Conhecimento matemático para o ensino mobilizado por uma professora no contexto do estudo de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Silmara Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25662
Resumo: Acompanha: Desenvolvendo o conhecimento matemático para o ensino de frações por meio de tarefas de aprendizagem profissional.
id UTFPR-12_b301a1f16e29cc3fd4031956bd0ccefb
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25662
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-08-04T22:53:11Z2021-08-04T22:53:11Z2021-06-10RODRIGUES, Silmara Ribeiro. Conhecimento matemático para o ensino mobilizado por uma professora no contexto do estudo de aula. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25662Acompanha: Desenvolvendo o conhecimento matemático para o ensino de frações por meio de tarefas de aprendizagem profissional.A presente dissertação teve como objetivo identificar e analisar os subdomínios do Conhecimento Matemático para o Ensino mobilizados por uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental durante um ciclo de Estudo de Aula. A pesquisa é de cunho qualitativo e de natureza interpretativa, realizada no contexto de um projeto de extensão desenvolvido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e intitulado Formação Continuada em Matemática para Docentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nesse projeto, cuja intenção foi trabalhar de forma colaborativa por meio do Estudo de Aula, o grupo constituía-se de professores formadores, estudantes de mestrado e professoras de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental que ensinam Matemática na rede municipal de ensino de Londrina – PR. Ao longo de 2019, foram realizados oito encontros presenciais, mas esta pesquisa analisa somente até o terceiro encontro do grupo, período que envolveu um ciclo completo de Estudo de Aula, composto pelo planejamento, pelo desenvolvimento e pela análise (individual e coletiva) de uma aula. A pesquisa está fundamentada no quadro teórico do Conhecimento Matemático para o Ensino (MKT) proposto por Deborah Ball e colaboradores. O foco das análises desta pesquisa esteve nos subdomínios do Conhecimento Matemático para o Ensino mobilizados pela professora Maria, que aceitou desenvolver a aula, planejada no grupo, com sua turma de 5º ano. Os dados analisados na pesquisa foram produzidos por meio de gravações em áudio e vídeo dos três encontros presenciais do grupo, pela observação participante da pesquisadora e seu diário de bordo nesses encontros, por gravação em vídeo da aula desenvolvida pela professora Maria e por gravação em áudio de uma reflexão individual dessa professora. As análises, divididas em nove Episódios, mostram que quase todos os subdomínios do MKT foram mobilizados pela professora Maria, sendo os subdomínios do Conhecimento do Conteúdo e do Ensino, do Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes e do Conhecimento Especializado do Conteúdo os mais evidenciados. Concluímos que todas as etapas do ciclo do Estudo de Aula apresentaram potencial para mobilizar subdomínios do MKT e que certos aspectos parecem ter favorecido isso, tais como: o uso de tarefas matemáticas desafiadoras, a abordagem de ensino pautada no ensino exploratório, o trabalho colaborativo no planejamento e análise da aula, o uso de tarefas organizadas pelos formadores para promover a discussão coletiva entre os participantes durante a análise das aulas. Com base nisso, enquanto Produto Educacional resultante desta pesquisa de mestrado profissional, foi proposto um conjunto de Tarefas de Aprendizagem Profissional a partir das análises aqui empreendidas e que consideramos ter potencial para promover o desenvolvimento do MKT de professores em formação inicial ou continuada.The present dissertation is aimed to identify and analyze the subdomains of Mathematical Knowledge for Teaching, mobilized by a teacher of the early years of Elementary School during a Lesson Study cycle. The research is qualitative and interpretative in nature, carried out in the context of an extension project developed at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) and entitled Continuing Education in mathematics to teachers of the initial years of Elementary School. In this project, whose intention was to work collaboratively through Lesson Study, the group consisted of teachers educator, master's degree students and teachers of the 4th and 5th grades of elementary school who teach Mathematics in the municipal school system of Londrina - PR. Throughout 2019, eight face-to-face meetings were held, but this research analyzes only up to the third meeting of the group, a period that involved a complete Lesson Study cycle, composed of the planning, development and analysis (individual and collective) of a class. The research is based on the theoretical framework of Mathematical Knowledge for Teaching (MKT) proposed by Deborah Ball and collaborators. The focus of this research analysis was on the subdomains of Mathematical Knowledge for Teaching mobilized by the teacher Maria, who agreed to develop the lesson, planned by the group, with her 5th grade class. The data analyzed in this research were produced through audio and video recordings of the three face-to-face group meetings, by the researcher's participant observation and her logbook of these meetings, by video recording of the lesson developed by Maria and by audio recording of an individual reflection of this teacher. The analyses, divided into nine Episodes, show that almost all subdomains of MKT were mobilized by Teacher Maria, with the subdomains of Knowledge of Content and Teaching, Knowledge of Content and Students, and Specialized Content Knowledge being the most evident. We conclude that all stages of the Lesson Study cycle presented potential to mobilize subdomains of MKT and that certain aspects seem to have favored this, such as: the use of challenging mathematical tasks, the teaching approach based on exploratory teaching, the collaborative work in lesson planning and analysis, the use of tasks organized by the trainers to promote collective discussion among participants during lesson analysis. Based on this, as an Educational Product resulting from this professional masters research, a set of Professional Learning Tasks was proposed based on the analyses undertaken here and that we consider to have potential to promote the MKT development of teachers in initial or continued training.