Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o branding

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rovigatti, Dayane Cristina Yamada
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13901
Resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem teórico-conceitual da atribuição ao design, em especial o design gráfico, sobre sua função estratégica na expressão de comunicação proposta pelo branding, e também para posicioná-lo dentro da gestão estratégica da marca. Discute a transição do Manual de Identidade Visual para o Brand Book, a fim de entendê-lo como um organismo vivo, com personalidade, linguagem e atributos próprios, além do seu caráter puramente técnico. Além disso, pretende compreender como o design gráfico pode ser utilizado na gestão estratégica das marcas nas identidades corporativas. Traz como resultado experimentar, através dos conceitos pesquisados, a construção de um modelo de Brand Book para a marca FIAT, a partir da releitura de seu Manual de Identidade Visual.
id UTFPR-12_94943a61f1880efe5cb55e4c36b187b9
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/13901
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-16T19:31:12Z2020-11-16T19:31:12Z2012-10-22ROVIGATTI, Dayane Cristina Yamada. Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o branding. 2012. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13901Este trabalho apresenta uma abordagem teórico-conceitual da atribuição ao design, em especial o design gráfico, sobre sua função estratégica na expressão de comunicação proposta pelo branding, e também para posicioná-lo dentro da gestão estratégica da marca. Discute a transição do Manual de Identidade Visual para o Brand Book, a fim de entendê-lo como um organismo vivo, com personalidade, linguagem e atributos próprios, além do seu caráter puramente técnico. Além disso, pretende compreender como o design gráfico pode ser utilizado na gestão estratégica das marcas nas identidades corporativas. Traz como resultado experimentar, através dos conceitos pesquisados, a construção de um modelo de Brand Book para a marca FIAT, a partir da releitura de seu Manual de Identidade Visual.This paper presents a theoretical and conceptual design of the award, especially the graphic design on its strategic role in the expression proposed by branding communications, and also to position it within the strategic brand management. Discusses the transition from the Visual Identity Manual for Brand Book, in order to understand it as a living organism, personality, language and its own attributes, beyond its purely technical. It also aims to understand how graphic design can be used in strategic management of corporate brand identities. Brings experience as a result, through the concepts studied, the construction of a model of Brand Book for the FIAT brand, from rereading your Visual Identity Manual.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de Desenho IndustrialTecnologia em Design GráficoDesenho (Projetos)Comunicação visualPlanejamento estratégicoLogotipoBranding (Marketing)DesignVisual communicationStrategic planningLogos (Symbols) - LogotypesBranding (Marketing)Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o brandinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaSchroeder, Manoel AlexandreRovigatti, Dayane Cristina Yamadareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_CODEG_2012_1_05.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13901/1/CT_CODEG_2012_1_05.pdf.jpg93ad746cc869b8a24b7e87e330af27bbMD51ORIGINALCT_CODEG_2012_1_05.pdfapplication/pdf3532820http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13901/2/CT_CODEG_2012_1_05.pdf52731a27df0575de9fbeddd31970ed7dMD52LICENSElicense.txttext/plain1292http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13901/3/license.txt009f5cba5f69d75c09da00b6f53f483aMD53TEXTCT_CODEG_2012_1_05.pdf.txtExtracted texttext/plain136249http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13901/4/CT_CODEG_2012_1_05.pdf.txt5126bec19fe1f1e00884544d8956251dMD541/139012020-11-16 17:31:12.514oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-16T19:31:12Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o branding
title Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o branding
spellingShingle Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o branding
Rovigatti, Dayane Cristina Yamada
Tecnologia em Design Gráfico
Desenho (Projetos)
Comunicação visual
Planejamento estratégico
Logotipo
Branding (Marketing)
Design
Visual communication
Strategic planning
Logos (Symbols) - Logotypes
Branding (Marketing)
title_short Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o branding
title_full Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o branding
title_fullStr Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o branding
title_full_unstemmed Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o branding
title_sort Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o branding
author Rovigatti, Dayane Cristina Yamada
author_facet Rovigatti, Dayane Cristina Yamada
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schroeder, Manoel Alexandre
dc.contributor.author.fl_str_mv Rovigatti, Dayane Cristina Yamada
contributor_str_mv Schroeder, Manoel Alexandre
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Tecnologia em Design Gráfico
topic Tecnologia em Design Gráfico
Desenho (Projetos)
Comunicação visual
Planejamento estratégico
Logotipo
Branding (Marketing)
Design
Visual communication
Strategic planning
Logos (Symbols) - Logotypes
Branding (Marketing)
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho (Projetos)
Comunicação visual
Planejamento estratégico
Logotipo
Branding (Marketing)
Design
Visual communication
Strategic planning
Logos (Symbols) - Logotypes
Branding (Marketing)
description Este trabalho apresenta uma abordagem teórico-conceitual da atribuição ao design, em especial o design gráfico, sobre sua função estratégica na expressão de comunicação proposta pelo branding, e também para posicioná-lo dentro da gestão estratégica da marca. Discute a transição do Manual de Identidade Visual para o Brand Book, a fim de entendê-lo como um organismo vivo, com personalidade, linguagem e atributos próprios, além do seu caráter puramente técnico. Além disso, pretende compreender como o design gráfico pode ser utilizado na gestão estratégica das marcas nas identidades corporativas. Traz como resultado experimentar, através dos conceitos pesquisados, a construção de um modelo de Brand Book para a marca FIAT, a partir da releitura de seu Manual de Identidade Visual.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-16T19:31:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-16T19:31:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROVIGATTI, Dayane Cristina Yamada. Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o branding. 2012. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13901
identifier_str_mv ROVIGATTI, Dayane Cristina Yamada. Do manual de identidade visual para o brand book: a importância do design gráfico para o branding. 2012. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13901
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Desenho Industrial
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13901/1/CT_CODEG_2012_1_05.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13901/2/CT_CODEG_2012_1_05.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13901/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/13901/4/CT_CODEG_2012_1_05.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 93ad746cc869b8a24b7e87e330af27bb
52731a27df0575de9fbeddd31970ed7d
009f5cba5f69d75c09da00b6f53f483a
5126bec19fe1f1e00884544d8956251d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923065660440576