Logística de produtos inflamáveis e gasosos liquefeitos em caminhões tanque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Fábio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20209
Resumo: O desenvolvimento das organizações resulta em aumento na diversidade de produtos ofertados e o nível de exigência do consumidor. Com isto as empresas se obrigam a melhorar sua efetividade logística, para atender as necessidades dos consumidores com agilidade e flexibilidade, ao menor custo possível. Para tanto, é necessário o planejamento das atividades de transporte, movimentação e armazenagem, que definem os fluxos de produtos desde o ponto de aquisição da matéria prima até o consumidor final. Utilizando o estudo e definição dos fluxos de informações, colocando os produtos em movimento com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável. Segundo as estatísticas do CNT 2017, o transporte terrestre rodoviário é o mais utilizado no Brasil para escoamento de mercadorias, cargas e pessoas, onde pela extensão do País e fluxo alto de veículos, a malha ferroviária deveria ser mais utilizada, tendo em vista que a economia também ser fortemente agrícola. Todos estes fatores levam a uma aumento do custo final dos serviços, numero de caminhões nas rodovias e consequentemente, dos riscos de acidentes. O transporte de produtos perigosos é um trabalho complexo e demanda, conhecimento técnico, treinamento e acompanhamento da atividade devido ao seu elevado grau de risco de acidentes, onde a imprudência, negligência, imperícia do condutor e a má conservação das estradas, podem significar não só danos materiais para as pessoas envolvidas no transporte mas também para o meio ambiente envolvente. Este estudo visa demonstrar a importância da analise de risco do transporte dos produtos perigosos via caminhão tanque. Analisar as principais causas de acidentes em meio as etapas do transporte movimentação e armazenagem, enfocando os riscos, as prevenções de acidentes e suas respectivas soluções.
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Utilizando o estudo e definição dos fluxos de informações, colocando os produtos em movimento com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável. Segundo as estatísticas do CNT 2017, o transporte terrestre rodoviário é o mais utilizado no Brasil para escoamento de mercadorias, cargas e pessoas, onde pela extensão do País e fluxo alto de veículos, a malha ferroviária deveria ser mais utilizada, tendo em vista que a economia também ser fortemente agrícola. Todos estes fatores levam a uma aumento do custo final dos serviços, numero de caminhões nas rodovias e consequentemente, dos riscos de acidentes. O transporte de produtos perigosos é um trabalho complexo e demanda, conhecimento técnico, treinamento e acompanhamento da atividade devido ao seu elevado grau de risco de acidentes, onde a imprudência, negligência, imperícia do condutor e a má conservação das estradas, podem significar não só danos materiais para as pessoas envolvidas no transporte mas também para o meio ambiente envolvente. Este estudo visa demonstrar a importância da analise de risco do transporte dos produtos perigosos via caminhão tanque. Analisar as principais causas de acidentes em meio as etapas do transporte movimentação e armazenagem, enfocando os riscos, as prevenções de acidentes e suas respectivas soluções.The development of organizations results in an increase in the diversity of products offered and the level of consumer demand. With this, companies are obliged to improve their logistics effectiveness, to meet the needs of consumers with agility and flexibility, at the lowest possible cost. For this, it is necessary to plan transport, handling and storage activities, which define the product flows from the point of acquisition of the raw material to the final consumer. Using the study and definition of information flows, putting products in motion for the purpose of providing adequate levels of service to customers at a reasonable cost. According to the statistics of the CNT 2017, road transport is the most used in Brazil for the transportation of goods, cargo and people, where by the extension of the country and high flow of vehicles, the rail network should be more used, since the also be strongly agricultural. All these factors lead to an increase in the final cost of services, number of trucks on the highways and, consequently, the risk of accidents. The transportation of hazardous products is a complex job and demands, technical knowledge, training and monitoring of the activity due to its high risk of accidents, where carelessness, negligence, driver malpractice and poor road conservation can mean not only material damage to the people involved in the transport but also to the surrounding environment. This study aims to demonstrate the importance of risk analysis of transport of dangerous products via tank truck. To analyze the main causes of accidents in the middle of the stages of the transport movement and storage, focusing the risks, the accident prevention and their respective solutions.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaEngenharia de Segurança do TrabalhoUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHOTransporte rodoviário de cargaSubstâncias perigosas - TransporteAvaliação de riscosAcidentes com produtos químicosTruckingHazardous substances - TransportationRisk assessmentChemicals - AccidentsLogística de produtos inflamáveis e gasosos liquefeitos em caminhões tanqueLogistics of flammable and gaseous products liquefied in tank truckinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLondrinaFerreira, Fabio CezarFerreira, Fabio CezarDalto, José LuisFerreira, Marco AntonioRodrigues, Fábioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALLD_CEEST_V_2018_05.pdfapplication/pdf712861http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20209/1/LD_CEEST_V_2018_05.pdf1ee536fcddbee4d169d745c612a21423MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20209/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTLD_CEEST_V_2018_05.pdf.txtExtracted texttext/plain62360http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20209/3/LD_CEEST_V_2018_05.pdf.txt534d13de89120479f741d7d0c92a942eMD53THUMBNAILLD_CEEST_V_2018_05.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1255http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20209/4/LD_CEEST_V_2018_05.pdf.jpg7b7e2764ce4aac4a8277ad01a063afeeMD541/202092020-11-24 10:57:01.842oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-24T12:57:01Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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