Análise do atual sistema cicloviário da cidade de Pato Branco e das ruas do anel central da cidade com foco no modal cicloviário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14520 |
Resumo: | Visando o desenvolvimento sustentável das cidades, tomando por base a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que tem como uma das diretrizes priorizar os modais não motorizados sobre os modais motorizados, este trabalho se desenvolveu com objetivo de avaliar a infraestrutura cicloviária existente na cidade de Pato Branco – PR, bem como, analisar uma área de estudo delimitada dentro da região central da cidade, composta por onze vias no eixo Norte-Sul e treze vias no eixo Leste-Oeste, com foco na possível implantação de uma rota cicloviária. Para a avaliação da infraestrutura cicloviária existente, utilizou-se de forma parcial a ferramenta IMUS – Índice de Mobilidade Urbana Sustentável. Já para a análise das vias, fez-se uso de duas outras ferramentas: Nível de Stress de Sorton e Walsh e Índice de Condição das Vias (ICV) da Flórida de Epperson-Davis. Ao final, cruzando os resultados obtidos pelas ferramentas com a avaliação subjetiva realizada em campo, apresentou-se a classificação final das vias em um mapa síntese. Concluiu-se, a respeito do sistema cicloviário atual da cidade, que este não está sendo pensado como um sistema, visto que as vias que possuem alguma infraestrutura não possuem nenhuma conexão entre si. Contudo, em relação à área delimitada na região central, verificou-se que a maior parte das vias possui grande potencial em comportar rotas cicloviárias. |
id |
UTFPR-12_98ba873c3c2ae8ccbbcfd5671a644557 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/14520 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-18T12:07:26Z2020-11-18T12:07:26Z2016-11-23RUARO, Thiago Augusto. Análise do atual sistema cicloviário da cidade de Pato Branco e das ruas do anel central da cidade com foco no modal cicloviário. 2016. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14520Visando o desenvolvimento sustentável das cidades, tomando por base a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que tem como uma das diretrizes priorizar os modais não motorizados sobre os modais motorizados, este trabalho se desenvolveu com objetivo de avaliar a infraestrutura cicloviária existente na cidade de Pato Branco – PR, bem como, analisar uma área de estudo delimitada dentro da região central da cidade, composta por onze vias no eixo Norte-Sul e treze vias no eixo Leste-Oeste, com foco na possível implantação de uma rota cicloviária. Para a avaliação da infraestrutura cicloviária existente, utilizou-se de forma parcial a ferramenta IMUS – Índice de Mobilidade Urbana Sustentável. Já para a análise das vias, fez-se uso de duas outras ferramentas: Nível de Stress de Sorton e Walsh e Índice de Condição das Vias (ICV) da Flórida de Epperson-Davis. Ao final, cruzando os resultados obtidos pelas ferramentas com a avaliação subjetiva realizada em campo, apresentou-se a classificação final das vias em um mapa síntese. Concluiu-se, a respeito do sistema cicloviário atual da cidade, que este não está sendo pensado como um sistema, visto que as vias que possuem alguma infraestrutura não possuem nenhuma conexão entre si. Contudo, em relação à área delimitada na região central, verificou-se que a maior parte das vias possui grande potencial em comportar rotas cicloviárias.Looking at the sustainable development of cities, using as a base the National Politics of Urban Mobility, that has as one of its principles to priotize the non-motorized modes of transportation over the motorized modes. This work was developed with the objective of evaluating the existing cycling infrastucture in the city of Pato Banco, Paraná, while also analyzing a area of study limited to inside the central region of the city, composed of eleven thoroughfares on the North-South axis and thirteen thoroughfares on the East-West axis, with a focus on the possible implementation of a cycling route. For the evaluation of the existing cycling infrastructire, IMUS (Index for Sustainable Urban Mobility) was partly used as a resource. In order to evaluate the streets, two other resources were used: Stress Level by Sorton and Walsh and Florida Roadway Condition Index (RCI) by Epperson-Davis. In the end, crossing the obtained results from the different resources with the subjective evaluation done in the field, a final classification of the thoroughfares on a map is presented. In conclusion, in respect to the current cycling system of the city, that is not actually thought of as a system, but more that some thoroughfares that have some form of infrastructure don't have any connection with each other. However, in relation to the studied area of the central region, the majority of the thoroughfares were verified to have great potential in behaving like cycling routes.