Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16115 |
Resumo: | Neste trabalho foi realizado um estudo sobre linha de montagem, balanceamento de linha de montagem e técnicas para o balanceamento de linha de montagem. O objetivo foi, através da modelagem matemática, balancear uma linha de montagem de uma montadora e identificar os ganhos em relação ao atual balanceamento utilizado pela empresa estudada. Ao comparar as soluções obtidas com o balanceamento adotada pela empresa, somente o modelo matemático para o SALBP-1 não apresentou ganhos. Porém, em comparação ao SALBP-1 com modelagem adaptada, os ganhos foram significativos. Obteve-se um ganho de produtividade de 12%, uma redução de aproximadamente 94% do tempo de ociosidade e uma diminuição da perda por balanceamento de quase 91%. |
id |
UTFPR-12_e174fae08b1bc7378b92d921382304ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/16115 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-19T18:35:56Z2020-11-19T18:35:56Z2016-09-06BUENO, Rebecca Santana. Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16115Neste trabalho foi realizado um estudo sobre linha de montagem, balanceamento de linha de montagem e técnicas para o balanceamento de linha de montagem. O objetivo foi, através da modelagem matemática, balancear uma linha de montagem de uma montadora e identificar os ganhos em relação ao atual balanceamento utilizado pela empresa estudada. Ao comparar as soluções obtidas com o balanceamento adotada pela empresa, somente o modelo matemático para o SALBP-1 não apresentou ganhos. Porém, em comparação ao SALBP-1 com modelagem adaptada, os ganhos foram significativos. Obteve-se um ganho de produtividade de 12%, uma redução de aproximadamente 94% do tempo de ociosidade e uma diminuição da perda por balanceamento de quase 91%.In this paper it was performed a study on assembly line, assembly line balancing and techniques for assembly line balancing. The present study was aimed at balancing an assembly line of a carmaker through mathematical modeling and identify the gains from the current balancing used by the company under study. When comparing the solutions obtained with the balance adopted by the company, only the mathematical model for the SALBP-1 showed no gains. However, compared to SALBP-1 with adapted modeling the gains were significant. Obtained as an 12% gain in productivity, a reduction of approximately 94% of the idle time and decrease loss by balancing almost 91%.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaEngenharia de ProduçãoUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Engenharia de ProduçãoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOCaminhõesBalanceamento de linha de montagemModelos matemáticosTrucksAssembly-line balancingMathematical modelsAplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhõesApplication of mathematical models for a cabin line balancing of carmakerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPonta GrossaMelo, Everton Luiz deMelo, Everton Luiz deGarcia, Juan CarlosChin, Shih YungBueno, Rebecca Santanainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16115/1/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD51ORIGINALPG_DAENP_2016_2_03.pdfapplication/pdf1419603http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16115/2/PG_DAENP_2016_2_03.pdf0559a10d044c06ed84d9c7f28e893575MD52TEXTPG_DAENP_2016_2_03.pdf.txtExtracted texttext/plain97758http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16115/3/PG_DAENP_2016_2_03.pdf.txt199342a1a27ec612d51c892fa49339a9MD53THUMBNAILPG_DAENP_2016_2_03.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1394http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16115/4/PG_DAENP_2016_2_03.pdf.jpg950f40496e83adccfb6b1dd54a231405MD541/161152020-11-19 16:35:56.733oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-19T18:35:56Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Application of mathematical models for a cabin line balancing of carmaker |
title |
Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões |
spellingShingle |
Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões Bueno, Rebecca Santana CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Caminhões Balanceamento de linha de montagem Modelos matemáticos Trucks Assembly-line balancing Mathematical models |
title_short |
Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões |
title_full |
Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões |
title_fullStr |
Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões |
title_full_unstemmed |
Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões |
title_sort |
Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões |
author |
Bueno, Rebecca Santana |
author_facet |
Bueno, Rebecca Santana |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Melo, Everton Luiz de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Melo, Everton Luiz de |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Garcia, Juan Carlos |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Chin, Shih Yung |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bueno, Rebecca Santana |
contributor_str_mv |
Melo, Everton Luiz de Melo, Everton Luiz de Garcia, Juan Carlos Chin, Shih Yung |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Caminhões Balanceamento de linha de montagem Modelos matemáticos Trucks Assembly-line balancing Mathematical models |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Caminhões Balanceamento de linha de montagem Modelos matemáticos Trucks Assembly-line balancing Mathematical models |
description |
Neste trabalho foi realizado um estudo sobre linha de montagem, balanceamento de linha de montagem e técnicas para o balanceamento de linha de montagem. O objetivo foi, através da modelagem matemática, balancear uma linha de montagem de uma montadora e identificar os ganhos em relação ao atual balanceamento utilizado pela empresa estudada. Ao comparar as soluções obtidas com o balanceamento adotada pela empresa, somente o modelo matemático para o SALBP-1 não apresentou ganhos. Porém, em comparação ao SALBP-1 com modelagem adaptada, os ganhos foram significativos. Obteve-se um ganho de produtividade de 12%, uma redução de aproximadamente 94% do tempo de ociosidade e uma diminuição da perda por balanceamento de quase 91%. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-09-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-19T18:35:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-19T18:35:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BUENO, Rebecca Santana. Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16115 |
identifier_str_mv |
BUENO, Rebecca Santana. Aplicação de modelos matemáticos para o balanceamento da linha de cabine de uma montadora de caminhões. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia de Produção |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento Acadêmico de Engenharia de Produção |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16115/1/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16115/2/PG_DAENP_2016_2_03.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16115/3/PG_DAENP_2016_2_03.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/16115/4/PG_DAENP_2016_2_03.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 0559a10d044c06ed84d9c7f28e893575 199342a1a27ec612d51c892fa49339a9 950f40496e83adccfb6b1dd54a231405 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923036278292480 |