Estudo do custo do ciclo de vida de um motor diesel de locomotiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mio Dal Pai, Leonardo Rafael
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18724
Resumo: O alto custo de manutenção no transporte ferroviário pode ser dividido em custo da via permanente e custo do material rodante e de tração. Nesse último, representado no Brasil pelas locomotivas diesel-elétricas, o item com maior custo de manutenção é o motor diesel. O impacto da manutenção desse componente e pela idade avançada de algumas locomotivas acarreta em altos custos de operação e de manutenção que diminuem os lucros das operadoras ferroviárias e inviabilizam a expansão do modal. O objetivo desse projeto é realizar uma pesquisa tecnológica exploratória de campo com alternativas de estratégia de manutenção que compare, pela metodologia do LCC, qual é a mais barata e mais viável operacionalmente, e cujo resultado foi o uso combinado de manutenção preventiva e estoque dimensionado dos componentes.
id UTFPR-12_52c43a07344621010bc98f66dd1f79d6
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/18724
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-23T12:02:27Z2020-11-23T12:02:27Z2012-10-26MIO DAL PAI, Leonardo Rafael. Estudo do custo do ciclo de vida de um motor diesel de locomotiva. 2012. 135 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18724O alto custo de manutenção no transporte ferroviário pode ser dividido em custo da via permanente e custo do material rodante e de tração. Nesse último, representado no Brasil pelas locomotivas diesel-elétricas, o item com maior custo de manutenção é o motor diesel. O impacto da manutenção desse componente e pela idade avançada de algumas locomotivas acarreta em altos custos de operação e de manutenção que diminuem os lucros das operadoras ferroviárias e inviabilizam a expansão do modal. O objetivo desse projeto é realizar uma pesquisa tecnológica exploratória de campo com alternativas de estratégia de manutenção que compare, pela metodologia do LCC, qual é a mais barata e mais viável operacionalmente, e cujo resultado foi o uso combinado de manutenção preventiva e estoque dimensionado dos componentes.The high cost of the rail transport maintenance can be split into the permanent way cost and the rolling stock. This last one, represented in Brazil for the diesel-electric locomotives, the item more expensive is the diesel engine. The impact of this component maintenance results in high costs of rail operation and maintenance which decrease the profits and spoil the expansion of this type of transportation. The objective of this project is to realize a technological field research with alternatives of maintenance strategy comparing, by the LCC methodology, which one is the less expensive and more operationally viable. The result was a combination of preventive maintenance and a dimensioned stock of the components.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de EletrotécnicaEngenharia da ConfiabilidadeMotores a dieselLocomotivas dieselFerrovias - Manutenção e reparosDiesel motorDiesel locomotivesRailroads - Maintenance and repairEstudo do custo do ciclo de vida de um motor diesel de locomotivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaRigoni, EmersonMio Dal Pai, Leonardo Rafaelreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_CECAM_I_2011_12.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1395http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18724/1/CT_CECAM_I_2011_12.pdf.jpga83b175393ba83af8eccc942db3d8a15MD51ORIGINALCT_CECAM_I_2011_12.pdfapplication/pdf3897296http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18724/2/CT_CECAM_I_2011_12.pdf78391de47b5a1bfcf107573367df74efMD52LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18724/3/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD53TEXTCT_CECAM_I_2011_12.pdf.txtExtracted texttext/plain222039http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18724/4/CT_CECAM_I_2011_12.pdf.txta600358d4fd56bbb482d4f28f76f47bdMD541/187242020-11-23 10:02:27.566oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-23T12:02:27Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo do custo do ciclo de vida de um motor diesel de locomotiva
title Estudo do custo do ciclo de vida de um motor diesel de locomotiva
spellingShingle Estudo do custo do ciclo de vida de um motor diesel de locomotiva
Mio Dal Pai, Leonardo Rafael
Engenharia da Confiabilidade
Motores a diesel
Locomotivas diesel
Ferrovias - Manutenção e reparos
Diesel motor
Diesel locomotives
Railroads - Maintenance and repair
title_short Estudo do custo do ciclo de vida de um motor diesel de locomotiva
title_full Estudo do custo do ciclo de vida de um motor diesel de locomotiva
title_fullStr Estudo do custo do ciclo de vida de um motor diesel de locomotiva
title_full_unstemmed Estudo do custo do ciclo de vida de um motor diesel de locomotiva
title_sort Estudo do custo do ciclo de vida de um motor diesel de locomotiva
author Mio Dal Pai, Leonardo Rafael
author_facet Mio Dal Pai, Leonardo Rafael
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rigoni, Emerson
dc.contributor.author.fl_str_mv Mio Dal Pai, Leonardo Rafael
contributor_str_mv Rigoni, Emerson
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Engenharia da Confiabilidade
topic Engenharia da Confiabilidade
Motores a diesel
Locomotivas diesel
Ferrovias - Manutenção e reparos
Diesel motor
Diesel locomotives
Railroads - Maintenance and repair
dc.subject.por.fl_str_mv Motores a diesel
Locomotivas diesel
Ferrovias - Manutenção e reparos
Diesel motor
Diesel locomotives
Railroads - Maintenance and repair
description O alto custo de manutenção no transporte ferroviário pode ser dividido em custo da via permanente e custo do material rodante e de tração. Nesse último, representado no Brasil pelas locomotivas diesel-elétricas, o item com maior custo de manutenção é o motor diesel. O impacto da manutenção desse componente e pela idade avançada de algumas locomotivas acarreta em altos custos de operação e de manutenção que diminuem os lucros das operadoras ferroviárias e inviabilizam a expansão do modal. O objetivo desse projeto é realizar uma pesquisa tecnológica exploratória de campo com alternativas de estratégia de manutenção que compare, pela metodologia do LCC, qual é a mais barata e mais viável operacionalmente, e cujo resultado foi o uso combinado de manutenção preventiva e estoque dimensionado dos componentes.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-23T12:02:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-23T12:02:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MIO DAL PAI, Leonardo Rafael. Estudo do custo do ciclo de vida de um motor diesel de locomotiva. 2012. 135 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18724
identifier_str_mv MIO DAL PAI, Leonardo Rafael. Estudo do custo do ciclo de vida de um motor diesel de locomotiva. 2012. 135 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Eletrotécnica
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18724/1/CT_CECAM_I_2011_12.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18724/2/CT_CECAM_I_2011_12.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18724/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/18724/4/CT_CECAM_I_2011_12.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a83b175393ba83af8eccc942db3d8a15
78391de47b5a1bfcf107573367df74ef
dfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809
a600358d4fd56bbb482d4f28f76f47bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044026552090624