Jogo digital de plataforma 2D como organizador prévio no ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo Ricardo de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23810
Resumo: Acompanha produção técnica: Newtonia: tutorial para utilização do jogo em aula.
id UTFPR-12_a4419d99c79abc096874e850b01a80d7
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/23810
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-01-11T22:14:54Z2021-01-11T22:14:54Z2020-09-22SILVA, Paulo Ricardo de Souza. Jogo digital de plataforma 2D como organizador prévio no ensino de física. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23810Acompanha produção técnica: Newtonia: tutorial para utilização do jogo em aula.Tanto no ambiente escolar quanto em nosso dia-a-dia, a Física quase sempre é lembrada como uma disciplina de difícil compreensão. Isto se deve, na maioria das vezes, à forma com a qual ela é ensinada, a saber, cheias de fórmulas e dissociada dos acontecimentos do cotidiano dos alunos. A teoria da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel considera importante o conhecimento prévio na estrutura cognitiva do aprendiz, de forma que este conhecimento prévio se relacione com os novos conhecimentos que serão adquiridos. A presente pesquisa realizou uma abordagem prática e relatou uma experiência didática desde o desenvolvimento até a aplicação de um jogo digital de plataforma 2D com o objetivo de atuar como organizador prévio, objetivando auxiliar o processo de ensino e aprendizagem das leis de Newton na disciplina de Física no ensino médio. Intitulado Newtônia, o jogo foi desenvolvido em sua totalidade utilizando ferramentas livres como a Godot Engine, os sites gameart2D, freesound e pixabay, seguindo as etapas indicadas pela metodologia OriGame: Design e Projeto; Produção e Implementação. Esta metodologia foi adotada devido a sua característica de entregar sucessivos refinamentos, adequando-se a este projeto. Ao término do desenvolvimento do jogo, a experiência didática foi aplicada com alunos do Curso Técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Paraná, Campus Telêmaco Borba. Para avaliar o organizador prévio, no decorrer das aulas da disciplina de Física foram aplicados um pré-teste e um pós-teste, compostos por 16 questões objetivas extraídas do Force Concept Inventory (FCI), que trata-se de um teste com questões objetivas que mede o domínio de conceitos que são comumente ensinados no primeiro semestre de Física. A presente pesquisa é do tipo qualitativa e a análise dos resultados apresentou um resultado positivo, com um aumento na média de acertos da turma no pós-teste quando relacionado ao resultado do préteste. Além disso, esta abordagem lúdica demonstrou boa aceitação dos estudantes, que a avaliaram positivamente ao final de sua aplicação e apresentaram maior interação durante a aula.Both in the school environment and in our daily lives, Physics is almost always remembered as a discipline that is difficult to understand. This is due, in most cases, to the way in which it is taught, namely, full of formulas and dissociated from the students' daily events. The theory of significant learning proposed by David Ausubel considers prior knowledge in the learner's cognitive structure important, so that this prior knowledge is related to the new knowledge that will be acquired. This research carried out a practical approach and reported a didactic experience from the development to the application of a 2D digital game with the objective of acting as a previous organizer, aiming to assist the teaching and learning process of Newton's laws in the discipline of Physics in high school. Entitled Newtônia, the game was developed in its entirety using free tools such as the Godot Engine, the sites gameart2D, freesound and pixabay, following the steps indicated by the OriGame methodology: Design and Project; Production and Implementation. This methodology was adopted due to its characteristic of delivering successive refinements, adapting itself to this project. At the end of the development of the game, the didactic experience was applied with students from the Technical Course in Computer Science for Internet integrated to High School, from the Federal Institute of Paraná, Campus Telêmaco Borba. To evaluate the previous organizer, during the Physics classes, a pre-test and a post-test were applied, composed of 16 objective questions extracted from the Force Concept Inventory (FCI), which is a test with objective questions which measures the mastery of concepts that are commonly taught in the first semester of Physics. The present research is of the qualitative type and the analysis of the results presented a positive result, with an increase in the average of correct answers of the class in the post-test when related to the result of the pre-test. In addition, this playful approach demonstrated good acceptance by students, who evaluated it positively at the end of its application and showed greater interaction during class.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e TecnologiaUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANASEnsino de Ciências e MatemáticaFísica - Estudo e ensinoAprendizagemJogos educativosJogos para computadorPhysics - Study and teachingLearningEducational gamesComputer gamesJogo digital de plataforma 2D como organizador prévio no ensino de física2D platform digital game as advance organizer in physics teachinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPonta GrossaSzmoski, Romeu Miqueiashttps://orcid.org/0000-0002-0968-7158http://lattes.cnpq.br/5919669935159197Ribeiro, Rafael Joãohttps://orcid.org/0000-0002-9076-3663http://lattes.cnpq.br/8959638579225703Camilo Junior, Alexandrehttp://orcid.org/0000-0003-3930-694Xhttp://lattes.cnpq.br/7372807867100026Aires, João Paulohttps://orcid.org/0000-0002-4367-9901http://lattes.cnpq.br/5120480868145385Ribeiro, Rafael Joãohttps://orcid.org/0000-0002-9076-3663http://lattes.cnpq.br/8959638579225703Szmoski, Romeu Miqueiashttps://orcid.org/0000-0002-0968-7158http://lattes.cnpq.br/5919669935159197https://orcid.org/0000-0003-3685-8829http://lattes.cnpq.br/0183416202712603Silva, Paulo Ricardo