Análise de interseções no centro de Pato Branco - PR: um estudo de caso para melhoria do tráfego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sgarbi, Bruno Braghini
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barteles, Gregory Wells de Carvalho
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14546
Resumo: O problema de mobilidade urbana é bastante comum em quase todas as cidades brasileiras por haver falta de investimentos e projetos voltados para essa área, o que gera grandes problemas econômicos e sociais. O descuido político e o crescimento desorganizado amplificam ainda mais os problemas de uma mobilidade urbana ineficiente. Por causa disso, esse trabalho visa analisar cruzamentos da cidade de Pato Branco-PR analisando nível de serviço para rotatória, critérios adotados pelo órgão público para semáforos e solução caso necessário em cruzamentos que não possuam nenhum tipo de controle viário. Foi feito um estudo de caso utilizando-se dos métodos do Manual de Interseções do DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte - (2005) e do HCM – Highway Capacity Manual – (2010), sendo levantados nos locais os números de veículos e seus movimentos, pontos de conflito de quase acidentes e então analisando os dados obtidos segundo critérios tanto do DNIT quanto do HCM para o momento atual e para um ano horizonte de projeto de 10 anos. No caso da rotatória o nível de serviço atual é B e para o ano horizonte de projeto esta rotatória não serviria aos seus propósitos de maneira eficiente. Pode-se concluir que uma má gestão pública quanto a mobilidade urbana pode levar a grandes perdas econômicas, sociais e maior perigo no transito e que se faz necessário uma contagem contínua nos principais cruzamentos das cidades principalmente quanto a acidentes para que a prefeitura possa analisar e tomar as melhores providências para sanar tais problemas.
id UTFPR-12_9826c5fa92c7ba4a3658a3a8fc2ab04b
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/14546
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-18T12:10:00Z2020-11-18T12:10:00Z2018-06-19SGARBI, Bruno Braghini; BARTELES, Gregory Wells de Carvalho. Análise de interseções no centro de Pato Branco - PR: um estudo de caso para melhoria do tráfego. 2018. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14546O problema de mobilidade urbana é bastante comum em quase todas as cidades brasileiras por haver falta de investimentos e projetos voltados para essa área, o que gera grandes problemas econômicos e sociais. O descuido político e o crescimento desorganizado amplificam ainda mais os problemas de uma mobilidade urbana ineficiente. Por causa disso, esse trabalho visa analisar cruzamentos da cidade de Pato Branco-PR analisando nível de serviço para rotatória, critérios adotados pelo órgão público para semáforos e solução caso necessário em cruzamentos que não possuam nenhum tipo de controle viário. Foi feito um estudo de caso utilizando-se dos métodos do Manual de Interseções do DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte - (2005) e do HCM – Highway Capacity Manual – (2010), sendo levantados nos locais os números de veículos e seus movimentos, pontos de conflito de quase acidentes e então analisando os dados obtidos segundo critérios tanto do DNIT quanto do HCM para o momento atual e para um ano horizonte de projeto de 10 anos. No caso da rotatória o nível de serviço atual é B e para o ano horizonte de projeto esta rotatória não serviria aos seus propósitos de maneira eficiente. Pode-se concluir que uma má gestão pública quanto a mobilidade urbana pode levar a grandes perdas econômicas, sociais e maior perigo no transito e que se faz necessário uma contagem contínua nos principais cruzamentos das cidades principalmente quanto a acidentes para que a prefeitura possa analisar e tomar as melhores providências para sanar tais problemas.The problem of urban mobility is quite common in almost all Brazilian cities due to the lack of investments and projects aimed at this area, which generates major economic and social problems. Political carelessness and disorganized growth further amplify the problems of inefficient urban mobility. Because of that, this work aims to analyze intersections of the city Pato Branco-PR analyzing level of service for roundabout, criteria adopted by the public body for traffic lights and solution, if necessary, in intersections that do not have any type of traffic control. A case study was made using the methods of the Manual of Intersections of the National Department of Infrastructure and Transport (2005) and of the HCM - Highway Capacity Manual - (2010), raising the number of vehicles movements, points of conflict of near accidents and then analyzing the data obtained according to both DNIT and HCM criteria for the current time and for a 10-year project horizon year. In the case of the roundabout the current service level is B and for the project horizon year this roundabout would not serve its purposes efficiently. It can be concluded that poor public management of urban mobility can lead to great economic and social losses and greater danger in traffic, and that a continuous count is necessary in the main intersections of cities, especially in accidents so that the city can analyze and take the best measures to remedy such problems.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoEngenharia CivilUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Construção CivilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILRodovias - Interferências e interseçõesTrânsito - Sinais e sinalizaçãoPlanejamento urbanoRoads - Interchanges and intersectionsTraffic signs and signalsCity planningAnálise de interseções no centro de Pato Branco - PR: um estudo de caso para melhoria do tráfegoIntersection analysis in the center of Pato Branco - PR: a case study to improve trafficinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPato BrancoConterno, Rayana CarolinaConterno, Rayana CarolinaTrombetta, JairoBisconsini, Danilo RinaldiSgarbi, Bruno BraghiniBarteles, Gregory Wells de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPB_COECI_2018_1_10.pdfapplication/pdf2590728http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14546/1/PB_COECI_2018_1_10.pdfa5d2230fc6d4d1c6f3edfaaa7ff7b4c5MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14546/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPB_COECI_2018_1_10.pdf.txtExtracted texttext/plain113481http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14546/3/PB_COECI_2018_1_10.pdf.txtdbef2df8bc622b51257d7e30171c31baMD53THUMBNAILPB_COECI_2018_1_10.