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoEngenharia CivilUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Construção CivilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILCicloviasMobilidade residencialPlanejamento urbanoEspaços públicosBicycle trailsResidential mobilityCity planningPublic spacesAnálise do atual sistema cicloviário da cidade de Pato Branco e das ruas do anel central da cidade com foco no modal cicloviárioAnalysis of current cycling system of the city Pato Branco and the streets of the central ring of the city with a focus on the cycling method of transportationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPato BrancoConterno, Rayana CarolinaConterno, Rayana CarolinaTrombetta, JairoLarcher, José Valter MonteiroRuaro, Thiago Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14520/1/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD51ORIGINALPB_COECI_2016_2_33.pdfapplication/pdf4927103http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14520/2/PB_COECI_2016_2_33.pdf598c1e09809a57df92e9ef0308b56925MD52TEXTPB_COECI_2016_2_33.pdf.txtExtracted texttext/plain174671http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14520/3/PB_COECI_2016_2_33.pdf.txte96276237bad96d6af20b1549a96170dMD53THUMBNAILPB_COECI_2016_2_33.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1546http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14520/4/PB_COECI_2016_2_33.pdf.jpge3bd51c050795e4fa42fee9e4a7558a8MD541/145202020-11-18 10:07:26.758oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/14520TmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbywgYXV0b3Jpem8gYSBVVEZQUiBhIHZlaWN1bGFyLCAKYXRyYXbDqXMgZG8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvIChQSUFBKSBlIGRvcyBDYXTDoWxvZ29zIGRhcyBCaWJsaW90ZWNhcyAKZGVzdGEgSW5zdGl0dWnDp8Ojbywgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgTGVpIG5vIDkuNjEwLzk4LCAKbyB0ZXh0byBkZXN0YSBvYnJhLCBvYnNlcnZhbmRvIGFzIGNvbmRpw6fDtWVzIGRlIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyByZWdpc3RyYWRhcyBubyBpdGVtIDQgZG8gCuKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgVHJhYmFsaG9zIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28gZGUgR3JhZHVhw6fDo28gZSAKRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgZGUgSW5mb3JtYcOnw6NvIGUgbm9zIENhdMOhbG9nb3MgRWxldHLDtG5pY29zIGRvIApTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCB2aXNhbmRvIGEgCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBwcm9kdcOnw6NvIGNpZW50w61maWNhIGJyYXNpbGVpcmEuCgogIEFzIHZpYXMgb3JpZ2luYWlzIGUgYXNzaW5hZGFzIHBlbG8ocykgYXV0b3IoZXMpIGRvIOKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgClRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgCmRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyBTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdIGUgZGEg4oCcRGVjbGFyYcOnw6NvIApkZSBBdXRvcmlh4oCdIGVuY29udHJhbS1zZSBhcnF1aXZhZGFzIG5hIEJpYmxpb3RlY2EgZG8gQ8OibXB1cyBubyBxdWFsIG8gdHJhYmFsaG8gZm9pIGRlZmVuZGlkby4gCk5vIGNhc28gZGUgcHVibGljYcOnw7VlcyBkZSBhdXRvcmlhIGNvbGV0aXZhIGUgbXVsdGljw6JtcHVzLCBvcyBkb2N1bWVudG9zIGZpY2Fyw6NvIHNvYiBndWFyZGEgZGEgCkJpYmxpb3RlY2EgY29tIGEgcXVhbCBvIOKAnHByaW1laXJvIGF1dG9y4oCdIHBvc3N1YSB2w61uY3Vsby4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-18T12:07:26Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do atual sistema cicloviário da cidade de Pato Branco e das ruas do anel central da cidade com foco no modal cicloviário |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Analysis of current cycling system of the city Pato Branco and the streets of the central ring of the city with a focus on the cycling method of transportation |
title |
Análise do atual sistema cicloviário da cidade de Pato Branco e das ruas do anel central da cidade com foco no modal cicloviário |
spellingShingle |
Análise do atual sistema cicloviário da cidade de Pato Branco e das ruas do anel central da cidade com foco no modal cicloviário Ruaro, Thiago Augusto CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Ciclovias Mobilidade residencial Planejamento urbano Espaços públicos Bicycle trails Residential mobility City planning Public spaces |
