A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Nilcilene Pereira dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28904
Resumo: Acompanha: Padlet: uma possibilidade para a construção do conceito de função por meio da resolução de problemas
id UTFPR-12_b48ea32842e312acc55c98097db2518d
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/28904
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-06-23T20:49:35Z2022-06-23T20:49:35Z2022-04-27SANTOS, Nilcilene Pereira dos. A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28904Acompanha: Padlet: uma possibilidade para a construção do conceito de função por meio da resolução de problemasOs objetivos desta pesquisa foram analisar como os alunos resolvem problemas potencializados pelo uso de uma tecnologia digital; investigar a construção do conceito de Função através da Resolução de Problemas no ensino híbrido e apresentar um Produto Educacional que oriente o professor na introdução do conteúdo de Função através da Resolução de Problemas. Para tanto, cinco problemas geradores foram propostos seguindo o roteiro da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Os participantes da pesquisa foram 22 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, de uma escola particular na cidade de Ortigueira/PR. A pesquisa teve abordagem qualitativa e os dados foram produzidos considerando episódios audiogravados na plataforma de ensino da escola, mensagens escritas e áudios enviados pelos participantes no aplicativo de mensagem WhatsApp, diário de campo da professora-pesquisadora e nas resoluções escritas postadas na ferramenta Padlet. Os resultados obtidos mostram que a construção do conceito de Função pode ocorrer, pelos alunos, mediante a compreensão da ideia de relação entre duas grandezas (ou conjuntos); por meio da mobilização do pensamento covariacional; na passagem da linguagem corrente para a linguagem algébrica; na representação de uma função nas formas algébrica, gráficos, tabelas, esquemas e linguagem corrente; e no uso e ressignificação de conhecimentos matemáticos prévios. A pesquisa também proporcionou aos alunos a oportunidade de serem construtores do próprio conhecimento, no que tange ao conceito de Função. A pesquisa gerou como produto educacional um material, destinado a professores, intitulado “Padlet: Uma possibilidade para a construção do conceito de Função por meio da Resolução de Problemas”. Nele, são disponibilizados os problemas geradores, referenciais sobre a Resolução de Problemas utilizados na pesquisa, bem como orientações gerais para os professores e sobre o uso do Padlet.The objectives of this research were to analyze how students solve problems using digital technology; investigate the construction of the concept of functions through Problem Solving in blended learning and present an Educational Product that guides the teacher in the introduction of function content through Problem Solving. For that, five generating problems were proposed following the script of the Learning-Assessment Teaching Methodology of Mathematics through Problem Solving. The research participants were 22 students from the 9th grade in Elementary School, from a private school in the city of Ortigueira/PR. The research followed a qualitative approach, and the data were produced considering audio-recorded moments from the school’s teaching platform, written and audio messages sent by the participants in the WhatsApp messaging application, the teacher-researcher’s field diary and the written solutions posted in the Padlet tool. The results obtained show that the construction of the concept of functions can occur, from students, through the understanding of the idea of a relationship between two quantities (or sets); through the mobilization of covariational thinking; in the passage from current language to algebraic language; in the representation of a function in algebraic forms, graphs, tables, schemes, and common language; and in the use and resignification of previous mathematical knowledge. The research also provided students with the opportunity to be builders of their own knowledge, regarding the concept of functions. The research generated as an educational product a material, intended for teachers, entitled “Padlet: A possibility for the construction of the concept of functions through Problem Solving”. In it, the generating problems, references on Problem Solving used in the research, as well as general guidelines for teachers regarding the use of Padlet are available.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaUTFPRBrasilAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEngenharia/Tecnologia/GestãoFunções (Matemática)Aprendizagem baseada em problemasMatemática (Ensino fundamental)Tecnologia educacionalFunctionsProblem-based learningMathematics (Fundamental education)Educational technologyA construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbridoThe construction of the concept of function through problem solving in blended learninginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaJustulin, Andresa Mariahttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464http://lattes.cnpq.br/8269689492704497Trevisan, André Luishttps://orcid.org/ 0000-0001-8732-1912http://lattes.cnpq.br/3166010229447391Justulin, Andresa Mariahttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464http://lattes.cnpq.br/8269689492704497Morais, Rosilda dos Santoshttps://orcid.org/0000-0001-7029-0515http://lattes.cnpq.br/8411023309452408http://lattes.cnpq.br/0475972977742934Santos, Nilcilene Pereira dosreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALfuncaoresolucaoproblemasensino.pdffuncaoresolucaoproblemasensino.pdfapplication/pdf6564390http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/7/funcaoresolucaoproblemasensino.pdf7bb25eb4181284c718c85a6b9e3068beMD57funcaoresolucaoproblemasensino_produto.pdffuncaoresolucaoproblemasensino_produto.pdfapplication/pdf2833118http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/9/funcaoresolucaoproblemasensino_produto.pdf8aa2b947b05f29768757d55338e2f60dMD59CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81031http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/8/license_rdf934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4MD58TEXTfuncaoresolucaoproblemasensino.pdf.txtfuncaoresolucaoproblemasensino.pdf.txtExtracted texttext/plain262837http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/3/funcaoresolucaoproblemasensino.pdf.txt57a1e12a720c05cff5bc0f2fa1015ec0MD53funcaoresolucaoproblemasensino_produto.pdf.txtfuncaoresolucaoproblemasensino_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain66424http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/5/funcaoresolucaoproblemasensino_produto.pdf.txt47898f203320679263ac9b83f5de5d24MD55THUMBNAILfuncaoresolucaoproblemasensino.pdf.jpgfuncaoresolucaoproblemasensino.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1400http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/4/funcaoresolucaoproblemasensino.pdf.jpgfa1fc2810e8d006c72dae0028a192d45MD54funcaoresolucaoproblemasensino_produto.pdf.jpgfuncaoresolucaoproblemasensino_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1928http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/6/funcaoresolucaoproblemasensino_produto.pdf.jpg1596a0599f467b47993bd115405af63dMD561/289042022-07-04 15:36:39.391oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/28904Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-07-04T18:36:39Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The construction of the concept of function through problem solving in blended learning
title A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido
spellingShingle A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido
Santos, Nilcilene Pereira dos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Funções (Matemática)
Aprendizagem baseada em problemas
Matemática (Ensino fundamental)
Tecnologia educacional
Functions
Problem-based learning
Mathematics (Fundamental education)
Educational technology
Engenharia/Tecnologia/Gestão
title_short A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido
title_full A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido
title_fullStr A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido
title_full_unstemmed A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido
title_sort A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido
author Santos, Nilcilene Pereira dos
author_facet Santos, Nilcilene Pereira dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Justulin, Andresa Maria
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4107-8464
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8269689492704497
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Trevisan, André Luis
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0001-8732-1912
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3166010229447391
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Justulin, Andresa Maria
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-4107-8464
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8269689492704497
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Morais, Rosilda dos Santos
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7029-0515
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8411023309452408
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0475972977742934
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Nilcilene Pereira dos
contributor_str_mv Justulin, Andresa Maria
Trevisan, André Luis
Justulin, Andresa Maria
Morais, Rosilda dos Santos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Funções (Matemática)
Aprendizagem baseada em problemas
Matemática (Ensino fundamental)
Tecnologia educacional
Functions
Problem-based learning
Mathematics (Fundamental education)
Educational technology
Engenharia/Tecnologia/Gestão
dc.subject.por.fl_str_mv Funções (Matemática)
Aprendizagem baseada em problemas
Matemática (Ensino fundamental)
Tecnologia educacional
Functions
Problem-based learning
Mathematics (Fundamental education)
Educational technology
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia/Tecnologia/Gestão
description Acompanha: Padlet: uma possibilidade para a construção do conceito de função por meio da resolução de problemas
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-23T20:49:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-23T20:49:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Nilcilene Pereira dos. A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28904
identifier_str_mv SANTOS, Nilcilene Pereira dos. A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/7/funcaoresolucaoproblemasensino.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/9/funcaoresolucaoproblemasensino_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/8/license_rdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/3/funcaoresolucaoproblemasensino.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/5/funcaoresolucaoproblemasensino_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/4/funcaoresolucaoproblemasensino.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28904/6/funcaoresolucaoproblemasensino_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7bb25eb4181284c718c85a6b9e3068be
8aa2b947b05f29768757d55338e2f60d
934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4
57a1e12a720c05cff5bc0f2fa1015ec0
47898f203320679263ac9b83f5de5d24
fa1fc2810e8d006c72dae0028a192d45
1596a0599f467b47993bd115405af63d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797044136166031360