GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9241 |
Resumo: | Neste trabalho buscamos promover a inovação da tecnologia através da utilização de uma proposição de um método de Gamification. Para tanto, foram levantados os modelos teóricos de Gamification presentes na literatura. Essa revisão, serviu para dar a fundamentação teórica ao trabalho e proporcionar o alinhamento e convergência das técnicas existentes de inovação tecnológica, de modo que fosse possível criar um modelo abstrato de Gamification para potencializar a inovação tecnológica nas empresas. A priori, a utilização deste método proposto atuou no nível de maturidade da empresa, possibilitando então a compreensão do nível atual em que a organização se encontra de forma a proporcionar a inserção de elementos de jogos para assim promover inovação tecnológica. O modelo desenvolvido foi aplicado em duas empresas e serviram de apoio para a geração de novas ideias nas organizações em questão. Os resultados obtidos no teste piloto foram avaliados pelos gestores das empresas onde o método foi aplicado e isso forneceu feedback sobre as oportunidades e fraquezas do método proposto. Finalmente, foi realizada uma avalição do modelo junto aos participantes envolvidos com o teste piloto, o que, por fim, forneceu uma visão ampla do método do ponto de vista de um usuário final. |
id |
UTFPR-12_97bf14672ad6744a28016902f61f6bf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/9241 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-12T12:02:24Z2020-11-12T12:02:24Z2017-07-07COSTA, Guilherme da Silva; DIAS, Yan. GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia. 2017. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9241Neste trabalho buscamos promover a inovação da tecnologia através da utilização de uma proposição de um método de Gamification. Para tanto, foram levantados os modelos teóricos de Gamification presentes na literatura. Essa revisão, serviu para dar a fundamentação teórica ao trabalho e proporcionar o alinhamento e convergência das técnicas existentes de inovação tecnológica, de modo que fosse possível criar um modelo abstrato de Gamification para potencializar a inovação tecnológica nas empresas. A priori, a utilização deste método proposto atuou no nível de maturidade da empresa, possibilitando então a compreensão do nível atual em que a organização se encontra de forma a proporcionar a inserção de elementos de jogos para assim promover inovação tecnológica. O modelo desenvolvido foi aplicado em duas empresas e serviram de apoio para a geração de novas ideias nas organizações em questão. Os resultados obtidos no teste piloto foram avaliados pelos gestores das empresas onde o método foi aplicado e isso forneceu feedback sobre as oportunidades e fraquezas do método proposto. Finalmente, foi realizada uma avalição do modelo junto aos participantes envolvidos com o teste piloto, o que, por fim, forneceu uma visão ampla do método do ponto de vista de um usuário final.In this work we seek to promote the innovation of technology through the use of a Gamification method. In order to do so, the theoretical models of Gamification presented in the literature were raised. Hence, this review attended to provide the theoretical basis for this work and also provide the alignment and convergence from the existing techniques of technological innovation. Given that, it was possible to create an abstract Gamification model to enhance technological innovation in companies. At first, the use of this proposed method acted on the level of maturity of the company allowing then the understanding of the current organization level. Thus, this can provide the games elements addition inside the company in order to promote the technological innovation. The developed model was applied in two companies and served as a support for the generation of new ideas. The results obtained in the pilot test were evaluated by the managers of the companies where the method was applied and this provided feedbacks on the opportunities and weaknesses of the proposed method. Finally, an evaluation of the model was carried out with the participants involved in the pilot test, which, finally, provided a broad view of the method from the point of view of an end user.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaBacharelado em Sistemas de InformaçãoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAOTecnologiaInovações tecnológicasJogos de empresasFramework (Arquivo de computador)JogosAmbiente de trabalhoTechnologyTechnological innovationsManagement gamesFramework (Computer program)GamesWork environmentGAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologiaGAIN: proposition of a gamification method applied to promote technology innovationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaStadzisz, Paulo CézarStadzisz, Paulo CezarSimão, Jean MarceloGraeml, Alexandre ReisDorini, Leyza Elmeri BaldoCosta, Guilherme da SilvaDias, Yaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9241/1/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD51ORIGINALCT_COSIS_2017_1_3.pdfapplication/pdf2962713http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9241/2/CT_COSIS_2017_1_3.pdfd318d7bd933012fe15efcbde86163bd0MD52TEXTCT_COSIS_2017_1_3.pdf.txtExtracted texttext/plain143463http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9241/3/CT_COSIS_2017_1_3.pdf.txt559940bbd963912508faa1f97b271f95MD53THUMBNAILCT_COSIS_2017_1_3.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1461http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9241/4/CT_COSIS_2017_1_3.pdf.jpg459041eee0f2f0bb0c8a0489a606562dMD541/92412020-11-12 10:02:24.52oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-12T12:02:24Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
