Service Roadmapping (SRM): planejamento de novos serviços para o varejo supermercadista com base no Technology Roadmapping (TRM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zander, Vicente Toniolo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3619
Resumo: O objetivo desta dissertação é estudar a contribuição da metodologia Service Roadmapping (SRM) no planejamento de novos serviços supermercadistas, baseado no Technology Roadmapping (TRM), em uma rede de supermercados brasileira localizada no estado do Paraná. As mudanças vividas pelo setor varejista vêm contribuindo para a alteração do modelo doméstico de supermercados. As variáveis levantadas neste estudo indicam uma necessidade emergencial de inovação em serviços. Grandes grupos multinacionais e a crescente força de associações entre grupos nacionais modificaram o cenário varejista brasileiro nestas últimas décadas. Supermercados que gerenciam melhor seus processos e avaliam constantemente seu desempenho perante a concorrência tem maior vantagem competitiva, oferecem e prestam melhores serviços aos clientes, são mais produtivos, agregam mais valor em suas operações e estão mais bem preparados para acompanhar as tendências de mercado para se tornarem lojas com o conceito “one stop shopping”. A consolidação dos supermercados está relacionada com a capacidade de visualizar quais serão os processos chaves que assegurarão a vantagem competitiva e que agregarão valor para a realização das operações e prestações de serviços dos supermercados nos próximos anos. A pesquisa é caracterizada exploratória do ponto de vista dos objetivos, quanto aos procedimentos técnicos é experimental, quanto sua natureza é aplicada e quanto a sua abordagem a pesquisa é qualitativa e quantitativa, entretanto é predominantemente qualitativa. O TRM tem capacidade de facilitar a visão de longo prazo auxiliando na prospecção de melhorias e na análise de cenários futuros, facilitando também a melhoria dos fluxos do processo e da informação. O método TRM apresenta os resultados do planejamento através de mapas gráficos chamados “roadmaps” os quais facilitam a visualização das variáveis nele plotadas e a interrelação entre as mesmas. Nesta pesquisa o TRM foi considerado um método flexível e interativo com o objetivo de auxiliar o planejamento para o desenvolvimento de novos serviços de forma integrada numa escala de tempo. A aplicação do TRM dentro de uma organização é um processo estruturado através de workshops que geram o ambiente propício para a resolução de problemas e também para o compartilhamento do conhecimento. O principal benefício do método SRM foi o processo de construção do mapa (Roadmapping) e também o seu produto final (Roadmap). Para a construção do mapa foi adotado o método T-Plan. O interrelacionamento entre as camadas do roadmap possibilitou a visão foresight que colaborou para a criação das ações futuras. O método mostrou-se bastante flexível e a exploração dos seus resultados no setor varejista tende a ser uma nova abordagem auxiliando o desenvolvimento do bem estar dos consumidores no sentido de atender, antecipadamente, as expectativas, desejos e necessidades na busca por mais qualidade no atendimento e por mais serviços prestados pelos supermercados brasileiros.
id UTFPR-12_d66d53a9eaa57a380b856afa1ee62aa4
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/3619
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2018-11-29T19:06:03Z5000-01-012018-11-29T19:06:03Z2007-12-10ZANDER, Vicente Toniolo. Service Roadmapping (SRM): planejamento de novos serviços para o varejo supermercadista com base no Technology Roadmapping (TRM). 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2007.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3619O objetivo desta dissertação é estudar a contribuição da metodologia Service Roadmapping (SRM) no planejamento de novos serviços supermercadistas, baseado no Technology Roadmapping (TRM), em uma rede de supermercados brasileira localizada no estado do Paraná. As mudanças vividas pelo setor varejista vêm contribuindo para a alteração do modelo doméstico de supermercados. As variáveis levantadas neste estudo indicam uma necessidade emergencial de inovação em serviços. Grandes grupos multinacionais e a crescente força de associações entre grupos nacionais modificaram o cenário varejista brasileiro nestas últimas décadas. Supermercados que gerenciam melhor seus processos e avaliam constantemente seu desempenho perante a concorrência tem maior vantagem competitiva, oferecem e prestam melhores serviços aos clientes, são mais produtivos, agregam mais valor em suas operações e estão mais bem preparados para acompanhar as tendências de mercado para se tornarem lojas com o conceito “one stop shopping”. A consolidação dos supermercados está relacionada com a capacidade de visualizar quais serão os processos chaves que assegurarão a vantagem competitiva e que agregarão valor para a realização das operações e prestações de serviços dos supermercados nos próximos anos. A pesquisa é caracterizada exploratória do ponto de vista dos objetivos, quanto aos procedimentos técnicos é experimental, quanto sua natureza é aplicada e quanto a sua abordagem a pesquisa é qualitativa e quantitativa, entretanto é predominantemente qualitativa. O TRM tem capacidade de facilitar a visão de longo prazo auxiliando na prospecção de melhorias e na análise de cenários futuros, facilitando também a melhoria dos fluxos do processo e da informação. O método TRM apresenta