GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Guilherme da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dias, Yan
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9241
Resumo: Neste trabalho buscamos promover a inovação da tecnologia através da utilização de uma proposição de um método de Gamification. Para tanto, foram levantados os modelos teóricos de Gamification presentes na literatura. Essa revisão, serviu para dar a fundamentação teórica ao trabalho e proporcionar o alinhamento e convergência das técnicas existentes de inovação tecnológica, de modo que fosse possível criar um modelo abstrato de Gamification para potencializar a inovação tecnológica nas empresas. A priori, a utilização deste método proposto atuou no nível de maturidade da empresa, possibilitando então a compreensão do nível atual em que a organização se encontra de forma a proporcionar a inserção de elementos de jogos para assim promover inovação tecnológica. O modelo desenvolvido foi aplicado em duas empresas e serviram de apoio para a geração de novas ideias nas organizações em questão. Os resultados obtidos no teste piloto foram avaliados pelos gestores das empresas onde o método foi aplicado e isso forneceu feedback sobre as oportunidades e fraquezas do método proposto. Finalmente, foi realizada uma avalição do modelo junto aos participantes envolvidos com o teste piloto, o que, por fim, forneceu uma visão ampla do método do ponto de vista de um usuário final.
id UTFPR-12_97bf14672ad6744a28016902f61f6bf0
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/9241
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-12T12:02:24Z2020-11-12T12:02:24Z2017-07-07COSTA, Guilherme da Silva; DIAS, Yan. GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia. 2017. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9241Neste trabalho buscamos promover a inovação da tecnologia através da utilização de uma proposição de um método de Gamification. Para tanto, foram levantados os modelos teóricos de Gamification presentes na literatura. Essa revisão, serviu para dar a fundamentação teórica ao trabalho e proporcionar o alinhamento e convergência das técnicas existentes de inovação tecnológica, de modo que fosse possível criar um modelo abstrato de Gamification para potencializar a inovação tecnológica nas empresas. A priori, a utilização deste método proposto atuou no nível de maturidade da empresa, possibilitando então a compreensão do nível atual em que a organização se encontra de forma a proporcionar a inserção de elementos de jogos para assim promover inovação tecnológica. O modelo desenvolvido foi aplicado em duas empresas e serviram de apoio para a geração de novas ideias nas organizações em questão. Os resultados obtidos no teste piloto foram avaliados pelos gestores das empresas onde o método foi aplicado e isso forneceu feedback sobre as oportunidades e fraquezas do método proposto. Finalmente, foi realizada uma avalição do modelo junto aos participantes envolvidos com o teste piloto, o que, por fim, forneceu uma visão ampla do método do ponto de vista de um usuário final.In this work we seek to promote the innovation of technology through the use of a Gamification method. In order to do so, the theoretical models of Gamification presented in the literature were raised. Hence, this review attended to provide the theoretical basis for this work and also provide the alignment and convergence from the existing techniques of technological innovation. Given that, it was possible to create an abstract Gamification model to enhance technological innovation in companies. At first, the use of this proposed method acted on the level of maturity of the company allowing then the understanding of the current organization level. Thus, this can provide the games elements addition inside the company in order to promote the technological innovation. The developed model was applied in two companies and served as a support for the generation of new ideas. The results obtained in the pilot test were evaluated by the managers of the companies where the method was applied and this provided feedbacks on the opportunities and weaknesses of the proposed method. Finally, an evaluation of the model was carried out with the participants involved in the pilot test, which, finally, provided a broad view of the method from the point of view of an end user.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaBacharelado em Sistemas de InformaçãoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOTecnologiaInovações tecnológicasJogos de empresasFramework (Arquivo de computador)JogosAmbiente de trabalhoTechnologyTechnological innovationsManagement gamesFramework (Computer program)GamesWork environmentGAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologiaGAIN: proposition of a gamification method applied to promote technology innovationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaStadzisz, Paulo CézarStadzisz, Paulo CezarSimão, Jean MarceloGraeml, Alexandre ReisDorini, Leyza Elmeri BaldoCosta, Guilherme da SilvaDias, Yaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9241/1/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD51ORIGINALCT_COSIS_2017_1_3.pdfapplication/pdf2962713http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9241/2/CT_COSIS_2017_1_3.pdfd318d7bd933012fe15efcbde86163bd0MD52TEXTCT_COSIS_2017_1_3.pdf.txtExtracted texttext/plain143463http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9241/3/CT_COSIS_2017_1_3.pdf.txt559940bbd963912508faa1f97b271f95MD53THUMBNAILCT_COSIS_2017_1_3.