Desenvolvimento de um atuador eletropneumático para acionamento de válvulas de motores a combustão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chropatch, Leon Denizar Bueno
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26727
Resumo: Em decorrência de regulamentos de emissões de poluentes cada vez mais rígidos e consumidores cada vez mais exigentes, os motores a combustão interna demandam constantemente inovações tecnológicas em busca de eficiência. Dos subsistemas de um motor a combustão, o trem de válvulas é um que apresenta um grande potencial de melhoria. Na pesquisa inicial demonstram-se as limitações dos sistemas de acionamento de válvulas por árvore de cames convencional, também apresenta-se soluções de alguns fabricantes para otimizar o acionamento das válvulas em seus motores. Com base no estudo feito e utilizando o método experimental proposto por Pahl e Beitz buscou-se conceber, construir e testar um protótipo de atuador eletropneumático cujo propósito é acionar válvulas de motores a combustão de forma totalmente individual e variável. Conforme etapas descritas no capítulo 7.1, foram definidos objetivos de desempenho e testes para validação deles. Após a fabricação do protótipo final, detalhada no capítulo 7.2, foram realizados testes, simulando situações do funcionamento de um motor. Os resultados dos testes, registrados no capítulo 7.6, foram avaliados e os pontos positivos e negativos investigados. O desenvolvimento demonstra as dificuldades envolvidas na implementação deste sistema e evidencia as necessidades de trabalho futuro para que o design concebido se torne um produto viável técnica e economicamente.
id UTFPR-12_bdfb20240b4247671bcb3514df06ea32
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/26727
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-12-16T01:11:06Z2024-11-282021-12-16T01:11:06Z2020-11-28CHROPATCH, Leon Denizar Bueno. Desenvolvimento de um atuador eletropneumático para acionamento de válvulas de motores a combustão. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Mecatrônica Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26727Em decorrência de regulamentos de emissões de poluentes cada vez mais rígidos e consumidores cada vez mais exigentes, os motores a combustão interna demandam constantemente inovações tecnológicas em busca de eficiência. Dos subsistemas de um motor a combustão, o trem de válvulas é um que apresenta um grande potencial de melhoria. Na pesquisa inicial demonstram-se as limitações dos sistemas de acionamento de válvulas por árvore de cames convencional, também apresenta-se soluções de alguns fabricantes para otimizar o acionamento das válvulas em seus motores. Com base no estudo feito e utilizando o método experimental proposto por Pahl e Beitz buscou-se conceber, construir e testar um protótipo de atuador eletropneumático cujo propósito é acionar válvulas de motores a combustão de forma totalmente individual e variável. Conforme etapas descritas no capítulo 7.1, foram definidos objetivos de desempenho e testes para validação deles. Após a fabricação do protótipo final, detalhada no capítulo 7.2, foram realizados testes, simulando situações do funcionamento de um motor. Os resultados dos testes, registrados no capítulo 7.6, foram avaliados e os pontos positivos e negativos investigados. O desenvolvimento demonstra as dificuldades envolvidas na implementação deste sistema e evidencia as necessidades de trabalho futuro para que o design concebido se torne um produto viável técnica e economicamente.In order to deal with stricter pollutant emissions regulations and customers’ expectations the internal combustion engines demand constant technological innovations to make them more efficient. Between the engine’s sub-systems, the valvetrain is one that presents a big improvement potential. This work highlights the limitations of the conventional lobe-based valve operating systems, and presents solutions from some automakers to optimize the valve operation in their engines. Based in the initial research and using the Pahl and Beitz methodology was conceived, built and tested an actuator whose purpose is to operate combustion engine’s valves in a fully individual and variable way. According to the steps in chapter 7.1 performance targets were set and tests developed to validate them. After the fabrication of the actuator’s final version, described in detail in chapter 7.2, tests simulating situations of an operating engine were carried out. The testing results, written in chapter 7.6, were evaluated and the positive and negative characteristics investigated. The development has shown the obstacles for this system’s implementation and the needs for future work to turn the referred design into a technically and economically feasible product.