Marketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Gabriel Uekane
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Mariana Góes de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12930
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos do marketing digital em uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário e propor ações de melhorias. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada com a proprietária da empresa e através da base de dados do Facebook e do Instagram, dando origem a gráficos para uma melhor visualização das informações. Também foi elaborado um formulário online disponibilizado para o público, a fim de entende o perfil do consumidor das redes sociais. Como resultados, verificou-se uma falta de estruturação e planejamento no gerenciamento das redes sociais, o que faz com que não ocorra uma aproximação do público com a empresa, além de não atrair de uma forma eficiente novos seguidores, e consequentemente, potenciais clientes. Através das informações coletadas foram propostas ações de melhorias no marketing digital visando a obtenção de um melhor relacionamento entre a empresa e seus seguidores, além da difusão da marca, gerando assim novos potenciais clientes a partir das redes sociais.
id UTFPR-12_950847b12fd621aa341e1b10245d5d68
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/12930
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-16T14:01:37Z2020-11-16T14:01:37Z2020-11-11ERNANDES, Gabriel Uekane; OLIVEIRA, Mariana Góes de. Marketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12930O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos do marketing digital em uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário e propor ações de melhorias. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada com a proprietária da empresa e através da base de dados do Facebook e do Instagram, dando origem a gráficos para uma melhor visualização das informações. Também foi elaborado um formulário online disponibilizado para o público, a fim de entende o perfil do consumidor das redes sociais. Como resultados, verificou-se uma falta de estruturação e planejamento no gerenciamento das redes sociais, o que faz com que não ocorra uma aproximação do público com a empresa, além de não atrair de uma forma eficiente novos seguidores, e consequentemente, potenciais clientes. Através das informações coletadas foram propostas ações de melhorias no marketing digital visando a obtenção de um melhor relacionamento entre a empresa e seus seguidores, além da difusão da marca, gerando assim novos potenciais clientes a partir das redes sociais.This present work aims to analyze the impacts of digital marketing in a clothing retailer and propose improvement actions. The data were collected through a semistructured interview with the company owner and through the Facebook and Instagram database, giving rise to graphics for a better visualization of the information. An online form was also made available to the public in order to understand the consumer profile of social media. As a result, there was a lack of structuring and planning in the management of social networks, which means that the public does not approach the company, and does not effectively attract new followers, and consequently potential customers. Through the information collected, actions were proposed for improvements in digital marketing aimed at obtaining a better relationship between the company and its followers, as well as brand diffusion,thus generating new potential customers from social media.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraEngenharia de ProduçãoUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOMídia socialMídia (Publicidade) – PlanejamentoMarketingSocial mediaAdvertising media planningMarketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMedianeiraWrasse, Carlos LaercioWrasse, Carlos LaercioBecker, MarcioBerghauser, Neron Alipio CortesFernandes, Gabriel UekaneOliveira, Mariana Góes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALmarketingdigitalcomerciovarejista.pdfapplication/pdf1723109http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12930/1/marketingdigitalcomerciovarejista.pdfd1f30077dd122bb4d576ccfdb7351f29MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12930/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTmarketingdigitalcomerciovarejista.pdf.txtExtracted texttext/plain96732http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12930/3/marketingdigitalcomerciovarejista.pdf.txt94032b2590e349c8206b213e8cd41220MD53THUMBNAILmarketingdigitalcomerciovarejista.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1459http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12930/4/marketingdigitalcomerciovarejista.pdf.jpgb523c4c99b86fb715d6870e2d0316df7MD541/129302020-11-16 12:01:37.745oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-16T14:01:37Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário
title Marketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário
spellingShingle Marketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário
Fernandes, Gabriel Uekane
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Mídia social
Mídia (Publicidade) – Planejamento
Marketing
Social media
Advertising media planning
title_short Marketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário
title_full Marketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário
title_fullStr Marketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário
title_full_unstemmed Marketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário
title_sort Marketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário
author Fernandes, Gabriel Uekane
author_facet Fernandes, Gabriel Uekane
Oliveira, Mariana Góes de
author_role author
author2 Oliveira, Mariana Góes de
author2_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wrasse, Carlos Laercio
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Wrasse, Carlos Laercio
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Becker, Marcio
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Gabriel Uekane
Oliveira, Mariana Góes de
contributor_str_mv Wrasse, Carlos Laercio
Wrasse, Carlos Laercio
Becker, Marcio
Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Mídia social
Mídia (Publicidade) – Planejamento
Marketing
Social media
Advertising media planning
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia social
Mídia (Publicidade) – Planejamento
Marketing
Social media
Advertising media planning
description O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos do marketing digital em uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário e propor ações de melhorias. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada com a proprietária da empresa e através da base de dados do Facebook e do Instagram, dando origem a gráficos para uma melhor visualização das informações. Também foi elaborado um formulário online disponibilizado para o público, a fim de entende o perfil do consumidor das redes sociais. Como resultados, verificou-se uma falta de estruturação e planejamento no gerenciamento das redes sociais, o que faz com que não ocorra uma aproximação do público com a empresa, além de não atrair de uma forma eficiente novos seguidores, e consequentemente, potenciais clientes. Através das informações coletadas foram propostas ações de melhorias no marketing digital visando a obtenção de um melhor relacionamento entre a empresa e seus seguidores, além da difusão da marca, gerando assim novos potenciais clientes a partir das redes sociais.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-16T14:01:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-16T14:01:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ERNANDES, Gabriel Uekane; OLIVEIRA, Mariana Góes de. Marketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12930
identifier_str_mv ERNANDES, Gabriel Uekane; OLIVEIRA, Mariana Góes de. Marketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Medianeira
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Medianeira
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12930/1/marketingdigitalcomerciovarejista.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12930/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12930/3/marketingdigitalcomerciovarejista.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12930/4/marketingdigitalcomerciovarejista.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d1f30077dd122bb4d576ccfdb7351f29
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
94032b2590e349c8206b213e8cd41220
b523c4c99b86fb715d6870e2d0316df7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922993641095168