Diálogos entre docentes sobre o desenvolvimento infantil a partir da filosofia para/com crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Mayara Faria de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27103
Resumo: Acompanha: Formação docente colaborativa: uma proposta de diálogo filosófico na educação infantil
id UTFPR-12_975c0d4118cbdb35cd7d182297058dc5
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/27103
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-02-14T21:46:51Z2022-02-14T21:46:51Z2021-12-17SOUZA, Mayara Faria de. Diálogos entre docentes sobre o desenvolvimento infantil a partir da filosofia para/com crianças. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27103Acompanha: Formação docente colaborativa: uma proposta de diálogo filosófico na educação infantilEsta investigação teve como objeto o desenvolvimento de um processo educativo tecnológico, construído com professoras em atividade em uma unidade de Educação Infantil de um município do interior do Paraná. No intuito de disponibilizar para as professoras da rede municipal de Educação Infantil, um curso de formação continuada colaborativa, para promover o diálogo e estimular a escuta significativa entre essas professoras e seus alunos. Para isso, foi desenvolvido um processo dialógico de formação continuada colaborativa com educadoras, que tratou das possibilidades da Filosofia para/com Crianças no desenvolvimento dessa relação de cuidado, de afeto e de ensino e de aprendizagem, intitulado: Formação docente colaborativa: uma proposta de diálogo filosófico na Educação Infantil. Foram empregados nesse processo reflexões de autores como, Lipman (2001), Murris (2016), Carvalho (2020) e Santos (2020). Sobre o desenvolvimento desse programa em turmas da Educação Infantil, empregou-se autores como Burroughs e Mortari (2017) e Kaźmierczak (2020) que dissertam sobre como a Filosofia para/com Crianças pode ser relevante para o trabalho com crianças pequenas, ao transformar a educação em um espaço de liberdade intelectual para os alunos, ao promover aspectos ligados a curiosidade, a investigação, ao questionamento, ao diálogo e a escuta do outro. Ademais, foram utilizados autores como Ibiapina (2016) que discute sobre a formação colaborativa. A formação foi realizada em cinco encontros, em que procurou-se proporcionar as professoras da Educação Infantil municipal, momentos de diálogo e de reflexão a respeito de suas práticas pedagógicas, as quais em conjunto chegaram à conclusão acerca da importância que o diálogo e a escuta podem ocasionar no ensino e aprendizagem de crianças pequenas. Essa importância, foi compreendida como fundamental desde os bebês, os quais apesar de pequenos precisam fazer parte do diálogo em sala de aula, a fim de efetivar o direito de toda criança a participar ativamente de suas formações, para que se constitua uma educação democrática e de qualidade.This investigation had as its object the development of a technological educational process, built with active teachers in an Early Childhood Education unit in a municipality in the interior of Paraná. In order to make available to teachers in the municipal Early Childhood Education network, a collaborative continuing education course, to promote dialogue and encourage meaningful listening between these teachers and their students. For this, a dialogic process of collaborative continuing education with educators was developed, which addressed the possibilities of Philosophy for/with children in the development of this relationship of care, affection and teaching and learning, entitled: Collaborative teacher education: a proposal for Philosophical Dialogue in Early Childhood Education. Reflections by authors such as Lipman (2001), Murris (2016), Carvalho (2020) and Santos (2020) were used in this process. About the development of this program in Kindergarten classes, authors such as Burroughs and Mortari (2017) and Kaźmierczak (2020) were used to discuss how the Philosophy for/with Children can be relevant for working with young children, by transforming education in a space of intellectual freedom for students, by promoting aspects related to curiosity, investigation, questioning, dialogue and listening to the other. Furthermore, authors such as Ibiapina (2016) who discuss collaborative training. The training was carried out in five sessions, in which we sought to provide the municipal Kindergarten teachers with moments of dialogue and reflection about their pedagogical practices, which together reached the conclusion about the importance of dialogue and listening can lead to the teaching and learning of young children. This importance was understood as fundamental since babies, who, despite being small, need to be part of the dialogue in the classroom, in order to realize the right of every child to actively participate in their training, so that a democratic and of quality.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da NaturezaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEnsinoEducação de criançasEscuta (Psicologia)DiálogosProfessores - FormaçãoEarly childhood educationListeningDialoguesTeachers, Training ofDiálogos entre docentes sobre o desenvolvimento infantil a partir da filosofia para/com criançasTeacher dialogues on child development from philosophy for/with childreninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaPereira, David da Silvahttps://orcid.org/0000-0003-3946-7807http://lattes.cnpq.br/7653898592619442Santos, Ana Isabelhttps://orcid.org/0000-0002-9506-7309Santos, Ana Isabelhttps://orcid.org/0000-0002-9506-7309Rivelini, Angelica Cristinahttps://orcid.org/0000-0003-1050-8003http://lattes.cnpq.br/3622391715613904Pereira, David da Silvahttps://orcid.org/0000-0003-3946-7807http://lattes.cnpq.br/7653898592619442Carvalho, Magda Costahttps://orcid.org/0000-0001-8539-5061http://lattes.cnpq.br/1306211163976776https://orcid.org/0000-0001-9537-8097http://lattes.cnpq.br/5349739707425281Souza, Mayara Faria dereponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALdialogosinfantilfilosofia.pdfapplication/pdf1934160http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27103/1/dialogosinfantilfilosofia.pdfdd0507ec157d244e62c86c5cdc9950adMD51dialogosinfantilfilosofia_produto.pdfapplication/pdf1008743http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27103/2/dialogosinfantilfilosofia_produto.pdf372f7483965c3ea7ff3741f89aeb1b26MD52TEXTdialogosinfantilfilosofia.pdf.txtdialogosinfantilfilosofia.pdf.txtExtracted texttext/plain318484http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27103/3/dialogosinfantilfilosofia.pdf.txtfd70cd75215ebedae13f3c5ba3c7bdf7MD53dialogosinfantilfilosofia_produto.pdf.txtdialogosinfantilfilosofia_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain43375http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27103/5/dialogosinfantilfilosofia_produto.pdf.txtc5e524b5ac07ead610e69641ebef92d1MD55THUMBNAILdialogosinfantilfilosofia.pdf.jpgdialogosinfantilfilosofia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1288http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27103/4/dialogosinfantilfilosofia.pdf.jpg70a3ae1208445529e43b788e5d3e53caMD54dialogosinfantilfilosofia_produto.pdf.jpgdialogosinfantilfilosofia_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1454http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27103/6/dialogosinfantilfilosofia_produto.pdf.jpg814e9a9b4f3b108423df2e7ad7a1a889MD561/271032022-02-15 04:06:30.849oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/27103Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-02-15T06:06:30Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diálogos entre docentes sobre o desenvolvimento infantil a partir da filosofia para/com crianças
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Teacher dialogues on child development from philosophy for/with children
title Diálogos entre docentes sobre o desenvolvimento infantil a partir da filosofia para/com crianças
spellingShingle Diálogos entre docentes sobre o desenvolvimento infantil a partir da filosofia para/com crianças
Souza, Mayara Faria de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Educação de crianças
Escuta (Psicologia)
Diálogos
Professores - Formação
Early childhood education
Listening
Dialogues
Teachers, Training of
Ensino
title_short Diálogos entre docentes sobre o desenvolvimento infantil a partir da filosofia para/com crianças
title_full Diálogos entre docentes sobre o desenvolvimento infantil a partir da filosofia para/com crianças
title_fullStr Diálogos entre docentes sobre o desenvolvimento infantil a partir da filosofia para/com crianças
title_full_unstemmed Diálogos entre docentes sobre o desenvolvimento infantil a partir da filosofia para/com crianças
title_sort Diálogos entre docentes sobre o desenvolvimento infantil a partir da filosofia para/com crianças
author Souza, Mayara Faria de
author_facet Souza, Mayara Faria de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, David da Silva
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3946-7807
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7653898592619442
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Santos, Ana Isabel
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9506-7309
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Ana Isabel
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9506-7309
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rivelini, Angelica Cristina
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1050-8003
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3622391715613904
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Pereira, David da Silva
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3946-7807
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7653898592619442
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Carvalho, Magda Costa
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8539-5061
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1306211163976776
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9537-8097
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5349739707425281
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Mayara Faria de
contributor_str_mv Pereira, David da Silva
Santos, Ana Isabel
Santos, Ana Isabel
Rivelini, Angelica Cristina
Pereira, David da Silva
Carvalho, Magda Costa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Educação de crianças
Escuta (Psicologia)
Diálogos
Professores - Formação
Early childhood education
Listening
Dialogues
Teachers, Training of
Ensino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Escuta (Psicologia)
Diálogos
Professores - Formação
Early childhood education
Listening
Dialogues
Teachers, Training of
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Ensino
description Acompanha: Formação docente colaborativa: uma proposta de diálogo filosófico na educação infantil
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-14T21:46:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-14T21:46:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Mayara Faria de. Diálogos entre docentes sobre o desenvolvimento infantil a partir da filosofia para/com crianças. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27103
identifier_str_mv SOUZA, Mayara Faria de. Diálogos entre docentes sobre o desenvolvimento infantil a partir da filosofia para/com crianças. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27103/1/dialogosinfantilfilosofia.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27103/2/dialogosinfantilfilosofia_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27103/3/dialogosinfantilfilosofia.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27103/5/dialogosinfantilfilosofia_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27103/4/dialogosinfantilfilosofia.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/27103/6/dialogosinfantilfilosofia_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dd0507ec157d244e62c86c5cdc9950ad
372f7483965c3ea7ff3741f89aeb1b26
fd70cd75215ebedae13f3c5ba3c7bdf7
c5e524b5ac07ead610e69641ebef92d1
70a3ae1208445529e43b788e5d3e53ca
814e9a9b4f3b108423df2e7ad7a1a889
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923005048553472