Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Felipe Aparecido Baldim
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31460
Resumo: Acompanha: Demandas cognitivas e o ensino de números decimais
id UTFPR-12_849b1b696508d9a94ba68423a1edf204
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/31460
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2023-05-23T20:29:42Z2023-05-23T20:29:42Z2023-03-30BARROS, Felipe Aparecido Baldim. Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31460Acompanha: Demandas cognitivas e o ensino de números decimaisEsta pesquisa tem por objetivo analisar as demandas cognitivas de problemas envolvendo Números Decimais, propostos a alunos de 5º. ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos participantes foram 18 alunos de uma escola municipal, localizada no norte do Paraná. Os dados foram obtidos por meio de um instrumento de pesquisa contendo três problemas que envolvem operações com Números Decimais e da transcrição dos áudios coletados dos grupos, bem como das anotações do pesquisador. A análise dos dados faz uma relação entre as possíveis demandas cognitivas dos problemas propostos e os dados produzidos. Os resultados mostraram que as demandas cognitivas dos problemas apresentados aos alunos foram, em sua maioria, de alto nível cognitivo. É possível destacar a importância do professor em seu papel de mediador, que possibilitou o desenvolvimento desses níveis. O Produto Educacional resultante deste Mestrado Profissional é um e-book para professores, com orientações e discussões acerca dos problemas trabalhados em relação às demandas cognitivas. A utilização da Resolução de Problemas como metodologia enriqueceu a comunicação entre os alunos e o pesquisador e possibilitou a manutenção de elevados níveis de demanda cognitiva dos problemas.This research aims to analyze the cognitive demands of problems involving Decimal Numbers, proposed to 5th grade elementary school students. This is a qualitative research, whose participants were 18 students from a municipal school, located in the north of Paraná. The data were obtained through a research instrument containing three problems involving operations with decimal numbers and the transcription of the audios collected from the groups, as well as the researcher's notes. The data analysis makes a relationship between the cognitive demands of the proposed problems and the data produced. The results showed that the cognitive demands of the problems presented to the students were, for the most part, of a high cognitive level. It is possible to highlight the importance of the teacher in his role as a mediator, which enabled the development of these levels. The Educational Product resulting from this Professional Master's Degree is an e-book for teachers, with guidelines and discussions about the problems worked on in relation to cognitive demands. The use of Problem Solving as a methodology enriched the communication between the students and the researcher and made it possible to maintain high levels of cognitive demand of the problems.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoMatemática (Ensino fundamental)Aprendizagem baseada em problemasNúmeros racionaisCogniçãoMathematics (Fundamental education)Problem-based learningNumbers, rationalCognitionDemandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamentalCognitive demands of problems with decimal numbers: a study with 5th grade elementary school studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaJustulin, Andresa Mariahttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464http://lattes.cnpq.br/8269689492704497Trevisan, André Luishttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912http://lattes.cnpq.br/3166010229447391Justulin, Andresa Mariahttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464http://lattes.cnpq.br/8269689492704497Vieira, Gilbertohttp://lattes.cnpq.br/9084160392335878http://lattes.cnpq.br/9084160392335878https://orcid.org/0000-0002-6828-7760http://lattes.cnpq.br/0208235341365925Barros, Felipe Aparecido Baldimreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALdemandascognitivasnumerosdecimais.pdfapplication/pdf3715471http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31460/1/demandascognitivasnumerosdecimais.pdf34c68733a8fc8a149b6c21c723a2fa96MD51demandascognitivasnumerosdecimais_produto.pdfapplication/pdf3136443http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31460/2/demandascognitivasnumerosdecimais_produto.pdf2860ef32795a79ee69f819b0253128b9MD52TEXTdemandascognitivasnumerosdecimais.pdf.txtdemandascognitivasnumerosdecimais.pdf.txtExtracted texttext/plain170236http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31460/3/demandascognitivasnumerosdecimais.pdf.txt7ca7a0b31295f4e68245ba5398e050b9MD53demandascognitivasnumerosdecimais_produto.pdf.txtdemandascognitivasnumerosdecimais_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain28640http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31460/5/demandascognitivasnumerosdecimais_produto.pdf.txtf34d28e3ba86ef8d1c6f6525e34e795fMD55THUMBNAILdemandascognitivasnumerosdecimais.pdf.jpgdemandascognitivasnumerosdecimais.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1428http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31460/4/demandascognitivasnumerosdecimais.pdf.jpg1d2818df30a7ec4eb4ab484ac69d0464MD54demandascognitivasnumerosdecimais_produto.pdf.jpgdemandascognitivasnumerosdecimais_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2389http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31460/6/demandascognitivasnumerosdecimais_produto.pdf.jpg5a8c666ce8506976aa7e45fa929b93caMD561/314602023-05-24 03:08:09.312oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/31460Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2023-05-24T06:08:09Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Cognitive demands of problems with decimal numbers: a study with 5th grade elementary school students
title Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental
spellingShingle Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental
Barros, Felipe Aparecido Baldim
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Matemática (Ensino fundamental)
Aprendizagem baseada em problemas
Números racionais
Cognição
Mathematics (Fundamental education)
Problem-based learning
Numbers, rational
Cognition
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental
title_full Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental
title_fullStr Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental
title_sort Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental
author Barros, Felipe Aparecido Baldim
author_facet Barros, Felipe Aparecido Baldim
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Justulin, Andresa Maria
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4107-8464
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8269689492704497
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Trevisan, André Luis
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8732-1912
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3166010229447391
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Justulin, Andresa Maria
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4107-8464
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8269689492704497
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Vieira, Gilberto
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9084160392335878
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9084160392335878
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-6828-7760
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0208235341365925
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Felipe Aparecido Baldim
contributor_str_mv Justulin, Andresa Maria
Trevisan, André Luis
Justulin, Andresa Maria
Vieira, Gilberto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Matemática (Ensino fundamental)
Aprendizagem baseada em problemas
Números racionais
Cognição
Mathematics (Fundamental education)
Problem-based learning
Numbers, rational
Cognition
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática (Ensino fundamental)
Aprendizagem baseada em problemas
Números racionais
Cognição
Mathematics (Fundamental education)
Problem-based learning
Numbers, rational
Cognition
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Acompanha: Demandas cognitivas e o ensino de números decimais
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-23T20:29:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-23T20:29:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARROS, Felipe Aparecido Baldim. Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31460
identifier_str_mv BARROS, Felipe Aparecido Baldim. Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31460/1/demandascognitivasnumerosdecimais.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31460/2/demandascognitivasnumerosdecimais_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31460/3/demandascognitivasnumerosdecimais.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31460/5/demandascognitivasnumerosdecimais_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31460/4/demandascognitivasnumerosdecimais.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31460/6/demandascognitivasnumerosdecimais_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 34c68733a8fc8a149b6c21c723a2fa96
2860ef32795a79ee69f819b0253128b9
7ca7a0b31295f4e68245ba5398e050b9
f34d28e3ba86ef8d1c6f6525e34e795f
1d2818df30a7ec4eb4ab484ac69d0464
5a8c666ce8506976aa7e45fa929b93ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923117820805120