Controle SDRE aplicado em suspensão veicular com amortecedor magneto-reológico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2533 |
Resumo: | Desde que se inventou o automóvel, a suspensão veicular é objeto de pesquisa e estudo. A função do sistema de suspensão de um veículo é minimizar a aceleração vertical, isolando os passageiros de choques e vibrações promovendo conforto, reduzindo a fadiga o que beneficia a saúde e segurança dos motoristas. Este trabalho apresenta uma proposta para o controle da suspensão veicular utilizando um controlador SDRE aplicado ao amortecedor magneto-reológico. A eficiência do controle proposto pode ser evidenciada através de simulações computacionais utilizando um modelo matemático não linear de um quarto de carro e um modelo matemático não-lienar de meio de carro. A análise do desempenho do controle é realizada considerando excitações provocadas por irregularidades da estrada representadas por entradas do tipo degrau e senoidal. As simulações computacionais foram realizadas utilizando o programa Matlab®. Os resultados das simulações evidenciam que o controle proposto melhora dirigibilidade do veículo ao reduzir o deslocamento vertical do conjunto eixo-roda e contribui com o conforto dos passageiros reduzindo as oscilações na carroceria. Adicionalmente, foram realizadas análises de simulações de variações paramétricas afim de se verificar o comportamento do controle proposto diante de incertezas. Os estudos paramétricos demonstram que o controle permanece estável, mesmo quando submetido a variações paramétricas. |
id |
UTFPR-12_9b3979ad20039adc5a32c2b02b80dc62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/2533 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2017-10-20T14:38:05Z2017-10-20T14:38:05Z2017-08-31GONÇALVES, Maria Aline. Controle SDRE aplicado em suspensão veicular com amortecedor magneto-reológico. 2017.136 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2533Desde que se inventou o automóvel, a suspensão veicular é objeto de pesquisa e estudo. A função do sistema de suspensão de um veículo é minimizar a aceleração vertical, isolando os passageiros de choques e vibrações promovendo conforto, reduzindo a fadiga o que beneficia a saúde e segurança dos motoristas. Este trabalho apresenta uma proposta para o controle da suspensão veicular utilizando um controlador SDRE aplicado ao amortecedor magneto-reológico. A eficiência do controle proposto pode ser evidenciada através de simulações computacionais utilizando um modelo matemático não linear de um quarto de carro e um modelo matemático não-lienar de meio de carro. A análise do desempenho do controle é realizada considerando excitações provocadas por irregularidades da estrada representadas por entradas do tipo degrau e senoidal. As simulações computacionais foram realizadas utilizando o programa Matlab®. Os resultados das simulações evidenciam que o controle proposto melhora dirigibilidade do veículo ao reduzir o deslocamento vertical do conjunto eixo-roda e contribui com o conforto dos passageiros reduzindo as oscilações na carroceria. Adicionalmente, foram realizadas análises de simulações de variações paramétricas afim de se verificar o comportamento do controle proposto diante de incertezas. Os estudos paramétricos demonstram que o controle permanece estável, mesmo quando submetido a variações paramétricas.Since car was developed, vehicular suspension is an object of research and study. The function of the suspension system of a vehicle is to minimize vertical acceleration, isolating passengers from shocks and vibrations promoting comfort, reducing fatigue which benefits the health and safety of drivers. This work presents a proposal for the control of vehicle suspension using an SDRE controller applied to the magneto-rheological damper. The efficiency of the proposed control can be evidenced through computational simulations using a quarter-car nonlinear mathematical model and a half-car nonlinear mathematical model. The analysis of the controller's performance is performed considering the excitations caused by irregularities of the road represented by step input and sinusoidal. Computational simulations were performed using Matlab®. The simulation results show that the proposed control improves the vehicle's dirigibility by reducing the vertical displacement of the wheel and also contributes to the passengers' comfort by reducing oscillations in the vehicle's body. In addition, simulations of parametric variations were performed in order to verify the behavior of the proposed control in face of uncertainties. Parametric studies demonstrate that control remains stable, even when subjected to parametric variations.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICAEngenharia ElétricaSegurança no trânsitoAutomóveis - Molas e suspensãoAutomóveis - AmortecedoresModelos matemáticosTraffic safetyAutomobiles - Springs and suspensionAutomobiles - Shock absorbersMathematical modelsControle SDRE aplicado em suspensão veicular com amortecedor magneto-reológicoSDRE control applied to vehicular suspension with magnetorheological damperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPonta GrossaTusset, Angelo Marcelohttp://lattes.cnpq.br/1204232509410955Santos, Max Mauro Diashttp://lattes.cnpq.br/6212006974231025Bueno, Atila MadureiraCorrêa, Fernanda CristinaRocha, Rodrigo TumolinTusset, Angelo Marcelohttp://lattes.cnpq.br/9007743207262432Gonçalves, Maria Alineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPG_PPGEE_M_Gonçalves, Maria Aline_2017.pdfPG_PPGEE_M_Gonçalves, Maria Aline_2017.pdfapplication/pdf9404693http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2533/1/PG_PPGEE_M_Gon%c3%a7alves%2c%20Maria%20Aline_2017.pdf93074bcfbd9cf905de543df5739bd2fdMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2533/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTPG_PPGEE_M_Gonçalves, Maria Aline_2017.pdf.txtPG_PPGEE_M_Gonçalves, Maria Aline_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain182726http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2533/3/PG_PPGEE_M_Gon%c3%a7alves%2c%20Maria%20Aline_2017.pdf.txtec21e5e0b7d5b7f8c26e095cdec47ec0MD53THUMBNAILPG_PPGEE_M_Gonçalves, Maria Aline_2017.pdf.jpgPG_PPGEE_M_Gonçalves, Maria Aline_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1266http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2533/4/PG_PPGEE_M_Gon%c3%a7alves%2c%20Maria%20Aline_2017.pdf.jpgdd467e33a53bf6415ea3688596a1eb71MD541/25332017-10-20 12:38:05.726oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2017-10-20T14:38:05Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Controle SDRE aplicado em suspensão veicular com amortecedor magneto-reológico |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
