definido o público alvo e posteriormente criação de personas, e por último criação do branding da empresa incluindo posicionamento de marca, definição de identidade de marca bem como diretrizes organizacionais da empresa, processo de naming, logotipo, identidade visual e manual de identidade visual. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-11-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-16T19:27:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-16T19:27:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NAPOLITNO, Loren Milena. Branding sob a ótica do design emocional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13856 |
identifier_str_mv |
NAPOLITNO, Loren Milena. Branding sob a ótica do design emocional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018 |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Tecnologia em Design Gráfico |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13856/1/CT_CODEG_2018_2_13.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13856/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13856/3/CT_CODEG_2018_2_13.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13856/4/CT_CODEG_2018_2_13.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d12b72bdf0e58673ceadd0a5756be70b b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 5619969b4093da34da8737859f883482 95be98bd88d79f93a34890b7887b10b7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797044097814364160 |