Uso dos componentes de jogos como diretrizes pedagógicas no desenvolvimento de jogos educacionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10067 |
Resumo: | Resumo: O uso de jogos educativos visa complementar e aprimorar o conteúdo ministrado em sala de aula, oferecendo de forma didática e lúdica conceitos teóricos e práticos nas mais diversas áreas do conhecimento Jogos digitais fazem parte da cultura dos alunos, é um meio de comunicação e interação natural entre eles, e por isso pode ser um poderoso recurso pedagógico No entanto, grande parte dos jogos educativos apresentam somente o lado pedagógico, sem incorporar elementos divertidos Assim, este trabalho tem como objetivo analisar os componentes dos jogos e utilizá-los como recursos pedagógicos no processo do desenvolvimento de jogos educativos Para atingir esse objetivo, realizou-se pesquisas bibliográficas de metodologias de desenvolvimento de jogos, de teorias de ensino e aprendizagem, para a criação de indicativos/diretrizes para incorporar elementos pedagógicos no uso dos componentes de jogos Estas diretrizes visam auxiliar o desenvolvimento de jogos educativos, se apropriando dos recursos de desenvolvimento de jogos digitais, que os tornam divertidos e tão populares tornando a experiência de aprender com jogos mais efetiva e divertida Para mostrar a aplicação das diretrizes, foi elaborado um estudo de caso no desenvolvimento de um jogo educacional, na área de linguagens regulares e autômatos finitos O jogo se chama Castway, e aborda treze componentes de jogo |
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Uso dos componentes de jogos como diretrizes pedagógicas no desenvolvimento de jogos educacionaisComputaçãoJogos digitaisJogos educativosAprendizagemComputer scienceDigital gamesEducational gamesLearningResumo: O uso de jogos educativos visa complementar e aprimorar o conteúdo ministrado em sala de aula, oferecendo de forma didática e lúdica conceitos teóricos e práticos nas mais diversas áreas do conhecimento Jogos digitais fazem parte da cultura dos alunos, é um meio de comunicação e interação natural entre eles, e por isso pode ser um poderoso recurso pedagógico No entanto, grande parte dos jogos educativos apresentam somente o lado pedagógico, sem incorporar elementos divertidos Assim, este trabalho tem como objetivo analisar os componentes dos jogos e utilizá-los como recursos pedagógicos no processo do desenvolvimento de jogos educativos Para atingir esse objetivo, realizou-se pesquisas bibliográficas de metodologias de desenvolvimento de jogos, de teorias de ensino e aprendizagem, para a criação de indicativos/diretrizes para incorporar elementos pedagógicos no uso dos componentes de jogos Estas diretrizes visam auxiliar o desenvolvimento de jogos educativos, se apropriando dos recursos de desenvolvimento de jogos digitais, que os tornam divertidos e tão populares tornando a experiência de aprender com jogos mais efetiva e divertida Para mostrar a aplicação das diretrizes, foi elaborado um estudo de caso no desenvolvimento de um jogo educacional, na área de linguagens regulares e autômatos finitos O jogo se chama Castway, e aborda treze componentes de jogoDissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoAbstract: The use of educational games aims to complement and improve the content taught in the classroom, offering didactic and playful form, theoretical and practical concepts in the most diverse areas of knowledge Digital games are part of the students’ culture, it is a means of communication and natural interaction between them, and for this reason it can be a powerful pedagogical resource However, most educational games have only the pedagogical side, without incorporating fun elements Thus, this work aims to analyze the components of games and use them as pedagogical resources in the process of developing educational games To achieve this goal, bibliographical research was carried out on game development methodologies, teaching and learning theories, for the creation of indicatives/guidelines to incorporate pedagogical elements in the use of game components These guidelines are intended to assist the development of educational games by appropriating the resources of digital game development that make them fun and so popular making the learning experience with games more effective and fun To show the application of the guidelines, a case study was elaborated in the development of an educational game, in the area of regular languages and finite automata The game is called Castway, and it covers thirteen game componentsFelinto, Alan Salvany [Orientador]Brancher, Jacques DuílioMello, Diene Eire deCampano Junior, Maurilio Martins2024-05-01T12:13:55Z2024-05-01T12:13:55Z2021.0006.07.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10067porMestradoCiência da ComputaçãoCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T02:04:12Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10067Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T02:04:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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