A experiência da narrativa digital em videogames: Hollow Knight e Alice: Madness Returns

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terres, Juliane Polo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31219
Resumo: Esta pesquisa tem como intuito percorrer um caminho das relações conceituais e teóricas da literatura digital, usando dois jogos de videogame para análise e exemplificação de alguns elementos narrativos característicos da literatura digital, como: leitura ergódica, lógica rizomática e autoria difusa. Para tal, os jogos Alice: Madness Returns e Hollow Knight foram escolhidos. Apesar de seus estilos quase opostos de jogabilidade, ambos possuem uma forte presença narrativa, na qual o desenrolar da história é um dos incentivos que move o jogador. Através de uma revisão bibliográfica, traçaremos o percurso histórico e teórico do desenvolvimento da literatura digital, bem como dos videogames, verificando pontos de contato entre ambos, mas dando especial atenção e foco às questões teóricas propostas. Buscamos explorar assim, a solução de quebra-cabeças e desafios, que são elementos característicos de videogames, dentro da perspectiva da leitura ergódica, como proposta por Espen Aarseth. Nesta modalidade de leitura, o leitor precisa fazer um esforço maior do que o exigido pela leitura de uma obra de literatura tradicional, como um livro impresso. Sondamos também o uso da lógica rizomática na leitura de jogos, segundo a definição de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Sendo uma leitura que se ramifica, o rizomático oferece opções de caminhos alternativos, sendo possível observá-lo na ramificação dos espaços físicos e da narrativa oferecidos pelos games, alterando a experiência possível do jogador em seu trajeto. Também discutimos a autoria difusa, sob a perspectiva de Elaine Lima, que se faz presente no desenvolvimento de formas narrativas mais complexas, como a literatura digital e os próprios videogames. Assim sendo, investigar estes jogos sob estas perspectivas narrativas da literatura digital é pertinente tanto aos próprios jogos, quanto aos estudos literários. Os primeiros se beneficiam com uma base teórica mais explorada, e os últimos se ampliam com a contribuição de mais um formato narrativo.
id UTFPR-12_9b1f8e9af1f51634b28998ce996e2d74
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/31219
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2023-04-26T21:34:20Z2023-04-26T21:34:20Z2023-02-15TERRES, Juliane Polo. A experiência da narrativa digital em videogames: Hollow Knight e Alice: Madness Returns. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31219Esta pesquisa tem como intuito percorrer um caminho das relações conceituais e teóricas da literatura digital, usando dois jogos de videogame para análise e exemplificação de alguns elementos narrativos característicos da literatura digital, como: leitura ergódica, lógica rizomática e autoria difusa. Para tal, os jogos Alice: Madness Returns e Hollow Knight foram escolhidos. Apesar de seus estilos quase opostos de jogabilidade, ambos possuem uma forte presença narrativa, na qual o desenrolar da história é um dos incentivos que move o jogador. Através de uma revisão bibliográfica, traçaremos o percurso histórico e teórico do desenvolvimento da literatura digital, bem como dos videogames, verificando pontos de contato entre ambos, mas dando especial atenção e foco às questões teóricas propostas. Buscamos explorar assim, a solução de quebra-cabeças e desafios, que são elementos característicos de videogames, dentro da perspectiva da leitura ergódica, como proposta por Espen Aarseth. Nesta modalidade de leitura, o leitor precisa fazer um esforço maior do que o exigido pela leitura de uma obra de literatura tradicional, como um livro impresso. Sondamos também o uso da lógica rizomática na leitura de jogos, segundo a definição de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Sendo uma leitura que se ramifica, o rizomático oferece opções de caminhos alternativos, sendo possível observá-lo na ramificação dos espaços físicos e da narrativa oferecidos pelos games, alterando a experiência possível do jogador em seu trajeto. Também discutimos a autoria difusa, sob a perspectiva de Elaine Lima, que se faz presente no desenvolvimento de formas narrativas mais complexas, como a literatura digital e os próprios videogames. Assim sendo, investigar estes jogos sob estas perspectivas narrativas da literatura digital é pertinente tanto aos próprios jogos, quanto aos estudos literários. Os primeiros se beneficiam com uma base teórica mais explorada, e os últimos se ampliam com a contribuição de mais um formato narrativo.This research objective is to follow a path of conceptual and theoretical Digital Literature connections, using two video games to analyze and exemplify some characteristic narrative elements of Digital Literature, such as: ergodic reading, rhizomatic logic and diffuse authorship. For this purpose, the games Alice: Madness Returns and Hollow Knight were chosen. Despite their almost opposite gameplay styles, both have a strong narrative