Integração de modais de transporte: sistema sustentável e inclusiva para o município de Pato Branco - PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reolon, Jéssica Gimenez
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14327
Resumo: Apesar do uso da bicicleta ser bastante ignorado nos processos de planejamento de transportes, ela continua sendo um dos poucos meios considerada como ideal, devido a sua eficácia para se deslocar nas áreas urbanas. No entanto, ela é vista como um objeto de lazer em razão das questões urbanísticas das cidades que impedem o seu uso no dia a dia. Observando as ruas de Pato Branco percebe-se que uma das dificuldades do uso da bicicleta se dá pela alta declividade decorrente do relevo acidentado e da falta de espaço para os ciclistas, principalmente na via principal, onde se concentra o grande fluxo de veículos. Para auxiliar os ciclistas no deslocamento na área urbana foram traçadas ciclorrotas com base no relevo do município, para isso utilizou-se imagens 3D geradas pelo software Qgis. Já as cilorrrotas da área central foram traçadas com base no estudo realizado por Ruaro (2016), que classificou as vias quanto à qualidade para uma futura implantação de ciclovias. A partir do traçado preliminar realizou-se um levantamento de campo para avaliar a viabilidade das vias para o recebimento das ciclorrotas. Para isto, utilizou-se o Sistema de Posicionamento Global (GPS) para mensurar a inclinação das mesmas e, para os locais que apresentaram alta declividade foram propostos pontos de integração para se deslocar com o auxílio do transporte público coletivo. Deste modo, conclui-se que o município tem potencial para receber ciclorrotas, deste que haja um planejamento que abranja todos os modais de transporte, sendo ele acessível e sustentável.
id UTFPR-12_8e6010ea17bf89fae52dfc2c9a24a7ec
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/14327
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-18T11:56:42Z2020-11-18T11:56:42Z2018-06-28REOLON, Jéssica Gimenez. Integração de modais de transporte: sistema sustentável e inclusiva para o município de Pato Branco - PR. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14327Apesar do uso da bicicleta ser bastante ignorado nos processos de planejamento de transportes, ela continua sendo um dos poucos meios considerada como ideal, devido a sua eficácia para se deslocar nas áreas urbanas. No entanto, ela é vista como um objeto de lazer em razão das questões urbanísticas das cidades que impedem o seu uso no dia a dia. Observando as ruas de Pato Branco percebe-se que uma das dificuldades do uso da bicicleta se dá pela alta declividade decorrente do relevo acidentado e da falta de espaço para os ciclistas, principalmente na via principal, onde se concentra o grande fluxo de veículos. Para auxiliar os ciclistas no deslocamento na área urbana foram traçadas ciclorrotas com base no relevo do município, para isso utilizou-se imagens 3D geradas pelo software Qgis. Já as cilorrrotas da área central foram traçadas com base no estudo realizado por Ruaro (2016), que classificou as vias quanto à qualidade para uma futura implantação de ciclovias. A partir do traçado preliminar realizou-se um levantamento de campo para avaliar a viabilidade das vias para o recebimento das ciclorrotas. Para isto, utilizou-se o Sistema de Posicionamento Global (GPS) para mensurar a inclinação das mesmas e, para os locais que apresentaram alta declividade foram propostos pontos de integração para se deslocar com o auxílio do transporte público coletivo. Deste modo, conclui-se que o município tem potencial para receber ciclorrotas, deste que haja um planejamento que abranja todos os modais de transporte, sendo ele acessível e sustentável.Although the uses of bycicles being quite ignored on transports planning process, it still being one of few means considered as ideal, due to efficiency to move on urbana areas. However, it is seen as a recreation object in reasons of urbanistic questions of cities which retain it use on day by day. Looking Pato Branco streets can be notices that there is a difficulty on bycicles uses because the declivity, due to rugged relief, and lack of space for cyclists, mainly on the principle route, where it concentrate a huge flux of vehicle. To help cyclists on urban areas moves, cycle paths were traced based on county relief To do that 3D images, created by Qgis software were used. And the cycle path in central area were traced besed on Ruaro (2016) researches, that classified the routes as to quality for a future cycle path implantation. From the preliminary tracing a data field was done to evaluate the viability of routes to receive cycle paths. To do that a Global Position System was used to measure the inclination of streets and, for places that presented high declivity integration points were proposed to move with a support of public transports. Thereby, can be concluded that the county has potential to receive cycle paths, provided there is a planning which covers all trasports modals, being accessible and sustainable.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoEngenharia CivilUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Construção CivilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILTransportesCicloviasMobilidade residencialTransportes - PlanejamentoTransportationBicycle trailsResidential mobilityTransportation - PlanningIntegração de modais de transporte: sistema sustentável e inclusiva para o município de Pato Branco - PRTranport modals integration: sustainable and inclusive system to Pato Branco cityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPato BrancoPereira Filho, José IloFreitas, Vaneza Andrea Lima dePereira Filho, José IloFreitas, Vaneza Andrea Lima deLarcher, José Valter MonteiroPontes, Priscila da Silva VictorinoReolon, Jéssica Gimenezinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14327/1/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD51ORIGINALPB_COECI_2018_1_35.pdfapplication/pdf2680557http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14327/2/PB_COECI_2018_1_35.pdf232e0dfc334155a9260e2820e82b353aMD52TEXTPB_COECI_2018_1_35.pdf.txtExtracted texttext/plain78881http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14327/3/PB_COECI_2018_1_35.pdf.txt6e8bb3fd3c83cc1ba40b78a8c373ed78MD53THUMBNAILPB_COECI_2018_1_35.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1329http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14327/4/PB_COECI_2018_1_35.pdf.jpg331c5c93bb86849b8c83bcb0e7a269e5MD541/143272020-11-18 09:56:42.822oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-18T11:56:42Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Integração de modais de transporte: sistema sustentável e inclusiva para o município de Pato Branco - PR
