Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25614 |
Resumo: | A vulnerabilidade e falta de oportunidade para uma parte significativa da população mundial gera desigualdade social em larga escala. Com isso, é indispensável que ações inclusivas e inovadoras sejam propiciadoras de igualdade e desenvolvimento social. Os Negócios Sociais priorizam o desenvolvimento social e equilibram a sociedade. Os Fatores Críticos de Sucesso abordam os elementos necessários para o sucesso de uma organização. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo propor uma ferramenta para priorização dos Fatores Críticos de Sucesso em Negócios Sociais, com o propósito de acelerar o movimento de transformação social e gerar mudanças significativas na cultura relacionada ao mundo dos negócios. Para isto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura através da metodologia Methodi Ordinatio para contextualizar os temas abordados por esta pesquisa. Foram selecionados 35 artigos e foi realizada a Análise Bibliométrica dos estudos. A partir disso, foi realizada a Análise de Conteúdo envolvendo o software Nvivo [marca registrada] com intuito de identificar os Macro Fatores Críticos de Sucesso, Fatores Críticos de Sucesso de Negócios Sociais e suas variáveis. Com a identificação de tais fatores, foi construída a ferramenta de validação para a priorização dos Fatores Críticos de Sucesso de Negócios Sociais, a qual foi aplicada em 10 Negócios Sociais atuantes no mercado brasileiro. Os dados obtidos foram validados através do Método AHP (Analytic Hierarchy Process) e pela escala de Likert. Os resultados da pesquisa podem ser considerados âncoras para diversos requisitos estratégicos, operacionais e financeiros dos Negócios Sociais. A prática de gerenciamento e mensuração, ao passo que os protagonistas no campo dos Negócios Sociais se familiarizam e utilizam os Fatores Críticos de Sucesso e suas variáveis, trazem equilíbrio e base sólida para a estruturação destes negócios. Com isso, são desenvolvidas estratégias ao longo da vida destes empreendimentos, que visam de torná-los consistentes e responsáveis socialmente, com impactos sociais positivos, estruturados para manterem sua longevidade no mercado competitivo e, principalmente, criar oportunidades para que estes negócios efetivem seu propósito diante de sua missão social. |
id |
UTFPR-12_b4894bc92112c8c8dbceb97494b53467 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25614 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-07-21T20:19:42Z2021-07-21T20:19:42Z2021-05-14MENDES, Rubia Carla. Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25614A vulnerabilidade e falta de oportunidade para uma parte significativa da população mundial gera desigualdade social em larga escala. Com isso, é indispensável que ações inclusivas e inovadoras sejam propiciadoras de igualdade e desenvolvimento social. Os Negócios Sociais priorizam o desenvolvimento social e equilibram a sociedade. Os Fatores Críticos de Sucesso abordam os elementos necessários para o sucesso de uma organização. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo propor uma ferramenta para priorização dos Fatores Críticos de Sucesso em Negócios Sociais, com o propósito de acelerar o movimento de transformação social e gerar mudanças significativas na cultura relacionada ao mundo dos negócios. Para isto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura através da metodologia Methodi Ordinatio para contextualizar os temas abordados por esta pesquisa. Foram selecionados 35 artigos e foi realizada a Análise Bibliométrica dos estudos. A partir disso, foi realizada a Análise de Conteúdo envolvendo o software Nvivo [marca registrada] com intuito de identificar os Macro Fatores Críticos de Sucesso, Fatores Críticos de Sucesso de Negócios Sociais e suas variáveis. Com a identificação de tais fatores, foi construída a ferramenta de validação para a priorização dos Fatores Críticos de Sucesso de Negócios Sociais, a qual foi aplicada em 10 Negócios Sociais atuantes no mercado brasileiro. Os dados obtidos foram validados através do Método AHP (Analytic Hierarchy Process) e pela escala de Likert. Os resultados da pesquisa podem ser considerados âncoras para diversos requisitos estratégicos, operacionais e financeiros dos Negócios Sociais. A prática de gerenciamento e mensuração, ao passo que os protagonistas no campo dos Negócios Sociais se familiarizam e utilizam os Fatores Críticos de Sucesso e suas variáveis, trazem equilíbrio e base sólida para a estruturação destes negócios. Com isso, são desenvolvidas estratégias ao longo da vida destes empreendimentos, que visam de torná-los consistentes e responsáveis socialmente, com impactos sociais positivos, estruturados para manterem sua longevidade no mercado competitivo e, principalmente, criar oportunidades para que estes negócios efetivem seu propósito diante de sua missão social.The vulnerability and lack of opportunities for a significant part of the world's population generates large-scale social inequality. Therefore, it is essential that inclusive and innovative actions are conducive to equality and social development. Social Businesses prioritize social development and balance society. The Critical Success Factors address the elements necessary for the success of an organization. In view of this, the present work aims to propose a tool for prioritizing the Critical