Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o branding
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13901 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma abordagem teórico-conceitual da atribuição ao design, em especial o design gráfico, sobre sua função estratégica na expressão de comunicação proposta pelo branding, e também para posicioná-lo dentro da gestão estratégica da marca. Discute a transição do Manual de Identidade Visual para o Brand Book, a fim de entendê-lo como um organismo vivo, com personalidade, linguagem e atributos próprios, além do seu caráter puramente técnico. Além disso, pretende compreender como o design gráfico pode ser utilizado na gestão estratégica das marcas nas identidades corporativas. Traz como resultado experimentar, através dos conceitos pesquisados, a construção de um modelo de Brand Book para a marca FIAT, a partir da releitura de seu Manual de Identidade Visual. |
id |
UTFPR-12_94943a61f1880efe5cb55e4c36b187b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/13901 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-16T19:31:12Z2020-11-16T19:31:12Z2012-10-22ROVIGATTI, Dayane Cristina Yamada. Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o branding. 2012. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13901Este trabalho apresenta uma abordagem teórico-conceitual da atribuição ao design, em especial o design gráfico, sobre sua função estratégica na expressão de comunicação proposta pelo branding, e também para posicioná-lo dentro da gestão estratégica da marca. Discute a transição do Manual de Identidade Visual para o Brand Book, a fim de entendê-lo como um organismo vivo, com personalidade, linguagem e atributos próprios, além do seu caráter puramente técnico. Além disso, pretende compreender como o design gráfico pode ser utilizado na gestão estratégica das marcas nas identidades corporativas. Traz como resultado experimentar, através dos conceitos pesquisados, a construção de um modelo de Brand Book para a marca FIAT, a partir da releitura de seu Manual de Identidade Visual.This paper presents a theoretical and conceptual design of the award, especially the graphic design on its strategic role in the expression proposed by branding communications, and also to position it within the strategic brand management. Discusses the transition from the Visual Identity Manual for Brand Book, in order to understand it as a living organism, personality, language and its own attributes, beyond its purely technical. It also aims to understand how graphic design can be used in strategic management of corporate brand identities. Brings experience as a result, through the concepts studied, the construction of a model of Brand Book for the FIAT brand, from rereading your Visual Identity Manual.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de Desenho IndustrialTecnologia em Design GráficoDesenho (Projetos)Comunicação visualPlanejamento estratégicoLogotipoBranding (Marketing)DesignVisual communicationStrategic planningLogos (Symbols) - LogotypesBranding (Marketing)Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o brandinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaSchroeder, Manoel AlexandreRovigatti, Dayane Cristina Yamadareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_CODEG_2012_1_05.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13901/1/CT_CODEG_2012_1_05.pdf.jpg93ad746cc869b8a24b7e87e330af27bbMD51ORIGINALCT_CODEG_2012_1_05.pdfapplication/pdf3532820http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13901/2/CT_CODEG_2012_1_05.pdf52731a27df0575de9fbeddd31970ed7dMD52LICENSElicense.txttext/plain1292http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13901/3/license.txt009f5cba5f69d75c09da00b6f53f483aMD53TEXTCT_CODEG_2012_1_05.pdf.txtExtracted texttext/plain136249http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13901/4/CT_CODEG_2012_1_05.pdf.txt5126bec19fe1f1e00884544d8956251dMD541/139012020-11-16 17:31:12.514oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-16T19:31:12Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o branding |
title |
Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o branding |
spellingShingle |
Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o branding Rovigatti, Dayane Cristina Yamada Tecnologia em Design Gráfico Desenho (Projetos) Comunicação visual Planejamento estratégico Logotipo Branding (Marketing) Design Visual communication Strategic planning Logos (Symbols) - Logotypes Branding (Marketing) |
title_short |
Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o branding |
title_full |
Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o branding |
title_fullStr |
Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o branding |
title_full_unstemmed |
Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o branding |
title_sort |
Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o branding |
author |
Rovigatti, Dayane Cristina Yamada |
author_facet |
Rovigatti, Dayane Cristina Yamada |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schroeder, Manoel Alexandre |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rovigatti, Dayane Cristina Yamada |
contributor_str_mv |
Schroeder, Manoel Alexandre |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Tecnologia em Design Gráfico |
topic |
Tecnologia em Design Gráfico Desenho (Projetos) Comunicação visual Planejamento estratégico Logotipo Branding (Marketing) Design Visual communication Strategic planning Logos (Symbols) - Logotypes Branding (Marketing) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho (Projetos) Comunicação visual Planejamento estratégico Logotipo Branding (Marketing) Design Visual communication Strategic planning Logos (Symbols) - Logotypes Branding (Marketing) |
description |
Este trabalho apresenta uma abordagem teórico-conceitual da atribuição ao design, em especial o design gráfico, sobre sua função estratégica na expressão de comunicação proposta pelo branding, e também para posicioná-lo dentro da gestão estratégica da marca. Discute a transição do Manual de Identidade Visual para o Brand Book, a fim de entendê-lo como um organismo vivo, com personalidade, linguagem e atributos próprios, além do seu caráter puramente técnico. Além disso, pretende compreender como o design gráfico pode ser utilizado na gestão estratégica das marcas nas identidades corporativas. Traz como resultado experimentar, através dos conceitos pesquisados, a construção de um modelo de Brand Book para a marca FIAT, a partir da releitura de seu Manual de Identidade Visual. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-10-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-16T19:31:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-16T19:31:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROVIGATTI, Dayane Cristina Yamada. Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o branding. 2012. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13901 |
identifier_str_mv |
ROVIGATTI, Dayane Cristina Yamada. Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o branding. 2012. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13901 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Desenho Industrial |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13901/1/CT_CODEG_2012_1_05.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13901/2/CT_CODEG_2012_1_05.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13901/3/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13901/4/CT_CODEG_2012_1_05.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
93ad746cc869b8a24b7e87e330af27bb 52731a27df0575de9fbeddd31970ed7d 009f5cba5f69d75c09da00b6f53f483a 5126bec19fe1f1e00884544d8956251d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923065660440576 |