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaTecnologia em Mecatrônica IndustrialUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOSMotores de combustão internaControle pneumáticoVálvulas de controle pneumáticoInternal combustion enginesPneumatic controlPneumatic control valvesDesenvolvimento de um atuador eletropneumático para acionamento de válvulas de motores a combustãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaGuérios, Maro RogérSalamon, CelsoChang, Bruno SensGuérios, Maro RogérChropatch, Leon Denizar Buenoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26727/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52ORIGINALCT_COMET_2020_1_02.pdfCT_COMET_2020_1_02.pdfapplication/pdf2645516http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26727/1/CT_COMET_2020_1_02.pdf5fd4801287cc1c080affa29b3f5bbedcMD51TEXTCT_COMET_2020_1_02.pdf.txtCT_COMET_2020_1_02.pdf.txtExtracted texttext/plain156113http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26727/3/CT_COMET_2020_1_02.pdf.txtf3279aee982ea2d737924e4e0ae87c35MD53THUMBNAILCT_COMET_2020_1_02.pdf.jpgCT_COMET_2020_1_02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1321http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26727/4/CT_COMET_2020_1_02.pdf.jpg64cad78f3c27fac7c20c92511555010aMD541/267272021-12-16 19:44:10.85oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-12-16T21:44:10Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento de um atuador eletropneumático para acionamento de válvulas de motores a combustão
title Desenvolvimento de um atuador eletropneumático para acionamento de válvulas de motores a combustão
spellingShingle Desenvolvimento de um atuador eletropneumático para acionamento de válvulas de motores a combustão
Chropatch, Leon Denizar Bueno
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOS
Motores de combustão interna
Controle pneumático
Válvulas de controle pneumático
Internal combustion engines
Pneumatic control
Pneumatic control valves
title_short Desenvolvimento de um atuador eletropneumático para acionamento de válvulas de motores a combustão
title_full Desenvolvimento de um atuador eletropneumático para acionamento de válvulas de motores a combustão
title_fullStr Desenvolvimento de um atuador eletropneumático para acionamento de válvulas de motores a combustão
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um atuador eletropneumático para acionamento de válvulas de motores a combustão
title_sort Desenvolvimento de um atuador eletropneumático para acionamento de válvulas de motores a combustão
author Chropatch, Leon Denizar Bueno
author_facet Chropatch, Leon Denizar Bueno
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guérios, Maro Rogér
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Salamon, Celso
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Chang, Bruno Sens
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Guérios, Maro Rogér
dc.contributor.author.fl_str_mv Chropatch, Leon Denizar Bueno
contributor_str_mv Guérios, Maro Rogér
Salamon, Celso
Chang, Bruno Sens
Guérios, Maro Rogér
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOS
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOS
Motores de combustão interna
Controle pneumático
Válvulas de controle pneumático
Internal combustion engines
Pneumatic control
Pneumatic control valves
dc.subject.por.fl_str_mv Motores de combustão interna
Controle pneumático
Válvulas de controle pneumático
Internal combustion engines
Pneumatic control
Pneumatic control valves
description Em decorrência de regulamentos de emissões de poluentes cada vez mais rígidos e consumidores cada vez mais exigentes, os motores a combustão interna demandam constantemente inovações tecnológicas em busca de eficiência. Dos subsistemas de um motor a combustão, o trem de válvulas é um que apresenta um grande potencial de melhoria. Na pesquisa inicial demonstram-se as limitações dos sistemas de acionamento de válvulas por árvore de cames convencional, também apresenta-se soluções de alguns fabricantes para otimizar o acionamento das válvulas em seus motores. Com base no estudo feito e utilizando o método experimental proposto por Pahl e Beitz buscou-se conceber, construir e testar um protótipo de atuador eletropneumático cujo propósito é acionar válvulas de motores a combustão de forma totalmente individual e variável. Conforme etapas descritas no capítulo 7.1, foram definidos objetivos de desempenho e testes para validação deles. Após a fabricação do protótipo final, detalhada no capítulo 7.2, foram realizados testes, simulando situações do funcionamento de um motor. Os resultados dos testes, registrados no capítulo 7.6, foram avaliados e os pontos positivos e negativos investigados. O desenvolvimento demonstra as dificuldades envolvidas na implementação deste sistema e evidencia as necessidades de trabalho futuro para que o design concebido se torne um produto viável técnica e economicamente.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-16T01:11:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-16T01:11:06Z
2024-11-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CHROPATCH, Leon Denizar Bueno. Desenvolvimento de um atuador eletropneumático para acionamento de válvulas de motores a combustão. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Mecatrônica Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26727
identifier_str_mv CHROPATCH, Leon Denizar Bueno. Desenvolvimento de um atuador eletropneumático para acionamento de válvulas de motores a combustão. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Mecatrônica Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Tecnologia em Mecatrônica Industrial
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26727/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26727/1/CT_COMET_2020_1_02.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26727/3/CT_COMET_2020_1_02.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26727/4/CT_COMET_2020_1_02.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
5fd4801287cc1c080affa29b3f5bbedc
f3279aee982ea2d737924e4e0ae87c35
64cad78f3c27fac7c20c92511555010a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922979383607296