Marketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12930 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos do marketing digital em uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário e propor ações de melhorias. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada com a proprietária da empresa e através da base de dados do Facebook e do Instagram, dando origem a gráficos para uma melhor visualização das informações. Também foi elaborado um formulário online disponibilizado para o público, a fim de entende o perfil do consumidor das redes sociais. Como resultados, verificou-se uma falta de estruturação e planejamento no gerenciamento das redes sociais, o que faz com que não ocorra uma aproximação do público com a empresa, além de não atrair de uma forma eficiente novos seguidores, e consequentemente, potenciais clientes. Através das informações coletadas foram propostas ações de melhorias no marketing digital visando a obtenção de um melhor relacionamento entre a empresa e seus seguidores, além da difusão da marca, gerando assim novos potenciais clientes a partir das redes sociais. |
id |
UTFPR-12_950847b12fd621aa341e1b10245d5d68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/12930 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-16T14:01:37Z2020-11-16T14:01:37Z2020-11-11ERNANDES, Gabriel Uekane; OLIVEIRA, Mariana Góes de. Marketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12930O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos do marketing digital em uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário e propor ações de melhorias. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada com a proprietária da empresa e através da base de dados do Facebook e do Instagram, dando origem a gráficos para uma melhor visualização das informações. Também foi elaborado um formulário online disponibilizado para o público, a fim de entende o perfil do consumidor das redes sociais. Como resultados, verificou-se uma falta de estruturação e planejamento no gerenciamento das redes sociais, o que faz com que não ocorra uma aproximação do público com a empresa, além de não atrair de uma forma eficiente novos seguidores, e consequentemente, potenciais clientes. Através das informações coletadas foram propostas ações de melhorias no marketing digital visando a obtenção de um melhor relacionamento entre a empresa e seus seguidores, além da difusão da marca, gerando assim novos potenciais clientes a partir das redes sociais.This present work aims to analyze the impacts of digital marketing in a clothing retailer and propose improvement actions. The data were collected through a semistructured interview with the company owner and through the Facebook and Instagram database, giving rise to graphics for a better visualization of the information. An online form was also made available to the public in order to understand the consumer profile of social media. As a result, there was a lack of structuring and planning in the management of social networks, which means that the public does not approach the company, and does not effectively attract new followers, and consequently potential customers. Through the information collected, actions were proposed for improvements in digital marketing aimed at obtaining a better relationship between the company and its followers, as well as brand diffusion,thus generating new potential customers from social media.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraEngenharia de ProduçãoUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOMídia socialMídia (Publicidade) – PlanejamentoMarketingSocial mediaAdvertising media planningMarketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMedianeiraWrasse, Carlos LaercioWrasse, Carlos LaercioBecker, MarcioBerghauser, Neron Alipio CortesFernandes, Gabriel UekaneOliveira, Mariana Góes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALmarketingdigitalcomerciovarejista.pdfapplication/pdf1723109http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12930/1/marketingdigitalcomerciovarejista.pdfd1f30077dd122bb4d576ccfdb7351f29MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12930/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTmarketingdigitalcomerciovarejista.pdf.txtExtracted texttext/plain96732http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12930/3/marketingdigitalcomerciovarejista.pdf.txt94032b2590e349c8206b213e8cd41220MD53THUMBNAILmarketingdigitalcomerciovarejista.