O transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23062 |
Resumo: | Esta monografia teve como temática a influência do transporte sobre trilhos para a melhoria da mobilidade urbana na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), pelo fato de ser considerado um transporte de grande capacidade e ecologicamente correto, além de que, no momento atual, estão sendo discutidas novas opções para complementar, o já saturado sistema de transporte público da RMSP. O crescimento acentuado do meio urbano gerou dificuldades para as metrópoles em diversas áreas como o transporte, o trânsito, o meio ambiente, entre outras, vindo o transporte público ser caracterizado como um requisito fundamental para o desempenho das funções urbanas, afetando, sensivelmente a circulação das pessoas nas grandes cidades. A metodologia empregada teve como base o estudo de documentos pesquisados através de fontes confiáveis, eletrônicos ou não, onde a captação de informações, junto aos organismos gestores do modal de transporte sobre trilhos em toda a Região Metropolitana de São Paulo, num segundo momento, foi crucial para complementação dos dados obtidos. O estudo propiciou uma visão dos diversos contextos deste tipo de transporte, primeiramente realizando uma apresentação sistemática das características básicas da RMSP e seus entes federados, e posteriormente uma análise das companhias de trem e metrô, passando pela criação até os dias de hoje, a visão estratégica para os caminhos do transporte sobre trilhos para os próximos anos e a entrada da iniciativa privada na gestão do transporte público. Possibilitando através das informações obtidas, caracterizar o sistema de transporte conhecido como monotrilho e recém implantado na RMSP, como uma das opções sustentáveis, ao aprimoramento de estudos e possibilidade de implantação, devido as suas características técnicas como flexibilidade de construção, boa capacidade de transporte e baixo custo de implantação quando comparado com os sistemas metro-ferroviário. |
id |
UTFPR-12_af18d291230c25ad1e82baec55df2104 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/23062 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-25T18:01:46Z2020-11-25T18:01:46Z2014-10-17FERNANDES, Luciano José Maciel. O transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23062Esta monografia teve como temática a influência do transporte sobre trilhos para a melhoria da mobilidade urbana na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), pelo fato de ser considerado um transporte de grande capacidade e ecologicamente correto, além de que, no momento atual, estão sendo discutidas novas opções para complementar, o já saturado sistema de transporte público da RMSP. O crescimento acentuado do meio urbano gerou dificuldades para as metrópoles em diversas áreas como o transporte, o trânsito, o meio ambiente, entre outras, vindo o transporte público ser caracterizado como um requisito fundamental para o desempenho das funções urbanas, afetando, sensivelmente a circulação das pessoas nas grandes cidades. A metodologia empregada teve como base o estudo de documentos pesquisados através de fontes confiáveis, eletrônicos ou não, onde a captação de informações, junto aos organismos gestores do modal de transporte sobre trilhos em toda a Região Metropolitana de São Paulo, num segundo momento, foi crucial para complementação dos dados obtidos. O estudo propiciou uma visão dos diversos contextos deste tipo de transporte, primeiramente realizando uma apresentação sistemática das características básicas da RMSP e seus entes federados, e posteriormente uma análise das companhias de trem e metrô, passando pela criação até os dias de hoje, a visão estratégica para os caminhos do transporte sobre trilhos para os próximos anos e a entrada da iniciativa privada na gestão do transporte público. Possibilitando através das informações obtidas, caracterizar o sistema de transporte conhecido como monotrilho e recém implantado na RMSP, como uma das opções sustentáveis, ao aprimoramento de estudos e possibilidade de implantação, devido as suas características técnicas como flexibilidade de construção, boa capacidade de transporte e baixo custo de implantação quando comparado com os sistemas metro-ferroviário.This monograph has as its theme the influence of rail transport to improve urban mobility in the Metropolitan Region of São Paulo (MRSP), because it is considered a large capacity transport and environmentally friendly, and that, at present, are being discussed new options to complement the already crowded public transportation system of MRSP. The sharp growth of the urban environment caused difficulties for metropolises in several areas such as transportation, traffic, the environment, among others, coming public transport be characterized as a fundamental requirement for the performance of urban functions, affecting significantly the circulation people in big cities. The methodology was based on the study of documents searched through reliable electronic sources or not, where the capture of information, with the managers of the organizations modal rail transportation throughout the metropolitan region of São Paulo, in a second moment, was crucial to complement the data obtained. The study provided an overview of the various contexts of this type of transport, first performing a systematic presentation of the basic features of the MRSP and its federated entities, and then an analysis of the companies train and subway, through the creation to the present day, the vision strategic paths for the rail transportation for the coming years and the entry of private sector in the management of public transport. Enabling using the information obtained to characterize the transport system known as monorail and recently implemented in the MRSP, as one of the sustainable options, the improvement studies and possibility of implementation due to their technical characteristics such as flexibility of construction, good transport capacity and low cost of deployment when compared with the metro-rail systems.