Desenvolvimento de plataforma para gamificação de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira Junior, Josué Placido da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12485
Resumo: A evolução tecnológica vivida nos últimos anos, mudou o modo de vida da sociedade contemporânea e a maneira como as pessoas tem acesso a informação, tornando a dinâmica de aula tradicional obsoleta. Nos últimos anos, diversas metodologias vem sendo estudadas para minimizar esse problema, uma delas é a gamificação. Esta técnica consiste em aplicar características de jogos em ambientes que não são jogos, visando cativar e engajar o usuário, assim como os jogos comprovadamente fazem com os seus jogadores. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma plataforma que permitisse aplicar gamificação em aula. Durante o desenvolvimento do protótipo alguns recursos foram adicionados em sua versão reduzida, pois a prioridade no desenvolvimento foi a estrutura das funcionalidades acadêmicas, entretanto, os recursos de gamificação implantados tem estrutura que permite aprimoramentos futuros. De maneira a validar a plataforma, esta foi apresentada ao publico docente e posteriormente avaliada utilizando-se de um questionário. Conclui-se que o protótipo desenvolvido durante este estudo ´e uma opção viável e capaz de aplicar a gamificação de aula, sendo necessários aprimoramentos e inclusões de recursos para realizar um teste prático.
id UTFPR-12_a2d2747d3e3bbe3be994497cd086fc37
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/12485
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-16T13:08:56Z2020-11-16T13:08:56Z2019-11-22SILVEIRA JUNIOR, Josué Placido da. Desenvolvimento de plataforma para gamificação de aula. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12485A evolução tecnológica vivida nos últimos anos, mudou o modo de vida da sociedade contemporânea e a maneira como as pessoas tem acesso a informação, tornando a dinâmica de aula tradicional obsoleta. Nos últimos anos, diversas metodologias vem sendo estudadas para minimizar esse problema, uma delas é a gamificação. Esta técnica consiste em aplicar características de jogos em ambientes que não são jogos, visando cativar e engajar o usuário, assim como os jogos comprovadamente fazem com os seus jogadores. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma plataforma que permitisse aplicar gamificação em aula. Durante o desenvolvimento do protótipo alguns recursos foram adicionados em sua versão reduzida, pois a prioridade no desenvolvimento foi a estrutura das funcionalidades acadêmicas, entretanto, os recursos de gamificação implantados tem estrutura que permite aprimoramentos futuros. De maneira a validar a plataforma, esta foi apresentada ao publico docente e posteriormente avaliada utilizando-se de um questionário. Conclui-se que o protótipo desenvolvido durante este estudo ´e uma opção viável e capaz de aplicar a gamificação de aula, sendo necessários aprimoramentos e inclusões de recursos para realizar um teste prático.The technological evolution experienced in recent years, changed the life style of today’s society and the way people have access to information, making the traditional classroom dynamic obsolete. Recently, diverse methodologies have been studied to minimize this problem, one of them is gamification. This technique’s based on applying game features in non-game environments, to captivate and engage the user, just like games do with their players. This document aimed to develop a platform that would apply gamification in class. During prototype development some features were added in their reduced version, because the development priority was the structure of the academic functionalities, however, the deployed gamification features have a framework that allows for future enhancements. To validate the platform, it was presented to the teaching public and subsequently evaluated using a questionnaire. It is concluded that the prototype developed during this study is a viable option and capable of applying class gamification, being necessary improvements and inclusions of resources to perform a practical test.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraCiência da ComputaçãoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOAprendizagem ativaEnsinoEnsino criativoActive learningTeachingCreative teachingDesenvolvimento de plataforma para gamificação de aulaPlatform development for gamification classinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMedianeiraAikes Junior, JorgeAikes Junior, JorgeSobjak, RicardoAlmeida, Shiderlene Vieira deSilveira Junior, Josué Placido dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALdesenvolvimentoplataformagamificacaoaula.pdfapplication/pdf4986413http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12485/1/desenvolvimentoplataformagamificacaoaula.pdfceedbaea93a30cf3a1ea66bc6e171308MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12485/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTdesenvolvimentoplataformagamificacaoaula.pdf.txtExtracted texttext/plain128919http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12485/3/desenvolvimentoplataformagamificacaoaula.pdf.txtca04f0cb475ed3d8ca9bf23dea188bf0MD53THUMBNAILdesenvolvimentoplataformagamificacaoaula.