presence, where the unfolding of the story is one of the incentives that moves the player. Through a bibliographic review, we will trace the historical and theoretical path of the development of Digital Literature and video games, verifying contact points between them, while still giving special attention and focusing on the proposed theoretical questions. Thus, we seek to explore the solution of puzzles and challenges, which are characteristic elements of video games, within the perspective of ergodic reading, as proposed by Espen Aarseth. In this reading modality, the reader needs to make a greater effort than is required to read a traditional work of literature, such as a printed book. We also examined the use of rhizomatic logic while reading games, according to Gilles Deleuze and Félix Guattari's definition. Being a branching reading, the rhizomatic offers options of alternative paths, which enables us to observe it in the ramification of the physical spaces and the narrative offered by games, changing the player´s experience in its path. We also discuss the diffuse authorship, under Elaine Lima's perspective, that is present in the development of more complex narrative forms, such as Digital Literature and video games. Therefore, investigating these games under these Digital Literature narrative perspectives is relevant both to the games themselves and to literary studies. The former benefits from a more explored theoretical basis, and the latter is expanded with the contribution of yet another narrative format.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Estudos de LinguagensUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLetrasVídeogamesJogadores de vídeogamesPersonagens de vídeogamesLiteratura digitalNarrativas digitaisQuebra-cabeçasTeoria ergódicaJogos eletrônicosVideo gamesVideo gamersVideo game charactersHypertext literatureDigital storytellingJigsaw puzzlesErgodic theoryElectronic gamesA experiência da narrativa digital em videogames: Hollow Knight e Alice: Madness ReturnsThe digital narrative experience in videogames: Hollow Knight and Alice: Madness Returnsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaLemos, Anuschka Reichmannhttps://orcid.org/0000-0003-0191-5731http://lattes.cnpq.br/0290303788421656Lemos, Anuschka Reichmannhttps://orcid.org/0000-0003-0191-5731http://lattes.cnpq.br/0290303788421656Matsuda, Alice Atsukohttps://orcid.org/0000-0003-3046-7317http://lattes.cnpq.br/3922087976096217Fornazari, Meggie Rosarhttps://orcid.org/0000-0001-7062-2620http://lattes.cnpq.br/5433376826611157https://orcid.org/0000-0002-1315-6157http://lattes.cnpq.br/2076419385170272Terres, Juliane Poloreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31219/2/license_rdf24013099e9e6abb1575dc6ce0855efd5MD52ORIGINALexperiencianarrativadigitalvideogames.pdfapplication/pdf3065942http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31219/1/experiencianarrativadigitalvideogames.pdf4ebc4724a8c27defb3cf49f480210d5fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31219/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53TEXTexperiencianarrativadigitalvideogames.pdf.txtexperiencianarrativadigitalvideogames.pdf.txtExtracted texttext/plain192950http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31219/4/experiencianarrativadigitalvideogames.pdf.txt8d6037850701b0e218ac7324c0f06f49MD54THUMBNAILexperiencianarrativadigitalvideogames.pdf.jpgexperiencianarrativadigitalvideogames.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31219/5/experiencianarrativadigitalvideogames.pdf.jpg21f55d542aad3c9cd8bebc185633ec67MD551/312192023-04-27 03:07:38.649oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2023-04-27T06:07:38Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A experiência da narrativa digital em videogames: Hollow Knight e Alice: Madness Returns
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The digital narrative experience in videogames: Hollow Knight and Alice: Madness Returns
title A experiência da narrativa digital em videogames: Hollow Knight e Alice: Madness Returns
spellingShingle A experiência da narrativa digital em videogames: Hollow Knight e Alice: Madness Returns
Terres, Juliane Polo
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Vídeogames
Jogadores de vídeogames
Personagens de vídeogames
Literatura digital
Narrativas digitais
Quebra-cabeças
Teoria ergódica
Jogos eletrônicos
Video games
Video gamers
Video game characters
Hypertext literature
Digital storytelling
Jigsaw puzzles
Ergodic theory
Electronic games
Letras
title_short A experiência da narrativa digital em videogames: Hollow Knight e Alice: Madness Returns
title_full A experiência da narrativa digital em videogames: Hollow Knight e Alice: Madness Returns
title_fullStr A experiência da narrativa digital em videogames: Hollow Knight e Alice: Madness Returns
title_full_unstemmed A experiência da narrativa digital em videogames: Hollow Knight e Alice: Madness Returns
title_sort A experiência da narrativa digital em videogames: Hollow Knight e Alice: Madness Returns
author Terres, Juliane Polo
