O transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Luciano José Maciel
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23062
Resumo: Esta monografia teve como temática a influência do transporte sobre trilhos para a melhoria da mobilidade urbana na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), pelo fato de ser considerado um transporte de grande capacidade e ecologicamente correto, além de que, no momento atual, estão sendo discutidas novas opções para complementar, o já saturado sistema de transporte público da RMSP. O crescimento acentuado do meio urbano gerou dificuldades para as metrópoles em diversas áreas como o transporte, o trânsito, o meio ambiente, entre outras, vindo o transporte público ser caracterizado como um requisito fundamental para o desempenho das funções urbanas, afetando, sensivelmente a circulação das pessoas nas grandes cidades. A metodologia empregada teve como base o estudo de documentos pesquisados através de fontes confiáveis, eletrônicos ou não, onde a captação de informações, junto aos organismos gestores do modal de transporte sobre trilhos em toda a Região Metropolitana de São Paulo, num segundo momento, foi crucial para complementação dos dados obtidos. O estudo propiciou uma visão dos diversos contextos deste tipo de transporte, primeiramente realizando uma apresentação sistemática das características básicas da RMSP e seus entes federados, e posteriormente uma análise das companhias de trem e metrô, passando pela criação até os dias de hoje, a visão estratégica para os caminhos do transporte sobre trilhos para os próximos anos e a entrada da iniciativa privada na gestão do transporte público. Possibilitando através das informações obtidas, caracterizar o sistema de transporte conhecido como monotrilho e recém implantado na RMSP, como uma das opções sustentáveis, ao aprimoramento de estudos e possibilidade de implantação, devido as suas características técnicas como flexibilidade de construção, boa capacidade de transporte e baixo custo de implantação quando comparado com os sistemas metro-ferroviário.
id UTFPR-12_af18d291230c25ad1e82baec55df2104
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/23062
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-25T18:01:46Z2020-11-25T18:01:46Z2014-10-17FERNANDES, Luciano José Maciel. O transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23062Esta monografia teve como temática a influência do transporte sobre trilhos para a melhoria da mobilidade urbana na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), pelo fato de ser considerado um transporte de grande capacidade e ecologicamente correto, além de que, no momento atual, estão sendo discutidas novas opções para complementar, o já saturado sistema de transporte público da RMSP. O crescimento acentuado do meio urbano gerou dificuldades para as metrópoles em diversas áreas como o transporte, o trânsito, o meio ambiente, entre outras, vindo o transporte público ser caracterizado como um requisito fundamental para o desempenho das funções urbanas, afetando, sensivelmente a circulação das pessoas nas grandes cidades. A metodologia empregada teve como base o estudo de documentos pesquisados através de fontes confiáveis, eletrônicos ou não, onde a captação de informações, junto aos organismos gestores do modal de transporte sobre trilhos em toda a Região Metropolitana de São Paulo, num segundo momento, foi crucial para complementação dos dados obtidos. O estudo propiciou uma visão dos diversos contextos deste tipo de transporte, primeiramente realizando uma apresentação sistemática das características básicas da RMSP e seus entes federados, e posteriormente uma análise das companhias de trem e metrô, passando pela criação até os dias de hoje, a visão estratégica para os caminhos do transporte sobre trilhos para os próximos anos e a entrada da iniciativa privada na gestão do transporte público. Possibilitando através das informações obtidas, caracterizar o sistema de transporte conhecido como monotrilho e recém implantado na RMSP, como uma das opções sustentáveis, ao aprimoramento de estudos e possibilidade de implantação, devido as suas características técnicas como flexibilidade de construção, boa capacidade de transporte e baixo custo de implantação quando comparado com os sistemas metro-ferroviário.This monograph has as its theme the influence of rail transport to improve urban mobility in the Metropolitan Region of São Paulo (MRSP), because it is considered a large capacity transport and environmentally friendly, and that, at present, are being discussed new options to complement the already crowded public transportation system of MRSP. The sharp growth of the urban environment caused difficulties for metropolises in several areas such as transportation, traffic, the environment, among others, coming public transport be characterized as a fundamental requirement for the performance of urban functions, affecting significantly the circulation people in big cities. The methodology was based on the study of documents searched through reliable electronic sources or not, where the capture of information, with the managers of the organizations modal rail transportation throughout the metropolitan region of São Paulo, in a second moment, was crucial to complement the data obtained. The study provided an overview of the various contexts of this type of transport, first performing a systematic presentation of the basic features of the MRSP and its federated entities, and then an analysis of the companies train and subway, through the creation to the present day, the vision strategic paths for the rail transportation for the coming years and the entry of private sector in the management of public transport. Enabling using the information obtained to characterize the transport system known as monorail and recently implemented in the MRSP, as one of the sustainable options, the improvement studies and possibility of implementation due to their technical characteristics such as flexibility of construction, good transport capacity and low cost of deployment when compared with the metro-rail systems.