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoEspecialização em Gestão Pública: Modalidade Ensino à DistânciaUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de AdministraçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICAFerroviasAcessibilidade ao transporte localMetrôTransporte urbanoRailroadsLocal transit accessibilitySubwaysUrban transportationO transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPato BrancoCardoso, Osney MarcosCardoso, Osney MarcosNão constaNão constaFernandes, Luciano José Macielinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRTEXTPB_GP_lV_2014_11.pdf.txtExtracted texttext/plain97151http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23062/1/PB_GP_lV_2014_11.pdf.txt6dd33459e3d0d3aad82909ce36663d98MD51THUMBNAILPB_GP_lV_2014_11.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1433http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23062/2/PB_GP_lV_2014_11.pdf.jpg73798608d653b3e07f75e36814703c56MD52LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23062/3/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD53ORIGINALPB_GP_lV_2014_11.pdfapplication/pdf1553737http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23062/4/PB_GP_lV_2014_11.pdfb1c0f8ff5c6bb1799c414f8d0b6045b0MD541/230622020-11-25 16:01:46.414oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-25T18:01:46Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo |
title |
O transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo |
spellingShingle |
O transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo Fernandes, Luciano José Maciel CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA Ferrovias Acessibilidade ao transporte local Metrô Transporte urbano Railroads Local transit accessibility Subways Urban transportation |
title_short |
O transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo |
title_full |
O transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo |
title_fullStr |
O transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo |
title_full_unstemmed |
O transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo |
title_sort |
O transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo |
author |
Fernandes, Luciano José Maciel |
author_facet |
Fernandes, Luciano José Maciel |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Osney Marcos |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cardoso, Osney Marcos |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Não consta |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Não consta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Luciano José Maciel |
contributor_str_mv |
Cardoso, Osney Marcos Cardoso, Osney Marcos Não consta Não consta |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA Ferrovias Acessibilidade ao transporte local Metrô Transporte urbano Railroads Local transit accessibility Subways Urban transportation |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ferrovias Acessibilidade ao transporte local Metrô Transporte urbano Railroads Local transit accessibility Subways Urban transportation |
description |
Esta monografia teve como temática a influência do transporte sobre trilhos para a melhoria da mobilidade urbana na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), pelo fato de ser considerado um transporte de grande capacidade e ecologicamente correto, além de que, no momento atual, estão sendo discutidas novas opções para complementar, o já saturado sistema de transporte público da RMSP. O crescimento acentuado do meio urbano gerou dificuldades para as metrópoles em diversas áreas como o transporte, o trânsito, o meio ambiente, entre outras, vindo o transporte público ser caracterizado como um requisito fundamental para o desempenho das funções urbanas, afetando, sensivelmente a circulação das pessoas nas grandes cidades. A metodologia empregada teve como base o estudo de documentos pesquisados através de fontes confiáveis, eletrônicos ou não, onde a captação de informações, junto aos organismos gestores do modal de transporte sobre trilhos em toda a Região Metropolitana de São Paulo, num segundo momento, foi crucial para complementação dos dados obtidos. O estudo propiciou uma visão dos diversos contextos deste tipo de transporte, primeiramente realizando uma apresentação sistemática das características básicas da RMSP e seus entes federados, e posteriormente uma análise das companhias de trem e metrô, passando pela criação até os dias de hoje, a visão estratégica para os caminhos do transporte sobre trilhos para os próximos anos e a entrada da iniciativa privada na gestão do transporte público. Possibilitando através das informações obtidas, caracterizar o sistema de transporte conhecido como monotrilho e recém implantado na RMSP, como uma das opções sustentáveis, ao aprimoramento de estudos e possibilidade de implantação, devido as suas características técnicas como flexibilidade de construção, boa capacidade de transporte e baixo custo de implantação quando comparado com os sistemas metro-ferroviário. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-10-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-25T18:01:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-25T18:01:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDES, Luciano José Maciel. O transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23062 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Luciano José Maciel. O transporte sobre trilhos como melhoria para a mobilidade urbana na região metropolitana de São Paulo. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Gestão Pública: Modalidade Ensino à Distância |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23062/1/PB_GP_lV_2014_11.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23062/2/PB_GP_lV_2014_11.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23062/3/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/23062/4/PB_GP_lV_2014_11.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6dd33459e3d0d3aad82909ce36663d98 73798608d653b3e07f75e36814703c56 dfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809 b1c0f8ff5c6bb1799c414f8d0b6045b0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805922925274988544 |