Success Factors in Social Businesses, with the purpose of accelerating the social transformation movement and generating significant changes in the culture related to the business world. For this, a systematic literature review was conducted using the Methodi Ordinatio methodology to contextualize the issues addressed by this research. Thirtyfive articles were selected and a Bibliometric Analysis of the studies was performed. After that, a Content Analysis involving the Nvivo [trade mark] software was performed in order to identify the Macro Critical Success Factors, Critical Success Factors of Social Businesses and their variables. After identifying these factors, a validation tool was built to prioritize the Critical Success Factors of Social Businesses, which was applied to 10 Social Businesses operating in the Brazilian market. The data obtained were validated through the AHP (Analytic Hierarchy Process) method and the Likert scale. The results of the research can be considered anchors for several strategic, operational and financial requirements of Social Businesses. The practice of management and measurement, as the protagonists in the field of Social Business become familiar with and use the Critical Success Factors and their variables, brings balance and a solid base for structuring these businesses. With this, strategies are developed throughout the life of these enterprises, which aim to make them consistent and socially responsible, with positive social impacts, structured to maintain their longevity in the competitive market, and mainly, to create opportunities for these businesses to accomplish their purpose before their social mission.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOEngenharia/Tecnologia/GestãoSucesso nos negóciosEmpreendedorismo socialResponsabilidade social da empresaSuccess in businessSocial entrepreneurshipSocial responsibility of businessPriorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociaisPrioritization of critical success factors in social businessinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPonta GrossaPontes, Joseanehttps://orcid.org/0000-0002-0983-9705http://lattes.cnpq.br/0023133185335184Betim, Leozenir Mendeshttps://orcid.org/0000-0002-4116-9617http://lattes.cnpq.br/8062554268717065Pontes, Joseanehttps://orcid.org/0000-0002-0983-9705http://lattes.cnpq.br/0023133185335184Raiher, Augusta Pelinskihttps://orcid.org/0000-0001-9542-0689http://lattes.cnpq.br/2807884379340559Puglieri, Fabio Neveshttps://orcid.org/0000-0002-8929-2171http://lattes.cnpq.br/0823246960773759Betim, Leozenir Mendeshttps://orcid.org/0000-0002-4116-9617http://lattes.cnpq.br/8062554268717065Resende, Luis Mauricio Martins dehttp://orcid.org/0000-0003-4151-0843http://lattes.cnpq.br/5368459603526305https://orcid.org/0000-0002-4399-5939http://lattes.cnpq.br/8510264578349963Mendes, Rubia Carlareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALfatorescriticosnegociossociais.pdfapplication/pdf3496560http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25614/1/fatorescriticosnegociossociais.pdf2858fbc9d72246f03ca42338cfd35282MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81031http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25614/2/license_rdf934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25614/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53TEXTfatorescriticosnegociossociais.pdf.txtfatorescriticosnegociossociais.pdf.txtExtracted texttext/plain303277http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25614/4/fatorescriticosnegociossociais.pdf.txt8b21cd642718290804dfcefd6a771d61MD54THUMBNAILfatorescriticosnegociossociais.pdf.jpgfatorescriticosnegociossociais.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1246http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25614/5/fatorescriticosnegociossociais.pdf.jpg59b5e23b7f1c8fe7d6d83c2655aabd28MD551/256142021-07-22 03:03:54.157oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-07-22T06:03:54Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Prioritization of critical success factors in social business |
title |
Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais |
spellingShingle |
Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais Mendes, Rubia Carla CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Sucesso nos negócios Empreendedorismo social Responsabilidade social da empresa Success in business Social entrepreneurship Social responsibility of business Engenharia/Tecnologia/Gestão |
title_short |
Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais |
title_full |
Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais |
title_fullStr |
Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais |
title_full_unstemmed |
Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais |
title_sort |
Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais |
author |
Mendes, Rubia Carla |
author_facet |