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoEspecialização em Gestão Pública: Modalidade Ensino à DistânciaUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de AdministraçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICAFerroviasAcessibilidade ao transporte localMetrôTransporte urbanoRailroadsLocal transit accessibilitySubwaysUrban transportationO transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPato BrancoCardoso, Osney MarcosCardoso, Osney MarcosNão constaNão constaFernandes, Luciano José Macielinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRTEXTPB_GP_lV_2014_11.pdf.txtExtracted texttext/plain97151http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23062/1/PB_GP_lV_2014_11.pdf.txt6dd33459e3d0d3aad82909ce36663d98MD51THUMBNAILPB_GP_lV_2014_11.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1433http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23062/2/PB_GP_lV_2014_11.pdf.jpg73798608d653b3e07f75e36814703c56MD52LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23062/3/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD53ORIGINALPB_GP_lV_2014_11.pdfapplication/pdf1553737http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23062/4/PB_GP_lV_2014_11.pdfb1c0f8ff5c6bb1799c414f8d0b6045b0MD541/230622020-11-25 16:01:46.414oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-25T18:01:46Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo
title O transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo
spellingShingle O transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo
Fernandes, Luciano José Maciel
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Ferrovias
Acessibilidade ao transporte local
Metrô
Transporte urbano
Railroads
Local transit accessibility
Subways
Urban transportation
title_short O transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo
title_full O transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo
title_fullStr O transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo
title_full_unstemmed O transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo
title_sort O transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo
author Fernandes, Luciano José Maciel
author_facet Fernandes, Luciano José Maciel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Osney Marcos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cardoso, Osney Marcos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Não consta
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Não consta
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Luciano José Maciel
contributor_str_mv Cardoso, Osney Marcos
Cardoso, Osney Marcos
Não consta
Não consta
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Ferrovias
Acessibilidade ao transporte local
Metrô
Transporte urbano
Railroads
Local transit accessibility
Subways
Urban transportation
dc.subject.por.fl_str_mv Ferrovias
Acessibilidade ao transporte local
Metrô
Transporte urbano
Railroads
Local transit accessibility
Subways
Urban transportation
description Esta monografia teve como temática a influência do transporte sobre trilhos para a melhoria da mobilidade urbana na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), pelo fato de ser considerado um transporte de grande capacidade e ecologicamente correto, além de que, no momento atual, estão sendo discutidas novas opções para complementar, o já saturado sistema de transporte público da RMSP. O crescimento acentuado do meio urbano gerou dificuldades para as metrópoles em diversas áreas como o transporte, o trânsito, o meio ambiente, entre outras, vindo o transporte público ser caracterizado como um requisito fundamental para o desempenho das funções urbanas, afetando, sensivelmente a circulação das pessoas nas grandes cidades. A metodologia empregada teve como base o estudo de documentos pesquisados através de fontes confiáveis, eletrônicos ou não, onde a captação de informações, junto aos organismos gestores do modal de transporte sobre trilhos em toda a Região Metropolitana de São Paulo, num segundo momento, foi crucial para complementação dos dados obtidos. O estudo propiciou uma visão dos diversos contextos deste tipo de transporte, primeiramente realizando uma apresentação sistemática das características básicas da RMSP e seus entes federados, e posteriormente uma análise das companhias de trem e metrô, passando pela criação até os dias de hoje, a visão estratégica para os caminhos do transporte sobre trilhos para os próximos anos e a entrada da iniciativa privada na gestão do transporte público. Possibilitando através das informações obtidas, caracterizar o sistema de transporte conhecido como monotrilho e recém implantado na RMSP, como uma das opções sustentáveis, ao aprimoramento de estudos e possibilidade de implantação, devido as suas características técnicas como flexibilidade de construção, boa capacidade de transporte e baixo custo de implantação quando comparado com os sistemas metro-ferroviário.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-10-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-25T18:01:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-25T18:01:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, Luciano José Maciel. O transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23062
identifier_str_mv FERNANDES, Luciano José Maciel. O transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23062/1/PB_GP_lV_2014_11.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23062/2/PB_GP_lV_2014_11.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23062/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23062/4/PB_GP_lV_2014_11.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6dd33459e3d0d3aad82909ce36663d98
73798608d653b3e07f75e36814703c56
dfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809
b1c0f8ff5c6bb1799c414f8d0b6045b0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922925274988544