author_facet Terres, Juliane Polo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lemos, Anuschka Reichmann
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0191-5731
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0290303788421656
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Lemos, Anuschka Reichmann
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-0191-5731
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0290303788421656
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Matsuda, Alice Atsuko
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3046-7317
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3922087976096217
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Fornazari, Meggie Rosar
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7062-2620
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5433376826611157
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-1315-6157
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2076419385170272
dc.contributor.author.fl_str_mv Terres, Juliane Polo
contributor_str_mv Lemos, Anuschka Reichmann
Lemos, Anuschka Reichmann
Matsuda, Alice Atsuko
Fornazari, Meggie Rosar
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Vídeogames
Jogadores de vídeogames
Personagens de vídeogames
Literatura digital
Narrativas digitais
Quebra-cabeças
Teoria ergódica
Jogos eletrônicos
Video games
Video gamers
Video game characters
Hypertext literature
Digital storytelling
Jigsaw puzzles
Ergodic theory
Electronic games
Letras
dc.subject.por.fl_str_mv Vídeogames
Jogadores de vídeogames
Personagens de vídeogames
Literatura digital
Narrativas digitais
Quebra-cabeças
Teoria ergódica
Jogos eletrônicos
Video games
Video gamers
Video game characters
Hypertext literature
Digital storytelling
Jigsaw puzzles
Ergodic theory
Electronic games
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Letras
description Esta pesquisa tem como intuito percorrer um caminho das relações conceituais e teóricas da literatura digital, usando dois jogos de videogame para análise e exemplificação de alguns elementos narrativos característicos da literatura digital, como: leitura ergódica, lógica rizomática e autoria difusa. Para tal, os jogos Alice: Madness Returns e Hollow Knight foram escolhidos. Apesar de seus estilos quase opostos de jogabilidade, ambos possuem uma forte presença narrativa, na qual o desenrolar da história é um dos incentivos que move o jogador. Através de uma revisão bibliográfica, traçaremos o percurso histórico e teórico do desenvolvimento da literatura digital, bem como dos videogames, verificando pontos de contato entre ambos, mas dando especial atenção e foco às questões teóricas propostas. Buscamos explorar assim, a solução de quebra-cabeças e desafios, que são elementos característicos de videogames, dentro da perspectiva da leitura ergódica, como proposta por Espen Aarseth. Nesta modalidade de leitura, o leitor precisa fazer um esforço maior do que o exigido pela leitura de uma obra de literatura tradicional, como um livro impresso. Sondamos também o uso da lógica rizomática na leitura de jogos, segundo a definição de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Sendo uma leitura que se ramifica, o rizomático oferece opções de caminhos alternativos, sendo possível observá-lo na ramificação dos espaços físicos e da narrativa oferecidos pelos games, alterando a experiência possível do jogador em seu trajeto. Também discutimos a autoria difusa, sob a perspectiva de Elaine Lima, que se faz presente no desenvolvimento de formas narrativas mais complexas, como a literatura digital e os próprios videogames. Assim sendo, investigar estes jogos sob estas perspectivas narrativas da literatura digital é pertinente tanto aos próprios jogos, quanto aos estudos literários. Os primeiros se beneficiam com uma base teórica mais explorada, e os últimos se ampliam com a contribuição de mais um formato narrativo.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-26T21:34:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-26T21:34:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TERRES, Juliane Polo. A experiência da narrativa digital em videogames: Hollow Knight e Alice: Madness Returns. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31219
identifier_str_mv TERRES, Juliane Polo. A experiência da narrativa digital em videogames: Hollow Knight e Alice: Madness Returns. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31219/2/license_rdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31219/1/experiencianarrativadigitalvideogames.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31219/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31219/4/experiencianarrativadigitalvideogames.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31219/5/experiencianarrativadigitalvideogames.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 24013099e9e6abb1575dc6ce0855efd5
4ebc4724a8c27defb3cf49f480210d5f
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
8d6037850701b0e218ac7324c0f06f49
21f55d542aad3c9cd8bebc185633ec67
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923088433414144