Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Rubia Carla
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25614
Resumo: A vulnerabilidade e falta de oportunidade para uma parte significativa da população mundial gera desigualdade social em larga escala. Com isso, é indispensável que ações inclusivas e inovadoras sejam propiciadoras de igualdade e desenvolvimento social. Os Negócios Sociais priorizam o desenvolvimento social e equilibram a sociedade. Os Fatores Críticos de Sucesso abordam os elementos necessários para o sucesso de uma organização. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo propor uma ferramenta para priorização dos Fatores Críticos de Sucesso em Negócios Sociais, com o propósito de acelerar o movimento de transformação social e gerar mudanças significativas na cultura relacionada ao mundo dos negócios. Para isto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura através da metodologia Methodi Ordinatio para contextualizar os temas abordados por esta pesquisa. Foram selecionados 35 artigos e foi realizada a Análise Bibliométrica dos estudos. A partir disso, foi realizada a Análise de Conteúdo envolvendo o software Nvivo [marca registrada] com intuito de identificar os Macro Fatores Críticos de Sucesso, Fatores Críticos de Sucesso de Negócios Sociais e suas variáveis. Com a identificação de tais fatores, foi construída a ferramenta de validação para a priorização dos Fatores Críticos de Sucesso de Negócios Sociais, a qual foi aplicada em 10 Negócios Sociais atuantes no mercado brasileiro. Os dados obtidos foram validados através do Método AHP (Analytic Hierarchy Process) e pela escala de Likert. Os resultados da pesquisa podem ser considerados âncoras para diversos requisitos estratégicos, operacionais e financeiros dos Negócios Sociais. A prática de gerenciamento e mensuração, ao passo que os protagonistas no campo dos Negócios Sociais se familiarizam e utilizam os Fatores Críticos de Sucesso e suas variáveis, trazem equilíbrio e base sólida para a estruturação destes negócios. Com isso, são desenvolvidas estratégias ao longo da vida destes empreendimentos, que visam de torná-los consistentes e responsáveis socialmente, com impactos sociais positivos, estruturados para manterem sua longevidade no mercado competitivo e, principalmente, criar oportunidades para que estes negócios efetivem seu propósito diante de sua missão social.
id UTFPR-12_b4894bc92112c8c8dbceb97494b53467
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25614
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-07-21T20:19:42Z2021-07-21T20:19:42Z2021-05-14MENDES, Rubia Carla. Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25614A vulnerabilidade e falta de oportunidade para uma parte significativa da população mundial gera desigualdade social em larga escala. Com isso, é indispensável que ações inclusivas e inovadoras sejam propiciadoras de igualdade e desenvolvimento social. Os Negócios Sociais priorizam o desenvolvimento social e equilibram a sociedade. Os Fatores Críticos de Sucesso abordam os elementos necessários para o sucesso de uma organização. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo propor uma ferramenta para priorização dos Fatores Críticos de Sucesso em Negócios Sociais, com o propósito de acelerar o movimento de transformação social e gerar mudanças significativas na cultura relacionada ao mundo dos negócios. Para isto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura através da metodologia Methodi Ordinatio para contextualizar os temas abordados por esta pesquisa. Foram selecionados 35 artigos e foi realizada a Análise Bibliométrica dos estudos. A partir disso, foi realizada a Análise de Conteúdo envolvendo o software Nvivo [marca registrada] com intuito de identificar os Macro Fatores Críticos de Sucesso, Fatores Críticos de Sucesso de Negócios Sociais e suas variáveis. Com a identificação de tais fatores, foi construída a ferramenta de validação para a priorização dos Fatores Críticos de Sucesso de Negócios Sociais, a qual foi aplicada em 10 Negócios Sociais atuantes no mercado brasileiro. Os dados obtidos foram validados através do Método AHP (Analytic Hierarchy Process) e pela escala de Likert. Os resultados da pesquisa podem ser considerados âncoras para diversos requisitos estratégicos, operacionais e financeiros dos Negócios Sociais. A prática de gerenciamento e mensuração, ao passo que os protagonistas no campo dos Negócios Sociais se familiarizam e utilizam os Fatores Críticos de Sucesso e suas variáveis, trazem equilíbrio e base sólida para a estruturação destes negócios. Com isso, são desenvolvidas estratégias ao longo da vida destes empreendimentos, que visam de torná-los consistentes e responsáveis socialmente, com impactos sociais positivos, estruturados para manterem sua longevidade no mercado competitivo e, principalmente, criar oportunidades para que estes negócios efetivem seu propósito diante de sua missão social.The vulnerability and lack of opportunities for a significant part of the world's population generates large-scale social inequality. Therefore, it is essential that inclusive and innovative actions are conducive to equality and social development. Social Businesses prioritize social development and balance society. The Critical Success Factors address the elements necessary for the success of an organization. In view of this, the present work aims to propose a tool for prioritizing the Critical Success Factors in Social Businesses, with the purpose of accelerating the social transformation movement and generating significant changes in the culture related to the business world. For this, a systematic literature review was conducted using the Methodi Ordinatio methodology to contextualize the issues addressed by this research. Thirtyfive articles were selected and a Bibliometric