os resultados do planejamento através de mapas gráficos chamados “roadmaps” os quais facilitam a visualização das variáveis nele plotadas e a interrelação entre as mesmas. Nesta pesquisa o TRM foi considerado um método flexível e interativo com o objetivo de auxiliar o planejamento para o desenvolvimento de novos serviços de forma integrada numa escala de tempo. A aplicação do TRM dentro de uma organização é um processo estruturado através de workshops que geram o ambiente propício para a resolução de problemas e também para o compartilhamento do conhecimento. O principal benefício do método SRM foi o processo de construção do mapa (Roadmapping) e também o seu produto final (Roadmap). Para a construção do mapa foi adotado o método T-Plan. O interrelacionamento entre as camadas do roadmap possibilitou a visão foresight que colaborou para a criação das ações futuras. O método mostrou-se bastante flexível e a exploração dos seus resultados no setor varejista tende a ser uma nova abordagem auxiliando o desenvolvimento do bem estar dos consumidores no sentido de atender, antecipadamente, as expectativas, desejos e necessidades na busca por mais qualidade no atendimento e por mais serviços prestados pelos supermercados brasileiros.The objective of this paper is study the contribution of the Method Service Roadmapping to the new services planning, based on the Technology Roadmapping (TRM), at a Brazilian supermarket chain located on Parana State. The changes suffered for the retail trade sector contributes for the alteration of the domestic supermarket model. The survey variables in this study indicates an emergencial innovation in services. Big multinational corporations groups and the rising force of association between national groups changes the Brazilian retail trade scenario in the last decades. Supermarkets whose has better management process and evaluating constantly its performance against the competition has more competitive advantage, offer and supply better services to the customers, are more productive, delivery more value on their operations and they are better prepared to follow the market tendencies to become one stop shopping stores. The consolidation of the supermarkets are related to the capacity to visualize what will be the key process whose guarantee the competitive advantage and delivery more value to the operations and services on the supermarkets for the next years. The investigation is exploratory according the objectives, about the technical procedures is experimental, about the nature is applied, about the approach the investigation is qualitative and quantitative, however is predominantly qualitative. The TRM has the capacity to make easier the long-term view helping on improvement development and future scenario's analysis, also making easier process and information flow. The method TRM presents the plan results through graphic maps called roadmaps which making easier visualization of the variables printed it and connected between the same. In this investigation the TRM was considered a flexible and interactive method with objective to help the planning to develop new integrated services in a time scale. The application of TRM in an organization is a structured process by workshops that create a propitious environment to problems resolutions and sharing of knowledge. The main benefit of the method SRM was construction map process (Roadmapping) and also the final product (Roadmap).To build the map was adopted the method TPlan. The connection of roadmap layers make possible the foresight view that collaborate to the development of future actions. The method shows very flexible and the results exploitation on the retail trade sector tends to be a new approach helping on the consumers' well-being to attempt and predict expectations, wishes and necessities for more quality on serving and for more delivered services on the Brazilian supermarkets.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPonta GrossaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOEngenharia de ProduçãoPlanejamento estratégicoControle de processoSupermercadosComércio varejistaStrategic planningProcess controlSupermarketsRetail tradeService Roadmapping (SRM): planejamento de novos serviços para o varejo supermercadista com base no Technology Roadmapping (TRM)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPonta GrossaRomano, Cezar Augustohttp://lattes.cnpq.br/9050177850757366Romano, Cezar AugustoAlberton, LuizLima, Isaura Alberton deBarbosa, Paulo Osmar Diashttp://lattes.cnpq.br/5863986604705267Zander, Vicente Tonioloinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPG_PPGEP_M_Zander, Vicente Toniolo_2007.pdfPG_PPGEP_M_Zander, Vicente Toniolo_2007.pdfapplication/pdf3155278http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3619/1/PG_PPGEP_M_Zander%2c%20Vicente%20Toniolo_2007.pdf5f4b1f0398a3df3b2f04898d3eacad8bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3619/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPG_PPGEP_M_Zander, Vicente Toniolo_2007.pdf.txtPG_PPGEP_M_Zander, Vicente Toniolo_2007.pdf.txtExtracted texttext/plain226939http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3619/3/PG_PPGEP_M_Zander%2c%20Vicente%20Toniolo_2007.pdf.txt844ef6f6fac7ad168ead691e65222bd4MD53THUMBNAILPG_PPGEP_M_Zander, Vicente Toniolo_2007.pdf.jpgPG_PPGEP_M_Zander, Vicente Toniolo_2007.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1454http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3619/4/PG_PPGEP_M_Zander%2c%20Vicente%20Toniolo_2007.pdf.jpgd475d2ae6b391247438bd1718f6a1a41MD541/36192018-11-30 03:00:54.052oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2018-11-30T05:00:54Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Service Roadmapping (SRM): planejamento de novos serviços para o varejo supermercadista com base no Technology Roadmapping (TRM)
