Museu ferroviário do Paraná: requalificação do depósito das locomotivas da RFFSA, memória da arquitetura industrial de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schadeck, Regina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7567
Resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem histórica e conceitual sobre o desenvolvimento urbano no mundo, no Brasil e em Curitiba/PR, a partir da construção de estradas de ferro e Estações Ferroviárias. Faz-se um recorte físicoespacial no Bairro Rebouças, delimitando a área de intervenção: Depósito de Locomotivas da RFFSA. Descreve as transformações do cenário do antigo bairro industrial, sofrendo permanente processo de modificações nos últimos dois séculos. São tratados temas sobre a configuração das edificações industriais, os ciclos econômicos, a expansão do bairro e das Linhas Ferroviárias, as contradições do Plano Agache, a descaracterização industrial do bairro, as razões do esvaziamento da paisagem local e sua estagnação e as novas delimitações do zoneamento urbano. Também aborda assuntos pertinentes à arquitetura industrial e patrimônio ferroviário dentro do contexto de valorização e preservação desses bens, por meio de princípios protetivos de restauro e por instrumentos legais de tutela de bens históricos. Esclarece sobre a necessidade da reversão dos quadros de degradação de antigas áreas industriais em vias de abandono, através de intervenções de restauração e revitalização. Em diversos países, arquitetos e urbanistas têm apresentado soluções de requalificação, com propostas de novos usos seguindo tendências e conceitos contemporâneos, visando resgatar os valores da arquitetura e cultura industrial. Tendo como base os estudos de casos elencados, percebem-se como intervenções arquitetônicas são instrumentos de desenvolvimento e melhorias urbanas, requalificando espaços subutilizados. Estes parâmetros subsidiam as diretrizes iniciais, mapas conceituais e a apresentação da área onde se pretende desenvolver o projeto de REQUALIFICAÇÃO DO DEPÓSITO DE LOCOMOTIVAS DA RFFSA, a fim de recuperar o patrimônio cultural e industrial ferroviário na cidade.
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spelling 2020-11-11T11:46:51Z2020-11-11T11:46:51Z2015-12-11SCHADECK, Regina. Museu ferroviário do Paraná: requalificação do depósito das locomotivas da RFFSA, memória da arquitetura industrial de Curitiba. 2015. 150 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7567Este trabalho apresenta uma abordagem histórica e conceitual sobre o desenvolvimento urbano no mundo, no Brasil e em Curitiba/PR, a partir da construção de estradas de ferro e Estações Ferroviárias. Faz-se um recorte físicoespacial no Bairro Rebouças, delimitando a área de intervenção: Depósito de Locomotivas da RFFSA. Descreve as transformações do cenário do antigo bairro industrial, sofrendo permanente processo de modificações nos últimos dois séculos. São tratados temas sobre a configuração das edificações industriais, os ciclos econômicos, a expansão do bairro e das Linhas Ferroviárias, as contradições do Plano Agache, a descaracterização industrial do bairro, as razões do esvaziamento da paisagem local e sua estagnação e as novas delimitações do zoneamento urbano. Também aborda assuntos pertinentes à arquitetura industrial e patrimônio ferroviário dentro do contexto de valorização e preservação desses bens, por meio de princípios protetivos de restauro e por instrumentos legais de tutela de bens históricos. Esclarece sobre a necessidade da reversão dos quadros de degradação de antigas áreas industriais em vias de abandono, através de intervenções de restauração e revitalização. Em diversos países, arquitetos e urbanistas têm apresentado soluções de requalificação, com propostas de novos usos seguindo tendências e conceitos contemporâneos, visando resgatar os valores da arquitetura e cultura industrial. Tendo como base os estudos de casos elencados, percebem-se como intervenções arquitetônicas são instrumentos de desenvolvimento e melhorias urbanas, requalificando espaços subutilizados. Estes parâmetros subsidiam as diretrizes iniciais, mapas conceituais e a apresentação da área onde se pretende desenvolver o projeto de REQUALIFICAÇÃO DO DEPÓSITO DE LOCOMOTIVAS DA RFFSA, a fim de recuperar o patrimônio cultural e industrial ferroviário na cidade.This end-of-graduation-course paper presents a conceptual and historic approach about the urban development in the world, in Brazil and in Curitiba/PR, from the of railways and train stations. A physical and space profile of the Rebouças District is made, delimiting the intervention’s area: the RFFSA’s train warehouse. The old industrial district scenario transformations are described, being through an ongoing process of changing in the last two centuries. There are studied themes about the industrial buildings’ configuration, the economic cycles, the expansion of the district and the railways, the Agache Plan’s contradictions, the loss of the industrial district’s characteristic, the reasons of the local landscape emptying and its stagnation and the new city zoning delimitations. There are also approached subjects relative to the industrial architecture and the railroad heritage inside the context of these building’s appreciation and preservation, by protective principles of restoration and legal instruments of protection of historic buildings. There is clarified the need to reverse the degradation of old industrial abandoned areas through restoration and revitalization interventions. In several countries, architects and urban planners are presenting requalification solutions, with new-use proposals, following contemporary trends and concepts, aiming to rescue the industrial architecture and culture values. Basing on the listed Case Studies, it is clear how architectural interventions are urban developing and improvements, requalifing underused spaces. These parametes subsidize the initial guidelines, conceptual maps and the presentation of the area where is intended to be developed the project of the TRAIN WAREHOUSE’S REQUALIFICATION, aiming to recover the city railway cultural and industrial heritage.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaGraduação em Arquitetura e UrbanismoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOFerrovias - HistóriaArquitetura industrialPatrimônio cultural - Curitiba (PR)LocomotivasFerroviasArquiteturaRailroads - HistoryArchitecture, IndustrialCultural property - Curitiba (PR)LocomotivesRailroadsArchitectureMuseu ferroviário do Paraná: requalificação do depósito das locomotivas da RFFSA, memória da arquitetura industrial de CuritibaParaná railway museum: federal train warehouse's requalification, memory of Curitiba's industrial architectureinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaNogueira, Cíntia NegrãoOliveira, Giceli Portela Cunico deAndrade, Rivail Vanin deYamamoto, IsuruDudeque, Irã José TabordaSchadeck, Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_COARQ_2015_2_13.pdfapplication/pdf13534210http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7567/1/CT_COARQ_2015_2_13.pdf7f4cc0e3f905f0809458525255a66448MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7567/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_COARQ_2015_2_13.pdf.txtExtracted texttext/plain217493http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7567/3/CT_COARQ_2015_2_13.pdf.txt2e4540837e442eb3734af82bd17d643cMD53THUMBNAILCT_COARQ_2015_2_13.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1323http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7567/4/CT_COARQ_2015_2_13.pdf.jpga7dd28e78b184a13c84e210db60e4834MD541/75672020-11-11 09:46:51.597oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T11:46:51Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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