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoProfessores - FormaçãoConhecimento e aprendizagemMatemática - Estudo e ensinoPrática de ensinoTeachers, Training ofKnowledge and learningMathematics - Study and teachingStudent teachingConhecimento matemático para o ensino mobilizado por uma professora no contexto do estudo de aulaMathematical knowledge for teaching mobilized by a teacher in the context of lesson studyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaElias, Henrique Rizekhttps://orcid.org/0000-0002-9660-7303http://lattes.cnpq.br/1158460330500121Trevisan, André Luishttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912http://lattes.cnpq.br/3166010229447391Elias, Henrique Rizekhttps://orcid.org/0000-0002-9660-7303http://lattes.cnpq.br/1158460330500121Bezerra, Renata Camachohttps://orcid.org/0000-0002-4461-8473http://lattes.cnpq.br/3960357191532853https://orcid.org/0000-0002-6107-2812http://lattes.cnpq.br/0544971362762846Rodrigues, Silmara Ribeiroreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALconhecimentomatematicoensinomobilizado.pdfapplication/pdf6578311http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25662/1/conhecimentomatematicoensinomobilizado.pdfc6ff9d7040d737379777d8d496826d4cMD51conhecimentomatematicoensinomobilizado_produto.pdfapplication/pdf4776509http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25662/2/conhecimentomatematicoensinomobilizado_produto.pdf9edd40258908b4de7fda650d129f1503MD52TEXTconhecimentomatematicoensinomobilizado.pdf.txtconhecimentomatematicoensinomobilizado.pdf.txtExtracted texttext/plain390315http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25662/3/conhecimentomatematicoensinomobilizado.pdf.txt94824b6a42f4b4df555c25a33b067270MD53conhecimentomatematicoensinomobilizado_produto.pdf.txtconhecimentomatematicoensinomobilizado_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain63194http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25662/5/conhecimentomatematicoensinomobilizado_produto.pdf.txt96153567774c24a0a7b1232bf3cd33e6MD55THUMBNAILconhecimentomatematicoensinomobilizado.pdf.jpgconhecimentomatematicoensinomobilizado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1379http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25662/4/conhecimentomatematicoensinomobilizado.pdf.jpg18cbfd6b4bcdaa691638819e0b6aa646MD54conhecimentomatematicoensinomobilizado_produto.pdf.jpgconhecimentomatematicoensinomobilizado_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2282http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25662/6/conhecimentomatematicoensinomobilizado_produto.pdf.jpg0af32d5abc83887c5191885cee80dba0MD561/256622021-08-05 03:06:22.56oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25662Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-08-05T06:06:22Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conhecimento matemático para o ensino mobilizado por uma professora no contexto do estudo de aula
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Mathematical knowledge for teaching mobilized by a teacher in the context of lesson study
title Conhecimento matemático para o ensino mobilizado por uma professora no contexto do estudo de aula
spellingShingle Conhecimento matemático para o ensino mobilizado por uma professora no contexto do estudo de aula
Rodrigues, Silmara Ribeiro
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Professores - Formação
Conhecimento e aprendizagem
Matemática - Estudo e ensino
Prática de ensino
Teachers, Training of
Knowledge and learning
Mathematics - Study and teaching
Student teaching
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Conhecimento matemático para o ensino mobilizado por uma professora no contexto do estudo de aula
title_full Conhecimento matemático para o ensino mobilizado por uma professora no contexto do estudo de aula
title_fullStr Conhecimento matemático para o ensino mobilizado por uma professora no contexto do estudo de aula
title_full_unstemmed Conhecimento matemático para o ensino mobilizado por uma professora no contexto do estudo de aula
title_sort Conhecimento matemático para o ensino mobilizado por uma professora no contexto do estudo de aula
author Rodrigues, Silmara Ribeiro
author_facet Rodrigues, Silmara Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elias, Henrique Rizek
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9660-7303
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1158460330500121
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Trevisan, André Luis
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-8732-1912
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3166010229447391
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Elias, Henrique Rizek
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-9660-7303
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1158460330500121
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Bezerra, Renata Camacho
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4461-8473
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3960357191532853
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-6107-2812
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0544971362762846
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Silmara Ribeiro
contributor_str_mv Elias, Henrique Rizek
Trevisan, André Luis
Elias, Henrique Rizek
Bezerra, Renata Camacho
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Professores - Formação
Conhecimento e aprendizagem
Matemática - Estudo e ensino
Prática de ensino
Teachers, Training of
Knowledge and learning
Mathematics - Study and teaching
Student teaching
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Conhecimento e aprendizagem
Matemática - Estudo e ensino
Prática de ensino
Teachers, Training of
Knowledge and learning
Mathematics - Study and teaching
Student teaching
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Acompanha: Desenvolvendo o conhecimento matemático para o ensino de frações por meio de tarefas de aprendizagem profissional.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-04T22:53:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-04T22:53:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RODRIGUES, Silmara Ribeiro. Conhecimento matemático para o ensino mobilizado por uma professora no contexto do estudo de aula. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25662
identifier_str_mv RODRIGUES, Silmara Ribeiro. Conhecimento matemático para o ensino mobilizado por uma professora no contexto do estudo de aula. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25662/1/conhecimentomatematicoensinomobilizado.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25662/2/conhecimentomatematicoensinomobilizado_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25662/3/conhecimentomatematicoensinomobilizado.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25662/5/conhecimentomatematicoensinomobilizado_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25662/4/conhecimentomatematicoensinomobilizado.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25662/6/conhecimentomatematicoensinomobilizado_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c6ff9d7040d737379777d8d496826d4c
9edd40258908b4de7fda650d129f1503
94824b6a42f4b4df555c25a33b067270
96153567774c24a0a7b1232bf3cd33e6
18cbfd6b4bcdaa691638819e0b6aa646
0af32d5abc83887c5191885cee80dba0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044032510099456