A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28904 |
Resumo: | Acompanha: Padlet: uma possibilidade para a construção do conceito de função por meio da resolução de problemas |
id |
UTFPR-12_b48ea32842e312acc55c98097db2518d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/28904 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-06-23T20:49:35Z2022-06-23T20:49:35Z2022-04-27SANTOS, Nilcilene Pereira dos. A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28904Acompanha: Padlet: uma possibilidade para a construção do conceito de função por meio da resolução de problemasOs objetivos desta pesquisa foram analisar como os alunos resolvem problemas potencializados pelo uso de uma tecnologia digital; investigar a construção do conceito de Função através da Resolução de Problemas no ensino híbrido e apresentar um Produto Educacional que oriente o professor na introdução do conteúdo de Função através da Resolução de Problemas. Para tanto, cinco problemas geradores foram propostos seguindo o roteiro da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Os participantes da pesquisa foram 22 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, de uma escola particular na cidade de Ortigueira/PR. A pesquisa teve abordagem qualitativa e os dados foram produzidos considerando episódios audiogravados na plataforma de ensino da escola, mensagens escritas e áudios enviados pelos participantes no aplicativo de mensagem WhatsApp, diário de campo da professora-pesquisadora e nas resoluções escritas postadas na ferramenta Padlet. Os resultados obtidos mostram que a construção do conceito de Função pode ocorrer, pelos alunos, mediante a compreensão da ideia de relação entre duas grandezas (ou conjuntos); por meio da mobilização do pensamento covariacional; na passagem da linguagem corrente para a linguagem algébrica; na representação de uma função nas formas algébrica, gráficos, tabelas, esquemas e linguagem corrente; e no uso e ressignificação de conhecimentos matemáticos prévios. A pesquisa também proporcionou aos alunos a oportunidade de serem construtores do próprio conhecimento, no que tange ao conceito de Função. A pesquisa gerou como produto educacional um material, destinado a professores, intitulado “Padlet: Uma possibilidade para a construção do conceito de Função por meio da Resolução de Problemas”. Nele, são disponibilizados os problemas geradores, referenciais sobre a Resolução de Problemas utilizados na pesquisa, bem como orientações gerais para os professores e sobre o uso do Padlet.The objectives of this research were to analyze how students solve problems using digital technology; investigate the construction of the concept of functions through Problem Solving in blended learning and present an Educational Product that guides the teacher in the introduction of function content through Problem Solving. For that, five generating problems were proposed following the script of the Learning-Assessment Teaching Methodology of Mathematics through Problem Solving. The research participants were 22 students from the 9th grade in Elementary School, from a private school in the city of Ortigueira/PR. The research followed a qualitative approach, and the data were produced considering audio-recorded moments from the school’s teaching platform, written and audio messages sent by the participants in the WhatsApp messaging application, the teacher-researcher’s field diary and the written solutions posted in the Padlet tool. The results obtained show that the construction of the concept of functions can occur, from students, through the understanding of the idea of a relationship between two quantities (or sets); through the mobilization of covariational thinking; in the passage from current language to algebraic language; in the representation of a function in algebraic forms, graphs, tables, schemes, and common language; and in the use and resignification of previous mathematical knowledge. The research also provided students with the opportunity to be builders of their own knowledge, regarding the concept of functions. The research generated as an educational product a material, intended for teachers, entitled “Padlet: A possibility for the construction of the concept of functions through Problem Solving”. In it, the generating problems, references on Problem Solving used in the research, as well as general guidelines for teachers regarding the use of Padlet are available.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoFunções (Matemática)Aprendizagem baseada em problemasMatemática (Ensino fundamental)Tecnologia educacionalFunctionsProblem-based learningMathematics (Fundamental education)Educational technologyA construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbridoThe construction of the concept of function through problem solving in blended learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaJustulin, Andresa Mariahttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464http://lattes.cnpq.br/8269689492704497Trevisan, André Luishttps://orcid.org/ 0000-0001-8732-1912http://lattes.cnpq.br/3166010229447391Justulin, Andresa Mariahttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464http://lattes.cnpq.br/8269689492704497Morais, Rosilda dos Santoshttps://orcid.org/0000-0001-7029-0515http://lattes.cnpq.br/8411023309452408http://lattes.cnpq.br/0475972977742934Santos, Nilcilene Pereira dosreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALfuncaoresolucaoproblemasensino.pdffuncaoresolucaoproblemasensino.pdfapplication/pdf6564390http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/7/funcaoresolucaoproblemasensino.pdf7bb25eb4181284c718c85a6b9e3068beMD57funcaoresolucaoproblemasensino_produto.pdffuncaoresolucaoproblemasensino_produto.pdfapplication/pdf2833118http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/9/funcaoresolucaoproblemasensino_produto.pdf8aa2b947b05f29768757d55338e2f60dMD59CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81031http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/8/license_rdf934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4MD58TEXTfuncaoresolucaoproblemasensino.pdf.txtfuncaoresolucaoproblemasensino.pdf.txtExtracted