Análise de contenções flexíveis atirantadas: estudo de caso: metrô de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benedini, Lucas Balieiro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Otani, Rafaella Zimmermann
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8394
Resumo: Esse trabalho apresenta uma análise de segurança e estabilidade de contenções flexíveis através do estudo de caso da implantação do metrô em Curitiba. Embasado em um forte referencial teórico sobre mecânica dos solos e com informações geotécnicas sobre a Formação Guabirotuba, principal base geológica do solo de Curitiba, o estudo mostra uma avaliação da estrutura de contenção prevista no pré-projeto apresentado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba às empresas candidatas ao processo de licitação para realização do projeto e posterior construção deste meio de transporte. Com o conhecimento prévio das características específicas do solo da região onde será implantado o metrô realizou-se uma simulação das etapas de escavação que farão parte do processo construtivo conhecido como cut and cover ou escavação à céu aberto e através do cálculo feito pela análise dos métodos de elementos finitos com os softwares utilizados, obteve-se resultados satisfatórios para determinação da validade dos parâmetros previamente estabelecidos para escolha das paredes atirantadas como método de contenção.
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spelling 2020-11-11T14:24:19Z2020-11-11T14:24:19Z2013-09-25BENEDINI, Lucas Balieiro; OTANI, Rafaella Zimmermann. Análise de contenções flexíveis atirantadas: estudo de caso: metrô de Curitiba. 2013. 163 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8394Esse trabalho apresenta uma análise de segurança e estabilidade de contenções flexíveis através do estudo de caso da implantação do metrô em Curitiba. Embasado em um forte referencial teórico sobre mecânica dos solos e com informações geotécnicas sobre a Formação Guabirotuba, principal base geológica do solo de Curitiba, o estudo mostra uma avaliação da estrutura de contenção prevista no pré-projeto apresentado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba às empresas candidatas ao processo de licitação para realização do projeto e posterior construção deste meio de transporte. Com o conhecimento prévio das características específicas do solo da região onde será implantado o metrô realizou-se uma simulação das etapas de escavação que farão parte do processo construtivo conhecido como cut and cover ou escavação à céu aberto e através do cálculo feito pela análise dos métodos de elementos finitos com os softwares utilizados, obteve-se resultados satisfatórios para determinação da validade dos parâmetros previamente estabelecidos para escolha das paredes atirantadas como método de contenção.This paper presents an analysis of security and stability of flexible retaining systems through the case study of the deployment of the subway at Curitiba. Grounded in a strong theoretical framework on soil mechanics and geotechnical information on Formation Guabirotuba, main geological base soil of Curitiba, the study provides an evaluation of the retaining structure foreseen in the pre-project presented by the Institute for Research and Urban Planning of Curitiba to companies applying to the bidding process for the realization of the design and subsequent building of this mean of transportation. With prior knowledge of the specific soil characteristics of the region where the subway will be deployed a simulation was held of the stages of excavation that will be part of the construction process known as cut and cover and through the calculation made by the analysis of finite element methods with software was obtained result satisfactory to determine the validity of previously established parameters to select the retaining system method.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de Construção CivilEngenharia de Produção CivilMetrô - Cutitiba (PR)Mecânica do soloConstrução subterrâneaSubways - Cutitiba (PR)Soil mechanicsUnderground constructionAnálise de contenções flexíveis atirantadas: estudo de caso: metrô de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaPuppi, Rogério Francisco KüsterBenedini, Lucas BalieiroOtani, Rafaella Zimmermannreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_EPC_2013_1_04.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1294http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8394/1/CT_EPC_2013_1_04.pdf.jpgd1bd07f49a1357614bb00be335d4ef3fMD51LICENSElicense.txttext/plain1292http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8394/2/license.txt009f5cba5f69d75c09da00b6f53f483aMD52ORIGINALCT_EPC_2013_1_04.pdfapplication/pdf10111836http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8394/3/CT_EPC_2013_1_04.pdf37c8813d8e14167d39c25cad957059c2MD53TEXTCT_EPC_2013_1_04.pdf.txtExtracted texttext/plain148620http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8394/4/CT_EPC_2013_1_04.pdf.txtcf1c9988db3d96a5f9ae55d0b54d9e41MD541/83942020-11-11 12:24:19.854oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T14:24:19Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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