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1459http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12930/4/marketingdigitalcomerciovarejista.pdf.jpgb523c4c99b86fb715d6870e2d0316df7MD541/129302020-11-16 12:01:37.745oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/12930TmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbywgYXV0b3Jpem8gYSBVVEZQUiBhIHZlaWN1bGFyLCAKYXRyYXbDqXMgZG8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvIChQSUFBKSBlIGRvcyBDYXTDoWxvZ29zIGRhcyBCaWJsaW90ZWNhcyAKZGVzdGEgSW5zdGl0dWnDp8Ojbywgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgTGVpIG5vIDkuNjEwLzk4LCAKbyB0ZXh0byBkZXN0YSBvYnJhLCBvYnNlcnZhbmRvIGFzIGNvbmRpw6fDtWVzIGRlIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyByZWdpc3RyYWRhcyBubyBpdGVtIDQgZG8gCuKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgVHJhYmFsaG9zIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28gZGUgR3JhZHVhw6fDo28gZSAKRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgZGUgSW5mb3JtYcOnw6NvIGUgbm9zIENhdMOhbG9nb3MgRWxldHLDtG5pY29zIGRvIApTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCB2aXNhbmRvIGEgCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBwcm9kdcOnw6NvIGNpZW50w61maWNhIGJyYXNpbGVpcmEuCgogIEFzIHZpYXMgb3JpZ2luYWlzIGUgYXNzaW5hZGFzIHBlbG8ocykgYXV0b3IoZXMpIGRvIOKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgClRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgCmRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyBTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdIGUgZGEg4oCcRGVjbGFyYcOnw6NvIApkZSBBdXRvcmlh4oCdIGVuY29udHJhbS1zZSBhcnF1aXZhZGFzIG5hIEJpYmxpb3RlY2EgZG8gQ8OibXB1cyBubyBxdWFsIG8gdHJhYmFsaG8gZm9pIGRlZmVuZGlkby4gCk5vIGNhc28gZGUgcHVibGljYcOnw7VlcyBkZSBhdXRvcmlhIGNvbGV0aXZhIGUgbXVsdGljw6JtcHVzLCBvcyBkb2N1bWVudG9zIGZpY2Fyw6NvIHNvYiBndWFyZGEgZGEgCkJpYmxpb3RlY2EgY29tIGEgcXVhbCBvIOKAnHByaW1laXJvIGF1dG9y4oCdIHBvc3N1YSB2w61uY3Vsby4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-16T14:01:37Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário |
title |
Marketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário |
spellingShingle |
Marketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário Fernandes, Gabriel Uekane CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Mídia social Mídia (Publicidade) – Planejamento Marketing Social media Advertising media planning |
title_short |
Marketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário |
title_full |
Marketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário |
title_fullStr |
Marketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário |
title_full_unstemmed |
Marketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário |
title_sort |
Marketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário |
author |
Fernandes, Gabriel Uekane |
author_facet |
Fernandes, Gabriel Uekane Oliveira, Mariana Góes de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Mariana Góes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wrasse, Carlos Laercio |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Wrasse, Carlos Laercio |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Becker, Marcio |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Berghauser, Neron Alipio Cortes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Gabriel Uekane Oliveira, Mariana Góes de |
contributor_str_mv |
Wrasse, Carlos Laercio Wrasse, Carlos Laercio Becker, Marcio Berghauser, Neron Alipio Cortes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Mídia social Mídia (Publicidade) – Planejamento Marketing Social media Advertising media planning |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia social Mídia (Publicidade) – Planejamento Marketing Social media Advertising media planning |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos do marketing digital em uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário e propor ações de melhorias. Os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada com a proprietária da empresa e através da base de dados do Facebook e do Instagram, dando origem a gráficos para uma melhor visualização das informações. Também foi elaborado um formulário online disponibilizado para o público, a fim de entende o perfil do consumidor das redes sociais. Como resultados, verificou-se uma falta de estruturação e planejamento no gerenciamento das redes sociais, o que faz com que não ocorra uma aproximação do público com a empresa, além de não atrair de uma forma eficiente novos seguidores, e consequentemente, potenciais clientes. Através das informações coletadas foram propostas ações de melhorias no marketing digital visando a obtenção de um melhor relacionamento entre a empresa e seus seguidores, além da difusão da marca, gerando assim novos potenciais clientes a partir das redes sociais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-16T14:01:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-16T14:01:37Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-11-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ERNANDES, Gabriel Uekane; OLIVEIRA, Mariana Góes de. Marketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12930 |
identifier_str_mv |
ERNANDES, Gabriel Uekane; OLIVEIRA, Mariana Góes de. Marketing digital: proposta para uma empresa do comércio varejista de artigos do vestuário. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia de Produção |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12930/1/marketingdigitalcomerciovarejista.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12930/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12930/3/marketingdigitalcomerciovarejista.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12930/4/marketingdigitalcomerciovarejista.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d1f30077dd122bb4d576ccfdb7351f29 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 94032b2590e349c8206b213e8cd41220 b523c4c99b86fb715d6870e2d0316df7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805922993641095168 |