SDRE control applied to vehicular suspension with magnetorheological damper |
title |
Controle SDRE aplicado em suspensão veicular com amortecedor magneto-reológico |
spellingShingle |
Controle SDRE aplicado em suspensão veicular com amortecedor magneto-reológico Gonçalves, Maria Aline CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA Segurança no trânsito Automóveis - Molas e suspensão Automóveis - Amortecedores Modelos matemáticos Traffic safety Automobiles - Springs and suspension Automobiles - Shock absorbers Mathematical models Engenharia Elétrica |
title_short |
Controle SDRE aplicado em suspensão veicular com amortecedor magneto-reológico |
title_full |
Controle SDRE aplicado em suspensão veicular com amortecedor magneto-reológico |
title_fullStr |
Controle SDRE aplicado em suspensão veicular com amortecedor magneto-reológico |
title_full_unstemmed |
Controle SDRE aplicado em suspensão veicular com amortecedor magneto-reológico |
title_sort |
Controle SDRE aplicado em suspensão veicular com amortecedor magneto-reológico |
author |
Gonçalves, Maria Aline |
author_facet |
Gonçalves, Maria Aline |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tusset, Angelo Marcelo |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1204232509410955 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Santos, Max Mauro Dias |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6212006974231025 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Bueno, Atila Madureira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Corrêa, Fernanda Cristina |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Rocha, Rodrigo Tumolin |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Tusset, Angelo Marcelo |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9007743207262432 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Maria Aline |
contributor_str_mv |
Tusset, Angelo Marcelo Santos, Max Mauro Dias Bueno, Atila Madureira Corrêa, Fernanda Cristina Rocha, Rodrigo Tumolin Tusset, Angelo Marcelo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA Segurança no trânsito Automóveis - Molas e suspensão Automóveis - Amortecedores Modelos matemáticos Traffic safety Automobiles - Springs and suspension Automobiles - Shock absorbers Mathematical models Engenharia Elétrica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Segurança no trânsito Automóveis - Molas e suspensão Automóveis - Amortecedores Modelos matemáticos Traffic safety Automobiles - Springs and suspension Automobiles - Shock absorbers Mathematical models |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia Elétrica |
description |
Desde que se inventou o automóvel, a suspensão veicular é objeto de pesquisa e estudo. A função do sistema de suspensão de um veículo é minimizar a aceleração vertical, isolando os passageiros de choques e vibrações promovendo conforto, reduzindo a fadiga o que beneficia a saúde e segurança dos motoristas. Este trabalho apresenta uma proposta para o controle da suspensão veicular utilizando um controlador SDRE aplicado ao amortecedor magneto-reológico. A eficiência do controle proposto pode ser evidenciada através de simulações computacionais utilizando um modelo matemático não linear de um quarto de carro e um modelo matemático não-lienar de meio de carro. A análise do desempenho do controle é realizada considerando excitações provocadas por irregularidades da estrada representadas por entradas do tipo degrau e senoidal. As simulações computacionais foram realizadas utilizando o programa Matlab®. Os resultados das simulações evidenciam que o controle proposto melhora dirigibilidade do veículo ao reduzir o deslocamento vertical do conjunto eixo-roda e contribui com o conforto dos passageiros reduzindo as oscilações na carroceria. Adicionalmente, foram realizadas análises de simulações de variações paramétricas afim de se verificar o comportamento do controle proposto diante de incertezas. Os estudos paramétricos demonstram que o controle permanece estável, mesmo quando submetido a variações paramétricas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-20T14:38:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-10-20T14:38:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GONÇALVES, Maria Aline. Controle SDRE aplicado em suspensão veicular com amortecedor magneto-reológico. 2017.136 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2533 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Maria Aline. Controle SDRE aplicado em suspensão veicular com amortecedor magneto-reológico. 2017.136 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2533 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2533/1/PG_PPGEE_M_Gon%c3%a7alves%2c%20Maria%20Aline_2017.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2533/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2533/3/PG_PPGEE_M_Gon%c3%a7alves%2c%20Maria%20Aline_2017.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/2533/4/PG_PPGEE_M_Gon%c3%a7alves%2c%20Maria%20Aline_2017.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
93074bcfbd9cf905de543df5739bd2fd 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 ec21e5e0b7d5b7f8c26e095cdec47ec0 dd467e33a53bf6415ea3688596a1eb71 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805922954570104832 |