Análise do custo do ciclo de vida aplicada a diferentes tipos de dormentes utilizados em ferrovias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Bárbara Dias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28576
Resumo: Dormente é um dos maiores custos de uma ferrovia e existem vários tipos, com diferentes custos e ciclos de vida. Por isso, como objetivo do presente trabalho é verificar qual a melhor alternativa de dormente para ser utilizado em uma ferrovia, considerando-se o custo do ciclo de vida de cada um dos tipos: aço, madeira de lei, eucalipto e concreto. Para tanto, a metodologia utilizada é de coleta de dados e pesquisa documental. Com estimativas de vida útil dos dormentes e das fixações e dos custos envolvidos em cada alternativa, foi possível definir o dormente ideal a ser utilizado considerando-se o período definido de 30 anos.
id UTFPR-12_cadb83af096910402706c045799ddc70
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/28576
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2022-05-18T17:38:35Z2022-05-18T17:38:35Z2020-04-03MOREIRA, Bárbara Dias. Análise do custo do ciclo de vida aplicada a diferentes tipos de dormentes utilizados em ferrovias. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização MBA em Gestão de Ativos) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28576Dormente é um dos maiores custos de uma ferrovia e existem vários tipos, com diferentes custos e ciclos de vida. Por isso, como objetivo do presente trabalho é verificar qual a melhor alternativa de dormente para ser utilizado em uma ferrovia, considerando-se o custo do ciclo de vida de cada um dos tipos: aço, madeira de lei, eucalipto e concreto. Para tanto, a metodologia utilizada é de coleta de dados e pesquisa documental. Com estimativas de vida útil dos dormentes e das fixações e dos custos envolvidos em cada alternativa, foi possível definir o dormente ideal a ser utilizado considerando-se o período definido de 30 anos.Tie is one of the biggest cost of a railroad and there are different types with different costs and life cycle. Because of this, the aim of this study is verify the best alternative of tie to be used on a reailroad considering the life cycle cost of each type: steel, hardwood, eucalypt and concrete. The methodology used is data collection and documentary research. With the estimative of the life cycle and of the ties and the fastening and the costs involved in each alternative, is possible to define the best tie to use considering the period of 30 years.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaEspecialização MBA em Gestão de AtivosUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOCusto do ciclo de vida - AnáliseFerrovias - DormentesVida útil (Engenharia)Life Cycle Cost AnalysisRailroads - TiesService life (Engineering)Análise do custo do ciclo de vida aplicada a diferentes tipos de dormentes utilizados em ferroviasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaSousa, Paulo Daniel Batista deSousa, Paulo Daniel Batista deParis, Wanderson StaelRigoni, EmersonMoreira, Bárbara Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALCT_MBAGA_I_2018_03.pdfCT_MBAGA_I_2018_03.pdfapplication/pdf1143182http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28576/1/CT_MBAGA_I_2018_03.pdff6d9bf81de46342bf1b70638ef90e89fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28576/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_MBAGA_I_2018_03.pdf.txtCT_MBAGA_I_2018_03.pdf.txtExtracted texttext/plain64678http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28576/3/CT_MBAGA_I_2018_03.pdf.txt027823eabd34ed9aa2d3dcbf6786e176MD53THUMBNAILCT_MBAGA_I_2018_03.pdf.jpgCT_MBAGA_I_2018_03.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1333http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28576/4/CT_MBAGA_I_2018_03.pdf.jpga8c1b64a4da38bb05a6017a16c19dff9MD541/285762022-05-19 03:08:13.81oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2022-05-19T06:08:13Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do custo do ciclo de vida aplicada a diferentes tipos de dormentes utilizados em ferrovias
title Análise do custo do ciclo de vida aplicada a diferentes tipos de dormentes utilizados em ferrovias
spellingShingle Análise do custo do ciclo de vida aplicada a diferentes tipos de dormentes utilizados em ferrovias
Moreira, Bárbara Dias
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Custo do ciclo de vida - Análise
Ferrovias - Dormentes
Vida útil (Engenharia)
Life Cycle Cost Analysis
Railroads - Ties
Service life (Engineering)
title_short Análise do custo do ciclo de vida aplicada a diferentes tipos de dormentes utilizados em ferrovias
title_full Análise do custo do ciclo de vida aplicada a diferentes tipos de dormentes utilizados em ferrovias
title_fullStr Análise do custo do ciclo de vida aplicada a diferentes tipos de dormentes utilizados em ferrovias
title_full_unstemmed Análise do custo do ciclo de vida aplicada a diferentes tipos de dormentes utilizados em ferrovias
title_sort Análise do custo do ciclo de vida aplicada a diferentes tipos de dormentes utilizados em ferrovias
author Moreira, Bárbara Dias
author_facet Moreira, Bárbara Dias
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Paulo Daniel Batista de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sousa, Paulo Daniel Batista de
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Paris, Wanderson Stael
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rigoni, Emerson
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Bárbara Dias
contributor_str_mv Sousa, Paulo Daniel Batista de
Sousa, Paulo Daniel Batista de
Paris, Wanderson Stael
Rigoni, Emerson
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Custo do ciclo de vida - Análise
Ferrovias - Dormentes
Vida útil (Engenharia)
Life Cycle Cost Analysis
Railroads - Ties
Service life (Engineering)
dc.subject.por.fl_str_mv Custo do ciclo de vida - Análise
Ferrovias - Dormentes
Vida útil (Engenharia)
Life Cycle Cost Analysis
Railroads - Ties
Service life (Engineering)
description Dormente é um dos maiores custos de uma ferrovia e existem vários tipos, com diferentes custos e ciclos de vida. Por isso, como objetivo do presente trabalho é verificar qual a melhor alternativa de dormente para ser utilizado em uma ferrovia, considerando-se o custo do ciclo de vida de cada um dos tipos: aço, madeira de lei, eucalipto e concreto. Para tanto, a metodologia utilizada é de coleta de dados e pesquisa documental. Com estimativas de vida útil dos dormentes e das fixações e dos custos envolvidos em cada alternativa, foi possível definir o dormente ideal a ser utilizado considerando-se o período definido de 30 anos.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-04-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-18T17:38:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-18T17:38:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MOREIRA, Bárbara Dias. Análise do custo do ciclo de vida aplicada a diferentes tipos de dormentes utilizados em ferrovias. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização MBA em Gestão de Ativos) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28576
identifier_str_mv MOREIRA, Bárbara Dias. Análise do custo do ciclo de vida aplicada a diferentes tipos de dormentes utilizados em ferrovias. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização MBA em Gestão de Ativos) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização MBA em Gestão de Ativos
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28576/1/CT_MBAGA_I_2018_03.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28576/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28576/3/CT_MBAGA_I_2018_03.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/28576/4/CT_MBAGA_I_2018_03.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f6d9bf81de46342bf1b70638ef90e89f
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
027823eabd34ed9aa2d3dcbf6786e176
a8c1b64a4da38bb05a6017a16c19dff9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923024034070528