Estudo de caso de ruptura de um talude rodoviário: opções geotécnicas para reconstrução
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6365 |
Resumo: | A constante ocorrência de escorregamentos de massa de solo em taludes e as consequências geradas por essa problemática, contribuíram para que se intensificasse o estudo das causas de instabilidade e suas formas de contenção e/ou reforço ao longo dos anos. No Brasil, uma grande parte dos casos de instabilidade se dá em taludes rodoviários, o que acarreta diversos prejuízos tanto para os usuários como para a sociedade. O presente trabalho tem por objetivo analisar as possíveis soluções para o caso de instabilidade de um talude rodoviário, situado no município de Queluz no Estado de São Paulo. Por meio do Software Slide foram realizadas as análises de instabilidade, antes e após a simulação de reforço e troca de solo, de acordo com os consagrados métodos propostos por Fellenius, Bishop e Spencer. Para a realização das análises, e a consequente obtenção dos fatores de segurança, foram variados os parâmetros de nível de água e sobrecarga. Após todas as verificações constatou-se que a troca de solo é a técnica mais aconselhada para o estudo em questão, por apresentar maior eficiência devido aos altos valores de fator de segurança gerados. |
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2020-11-09T20:35:10Z2020-11-09T20:35:10Z2015-06-22SILVA, Luana Raquel Juvino da. Estudo de caso de ruptura de um talude rodoviário: opções geotécnicas para reconstrução. 2015. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/6365A constante ocorrência de escorregamentos de massa de solo em taludes e as consequências geradas por essa problemática, contribuíram para que se intensificasse o estudo das causas de instabilidade e suas formas de contenção e/ou reforço ao longo dos anos. No Brasil, uma grande parte dos casos de instabilidade se dá em taludes rodoviários, o que acarreta diversos prejuízos tanto para os usuários como para a sociedade. O presente trabalho tem por objetivo analisar as possíveis soluções para o caso de instabilidade de um talude rodoviário, situado no município de Queluz no Estado de São Paulo. Por meio do Software Slide foram realizadas as análises de instabilidade, antes e após a simulação de reforço e troca de solo, de acordo com os consagrados métodos propostos por Fellenius, Bishop e Spencer. Para a realização das análises, e a consequente obtenção dos fatores de segurança, foram variados os parâmetros de nível de água e sobrecarga. Após todas as verificações constatou-se que a troca de solo é a técnica mais aconselhada para o estudo em questão, por apresentar maior eficiência devido aos altos valores de fator de segurança gerados.The constant landslides of embankments and the consequences of it, contributed to the intensification the study of the cause of instability and contention methods and/or reinforcement over the years. In Brazil, a great amount of the cases occurs in road embankment, which results in many damages to both users and society. The objective of this work is to analyze the possible solutions to the instability case of a road embankment, located at the city of Queluz, São Paulo State. The instability analysis were done using the Software Slide, before and after the simulation of reinforcement and change of soil, according to the consecrated methods proposed by Fellenius, Bishop and Spencer. To make the analysis, and by consequence obtain the safety factors, the water level and the overload parameters were changed. After all verifications it was found that the soil change is the most advised option technic to the case, because it presents more efficiency due to the highest values of the safety factors generated.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCampo MouraoEngenharia CivilUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIASTaludes (Mecânica do solo)AterrosSlopes (Soil mechanics)EmbankmentsEstudo de caso de ruptura de um talude rodoviário: opções geotécnicas para reconstruçãoRupture study case of a highway embankment: geotechnical options for reconstructioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCampo MourãoMontezuma, Petrônio Rodrigo MelloWaideman, LeandroBraga, Sergio Roberto Oberhauser QuintanilhaCorelhano, Angelo Giovanni BonfimWaideman, LeandroMontezuma, Petrônio Rodrigo MelloSilva, Luana Raquel Juvino dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRTEXTCM_COECI_2015_1_09.pdf.txtExtracted texttext/plain111596http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/6365/1/CM_COECI_2015_1_09.pdf.txt253e3dedbff0074de70ddcaa7163b72aMD51THUMBNAILCM_COECI_2015_1_09.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1255http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/6365/2/CM_COECI_2015_1_09.pdf.jpga0f3fcc9ffc1033786b5c3f8932c47e5MD52LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/6365/3/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD53ORIGINALCM_COECI_2015_1_09.pdfapplication/pdf2135693http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/6365/4/CM_COECI_2015_1_09.pdf6f9a60e712a3ef58db1052c461c89628MD541/63652020-11-09 18:35:10.605oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-09T20:35:10Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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