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Tranport modals integration: sustainable and inclusive system to Pato Branco city
title Integração de modais de transporte: sistema sustentável e inclusiva para o município de Pato Branco - PR
spellingShingle Integração de modais de transporte: sistema sustentável e inclusiva para o município de Pato Branco - PR
Reolon, Jéssica Gimenez
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Transportes
Ciclovias
Mobilidade residencial
Transportes - Planejamento
Transportation
Bicycle trails
Residential mobility
Transportation - Planning
title_short Integração de modais de transporte: sistema sustentável e inclusiva para o município de Pato Branco - PR
title_full Integração de modais de transporte: sistema sustentável e inclusiva para o município de Pato Branco - PR
title_fullStr Integração de modais de transporte: sistema sustentável e inclusiva para o município de Pato Branco - PR
title_full_unstemmed Integração de modais de transporte: sistema sustentável e inclusiva para o município de Pato Branco - PR
title_sort Integração de modais de transporte: sistema sustentável e inclusiva para o município de Pato Branco - PR
author Reolon, Jéssica Gimenez
author_facet Reolon, Jéssica Gimenez
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira Filho, José Ilo
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Freitas, Vaneza Andrea Lima de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pereira Filho, José Ilo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Freitas, Vaneza Andrea Lima de
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Larcher, José Valter Monteiro
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Pontes, Priscila da Silva Victorino
dc.contributor.author.fl_str_mv Reolon, Jéssica Gimenez
contributor_str_mv Pereira Filho, José Ilo
Freitas, Vaneza Andrea Lima de
Pereira Filho, José Ilo
Freitas, Vaneza Andrea Lima de
Larcher, José Valter Monteiro
Pontes, Priscila da Silva Victorino
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Transportes
Ciclovias
Mobilidade residencial
Transportes - Planejamento
Transportation
Bicycle trails
Residential mobility
Transportation - Planning
dc.subject.por.fl_str_mv Transportes
Ciclovias
Mobilidade residencial
Transportes - Planejamento
Transportation
Bicycle trails
Residential mobility
Transportation - Planning
description Apesar do uso da bicicleta ser bastante ignorado nos processos de planejamento de transportes, ela continua sendo um dos poucos meios considerada como ideal, devido a sua eficácia para se deslocar nas áreas urbanas. No entanto, ela é vista como um objeto de lazer em razão das questões urbanísticas das cidades que impedem o seu uso no dia a dia. Observando as ruas de Pato Branco percebe-se que uma das dificuldades do uso da bicicleta se dá pela alta declividade decorrente do relevo acidentado e da falta de espaço para os ciclistas, principalmente na via principal, onde se concentra o grande fluxo de veículos. Para auxiliar os ciclistas no deslocamento na área urbana foram traçadas ciclorrotas com base no relevo do município, para isso utilizou-se imagens 3D geradas pelo software Qgis. Já as cilorrrotas da área central foram traçadas com base no estudo realizado por Ruaro (2016), que classificou as vias quanto à qualidade para uma futura implantação de ciclovias. A partir do traçado preliminar realizou-se um levantamento de campo para avaliar a viabilidade das vias para o recebimento das ciclorrotas. Para isto, utilizou-se o Sistema de Posicionamento Global (GPS) para mensurar a inclinação das mesmas e, para os locais que apresentaram alta declividade foram propostos pontos de integração para se deslocar com o auxílio do transporte público coletivo. Deste modo, conclui-se que o município tem potencial para receber ciclorrotas, deste que haja um planejamento que abranja todos os modais de transporte, sendo ele acessível e sustentável.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-18T11:56:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-18T11:56:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REOLON, Jéssica Gimenez. Integração de modais de transporte: sistema sustentável e inclusiva para o município de Pato Branco - PR. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14327
identifier_str_mv REOLON, Jéssica Gimenez. Integração de modais de transporte: sistema sustentável e inclusiva para o município de Pato Branco - PR. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Construção Civil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14327/1/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14327/2/PB_COECI_2018_1_35.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14327/3/PB_COECI_2018_1_35.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14327/4/PB_COECI_2018_1_35.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
232e0dfc334155a9260e2820e82b353a
6e8bb3fd3c83cc1ba40b78a8c373ed78
331c5c93bb86849b8c83bcb0e7a269e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923190023651328