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1283http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12485/4/desenvolvimentoplataformagamificacaoaula.pdf.jpg932dcc880888bc8eb0c0c2a62a606984MD541/124852020-11-16 11:08:56.977oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-16T13:08:56Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de plataforma para gamificação de aula
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Platform development for gamification class
title Desenvolvimento de plataforma para gamificação de aula
spellingShingle Desenvolvimento de plataforma para gamificação de aula
Silveira Junior, Josué Placido da
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Aprendizagem ativa
Ensino
Ensino criativo
Active learning
Teaching
Creative teaching
title_short Desenvolvimento de plataforma para gamificação de aula
title_full Desenvolvimento de plataforma para gamificação de aula
title_fullStr Desenvolvimento de plataforma para gamificação de aula
title_full_unstemmed Desenvolvimento de plataforma para gamificação de aula
title_sort Desenvolvimento de plataforma para gamificação de aula
author Silveira Junior, Josué Placido da
author_facet Silveira Junior, Josué Placido da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aikes Junior, Jorge
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Aikes Junior, Jorge
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sobjak, Ricardo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Almeida, Shiderlene Vieira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira Junior, Josué Placido da
contributor_str_mv Aikes Junior, Jorge
Aikes Junior, Jorge
Sobjak, Ricardo
Almeida, Shiderlene Vieira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Aprendizagem ativa
Ensino
Ensino criativo
Active learning
Teaching
Creative teaching
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem ativa
Ensino
Ensino criativo
Active learning
Teaching
Creative teaching
description A evolução tecnológica vivida nos últimos anos, mudou o modo de vida da sociedade contemporânea e a maneira como as pessoas tem acesso a informação, tornando a dinâmica de aula tradicional obsoleta. Nos últimos anos, diversas metodologias vem sendo estudadas para minimizar esse problema, uma delas é a gamificação. Esta técnica consiste em aplicar características de jogos em ambientes que não são jogos, visando cativar e engajar o usuário, assim como os jogos comprovadamente fazem com os seus jogadores. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma plataforma que permitisse aplicar gamificação em aula. Durante o desenvolvimento do protótipo alguns recursos foram adicionados em sua versão reduzida, pois a prioridade no desenvolvimento foi a estrutura das funcionalidades acadêmicas, entretanto, os recursos de gamificação implantados tem estrutura que permite aprimoramentos futuros. De maneira a validar a plataforma, esta foi apresentada ao publico docente e posteriormente avaliada utilizando-se de um questionário. Conclui-se que o protótipo desenvolvido durante este estudo ´e uma opção viável e capaz de aplicar a gamificação de aula, sendo necessários aprimoramentos e inclusões de recursos para realizar um teste prático.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-11-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-16T13:08:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-16T13:08:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVEIRA JUNIOR, Josué Placido da. Desenvolvimento de plataforma para gamificação de aula. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12485
identifier_str_mv SILVEIRA JUNIOR, Josué Placido da. Desenvolvimento de plataforma para gamificação de aula. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Medianeira
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciência da Computação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Medianeira
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12485/1/desenvolvimentoplataformagamificacaoaula.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12485/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12485/3/desenvolvimentoplataformagamificacaoaula.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/12485/4/desenvolvimentoplataformagamificacaoaula.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ceedbaea93a30cf3a1ea66bc6e171308
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
ca04f0cb475ed3d8ca9bf23dea188bf0
932dcc880888bc8eb0c0c2a62a606984
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797043968909770752