Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Rebecca Santana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16115
Resumo: Neste trabalho foi realizado um estudo sobre linha de montagem, balanceamento de linha de montagem e técnicas para o balanceamento de linha de montagem. O objetivo foi, através da modelagem matemática, balancear uma linha de montagem de uma montadora e identificar os ganhos em relação ao atual balanceamento utilizado pela empresa estudada. Ao comparar as soluções obtidas com o balanceamento adotada pela empresa, somente o modelo matemático para o SALBP-1 não apresentou ganhos. Porém, em comparação ao SALBP-1 com modelagem adaptada, os ganhos foram significativos. Obteve-se um ganho de produtividade de 12%, uma redução de aproximadamente 94% do tempo de ociosidade e uma diminuição da perda por balanceamento de quase 91%.
id UTFPR-12_e174fae08b1bc7378b92d921382304ad
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/16115
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-19T18:35:56Z2020-11-19T18:35:56Z2016-09-06BUENO, Rebecca Santana. Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16115Neste trabalho foi realizado um estudo sobre linha de montagem, balanceamento de linha de montagem e técnicas para o balanceamento de linha de montagem. O objetivo foi, através da modelagem matemática, balancear uma linha de montagem de uma montadora e identificar os ganhos em relação ao atual balanceamento utilizado pela empresa estudada. Ao comparar as soluções obtidas com o balanceamento adotada pela empresa, somente o modelo matemático para o SALBP-1 não apresentou ganhos. Porém, em comparação ao SALBP-1 com modelagem adaptada, os ganhos foram significativos. Obteve-se um ganho de produtividade de 12%, uma redução de aproximadamente 94% do tempo de ociosidade e uma diminuição da perda por balanceamento de quase 91%.In this paper it was performed a study on assembly line, assembly line balancing and techniques for assembly line balancing. The present study was aimed at balancing an assembly line of a carmaker through mathematical modeling and identify the gains from the current balancing used by the company under study. When comparing the solutions obtained with the balance adopted by the company, only the mathematical model for the SALBP-1 showed no gains. However, compared to SALBP-1 with adapted modeling the gains were significant. Obtained as an 12% gain in productivity, a reduction of approximately 94% of the idle time and decrease loss by balancing almost 91%.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaEngenharia de ProduçãoUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Engenharia de ProduçãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOCaminhõesBalanceamento de linha de montagemModelos matemáticosTrucksAssembly-line balancingMathematical modelsAplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhõesApplication of mathematical models for a cabin line balancing of carmakerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaMelo, Everton Luiz deMelo, Everton Luiz deGarcia, Juan CarlosChin, Shih YungBueno, Rebecca Santanainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16115/1/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD51ORIGINALPG_DAENP_2016_2_03.pdfapplication/pdf1419603http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16115/2/PG_DAENP_2016_2_03.pdf0559a10d044c06ed84d9c7f28e893575MD52TEXTPG_DAENP_2016_2_03.pdf.txtExtracted texttext/plain97758http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16115/3/PG_DAENP_2016_2_03.pdf.txt199342a1a27ec612d51c892fa49339a9MD53THUMBNAILPG_DAENP_2016_2_03.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1394http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16115/4/PG_DAENP_2016_2_03.pdf.jpg950f40496e83adccfb6b1dd54a231405MD541/161152020-11-19 16:35:56.733oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-19T18:35:56Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Application of mathematical models for a cabin line balancing of carmaker
title Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões
spellingShingle Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões
Bueno, Rebecca Santana
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Caminhões
Balanceamento de linha de montagem
Modelos matemáticos
Trucks
Assembly-line balancing
Mathematical models
title_short Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões
title_full Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões
title_fullStr Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões
title_full_unstemmed Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões
title_sort Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões
author Bueno, Rebecca Santana
author_facet Bueno, Rebecca Santana
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, Everton Luiz de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Melo, Everton Luiz de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Garcia, Juan Carlos
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Chin, Shih Yung
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Rebecca Santana
contributor_str_mv Melo, Everton Luiz de
Melo, Everton Luiz de
Garcia, Juan Carlos
Chin, Shih Yung
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Caminhões
Balanceamento de linha de montagem
Modelos matemáticos
Trucks
Assembly-line balancing
Mathematical models
dc.subject.por.fl_str_mv Caminhões
Balanceamento de linha de montagem
Modelos matemáticos
Trucks
Assembly-line balancing
Mathematical models
description Neste trabalho foi realizado um estudo sobre linha de montagem, balanceamento de linha de montagem e técnicas para o balanceamento de linha de montagem. O objetivo foi, através da modelagem matemática, balancear uma linha de montagem de uma montadora e identificar os ganhos em relação ao atual balanceamento utilizado pela empresa estudada. Ao comparar as soluções obtidas com o balanceamento adotada pela empresa, somente o modelo matemático para o SALBP-1 não apresentou ganhos. Porém, em comparação ao SALBP-1 com modelagem adaptada, os ganhos foram significativos. Obteve-se um ganho de produtividade de 12%, uma redução de aproximadamente 94% do tempo de ociosidade e uma diminuição da perda por balanceamento de quase 91%.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-09-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-19T18:35:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-19T18:35:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BUENO, Rebecca Santana. Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16115
identifier_str_mv BUENO, Rebecca Santana. Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16115/1/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16115/2/PG_DAENP_2016_2_03.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16115/3/PG_DAENP_2016_2_03.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16115/4/PG_DAENP_2016_2_03.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
0559a10d044c06ed84d9c7f28e893575
199342a1a27ec612d51c892fa49339a9
950f40496e83adccfb6b1dd54a231405
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923036278292480