GAIN: proposition of a gamification method applied to promote technology innovation |
title |
GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia |
spellingShingle |
GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia Costa, Guilherme da Silva CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO Tecnologia Inovações tecnológicas Jogos de empresas Framework (Arquivo de computador) Jogos Ambiente de trabalho Technology Technological innovations Management games Framework (Computer program) Games Work environment |
title_short |
GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia |
title_full |
GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia |
title_fullStr |
GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia |
title_full_unstemmed |
GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia |
title_sort |
GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia |
author |
Costa, Guilherme da Silva |
author_facet |
Costa, Guilherme da Silva Dias, Yan |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Yan |
author2_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stadzisz, Paulo Cézar |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Stadzisz, Paulo Cezar |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Simão, Jean Marcelo |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Graeml, Alexandre Reis |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Dorini, Leyza Elmeri Baldo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Guilherme da Silva Dias, Yan |
contributor_str_mv |
Stadzisz, Paulo Cézar Stadzisz, Paulo Cezar Simão, Jean Marcelo Graeml, Alexandre Reis Dorini, Leyza Elmeri Baldo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO Tecnologia Inovações tecnológicas Jogos de empresas Framework (Arquivo de computador) Jogos Ambiente de trabalho Technology Technological innovations Management games Framework (Computer program) Games Work environment |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Inovações tecnológicas Jogos de empresas Framework (Arquivo de computador) Jogos Ambiente de trabalho Technology Technological innovations Management games Framework (Computer program) Games Work environment |
description |
Neste trabalho buscamos promover a inovação da tecnologia através da utilização de uma proposição de um método de Gamification. Para tanto, foram levantados os modelos teóricos de Gamification presentes na literatura. Essa revisão, serviu para dar a fundamentação teórica ao trabalho e proporcionar o alinhamento e convergência das técnicas existentes de inovação tecnológica, de modo que fosse possível criar um modelo abstrato de Gamification para potencializar a inovação tecnológica nas empresas. A priori, a utilização deste método proposto atuou no nível de maturidade da empresa, possibilitando então a compreensão do nível atual em que a organização se encontra de forma a proporcionar a inserção de elementos de jogos para assim promover inovação tecnológica. O modelo desenvolvido foi aplicado em duas empresas e serviram de apoio para a geração de novas ideias nas organizações em questão. Os resultados obtidos no teste piloto foram avaliados pelos gestores das empresas onde o método foi aplicado e isso forneceu feedback sobre as oportunidades e fraquezas do método proposto. Finalmente, foi realizada uma avalição do modelo junto aos participantes envolvidos com o teste piloto, o que, por fim, forneceu uma visão ampla do método do ponto de vista de um usuário final. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-12T12:02:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-12T12:02:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Guilherme da Silva; DIAS, Yan. GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia. 2017. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9241 |
identifier_str_mv |
COSTA, Guilherme da Silva; DIAS, Yan. GAIN: proposição de um método de gamification aplicado à promoção da inovação da tecnologia. 2017. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Bacharelado em Sistemas de Informação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9241/1/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9241/2/CT_COSIS_2017_1_3.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9241/3/CT_COSIS_2017_1_3.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9241/4/CT_COSIS_2017_1_3.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b d318d7bd933012fe15efcbde86163bd0 559940bbd963912508faa1f97b271f95 459041eee0f2f0bb0c8a0489a606562d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805922929374920704 |