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1335http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14546/4/PB_COECI_2018_1_10.pdf.jpga380e47f9ad236555308ab3fdc4a7b9cMD541/145462020-11-18 10:10:00.605oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-18T12:10Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de interseções no centro de Pato Branco - PR: um estudo de caso para melhoria do tráfego
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Intersection analysis in the center of Pato Branco - PR: a case study to improve traffic
title Análise de interseções no centro de Pato Branco - PR: um estudo de caso para melhoria do tráfego
spellingShingle Análise de interseções no centro de Pato Branco - PR: um estudo de caso para melhoria do tráfego
Sgarbi, Bruno Braghini
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Rodovias - Interferências e interseções
Trânsito - Sinais e sinalização
Planejamento urbano
Roads - Interchanges and intersections
Traffic signs and signals
City planning
title_short Análise de interseções no centro de Pato Branco - PR: um estudo de caso para melhoria do tráfego
title_full Análise de interseções no centro de Pato Branco - PR: um estudo de caso para melhoria do tráfego
title_fullStr Análise de interseções no centro de Pato Branco - PR: um estudo de caso para melhoria do tráfego
title_full_unstemmed Análise de interseções no centro de Pato Branco - PR: um estudo de caso para melhoria do tráfego
title_sort Análise de interseções no centro de Pato Branco - PR: um estudo de caso para melhoria do tráfego
author Sgarbi, Bruno Braghini
author_facet Sgarbi, Bruno Braghini
Barteles, Gregory Wells de Carvalho
author_role author
author2 Barteles, Gregory Wells de Carvalho
author2_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Conterno, Rayana Carolina
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Conterno, Rayana Carolina
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Trombetta, Jairo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Bisconsini, Danilo Rinaldi
dc.contributor.author.fl_str_mv Sgarbi, Bruno Braghini
Barteles, Gregory Wells de Carvalho
contributor_str_mv Conterno, Rayana Carolina
Conterno, Rayana Carolina
Trombetta, Jairo
Bisconsini, Danilo Rinaldi
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Rodovias - Interferências e interseções
Trânsito - Sinais e sinalização
Planejamento urbano
Roads - Interchanges and intersections
Traffic signs and signals
City planning
dc.subject.por.fl_str_mv Rodovias - Interferências e interseções
Trânsito - Sinais e sinalização
Planejamento urbano
Roads - Interchanges and intersections
Traffic signs and signals
City planning
description O problema de mobilidade urbana é bastante comum em quase todas as cidades brasileiras por haver falta de investimentos e projetos voltados para essa área, o que gera grandes problemas econômicos e sociais. O descuido político e o crescimento desorganizado amplificam ainda mais os problemas de uma mobilidade urbana ineficiente. Por causa disso, esse trabalho visa analisar cruzamentos da cidade de Pato Branco-PR analisando nível de serviço para rotatória, critérios adotados pelo órgão público para semáforos e solução caso necessário em cruzamentos que não possuam nenhum tipo de controle viário. Foi feito um estudo de caso utilizando-se dos métodos do Manual de Interseções do DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte - (2005) e do HCM – Highway Capacity Manual – (2010), sendo levantados nos locais os números de veículos e seus movimentos, pontos de conflito de quase acidentes e então analisando os dados obtidos segundo critérios tanto do DNIT quanto do HCM para o momento atual e para um ano horizonte de projeto de 10 anos. No caso da rotatória o nível de serviço atual é B e para o ano horizonte de projeto esta rotatória não serviria aos seus propósitos de maneira eficiente. Pode-se concluir que uma má gestão pública quanto a mobilidade urbana pode levar a grandes perdas econômicas, sociais e maior perigo no transito e que se faz necessário uma contagem contínua nos principais cruzamentos das cidades principalmente quanto a acidentes para que a prefeitura possa analisar e tomar as melhores providências para sanar tais problemas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-18T12:10:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-18T12:10:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SGARBI, Bruno Braghini; BARTELES, Gregory Wells de Carvalho. Análise de interseções no centro de Pato Branco - PR: um estudo de caso para melhoria do tráfego. 2018. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14546
identifier_str_mv SGARBI, Bruno Braghini; BARTELES, Gregory Wells de Carvalho. Análise de interseções no centro de Pato Branco - PR: um estudo de caso para melhoria do tráfego. 2018. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Construção Civil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14546/1/PB_COECI_2018_1_10.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14546/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14546/3/PB_COECI_2018_1_10.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14546/4/PB_COECI_2018_1_10.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a5d2230fc6d4d1c6f3edfaaa7ff7b4c5
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
dbef2df8bc622b51257d7e30171c31ba
a380e47f9ad236555308ab3fdc4a7b9c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044007902117888