texttext/plain262837http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/3/funcaoresolucaoproblemasensino.pdf.txt57a1e12a720c05cff5bc0f2fa1015ec0MD53funcaoresolucaoproblemasensino_produto.pdf.txtfuncaoresolucaoproblemasensino_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain66424http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/5/funcaoresolucaoproblemasensino_produto.pdf.txt47898f203320679263ac9b83f5de5d24MD55THUMBNAILfuncaoresolucaoproblemasensino.pdf.jpgfuncaoresolucaoproblemasensino.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1400http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/4/funcaoresolucaoproblemasensino.pdf.jpgfa1fc2810e8d006c72dae0028a192d45MD54funcaoresolucaoproblemasensino_produto.pdf.jpgfuncaoresolucaoproblemasensino_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1928http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/6/funcaoresolucaoproblemasensino_produto.pdf.jpg1596a0599f467b47993bd115405af63dMD561/289042022-07-04 15:36:39.391oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/28904Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-07-04T18:36:39Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The construction of the concept of function through problem solving in blended learning |
title |
A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido |
spellingShingle |
A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido Santos, Nilcilene Pereira dos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Funções (Matemática) Aprendizagem baseada em problemas Matemática (Ensino fundamental) Tecnologia educacional Functions Problem-based learning Mathematics (Fundamental education) Educational technology Engenharia/Tecnologia/Gestão |
title_short |
A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido |
title_full |
A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido |
title_fullStr |
A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido |
title_full_unstemmed |
A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido |
title_sort |
A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido |
author |
Santos, Nilcilene Pereira dos |
author_facet |
Santos, Nilcilene Pereira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Justulin, Andresa Maria |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-4107-8464 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8269689492704497 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Trevisan, André Luis |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/ 0000-0001-8732-1912 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3166010229447391 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Justulin, Andresa Maria |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-4107-8464 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8269689492704497 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Morais, Rosilda dos Santos |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-7029-0515 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8411023309452408 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0475972977742934 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Nilcilene Pereira dos |
contributor_str_mv |
Justulin, Andresa Maria Trevisan, André Luis Justulin, Andresa Maria Morais, Rosilda dos Santos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Funções (Matemática) Aprendizagem baseada em problemas Matemática (Ensino fundamental) Tecnologia educacional Functions Problem-based learning Mathematics (Fundamental education) Educational technology Engenharia/Tecnologia/Gestão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Funções (Matemática) Aprendizagem baseada em problemas Matemática (Ensino fundamental) Tecnologia educacional Functions Problem-based learning Mathematics (Fundamental education) Educational technology |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia/Tecnologia/Gestão |
description |
Acompanha: Padlet: uma possibilidade para a construção do conceito de função por meio da resolução de problemas |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-23T20:49:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-23T20:49:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-04-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Nilcilene Pereira dos. A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28904 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Nilcilene Pereira dos. A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/7/funcaoresolucaoproblemasensino.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/9/funcaoresolucaoproblemasensino_produto.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/8/license_rdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/3/funcaoresolucaoproblemasensino.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/5/funcaoresolucaoproblemasensino_produto.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/4/funcaoresolucaoproblemasensino.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/6/funcaoresolucaoproblemasensino_produto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7bb25eb4181284c718c85a6b9e3068be 8aa2b947b05f29768757d55338e2f60d 934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4 57a1e12a720c05cff5bc0f2fa1015ec0 47898f203320679263ac9b83f5de5d24 fa1fc2810e8d006c72dae0028a192d45 1596a0599f467b47993bd115405af63d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923251867615232 |