O papel da(s) voz(es) das crianças nos processos de aprendizagem e desenvolvimento em contexto de educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pena, Renata Sofia Nunes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4075
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_258582fb71b0d0629aa8b4484dcd695f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4075
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da(s) voz(es) das crianças nos processos de aprendizagem e desenvolvimento em contexto de educação de infânciaescuta e diálogoaprendizagemvalorizaçãoparticipaçãoeducação de infâncialistening and dialoguelearningappreciationparticipationearly childhood educationMestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório surge com a intenção de apresentar e refletir sobre a minha Prática Supervisionada ao longo dos vários contextos realizados em Creche e Jardim de Infância, no âmbito do mestrado em Pré-Escolar, as aprendizagens adquiridas no decorrer da prática profissional e, por último, o estudo alusivo ao tema “O papel da(s) voz(es) das crianças nos processos de aprendizagem e desenvolvimento em contexto de educação de infância”. No primeiro capítulo deste relatório é feita uma descrição dos estágios realizados, bem como das atividades implementadas. O segundo momento remete para a investigação sobre o tema referido anteriormente, tendo em conta os dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas, a quatro educadoras de infância e posteriormente analisadas e confrontadas com a análise documental, que me possibilitou comparar o discurso das entrevistadas com as opiniões dos autores estudados. A metodologia utilizada tem uma abordagem de pesquisa do tipo qualitativo, onde pretendo conhecer a conceção dos Educadores sobre processos de escuta e de diálogo, no desenvolvimento da prática pedagógica/educativa, saber qual a opinião dos educadores sobre a importância de dar voz às crianças para o seu sucesso educativo e ainda identificar exemplos de práticas que promovam a escuta e o diálogo. Os principais resultados mostram que todos os participantes valorizam a escuta e o diálogo enquanto processos facilitadores que permitem promover e avaliar o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, beneficiando o planeamento e a (inter)ação educativa em que as leituras de histórias, canções, lengalengas, são processos incentivadores para o diálogo e desenvolvimento da linguagem.The present report appears as a reflection of my Supervised Practice throughout the various contexts in kindergarten and nursery school, as part of the master's degree in Pre-School, the learning acquired during the professional practice and, finally, the study on the theme "The role of children's voice(s) in the processes of learning and development in the context of early childhood education". In the first chapter of this report, a description is made of the internships carried out, as well as the activities implemented. The second part refers to the research on the theme mentioned above, taking into account the data collected through semi-structured interviews with four kindergarten teachers and subsequently analyzed and compared with the documentary analysis, which allowed me to compare the speech of the interviewees with the opinions of the authors studied. The methodology used has a qualitative research approach, where I intend to know the educators' conceptions of listening and dialogue processes in the development of pedagogical/educational practice, find out what the educators' opinion is on the importance of giving voice to children for their educational success and also identify examples of practices that promote listening and dialogue. The main results show that all participants value listening and dialogue as facilitating processes that allow promoting and evaluating the development and learning of children, benefiting the planning and educational (inter)action in which readings of stories, songs, rhymes, are encouraging processes for dialogue and language development.Uva, MartaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémPena, Renata Sofia Nunes2022-09-06T22:36:53Z2022-04-082022-04-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4075TID:203006224por203006224info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:49Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4075Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:43.592018Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da(s) voz(es) das crianças nos processos de aprendizagem e desenvolvimento em contexto de educação de infância
title O papel da(s) voz(es) das crianças nos processos de aprendizagem e desenvolvimento em contexto de educação de infância
spellingShingle O papel da(s) voz(es) das crianças nos processos de aprendizagem e desenvolvimento em contexto de educação de infância
Pena, Renata Sofia Nunes
escuta e diálogo
aprendizagem
valorização
participação
educação de infância
listening and dialogue
learning
appreciation
participation
early childhood education
title_short O papel da(s) voz(es) das crianças nos processos de aprendizagem e desenvolvimento em contexto de educação de infância
title_full O papel da(s) voz(es) das crianças nos processos de aprendizagem e desenvolvimento em contexto de educação de infância
title_fullStr O papel da(s) voz(es) das crianças nos processos de aprendizagem e desenvolvimento em contexto de educação de infância
title_full_unstemmed O papel da(s) voz(es) das crianças nos processos de aprendizagem e desenvolvimento em contexto de educação de infância
title_sort O papel da(s) voz(es) das crianças nos processos de aprendizagem e desenvolvimento em contexto de educação de infância
author Pena, Renata Sofia Nunes
author_facet Pena, Renata Sofia Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Uva, Marta
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Pena, Renata Sofia Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv escuta e diálogo
aprendizagem
valorização
participação
educação de infância
listening and dialogue
learning
appreciation
participation
early childhood education
topic escuta e diálogo
aprendizagem
valorização
participação
educação de infância
listening and dialogue
learning
appreciation
participation
early childhood education
description Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-06T22:36:53Z
2022-04-08
2022-04-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4075
TID:203006224
url http://hdl.handle.net/10400.15/4075
identifier_str_mv TID:203006224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203006224
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137046438084608