Aplicação de manutenção preditiva em um sistema de descarregamento de caminhões e vagões tanque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Felipe Henrico Leite Ferraz de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rodrigues Filho, Otávio
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9467
Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo sobre a aplicação de Manutenção Preditiva em um Sistema de Descarregamento de Caminhões e Vagões Tanque, utilizando bombas de três fusos acionadas por motor elétrico. Foram utilizadas como referências para o estudo publicações sobre os métodos mais modernos de manutenção, técnicas de análise de comportamento dos equipamentos, detecção de falhas ou tendência à ocorrência de falhas através da análise dos parâmetros operacionais dos equipamentos, modelos de gestão da manutenção com foco na engenharia de manutenção para evitar ou minimizar a ocorrência de falhas e paradas do processo produtivo. O foco atual da manutenção é antecipar-se às falhas evitando suas consequências. O sistema objeto do estudo estava sendo foco de manutenção preventiva baseada no tempo e apresentava muitas paradas não programadas, acarretando perdas de produção e atrasos no recebimento e liberação dos vagões e caminhões tanque. A utilização da preditiva permitiu a detecção de diversos desvios nos parâmetros operacionais dos equipamentos, ocasionados tanto pela operação fora das condições ideais fornecidas pelo fabricante e das condições ideais requeridas pelos produtos bombeados, bem como falhas nas manutenções realizadas nos equipamentos.
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spelling 2020-11-12T13:40:03Z2020-11-12T13:40:03Z2013-12-03CAMPOS, Felipe Henrico Leite Ferraz de; RODRIGUES FILHO, Otávio. Aplicação de manutenção preditiva em um sistema de descarregamento de caminhões e vagões tanque. 2013. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/9467O presente trabalho apresenta um estudo sobre a aplicação de Manutenção Preditiva em um Sistema de Descarregamento de Caminhões e Vagões Tanque, utilizando bombas de três fusos acionadas por motor elétrico. Foram utilizadas como referências para o estudo publicações sobre os métodos mais modernos de manutenção, técnicas de análise de comportamento dos equipamentos, detecção de falhas ou tendência à ocorrência de falhas através da análise dos parâmetros operacionais dos equipamentos, modelos de gestão da manutenção com foco na engenharia de manutenção para evitar ou minimizar a ocorrência de falhas e paradas do processo produtivo. O foco atual da manutenção é antecipar-se às falhas evitando suas consequências. O sistema objeto do estudo estava sendo foco de manutenção preventiva baseada no tempo e apresentava muitas paradas não programadas, acarretando perdas de produção e atrasos no recebimento e liberação dos vagões e caminhões tanque. A utilização da preditiva permitiu a detecção de diversos desvios nos parâmetros operacionais dos equipamentos, ocasionados tanto pela operação fora das condições ideais fornecidas pelo fabricante e das condições ideais requeridas pelos produtos bombeados, bem como falhas nas manutenções realizadas nos equipamentos.Its presents a study on the implementation of a Predictive Maintenance in a System for Unloading Trucks and Tank Wagons, using screw pumps driven by electric motor. Were used as references for studying publications about the most modern methods of maintenance, equipment behavior analysis, fault detection and fault occurrence trend by analyzing the operating parameters of the equipment, maintenance management models focusing on engineering maintenance to prevent or minimize the occurrence of failures and production stops. The current focus of the maintenance process is to anticipate failures avoiding its consequences. The system object of the study was the focus of preventive maintenance based on time and had many unplanned shutdowns, causing production losses and delay in the receipt and release of trucks and tank wagons. The use of predictive maintenance allowed the detection of deviations in operational parameters of the equipment, caused both by operating outside the optimal conditions supplied by the manufacturer and the optimum conditions required by the products pumped, as well as failures in the maintenance performed on equipment.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de EletrotécnicaTecnologia em Mecatrônica IndustrialManutençãoCargas e descargasLogísticaMaintenanceLoading and unloadingLogisticsAplicação de manutenção preditiva em um sistema de descarregamento de caminhões e vagões tanqueinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaLombardi, Márcio AugustoCampos, Felipe Henrico Leite Ferraz deRodrigues Filho, Otávioreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_COMET_2013_2_07.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1323http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9467/1/CT_COMET_2013_2_07.pdf.jpgbc6a9ac473277833716e226a5c81806aMD51ORIGINALCT_COMET_2013_2_07.pdfapplication/pdf3258862http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9467/2/CT_COMET_2013_2_07.pdf7756e4b1adbb5739052d1b5121f9a137MD52LICENSElicense.txttext/plain1292http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9467/3/license.txt009f5cba5f69d75c09da00b6f53f483aMD53TEXTCT_COMET_2013_2_07.pdf.txtExtracted texttext/plain134649http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/9467/4/CT_COMET_2013_2_07.pdf.txt08032a2cc83756522fc3fff291b69dbfMD541/94672020-11-12 11:40:03.668oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-12T13:40:03Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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