Aplicação da metodologia MTM em um posto de trabalho de uma indústria de caminhões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16087 |
Resumo: | Frequentemente as empresas têm procurado melhorar seus processos produtivos em níveis maiores de eficiência, devido ao rápido avanço tecnológico e à disputa acirrada de mercado. O conceito e as ferramentas do Lean Manufacturing estão enraizados nas indústrias automobilísticas por visar um sistema de “zero desperdício”. E por sua vez, a metodologia Methods Time Measurement (MTM) explora e identifica detalhadamente o tempo que constitui as atividades e os principais gaps de processo. O presente trabalho faz a análise MTM de uma subestação em uma linha de montagem de caminhões, e a parir desta, propõe melhorias que impactariam diretamente no aumento da produtividade, reduzindo em 11,5% do tempo de montagem do posto em questão. De tal modo, conclui-se que a metodologia é eficiente para evidenciar pontos de melhoria, ainda que o desenvolvimento desta seja complexo e lento, e necessite de um treinamento prévio. |
id |
UTFPR-12_c6d0686616e949bcf6a2c31d78ad1836 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/16087 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-19T18:34:46Z2020-11-19T18:34:46Z2017-06-30FERRARI, Isabelle Camargo. Aplicação da metodologia MTM em um posto de trabalho de uma Indústria de Caminhões. 2017. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16087Frequentemente as empresas têm procurado melhorar seus processos produtivos em níveis maiores de eficiência, devido ao rápido avanço tecnológico e à disputa acirrada de mercado. O conceito e as ferramentas do Lean Manufacturing estão enraizados nas indústrias automobilísticas por visar um sistema de “zero desperdício”. E por sua vez, a metodologia Methods Time Measurement (MTM) explora e identifica detalhadamente o tempo que constitui as atividades e os principais gaps de processo. O presente trabalho faz a análise MTM de uma subestação em uma linha de montagem de caminhões, e a parir desta, propõe melhorias que impactariam diretamente no aumento da produtividade, reduzindo em 11,5% do tempo de montagem do posto em questão. De tal modo, conclui-se que a metodologia é eficiente para evidenciar pontos de melhoria, ainda que o desenvolvimento desta seja complexo e lento, e necessite de um treinamento prévio.The companies have sought to enhance its productive processes within higher efficiency levels, due by fast technologic advance and fierce market dispute. The concept and techniques of the Lean Manufacturing are affirmed into automobile industries because it evaluates a zero waste system. In turn, the Methods Time Measurement (MTM) methodology explores and identifies in depth the time which composes activities and the main gaps processes. This paper does the MTM analysis of a workstation in a trucks assembly line, and as from, it proposes improvements whose impact directly in productivity increase, eliminating 11,5% of the assembly time of this workstation. Likewise, concludes that the methodology is efficient to evidences improvements points, even its development is complex and slow, and requires a previous training about the material.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaEngenharia de ProduçãoUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Engenharia de ProduçãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOCaminhõesBalanceamento de linha de montagemTempo - MediçãoTrucksAssembly-line balancingTime measurementsAplicação da metodologia MTM em um posto de trabalho de uma indústria de caminhõesApplication of MTM methodology in a workstation of a trucks industryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaGarcia, Juan Carlos ClarosGarcia, Juan Carlos ClarosKachba, Yslene RochaMelo, Everton Luiz deFerrari, Isabelle Camargoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPG_DAENP_2017_1_27.pdfapplication/pdf3399969http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16087/1/PG_DAENP_2017_1_27.pdffa18cc006f9e143fe1a9de855dc66608MD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16087/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPG_DAENP_2017_1_27.pdf.txtExtracted texttext/plain168681http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16087/3/PG_DAENP_2017_1_27.pdf.txta477010e9d3185fbf60775bbfc500dfdMD53THUMBNAILPG_DAENP_2017_1_27.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1309http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16087/4/PG_DAENP_2017_1_27.pdf.jpg099095824ec5e036f52ddb128cf64f58MD541/160872020-11-19 16:34:46.515oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-19T18:34:46Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aplicação da metodologia MTM em um posto de trabalho de uma indústria de caminhões |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Application of MTM methodology in a workstation of a trucks industry |
title |
Aplicação da metodologia MTM em um posto de trabalho de uma indústria de caminhões |
spellingShingle |
Aplicação da metodologia MTM em um posto de trabalho de uma indústria de caminhões Ferrari, Isabelle Camargo CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Caminhões Balanceamento de linha de montagem Tempo - Medição Trucks Assembly-line balancing Time measurements |
title_short |
Aplicação da metodologia MTM em um posto de trabalho de uma indústria de caminhões |
title_full |
Aplicação da metodologia MTM em um posto de trabalho de uma indústria de caminhões |
title_fullStr |
Aplicação da metodologia MTM em um posto de trabalho de uma indústria de caminhões |
title_full_unstemmed |
Aplicação da metodologia MTM em um posto de trabalho de uma indústria de caminhões |
title_sort |
Aplicação da metodologia MTM em um posto de trabalho de uma indústria de caminhões |
author |
Ferrari, Isabelle Camargo |
author_facet |
Ferrari, Isabelle Camargo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garcia, Juan Carlos Claros |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Garcia, Juan Carlos Claros |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Kachba, Yslene Rocha |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Melo, Everton Luiz de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrari, Isabelle Camargo |
contributor_str_mv |
Garcia, Juan Carlos Claros Garcia, Juan Carlos Claros Kachba, Yslene Rocha Melo, Everton Luiz de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Caminhões Balanceamento de linha de montagem Tempo - Medição Trucks Assembly-line balancing Time measurements |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Caminhões Balanceamento de linha de montagem Tempo - Medição Trucks Assembly-line balancing Time measurements |
description |
Frequentemente as empresas têm procurado melhorar seus processos produtivos em níveis maiores de eficiência, devido ao rápido avanço tecnológico e à disputa acirrada de mercado. O conceito e as ferramentas do Lean Manufacturing estão enraizados nas indústrias automobilísticas por visar um sistema de “zero desperdício”. E por sua vez, a metodologia Methods Time Measurement (MTM) explora e identifica detalhadamente o tempo que constitui as atividades e os principais gaps de processo. O presente trabalho faz a análise MTM de uma subestação em uma linha de montagem de caminhões, e a parir desta, propõe melhorias que impactariam diretamente no aumento da produtividade, reduzindo em 11,5% do tempo de montagem do posto em questão. De tal modo, conclui-se que a metodologia é eficiente para evidenciar pontos de melhoria, ainda que o desenvolvimento desta seja complexo e lento, e necessite de um treinamento prévio. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-06-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-19T18:34:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-19T18:34:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERRARI, Isabelle Camargo. Aplicação da metodologia MTM em um posto de trabalho de uma Indústria de Caminhões. 2017. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16087 |
identifier_str_mv |
FERRARI, Isabelle Camargo. Aplicação da metodologia MTM em um posto de trabalho de uma Indústria de Caminhões. 2017. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia de Produção |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16087/1/PG_DAENP_2017_1_27.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16087/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16087/3/PG_DAENP_2017_1_27.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16087/4/PG_DAENP_2017_1_27.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa18cc006f9e143fe1a9de855dc66608 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b a477010e9d3185fbf60775bbfc500dfd 099095824ec5e036f52ddb128cf64f58 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923210309402624 |