Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31460 |
Resumo: | Acompanha: Demandas cognitivas e o ensino de números decimais |
id |
UTFPR-12_849b1b696508d9a94ba68423a1edf204 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/31460 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-05-23T20:29:42Z2023-05-23T20:29:42Z2023-03-30BARROS, Felipe Aparecido Baldim. Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31460Acompanha: Demandas cognitivas e o ensino de números decimaisEsta pesquisa tem por objetivo analisar as demandas cognitivas de problemas envolvendo Números Decimais, propostos a alunos de 5º. ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos participantes foram 18 alunos de uma escola municipal, localizada no norte do Paraná. Os dados foram obtidos por meio de um instrumento de pesquisa contendo três problemas que envolvem operações com Números Decimais e da transcrição dos áudios coletados dos grupos, bem como das anotações do pesquisador. A análise dos dados faz uma relação entre as possíveis demandas cognitivas dos problemas propostos e os dados produzidos. Os resultados mostraram que as demandas cognitivas dos problemas apresentados aos alunos foram, em sua maioria, de alto nível cognitivo. É possível destacar a importância do professor em seu papel de mediador, que possibilitou o desenvolvimento desses níveis. O Produto Educacional resultante deste Mestrado Profissional é um e-book para professores, com orientações e discussões acerca dos problemas trabalhados em relação às demandas cognitivas. A utilização da Resolução de Problemas como metodologia enriqueceu a comunicação entre os alunos e o pesquisador e possibilitou a manutenção de elevados níveis de demanda cognitiva dos problemas.This research aims to analyze the cognitive demands of problems involving Decimal Numbers, proposed to 5th grade elementary school students. This is a qualitative research, whose participants were 18 students from a municipal school, located in the north of Paraná. The data were obtained through a research instrument containing three problems involving operations with decimal numbers and the transcription of the audios collected from the groups, as well as the researcher's notes. The data analysis makes a relationship between the cognitive demands of the proposed problems and the data produced. The results showed that the cognitive demands of the problems presented to the students were, for the most part, of a high cognitive level. It is possible to highlight the importance of the teacher in his role as a mediator, which enabled the development of these levels. The Educational Product resulting from this Professional Master's Degree is an e-book for teachers, with guidelines and discussions about the problems worked on in relation to cognitive demands. The use of Problem Solving as a methodology enriched the communication between the students and the researcher and made it possible to maintain high levels of cognitive demand of the problems.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoMatemática (Ensino fundamental)Aprendizagem baseada em problemasNúmeros racionaisCogniçãoMathematics (Fundamental education)Problem-based learningNumbers, rationalCognitionDemandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamentalCognitive demands of problems with decimal numbers: a study with 5th grade elementary school studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaJustulin, Andresa Mariahttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464http://lattes.cnpq.br/8269689492704497Trevisan, André Luishttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912http://lattes.cnpq.br/3166010229447391Justulin, Andresa Mariahttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464http://lattes.cnpq.br/8269689492704497Vieira, Gilbertohttp://lattes.cnpq.br/9084160392335878http://lattes.cnpq.br/9084160392335878https://orcid.org/0000-0002-6828-7760http://lattes.cnpq.br/0208235341365925Barros, Felipe Aparecido Baldimreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALdemandascognitivasnumerosdecimais.pdfapplication/pdf3715471http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31460/1/demandascognitivasnumerosdecimais.pdf34c68733a8fc8a149b6c21c723a2fa96MD51demandascognitivasnumerosdecimais_produto.pdfapplication/pdf3136443http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31460/2/demandascognitivasnumerosdecimais_produto.pdf2860ef32795a79ee69f819b0253128b9MD52TEXTdemandascognitivasnumerosdecimais.pdf.txtdemandascognitivasnumerosdecimais.pdf.txtExtracted texttext/plain170236http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31460/3/demandascognitivasnumerosdecimais.pdf.txt7ca7a0b31295f4e68245ba5398e050b9MD53demandascognitivasnumerosdecimais_produto.pdf.txtdemandascognitivasnumerosdecimais_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain28640http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31460/5/demandascognitivasnumerosdecimais_produto.pdf.txtf34d28e3ba86ef8d1c6f6525e34e795fMD55THUMBNAILdemandascognitivasnumerosdecimais.pdf.jpgdemandascognitivasnumerosdecimais.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1428http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31460/4/demandascognitivasnumerosdecimais.pdf.jpg1d2818df30a7ec4eb4ab484ac69d0464MD54demandascognitivasnumerosdecimais_produto.pdf.jpgdemandascognitivasnumerosdecimais_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2389http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31460/6/demandascognitivasnumerosdecimais_produto.pdf.jpg5a8c666ce8506976aa7e45fa929b93caMD561/314602023-05-24 03:08:09.312oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/31460Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2023-05-24T06:08:09Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Cognitive demands of problems with decimal numbers: a study with 5th grade elementary school students |
title |
Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental Barros, Felipe Aparecido Baldim CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Matemática (Ensino fundamental) Aprendizagem baseada em problemas Números racionais Cognição Mathematics (Fundamental education) Problem-based learning Numbers, rational Cognition Engenharia/Tecnologia/Gestão |
title_short |
Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental |
title_full |
Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental |
title_sort |
Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental |
author |
Barros, Felipe Aparecido Baldim |
author_facet |
Barros, Felipe Aparecido Baldim |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Justulin, Andresa Maria |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-4107-8464 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8269689492704497 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Trevisan, André Luis |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-8732-1912 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3166010229447391 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Justulin, Andresa Maria |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-4107-8464 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8269689492704497 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Vieira, Gilberto |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9084160392335878 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9084160392335878 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-6828-7760 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0208235341365925 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Felipe Aparecido Baldim |
contributor_str_mv |
Justulin, Andresa Maria Trevisan, André Luis Justulin, Andresa Maria Vieira, Gilberto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Matemática (Ensino fundamental) Aprendizagem baseada em problemas Números racionais Cognição Mathematics (Fundamental education) Problem-based learning Numbers, rational Cognition Engenharia/Tecnologia/Gestão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática (Ensino fundamental) Aprendizagem baseada em problemas Números racionais Cognição Mathematics (Fundamental education) Problem-based learning Numbers, rational Cognition |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia/Tecnologia/Gestão |
description |
Acompanha: Demandas cognitivas e o ensino de números decimais |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-23T20:29:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-23T20:29:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-03-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BARROS, Felipe Aparecido Baldim. Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31460 |
identifier_str_mv |
BARROS, Felipe Aparecido Baldim. Demandas cognitivas de problemas com números decimais: um estudo com alunos de 5º ano do ensino fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31460/1/demandascognitivasnumerosdecimais.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31460/2/demandascognitivasnumerosdecimais_produto.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31460/3/demandascognitivasnumerosdecimais.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31460/5/demandascognitivasnumerosdecimais_produto.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31460/4/demandascognitivasnumerosdecimais.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31460/6/demandascognitivasnumerosdecimais_produto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
34c68733a8fc8a149b6c21c723a2fa96 2860ef32795a79ee69f819b0253128b9 7ca7a0b31295f4e68245ba5398e050b9 f34d28e3ba86ef8d1c6f6525e34e795f 1d2818df30a7ec4eb4ab484ac69d0464 5a8c666ce8506976aa7e45fa929b93ca |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923117820805120 |