Modelo de avaliação multicritério para priorização em manutenção com base em indicadores de desempenho de uma indústria automotiva
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8235 |
Resumo: | A atividade de manutenção é responsável pela disponibilidade dos bens produtivos. Dessa forma, representa um papel indispensável ao setor produtivo. A utilização crescente de meios automatizados e com funções operacionais precisas faz a disponibilidade dos itens produtivos se tornarem prioridade. Essa priorização é feita conforme a criticidade dos itens que constituem as linhas de produção, cujos critérios fundamentais para defini-la possuem, em sua maioria, aspectos subjetivos ou que sofrem interferência por meio das próprias preferências do decisor. A análise multicritério surge como uma alternativa eficiente, capaz de diminuir a incerteza da tomada de decisão e por sistematizar as variáveis que interferem na decisão a ser tomada. Dessa forma, este trabalho apresenta uma sugestão de modelo a fim de obter os componentes de máquina mais críticos existentes na linha de produção, ou seja, componentes de itens que estão mais sujeitos a afetar diretamente a disponibilidade da linha de usinagem, dentro de uma empresa automotiva. O modelo foi realizado utilizando análises multicritérios, por meio dos métodos AHP (Analytic Hierarchy Process) e PROMETHEE (Preference Ranking Organization Method for Enrichment Evaluations), e terá como base os dados de indicadores de desempenho OLE (Overall Line Efficiency) e MTTR (Mean Time To Repair). A definição da criticidade dos componentes dos itens produtivos pode ser estabelecida conforme a indicação dos especialistas da manutenção, juntamente com política de gestão adotada pela empresa para tomada de decisão. Os resultados obtidos revelam que a análise multicritério pode ser uma ferramenta de estratégia na indústria automotiva, fazendo a análise conforme diferentes cenários reais ou analíticos, auxiliando fortemente nas tomadas de decisões. |
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Essa priorização é feita conforme a criticidade dos itens que constituem as linhas de produção, cujos critérios fundamentais para defini-la possuem, em sua maioria, aspectos subjetivos ou que sofrem interferência por meio das próprias preferências do decisor. A análise multicritério surge como uma alternativa eficiente, capaz de diminuir a incerteza da tomada de decisão e por sistematizar as variáveis que interferem na decisão a ser tomada. Dessa forma, este trabalho apresenta uma sugestão de modelo a fim de obter os componentes de máquina mais críticos existentes na linha de produção, ou seja, componentes de itens que estão mais sujeitos a afetar diretamente a disponibilidade da linha de usinagem, dentro de uma empresa automotiva. O modelo foi realizado utilizando análises multicritérios, por meio dos métodos AHP (Analytic Hierarchy Process) e PROMETHEE (Preference Ranking Organization Method for Enrichment Evaluations), e terá como base os dados de indicadores de desempenho OLE (Overall Line Efficiency) e MTTR (Mean Time To Repair). A definição da criticidade dos componentes dos itens produtivos pode ser estabelecida conforme a indicação dos especialistas da manutenção, juntamente com política de gestão adotada pela empresa para tomada de decisão. Os resultados obtidos revelam que a análise multicritério pode ser uma ferramenta de estratégia na indústria automotiva, fazendo a análise conforme diferentes cenários reais ou analíticos, auxiliando fortemente nas tomadas de decisões.The maintenance activity is responsible for the availability of productive assets. In this way, it represents an indispensable role for the productive sector. The increasing use of automated means and precise operational functions makes the availability of productive items a priority. This prioritization is made according to the criticality of the items that constitute the production lines, whose fundamental criteria for defining it are mostly subjective or interfered with by the decision maker's own preferences. The multicriteria analysis emerges as an efficient alternative, able to reduce the uncertainty of decision making and to systematize the variables that interfere in the decision to be made. This paper presents a model suggestion in order to obtain the most critical machine components on the production line, which means machine components of items that are more likely to directly affect the availability of the machining line, within an automotive company. The model was performed using multi-criteria analysis, using the AHP (Analytic Hierarchy Process) and PROMETHEE (Preference Ranking Organization Method for Enrichment Evaluations) methods, and will be based on OLE (Overall Line Efficiency) and MTTR (Mean Time To Repair). The definition of the criticality of the components of the productive items can be established according to the indication of the maintenance specialists, together with the management policy adopted by the company for decision making. The results show that the multicriteria analysis can be a strategy tool in the automotive industry, making the analysis according to different real or analytical scenarios, helping strongly in the decision making.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaCurso de Engenharia de Controle e AutomaçãoUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUCAOManutençãoProcesso decisórioProcesso decisório por critério múltiploDesempenhoMétodos de linha de montagemIndústria automobilísticaEngenharia elétricaMaintenanceDecision makingMultiple criteria decision makingPerformanceAssembly-line methodsAutomobile industry and tradeElectric engineeringModelo de avaliação multicritério para priorização em manutenção com base em indicadores de desempenho de uma indústria automotivaMulticriteria evaluation model for maintenance prioritization based on performance indicators of an automotive industryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaLoures, Eduardo de Freitas RochaLoures, Eduardo de Freitas RochaRodrigues, MarceloSilva, Daniel BalieiroLopes, Kemily Beatriz Rodrigues da CruzPais, Larissa Sakateinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_COEAU_2018_1_02.pdfapplication/pdf2264228http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8235/1/CT_COEAU_2018_1_02.pdfaee70b162bd2a326432f84fead1c97b7MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8235/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_COEAU_2018_1_02.pdf.txtExtracted texttext/plain130211http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8235/3/CT_COEAU_2018_1_02.pdf.txt9f929b1fb3f5fdd913d1ed8f67b4739aMD53THUMBNAILCT_COEAU_2018_1_02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1348http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8235/4/CT_COEAU_2018_1_02.pdf.jpg6d8ec9e11c822f096425c2780258b0f2MD541/82352020-11-11 12:02:51.01oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T14:02:51Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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