Branding sob a ótica do design emocional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Napolitano, Loren Milena
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13856
Resumo: Nesse trabalho de conclusão de curso serão apresentados pesquisa bibliográfica sobre o design emocional e sobre branding e projeto gráfico de criação de branding de uma nova empresa que está sendo inserida no mercado de alimentação saudável, em que será utilizado os conceitos de design emocional estudados. A partir da metodologia do GODP, esse trabalho apresentará fundamentação teórica com o objetivo de pesquisar e analisar o apego emocional dos usuários com determinadas marcas e comparar alguns estudos sobre o tema, identificação da relação do branding com o design emocional, compreensão do novo mercado em que a empresa está sendo inserida, a coleta de briefing para a criação do branding, análise de similares, pesquisa quantitativa para ser definido o público alvo e posteriormente criação de personas, e por último criação do branding da empresa incluindo posicionamento de marca, definição de identidade de marca bem como diretrizes organizacionais da empresa, processo de naming, logotipo, identidade visual e manual de identidade visual.
id UTFPR-12_81eb7953a9b072e61ffa4f1a191e07cf
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/13856
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-16T19:27:35Z2020-11-16T19:27:35Z2018-11-27NAPOLITNO, Loren Milena. Branding sob a ótica do design emocional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13856Nesse trabalho de conclusão de curso serão apresentados pesquisa bibliográfica sobre o design emocional e sobre branding e projeto gráfico de criação de branding de uma nova empresa que está sendo inserida no mercado de alimentação saudável, em que será utilizado os conceitos de design emocional estudados. A partir da metodologia do GODP, esse trabalho apresentará fundamentação teórica com o objetivo de pesquisar e analisar o apego emocional dos usuários com determinadas marcas e comparar alguns estudos sobre o tema, identificação da relação do branding com o design emocional, compreensão do novo mercado em que a empresa está sendo inserida, a coleta de briefing para a criação do branding, análise de similares, pesquisa quantitativa para ser definido o público alvo e posteriormente criação de personas, e por último criação do branding da empresa incluindo posicionamento de marca, definição de identidade de marca bem como diretrizes organizacionais da empresa, processo de naming, logotipo, identidade visual e manual de identidade visual.This thesis presents bibliographic research about emotional design and branding, as well as the application of both topics into the development of a brand to a new company in the health food market. By following the GODP methodology, this study will present a theoretical basis with the goal of researching and analyzing the emotional attachment of users to certain brands. This thesis will compare different studies on the theme and, based on that, identify the relationship between branding and emotional design, understand the company's market, create the briefing for the brand's creation, analyze similar brands, perform a quantitative research to define the company's target audience and, finally, the creation of its personas. As a conclusion, this study will present the creation of the company's branding, including the brand's positioning, brand identity, organizational guidelines, its name, logo, visual identity, and the visual identity manual.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaTecnologia em Design GráficoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALBranding (Marketing)Marca registradaLogotipoBranding (Marketing)TrademarksLogos (Symbols) - LogotypesBranding sob a ótica do design emocionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaNardon, Priscila Daienny ZimermannSchroeder, Manoel AlexandreAraújo, Marina Moraes deNardon, Priscila Daienny ZimermannNapolitano, Loren Milenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_CODEG_2018_2_13.pdfapplication/pdf16850362http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13856/1/CT_CODEG_2018_2_13.pdfd12b72bdf0e58673ceadd0a5756be70bMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13856/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_CODEG_2018_2_13.pdf.txtExtracted texttext/plain171011http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13856/3/CT_CODEG_2018_2_13.pdf.txt5619969b4093da34da8737859f883482MD53THUMBNAILCT_CODEG_2018_2_13.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1164http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13856/4/CT_CODEG_2018_2_13.pdf.jpg95be98bd88d79f93a34890b7887b10b7MD541/138562020-11-16 17:27:35.656oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-16T19:27:35Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Branding sob a ótica do design emocional
title Branding sob a ótica do design emocional
spellingShingle Branding sob a ótica do design emocional
Napolitano, Loren Milena
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Branding (Marketing)
Marca registrada
Logotipo
Branding (Marketing)
Trademarks
Logos (Symbols) - Logotypes
title_short Branding sob a ótica do design emocional
title_full Branding sob a ótica do design emocional
title_fullStr Branding sob a ótica do design emocional
title_full_unstemmed Branding sob a ótica do design emocional
title_sort Branding sob a ótica do design emocional
author Napolitano, Loren Milena
author_facet Napolitano, Loren Milena
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nardon, Priscila Daienny Zimermann
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Schroeder, Manoel Alexandre
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Araújo, Marina Moraes de
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Nardon, Priscila Daienny Zimermann
dc.contributor.author.fl_str_mv Napolitano, Loren Milena
contributor_str_mv Nardon, Priscila Daienny Zimermann
Schroeder, Manoel Alexandre
Araújo, Marina Moraes de
Nardon, Priscila Daienny Zimermann
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL
Branding (Marketing)
Marca registrada
Logotipo
Branding (Marketing)
Trademarks
Logos (Symbols) - Logotypes
dc.subject.por.fl_str_mv Branding (Marketing)
Marca registrada
Logotipo
Branding (Marketing)
Trademarks
Logos (Symbols) - Logotypes
description Nesse trabalho de conclusão de curso serão apresentados pesquisa bibliográfica sobre o design emocional e sobre branding e projeto gráfico de criação de branding de uma nova empresa que está sendo inserida no mercado de alimentação saudável, em que será utilizado os conceitos de design emocional estudados. A partir da metodologia do GODP, esse trabalho apresentará fundamentação teórica com o objetivo de pesquisar e analisar o apego emocional dos usuários com determinadas marcas e comparar alguns estudos sobre o tema, identificação da relação do branding com o design emocional, compreensão do novo mercado em que a empresa está sendo inserida, a coleta de briefing para a criação do branding, análise de similares, pesquisa quantitativa para ser definido o público alvo e posteriormente criação de personas, e por último criação do branding da empresa incluindo posicionamento de marca, definição de identidade de marca bem como diretrizes organizacionais da empresa, processo de naming, logotipo, identidade visual e manual de identidade visual.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-16T19:27:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-16T19:27:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NAPOLITNO, Loren Milena. Branding sob a ótica do design emocional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13856
identifier_str_mv NAPOLITNO, Loren Milena. Branding sob a ótica do design emocional. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Tecnologia em Design Gráfico
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13856/1/CT_CODEG_2018_2_13.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13856/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13856/3/CT_CODEG_2018_2_13.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13856/4/CT_CODEG_2018_2_13.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d12b72bdf0e58673ceadd0a5756be70b
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
5619969b4093da34da8737859f883482
95be98bd88d79f93a34890b7887b10b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044097814364160