Ascensor mecânico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, MARCUS VINÍCIUS LEAL DE
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7239
Resumo: Tecnologia, celeridade, conforto e segurança são exigências da sociedade moderna. Tais desafios, no entanto, são inatingíveis se prescindirmos da engenharia. É nessa atmosfera de cabeças pensantes e atitudes inovadoras que o mundo da imaginação materializa-se, rendendo ao homem a realização do progresso e a evolução que o trouxe da primitiva instrumentação ao patamar de desenvolvimento científico-tecnológico que hoje vivenciamos. Dentro dessa concepção, o presente trabalho de conclusão de curso aborda a projeção de um equipamento de elevação automática do automóvel possibilitando facilidade e rapidez ímpares na troca de pneus, uma vez que, o modelo convencional (macaco), já não é mais compatível com a alta tecnologia empregada nos veículos modernos. O dispositivo conta ainda com um sistema de travamento do veículo ao solo, inviabilizando o furto e proporcionando maior estabilidade do mesmo em eventuais enchentes. Projetado, desenhado e experimentado inicialmente, em ambiente virtual, mediante a utilização dos mais modernos programas de cálculos e computação gráfica, foi possível aferir a adaptabilidade conceitual do projeto, tornando assim, viável a execução física do protótipo, observando, com rigor, cada detalhe dos elementos que se encontram descritos neste trabalho. O corpo desta monografia é constituído de todos os passos pertinentes que foram seguidos para cumprimento das funções propostas no pré-projeto. Em momentos oportunos, durante a descrição das etapas requeridas para a montagem do equipamento, serão apresentadas figuras, diagramas, tabelas, expressões físicas e matemáticas previstas na literatura coadunáveis a cada etapa. Não somente estas ferramentas foram aplicadas, mas também diversos programas, como o SolidWorks, Fluidsim e MDSolids, foram utilizados com intuito de auferir um sistema de travamento e de elevação veicular com o melhor dimensionamento e maior confiabilidade exequível. O processo de escolha dos elementos de máquinas (compressor, válvulas, conexões, atuadores e demais componentes) foi elaborado após minucioso estudo da sua viabilidade e compatibilidade com os objetivos propostos. Por meio dos estágios descritos acima, exaustivas pesquisas e, com a orientação de inestimável valor, por parte de professores, profissionais e técnicos qualificados, conseguiu-se construir um protótipo compatível com a finalidade pretendida deste projeto.
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spelling 2020-11-10T18:21:13Z2020-11-10T18:21:13Z2017-06-14CARVALHO, Marcus Vinícius Leal de. Ascensor mecânico. 2017. 186 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7239Tecnologia, celeridade, conforto e segurança são exigências da sociedade moderna. Tais desafios, no entanto, são inatingíveis se prescindirmos da engenharia. É nessa atmosfera de cabeças pensantes e atitudes inovadoras que o mundo da imaginação materializa-se, rendendo ao homem a realização do progresso e a evolução que o trouxe da primitiva instrumentação ao patamar de desenvolvimento científico-tecnológico que hoje vivenciamos. Dentro dessa concepção, o presente trabalho de conclusão de curso aborda a projeção de um equipamento de elevação automática do automóvel possibilitando facilidade e rapidez ímpares na troca de pneus, uma vez que, o modelo convencional (macaco), já não é mais compatível com a alta tecnologia empregada nos veículos modernos. O dispositivo conta ainda com um sistema de travamento do veículo ao solo, inviabilizando o furto e proporcionando maior estabilidade do mesmo em eventuais enchentes. Projetado, desenhado e experimentado inicialmente, em ambiente virtual, mediante a utilização dos mais modernos programas de cálculos e computação gráfica, foi possível aferir a adaptabilidade conceitual do projeto, tornando assim, viável a execução física do protótipo, observando, com rigor, cada detalhe dos elementos que se encontram descritos neste trabalho. O corpo desta monografia é constituído de todos os passos pertinentes que foram seguidos para cumprimento das funções propostas no pré-projeto. Em momentos oportunos, durante a descrição das etapas requeridas para a montagem do equipamento, serão apresentadas figuras, diagramas, tabelas, expressões físicas e matemáticas previstas na literatura coadunáveis a cada etapa. Não somente estas ferramentas foram aplicadas, mas também diversos programas, como o SolidWorks, Fluidsim e MDSolids, foram utilizados com intuito de auferir um sistema de travamento e de elevação veicular com o melhor dimensionamento e maior confiabilidade exequível. O processo de escolha dos elementos de máquinas (compressor, válvulas, conexões, atuadores e demais componentes) foi elaborado após minucioso estudo da sua viabilidade e compatibilidade com os objetivos propostos. Por meio dos estágios descritos acima, exaustivas pesquisas e, com a orientação de inestimável valor, por parte de professores, profissionais e técnicos qualificados, conseguiu-se construir um protótipo compatível com a finalidade pretendida deste projeto.Technology, speed, comfort and safety are demands of modern society. Such challenges, however are unattainable if ignore of engineering. It's in this atmosphere of thoughtful and innovative attitudes that the word of imagination materializes, yielding to the man the achievement of progress and evolution that brought the instrumentation of early scientific-technological development that we experience today. In this design the present monographs discusses the projection of an automatic suspension of the vehicle allowing quick and easy odd in changing tires, since the conventional model (monkey), is no longer compatible with the high technology used in modern vehicles. The device also features a locking system of the vehicle to the ground making theft and providing greater stability in any floods. Designed drawn and tried initially in virtual environment, using the most modern calculation and computer graphics programs, it was possible to assess the conceptual design adaptability, thus making feasible the implementation of physics, prototype, observing with accuracy, every detail of the elements, that are described in this work. The body of this monograph consists of all relevant steps that were followed to comply with the proposed functions in pre-design. In moments opportune, during the description of the steps required to install the equipment will be presented figures, diagrams, tables, physical and mathematical expressions referred to in the literature compatible at each stage. Not only these tools have been applied, but also several programs, such SolidWorks, Fluidsim MDSolids were used and in order to obtain locking system and vehicle lift with the best scalability and reliability feasible. The process of choosing the elements of machines (compressors, valves, fittings, actuators and components) was drawn up after thorough study of their feasibility and compatibility with the proposed objectives. By means of the stages described above, exhaustive research and, with the guidance of inestimable value, on the part of teachers, professionals and qualified technicians, it was possible to build a prototype that is compatible with the intended purpose of this project.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCornelio ProcopioEngenharia MecânicaUTFPRBrasilEngenhariasAutomóveis - Manutenção e reparosAutomóveis - Projetos e construçãoPneumáticosAutomobiles - Maintenance and repairAutomobiles - Design and constructionTires, RubberAscensor mecânicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCornélio ProcópioFrancisco, Julio Cesar de SouzaCorrêa, Luiz OtávioFrancisco, Julio Cesar de SouzaRaimo, Conrado DiMontezuma, Marcio Aurelio FurtadoCARVALHO, MARCUS VINÍCIUS LEAL DEinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCP_COEME_2017_02.pdfapplication/pdf4364753http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7239/1/CP_COEME_2017_02.pdf264c2fcee78e98953a338bc0d22d753bMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7239/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCP_COEME_2017_02.pdf.txtExtracted texttext/plain251043http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7239/3/CP_COEME_2017_02.pdf.txtc33d18588164b3e724621b2c1931dffeMD53THUMBNAILCP_COEME_2017_02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/7239/4/CP_COEME_2017_02.pdf.jpgdd16733e0db0df0022abd003a676c5d6MD541/72392020-11-10 16:21:13.644oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-10T18:21:13Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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