title_short |
Análise do atual sistema cicloviário da cidade de Pato Branco e das ruas do anel central da cidade com foco no modal cicloviário |
title_full |
Análise do atual sistema cicloviário da cidade de Pato Branco e das ruas do anel central da cidade com foco no modal cicloviário |
title_fullStr |
Análise do atual sistema cicloviário da cidade de Pato Branco e das ruas do anel central da cidade com foco no modal cicloviário |
title_full_unstemmed |
Análise do atual sistema cicloviário da cidade de Pato Branco e das ruas do anel central da cidade com foco no modal cicloviário |
title_sort |
Análise do atual sistema cicloviário da cidade de Pato Branco e das ruas do anel central da cidade com foco no modal cicloviário |
author |
Ruaro, Thiago Augusto |
author_facet |
Ruaro, Thiago Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Conterno, Rayana Carolina |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Conterno, Rayana Carolina |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Trombetta, Jairo |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Larcher, José Valter Monteiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruaro, Thiago Augusto |
contributor_str_mv |
Conterno, Rayana Carolina Conterno, Rayana Carolina Trombetta, Jairo Larcher, José Valter Monteiro |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL Ciclovias Mobilidade residencial Planejamento urbano Espaços públicos Bicycle trails Residential mobility City planning Public spaces |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciclovias Mobilidade residencial Planejamento urbano Espaços públicos Bicycle trails Residential mobility City planning Public spaces |
description |
Visando o desenvolvimento sustentável das cidades, tomando por base a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que tem como uma das diretrizes priorizar os modais não motorizados sobre os modais motorizados, este trabalho se desenvolveu com objetivo de avaliar a infraestrutura cicloviária existente na cidade de Pato Branco – PR, bem como, analisar uma área de estudo delimitada dentro da região central da cidade, composta por onze vias no eixo Norte-Sul e treze vias no eixo Leste-Oeste, com foco na possível implantação de uma rota cicloviária. Para a avaliação da infraestrutura cicloviária existente, utilizou-se de forma parcial a ferramenta IMUS – Índice de Mobilidade Urbana Sustentável. Já para a análise das vias, fez-se uso de duas outras ferramentas: Nível de Stress de Sorton e Walsh e Índice de Condição das Vias (ICV) da Flórida de Epperson-Davis. Ao final, cruzando os resultados obtidos pelas ferramentas com a avaliação subjetiva realizada em campo, apresentou-se a classificação final das vias em um mapa síntese. Concluiu-se, a respeito do sistema cicloviário atual da cidade, que este não está sendo pensado como um sistema, visto que as vias que possuem alguma infraestrutura não possuem nenhuma conexão entre si. Contudo, em relação à área delimitada na região central, verificou-se que a maior parte das vias possui grande potencial em comportar rotas cicloviárias. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-18T12:07:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-18T12:07:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RUARO, Thiago Augusto. Análise do atual sistema cicloviário da cidade de Pato Branco e das ruas do anel central da cidade com foco no modal cicloviário. 2016. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14520 |
identifier_str_mv |
RUARO, Thiago Augusto. Análise do atual sistema cicloviário da cidade de Pato Branco e das ruas do anel central da cidade com foco no modal cicloviário. 2016. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia Civil |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Construção Civil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14520/1/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14520/2/PB_COECI_2016_2_33.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14520/3/PB_COECI_2016_2_33.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14520/4/PB_COECI_2016_2_33.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 598c1e09809a57df92e9ef0308b56925 e96276237bad96d6af20b1549a96170d e3bd51c050795e4fa42fee9e4a7558a8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805922924401524736 |