de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALjogodigitalorganizadorprevio.pdfjogodigitalorganizadorprevio.pdfapplication/pdf17441541http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23810/1/jogodigitalorganizadorprevio.pdf9d7f850ebe760fde2c932f642b499cdcMD51newtoniatutorialutilizacaojogo.pdfnewtoniatutorialutilizacaojogo.pdfapplication/pdf5302482http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23810/2/newtoniatutorialutilizacaojogo.pdf4e4df7943eb8af1b167b107f4160e99dMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23810/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53TEXTjogodigitalorganizadorprevio.pdf.txtjogodigitalorganizadorprevio.pdf.txtExtracted texttext/plain209468http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23810/4/jogodigitalorganizadorprevio.pdf.txtce1c2972b6e101b6dc09e888b6993f2eMD54newtoniatutorialutilizacaojogo.pdf.txtnewtoniatutorialutilizacaojogo.pdf.txtExtracted texttext/plain42043http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23810/6/newtoniatutorialutilizacaojogo.pdf.txtc3c54df4f0364e2bad124266786a08b1MD56THUMBNAILjogodigitalorganizadorprevio.pdf.jpgjogodigitalorganizadorprevio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1302http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23810/5/jogodigitalorganizadorprevio.pdf.jpgc8837987f7ed5160c36d8a5f9924da47MD55newtoniatutorialutilizacaojogo.pdf.jpgnewtoniatutorialutilizacaojogo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1375http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23810/7/newtoniatutorialutilizacaojogo.pdf.jpgbd6cc8f1487016288cb95b845d4f12efMD571/238102021-01-12 04:10:28.453oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-01-12T06:10:28Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogo digital de plataforma 2D como organizador prévio no ensino de física
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv 2D platform digital game as advance organizer in physics teaching
title Jogo digital de plataforma 2D como organizador prévio no ensino de física
spellingShingle Jogo digital de plataforma 2D como organizador prévio no ensino de física
Silva, Paulo Ricardo de Souza
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Física - Estudo e ensino
Aprendizagem
Jogos educativos
Jogos para computador
Physics - Study and teaching
Learning
Educational games
Computer games
Ensino de Ciências e Matemática
title_short Jogo digital de plataforma 2D como organizador prévio no ensino de física
title_full Jogo digital de plataforma 2D como organizador prévio no ensino de física
title_fullStr Jogo digital de plataforma 2D como organizador prévio no ensino de física
title_full_unstemmed Jogo digital de plataforma 2D como organizador prévio no ensino de física
title_sort Jogo digital de plataforma 2D como organizador prévio no ensino de física
author Silva, Paulo Ricardo de Souza
author_facet Silva, Paulo Ricardo de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Szmoski, Romeu Miqueias
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-0968-7158
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5919669935159197
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ribeiro, Rafael João
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9076-3663
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8959638579225703
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Camilo Junior, Alexandre
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0003-3930-694X
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7372807867100026
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Aires, João Paulo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4367-9901
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5120480868145385
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ribeiro, Rafael João
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9076-3663
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8959638579225703
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Szmoski, Romeu Miqueias
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-0968-7158
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5919669935159197
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3685-8829
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0183416202712603
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paulo Ricardo de Souza
contributor_str_mv Szmoski, Romeu Miqueias
Ribeiro, Rafael João
Camilo Junior, Alexandre
Aires, João Paulo
Ribeiro, Rafael João
Szmoski, Romeu Miqueias
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Física - Estudo e ensino
Aprendizagem
Jogos educativos
Jogos para computador
Physics - Study and teaching
Learning
Educational games
Computer games
Ensino de Ciências e Matemática
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Aprendizagem
Jogos educativos
Jogos para computador
Physics - Study and teaching
Learning
Educational games
Computer games
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Ensino de Ciências e Matemática
description Acompanha produção técnica: Newtonia: tutorial para utilização do jogo em aula.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-09-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-11T22:14:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-01-11T22:14:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Paulo Ricardo de Souza. Jogo digital de plataforma 2D como organizador prévio no ensino de física. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23810
identifier_str_mv SILVA, Paulo Ricardo de Souza. Jogo digital de plataforma 2D como organizador prévio no ensino de física. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23810/1/jogodigitalorganizadorprevio.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23810/2/newtoniatutorialutilizacaojogo.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23810/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23810/4/jogodigitalorganizadorprevio.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23810/6/newtoniatutorialutilizacaojogo.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23810/5/jogodigitalorganizadorprevio.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23810/7/newtoniatutorialutilizacaojogo.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9d7f850ebe760fde2c932f642b499cdc
4e4df7943eb8af1b167b107f4160e99d
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
ce1c2972b6e101b6dc09e888b6993f2e
c3c54df4f0364e2bad124266786a08b1
c8837987f7ed5160c36d8a5f9924da47
bd6cc8f1487016288cb95b845d4f12ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044025787678720