Mendes, Rubia Carla |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pontes, Joseane |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-0983-9705 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0023133185335184 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Betim, Leozenir Mendes |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-4116-9617 |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8062554268717065 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Pontes, Joseane |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-0983-9705 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0023133185335184 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Raiher, Augusta Pelinski |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-9542-0689 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2807884379340559 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Puglieri, Fabio Neves |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-8929-2171 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0823246960773759 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Betim, Leozenir Mendes |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-4116-9617 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8062554268717065 |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Resende, Luis Mauricio Martins de |
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv |
http://orcid.org/0000-0003-4151-0843 |
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5368459603526305 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-4399-5939 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8510264578349963 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Rubia Carla |
contributor_str_mv |
Pontes, Joseane Betim, Leozenir Mendes Pontes, Joseane Raiher, Augusta Pelinski Puglieri, Fabio Neves Betim, Leozenir Mendes Resende, Luis Mauricio Martins de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Sucesso nos negócios Empreendedorismo social Responsabilidade social da empresa Success in business Social entrepreneurship Social responsibility of business Engenharia/Tecnologia/Gestão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sucesso nos negócios Empreendedorismo social Responsabilidade social da empresa Success in business Social entrepreneurship Social responsibility of business |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia/Tecnologia/Gestão |
description |
A vulnerabilidade e falta de oportunidade para uma parte significativa da população mundial gera desigualdade social em larga escala. Com isso, é indispensável que ações inclusivas e inovadoras sejam propiciadoras de igualdade e desenvolvimento social. Os Negócios Sociais priorizam o desenvolvimento social e equilibram a sociedade. Os Fatores Críticos de Sucesso abordam os elementos necessários para o sucesso de uma organização. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo propor uma ferramenta para priorização dos Fatores Críticos de Sucesso em Negócios Sociais, com o propósito de acelerar o movimento de transformação social e gerar mudanças significativas na cultura relacionada ao mundo dos negócios. Para isto, foi realizada uma revisão sistemática de literatura através da metodologia Methodi Ordinatio para contextualizar os temas abordados por esta pesquisa. Foram selecionados 35 artigos e foi realizada a Análise Bibliométrica dos estudos. A partir disso, foi realizada a Análise de Conteúdo envolvendo o software Nvivo [marca registrada] com intuito de identificar os Macro Fatores Críticos de Sucesso, Fatores Críticos de Sucesso de Negócios Sociais e suas variáveis. Com a identificação de tais fatores, foi construída a ferramenta de validação para a priorização dos Fatores Críticos de Sucesso de Negócios Sociais, a qual foi aplicada em 10 Negócios Sociais atuantes no mercado brasileiro. Os dados obtidos foram validados através do Método AHP (Analytic Hierarchy Process) e pela escala de Likert. Os resultados da pesquisa podem ser considerados âncoras para diversos requisitos estratégicos, operacionais e financeiros dos Negócios Sociais. A prática de gerenciamento e mensuração, ao passo que os protagonistas no campo dos Negócios Sociais se familiarizam e utilizam os Fatores Críticos de Sucesso e suas variáveis, trazem equilíbrio e base sólida para a estruturação destes negócios. Com isso, são desenvolvidas estratégias ao longo da vida destes empreendimentos, que visam de torná-los consistentes e responsáveis socialmente, com impactos sociais positivos, estruturados para manterem sua longevidade no mercado competitivo e, principalmente, criar oportunidades para que estes negócios efetivem seu propósito diante de sua missão social. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-21T20:19:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-21T20:19:42Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-05-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MENDES, Rubia Carla. Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25614 |
identifier_str_mv |
MENDES, Rubia Carla. Priorização de fatores críticos de sucesso em negócios sociais. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2021. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25614/1/fatorescriticosnegociossociais.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25614/2/license_rdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25614/3/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25614/4/fatorescriticosnegociossociais.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25614/5/fatorescriticosnegociossociais.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2858fbc9d72246f03ca42338cfd35282 934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 8b21cd642718290804dfcefd6a771d61 59b5e23b7f1c8fe7d6d83c2655aabd28 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923067899150336 |