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1461http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9241/4/CT_COSIS_2017_1_3.pdf.jpg459041eee0f2f0bb0c8a0489a606562dMD541/92412020-11-12 10:02:24.52oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-12T12:02:24Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv GAIN: proposition of a gamification method applied to promote technology innovation
title GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia
spellingShingle GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia
Costa, Guilherme da Silva
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
Tecnologia
Inovações tecnológicas
Jogos de empresas
Framework (Arquivo de computador)
Jogos
Ambiente de trabalho
Technology
Technological innovations
Management games
Framework (Computer program)
Games
Work environment
title_short GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia
title_full GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia
title_fullStr GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia
title_full_unstemmed GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia
title_sort GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia
author Costa, Guilherme da Silva
author_facet Costa, Guilherme da Silva
Dias, Yan
author_role author
author2 Dias, Yan
author2_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stadzisz, Paulo Cézar
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Stadzisz, Paulo Cezar
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Simão, Jean Marcelo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Graeml, Alexandre Reis
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Dorini, Leyza Elmeri Baldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Guilherme da Silva
Dias, Yan
contributor_str_mv Stadzisz, Paulo Cézar
Stadzisz, Paulo Cezar
Simão, Jean Marcelo
Graeml, Alexandre Reis
Dorini, Leyza Elmeri Baldo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
Tecnologia
Inovações tecnológicas
Jogos de empresas
Framework (Arquivo de computador)
Jogos
Ambiente de trabalho
Technology
Technological innovations
Management games
Framework (Computer program)
Games
Work environment
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Inovações tecnológicas
Jogos de empresas
Framework (Arquivo de computador)
Jogos
Ambiente de trabalho
Technology
Technological innovations
Management games
Framework (Computer program)
Games
Work environment
description Neste trabalho buscamos promover a inovação da tecnologia através da utilização de uma proposição de um método de Gamification. Para tanto, foram levantados os modelos teóricos de Gamification presentes na literatura. Essa revisão, serviu para dar a fundamentação teórica ao trabalho e proporcionar o alinhamento e convergência das técnicas existentes de inovação tecnológica, de modo que fosse possível criar um modelo abstrato de Gamification para potencializar a inovação tecnológica nas empresas. A priori, a utilização deste método proposto atuou no nível de maturidade da empresa, possibilitando então a compreensão do nível atual em que a organização se encontra de forma a proporcionar a inserção de elementos de jogos para assim promover inovação tecnológica. O modelo desenvolvido foi aplicado em duas empresas e serviram de apoio para a geração de novas ideias nas organizações em questão. Os resultados obtidos no teste piloto foram avaliados pelos gestores das empresas onde o método foi aplicado e isso forneceu feedback sobre as oportunidades e fraquezas do método proposto. Finalmente, foi realizada uma avalição do modelo junto aos participantes envolvidos com o teste piloto, o que, por fim, forneceu uma visão ampla do método do ponto de vista de um usuário final.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-12T12:02:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-12T12:02:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Guilherme da Silva; DIAS, Yan. GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia. 2017. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9241
identifier_str_mv COSTA, Guilherme da Silva; DIAS, Yan. GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia. 2017. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Bacharelado em Sistemas de Informação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9241/1/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9241/2/CT_COSIS_2017_1_3.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9241/3/CT_COSIS_2017_1_3.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9241/4/CT_COSIS_2017_1_3.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
d318d7bd933012fe15efcbde86163bd0
559940bbd963912508faa1f97b271f95
459041eee0f2f0bb0c8a0489a606562d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922929374920704