Uma contribuição da engenharia semiótica no processo de modelagem de jogos digitais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28365 |
Resumo: | O processo de desenvolvimento de um jogo digital compreende muitas fases, a fase abordada neste trabalho é a modelagem. A modelagem de jogos digitais exige uma metodologia para alinhar o desenvolvimento artístico e computador, não excluindo o processo de Engenharia de Software. Este trabalho visa apresentar uma estratégia de redução de retrabalho, aplicada ao processo de modelagem de jogos digitais, aplicada ao cenário artístico e computacional, baseada na teoria da Engenharia Semiótica. Para a validação do modelo foi realizada uma pesquisa com 73 especialistas, profissionais e acadêmicos em jogos digitais. O questionário utilizado avaliou requisitos pertinentes ao trabalho, baseando-se na avaliação heurística com um método simples de análise estatística de dados. Ao final conclui-se que a motodologia proposta, por meio da Engenharia Semiótica, proporcionou grande contribuição no processo interativo e visual da modelagem, com a ligação entre o usuário e ferramenta a ser utilizada tendo como foco a usabilidade e maior compreensão do usuário para com os elementos constantes em jogos digitais. |
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2022-05-10T00:16:31Z2022-05-10T00:16:31Z2014OLIVEIRA, Danillo de. Uma contribuição da engenharia semiótica no processo de modelagem de jogos digitais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2014.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28365O processo de desenvolvimento de um jogo digital compreende muitas fases, a fase abordada neste trabalho é a modelagem. A modelagem de jogos digitais exige uma metodologia para alinhar o desenvolvimento artístico e computador, não excluindo o processo de Engenharia de Software. Este trabalho visa apresentar uma estratégia de redução de retrabalho, aplicada ao processo de modelagem de jogos digitais, aplicada ao cenário artístico e computacional, baseada na teoria da Engenharia Semiótica. Para a validação do modelo foi realizada uma pesquisa com 73 especialistas, profissionais e acadêmicos em jogos digitais. O questionário utilizado avaliou requisitos pertinentes ao trabalho, baseando-se na avaliação heurística com um método simples de análise estatística de dados. Ao final conclui-se que a motodologia proposta, por meio da Engenharia Semiótica, proporcionou grande contribuição no processo interativo e visual da modelagem, com a ligação entre o usuário e ferramenta a ser utilizada tendo como foco a usabilidade e maior compreensão do usuário para com os elementos constantes em jogos digitais.The digital game development process consists in many phases, and this work talks about the modeling phase. Digital game modeling demands a methodology to align computer and artistic development, not excluding the software engineering process. This works aims to show a rework reduction strategy, applied to digital games modeling process, computational and artistic scenario, based on the semiotic engineering theory. In order to model verifying, a research was made with 73 specialists, professionals and students of digital games course. The research's questionnaire evaluate work's relevant requisites, based on the heuristic evaluation with a simple statistical method of data analysis. At the end it shows up that the proposed methodology, through the semiotic engineering, provided great contribution to the modeling's visual and interactive process, with a link between user and the tool that will be used focusing usability and better user comprehension towards constant elements in digital games.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCornelio ProcopioTecnologia em Análise e Desenvolvimento de SistemasUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOSemióticaModelagemJogos eletrônicosSemioticsModelingElectronic gamesUma contribuição da engenharia semiótica no processo de modelagem de jogos digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCornélio ProcópioDamasceno, Eduardo FilgueirasDamasceno, Eduardo FilgueirasFabri, José AugustoSanches, Silvio Ricardo RodriguesOliveira, Danillo deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28365/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52ORIGINALCP_COADS_2014_2_04.pdfCP_COADS_2014_2_04.pdfapplication/pdf1648850http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28365/1/CP_COADS_2014_2_04.pdfbfbcf283986442eda4ec2166ab4ed8c1MD51TEXTCP_COADS_2014_2_04.pdf.txtCP_COADS_2014_2_04.pdf.txtExtracted texttext/plain47860http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28365/3/CP_COADS_2014_2_04.pdf.txt279b4a68d2d9d53c8b5502ac0bf09f2aMD53THUMBNAILCP_COADS_2014_2_04.pdf.jpgCP_COADS_2014_2_04.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1246http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28365/4/CP_COADS_2014_2_04.pdf.jpg29f9b9e56ea274aa5995cb030f665891MD541/283652022-05-10 03:08:06.113oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-05-10T06:08:06Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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