Analysis of the studies was performed. After that, a Content Analysis involving the Nvivo [trade mark] software was performed in order to identify the Macro Critical Success Factors, Critical Success Factors of Social Businesses and their variables. After identifying these factors, a validation tool was built to prioritize the Critical Success Factors of Social Businesses, which was applied to 10 Social Businesses operating in the Brazilian market. The data obtained were validated through the AHP (Analytic Hierarchy Process) method and the Likert scale. The results of the research can be considered anchors for several strategic, operational and financial requirements of Social Businesses. The practice of management and measurement, as the protagonists in the field of Social Business become familiar with and use the Critical Success Factors and their variables, brings balance and a solid base for structuring these businesses. With this, strategies are developed throughout the life of these enterprises, which aim to make them consistent and socially responsible, with positive social impacts, structured to maintain their longevity in the competitive market, and mainly, to create opportunities for these businesses to accomplish their purpose before their social mission.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOEngenharia/Tecnologia/GestãoSucesso nos negóciosEmpreendedorismo socialResponsabilidade social da empresaSuccess in businessSocial entrepreneurshipSocial responsibility of businessPriorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociaisPrioritization of critical success factors in social businessinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPonta GrossaPontes, Joseanehttps://orcid.org/0000-0002-0983-9705http://lattes.cnpq.br/0023133185335184Betim, Leozenir Mendeshttps://orcid.org/0000-0002-4116-9617http://lattes.cnpq.br/8062554268717065Pontes, Joseanehttps://orcid.org/0000-0002-0983-9705http://lattes.cnpq.br/0023133185335184Raiher, Augusta Pelinskihttps://orcid.org/0000-0001-9542-0689http://lattes.cnpq.br/2807884379340559Puglieri, Fabio Neveshttps://orcid.org/0000-0002-8929-2171http://lattes.cnpq.br/0823246960773759Betim, Leozenir Mendeshttps://orcid.org/0000-0002-4116-9617http://lattes.cnpq.br/8062554268717065Resende, Luis Mauricio Martins dehttp://orcid.org/0000-0003-4151-0843http://lattes.cnpq.br/5368459603526305https://orcid.org/0000-0002-4399-5939http://lattes.cnpq.br/8510264578349963Mendes, Rubia Carlareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALfatorescriticosnegociossociais.pdfapplication/pdf3496560http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25614/1/fatorescriticosnegociossociais.pdf2858fbc9d72246f03ca42338cfd35282MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81031http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25614/2/license_rdf934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25614/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53TEXTfatorescriticosnegociossociais.pdf.txtfatorescriticosnegociossociais.pdf.txtExtracted texttext/plain303277http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25614/4/fatorescriticosnegociossociais.pdf.txt8b21cd642718290804dfcefd6a771d61MD54THUMBNAILfatorescriticosnegociossociais.pdf.jpgfatorescriticosnegociossociais.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1246http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25614/5/fatorescriticosnegociossociais.pdf.jpg59b5e23b7f1c8fe7d6d83c2655aabd28MD551/256142021-07-22 03:03:54.157oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25614TmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbywgYXV0b3Jpem8gYSBVVEZQUiBhIHZlaWN1bGFyLCAKYXRyYXbDqXMgZG8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvIChQSUFBKSBlIGRvcyBDYXTDoWxvZ29zIGRhcyBCaWJsaW90ZWNhcyAKZGVzdGEgSW5zdGl0dWnDp8Ojbywgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgTGVpIG5vIDkuNjEwLzk4LCAKbyB0ZXh0byBkZXN0YSBvYnJhLCBvYnNlcnZhbmRvIGFzIGNvbmRpw6fDtWVzIGRlIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyByZWdpc3RyYWRhcyBubyBpdGVtIDQgZG8gCuKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgVHJhYmFsaG9zIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28gZGUgR3JhZHVhw6fDo28gZSAKRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgZGUgSW5mb3JtYcOnw6NvIGUgbm9zIENhdMOhbG9nb3MgRWxldHLDtG5pY29zIGRvIApTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCB2aXNhbmRvIGEgCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBwcm9kdcOnw6NvIGNpZW50w61maWNhIGJyYXNpbGVpcmEuCgogIEFzIHZpYXMgb3JpZ2luYWlzIGUgYXNzaW5hZGFzIHBlbG8ocykgYXV0b3IoZXMpIGRvIOKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgClRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgCmRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyBTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdIGUgZGEg4oCcRGVjbGFyYcOnw6NvIApkZSBBdXRvcmlh4oCdIGVuY29udHJhbS1zZSBhcnF1aXZhZGFzIG5hIEJpYmxpb3RlY2EgZG8gQ8OibXB1cyBubyBxdWFsIG8gdHJhYmFsaG8gZm9pIGRlZmVuZGlkby4gCk5vIGNhc28gZGUgcHVibGljYcOnw7VlcyBkZSBhdXRvcmlhIGNvbGV0aXZhIGUgbXVsdGljw6JtcHVzLCBvcyBkb2N1bWVudG9zIGZpY2Fyw6NvIHNvYiBndWFyZGEgZGEgCkJpYmxpb3RlY2EgY29tIGEgcXVhbCBvIOKAnHByaW1laXJvIGF1dG9y4oCdIHBvc3N1YSB2w61uY3Vsby4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-07-22T06:03:54Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Prioritization of critical success factors in social business
title Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais
spellingShingle Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais
Mendes, Rubia Carla
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Sucesso nos negócios
Empreendedorismo social
Responsabilidade social da empresa
Success in business
Social entrepreneurship
Social responsibility of business
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais
title_full Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais
title_fullStr Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais
title_full_unstemmed Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais
title_sort Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais
author Mendes, Rubia Carla
author_facet Mendes, Rubia Carla
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pontes, Joseane
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-0983-9705
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0023133185335184
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Betim, Leozenir Mendes
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4116-9617
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8062554268717065
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pontes, Joseane
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-0983-9705
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0023133185335184
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Raiher, Augusta Pelinski
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9542-0689
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2807884379340559
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Puglieri, Fabio Neves
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8929-2171
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0823246960773759
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Betim, Leozenir Mendes
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4116-9617
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8062554268717065
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Resende, Luis Mauricio Martins de
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0003-4151-0843
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5368459603526305
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4399-5939
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8510264578349963
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Rubia Carla
contributor_str_mv Pontes, Joseane
Betim, Leozenir Mendes
Pontes, Joseane
Raiher, Augusta Pelinski
Puglieri, Fabio Neves
Betim, Leozenir Mendes
Resende, Luis Mauricio Martins de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Sucesso nos negócios
Empreendedorismo social
Responsabilidade social da empresa
Success in business
Social entrepreneurship
Social responsibility of business
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Sucesso nos negócios
Empreendedorismo social
Responsabilidade social da empresa
Success in business
Social entrepreneurship
Social responsibility of business
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description A vulnerabilidade e falta de oportunidade para uma parte significativa da população mundial gera desigualdade social em larga escala. Com isso, é indispensável que ações inclusivas e inovadoras sejam propiciadoras de igualdade e desenvolvimento social. Os Negócios Sociais priorizam o desenvolvimento social e equilibram a sociedade. Os Fatores Críticos de Sucesso abordam os elementos necessários para o sucesso de uma organização. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo propor uma ferramenta para priorização dos Fatores Críticos de Sucesso em Negócios Sociais, com o propósito de acelerar o movimento de transformação social e gerar mudanças significativas na cultura relacionada ao mundo dos negócios. Para isto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura através da metodologia Methodi Ordinatio para contextualizar os temas abordados por esta pesquisa. Foram selecionados 35 artigos e foi realizada a Análise Bibliométrica dos estudos. A partir disso, foi realizada a Análise de Conteúdo envolvendo o software Nvivo [marca registrada] com intuito de identificar os Macro Fatores Críticos de Sucesso, Fatores Críticos de Sucesso de Negócios Sociais e suas variáveis. Com a identificação de tais fatores, foi construída a ferramenta de validação para a priorização dos Fatores Críticos de Sucesso de Negócios Sociais, a qual foi aplicada em 10 Negócios Sociais atuantes no mercado brasileiro. Os dados obtidos foram validados através do Método AHP (Analytic Hierarchy Process) e pela escala de Likert. Os resultados da pesquisa podem ser considerados âncoras para diversos requisitos estratégicos, operacionais e financeiros dos Negócios Sociais. A prática de gerenciamento e mensuração, ao passo que os protagonistas no campo dos Negócios Sociais se familiarizam e utilizam os Fatores Críticos de Sucesso e suas variáveis, trazem equilíbrio e base sólida para a estruturação destes negócios. Com isso, são desenvolvidas estratégias ao longo da vida destes empreendimentos, que visam de torná-los consistentes e responsáveis socialmente, com impactos sociais positivos, estruturados para manterem sua longevidade no mercado competitivo e, principalmente, criar oportunidades para que estes negócios efetivem seu propósito diante de sua missão social.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-21T20:19:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-21T20:19:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENDES, Rubia Carla. Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25614
identifier_str_mv MENDES, Rubia Carla. Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25614/1/fatorescriticosnegociossociais.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25614/2/license_rdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25614/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25614/4/fatorescriticosnegociossociais.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25614/5/fatorescriticosnegociossociais.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2858fbc9d72246f03ca42338cfd35282
934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
8b21cd642718290804dfcefd6a771d61
59b5e23b7f1c8fe7d6d83c2655aabd28
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923067899150336