title Service Roadmapping (SRM): planejamento de novos serviços para o varejo supermercadista com base no Technology Roadmapping (TRM)
spellingShingle Service Roadmapping (SRM): planejamento de novos serviços para o varejo supermercadista com base no Technology Roadmapping (TRM)
Zander, Vicente Toniolo
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Planejamento estratégico
Controle de processo
Supermercados
Comércio varejista
Strategic planning
Process control
Supermarkets
Retail trade
Engenharia de Produção
title_short Service Roadmapping (SRM): planejamento de novos serviços para o varejo supermercadista com base no Technology Roadmapping (TRM)
title_full Service Roadmapping (SRM): planejamento de novos serviços para o varejo supermercadista com base no Technology Roadmapping (TRM)
title_fullStr Service Roadmapping (SRM): planejamento de novos serviços para o varejo supermercadista com base no Technology Roadmapping (TRM)
title_full_unstemmed Service Roadmapping (SRM): planejamento de novos serviços para o varejo supermercadista com base no Technology Roadmapping (TRM)
title_sort Service Roadmapping (SRM): planejamento de novos serviços para o varejo supermercadista com base no Technology Roadmapping (TRM)
author Zander, Vicente Toniolo
author_facet Zander, Vicente Toniolo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Romano, Cezar Augusto
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9050177850757366
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Romano, Cezar Augusto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Alberton, Luiz
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Lima, Isaura Alberton de
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Barbosa, Paulo Osmar Dias
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5863986604705267
dc.contributor.author.fl_str_mv Zander, Vicente Toniolo
contributor_str_mv Romano, Cezar Augusto
Romano, Cezar Augusto
Alberton, Luiz
Lima, Isaura Alberton de
Barbosa, Paulo Osmar Dias
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Planejamento estratégico
Controle de processo
Supermercados
Comércio varejista
Strategic planning
Process control
Supermarkets
Retail trade
Engenharia de Produção
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Controle de processo
Supermercados
Comércio varejista
Strategic planning
Process control
Supermarkets
Retail trade
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de Produção
description O objetivo desta dissertação é estudar a contribuição da metodologia Service Roadmapping (SRM) no planejamento de novos serviços supermercadistas, baseado no Technology Roadmapping (TRM), em uma rede de supermercados brasileira localizada no estado do Paraná. As mudanças vividas pelo setor varejista vêm contribuindo para a alteração do modelo doméstico de supermercados. As variáveis levantadas neste estudo indicam uma necessidade emergencial de inovação em serviços. Grandes grupos multinacionais e a crescente força de associações entre grupos nacionais modificaram o cenário varejista brasileiro nestas últimas décadas. Supermercados que gerenciam melhor seus processos e avaliam constantemente seu desempenho perante a concorrência tem maior vantagem competitiva, oferecem e prestam melhores serviços aos clientes, são mais produtivos, agregam mais valor em suas operações e estão mais bem preparados para acompanhar as tendências de mercado para se tornarem lojas com o conceito “one stop shopping”. A consolidação dos supermercados está relacionada com a capacidade de visualizar quais serão os processos chaves que assegurarão a vantagem competitiva e que agregarão valor para a realização das operações e prestações de serviços dos supermercados nos próximos anos. A pesquisa é caracterizada exploratória do ponto de vista dos objetivos, quanto aos procedimentos técnicos é experimental, quanto sua natureza é aplicada e quanto a sua abordagem a pesquisa é qualitativa e quantitativa, entretanto é predominantemente qualitativa. O TRM tem capacidade de facilitar a visão de longo prazo auxiliando na prospecção de melhorias e na análise de cenários futuros, facilitando também a melhoria dos fluxos do processo e da informação. O método TRM apresenta os resultados do planejamento através de mapas gráficos chamados “roadmaps” os quais facilitam a visualização das variáveis nele plotadas e a interrelação entre as mesmas. Nesta pesquisa o TRM foi considerado um método flexível e interativo com o objetivo de auxiliar o planejamento para o desenvolvimento de novos serviços de forma integrada numa escala de tempo. A aplicação do TRM dentro de uma organização é um processo estruturado através de workshops que geram o ambiente propício para a resolução de problemas e também para o compartilhamento do conhecimento. O principal benefício do método SRM foi o processo de construção do mapa (Roadmapping) e também o seu produto final (Roadmap). Para a construção do mapa foi adotado o método T-Plan. O interrelacionamento entre as camadas do roadmap possibilitou a visão foresight que colaborou para a criação das ações futuras. O método mostrou-se bastante flexível e a exploração dos seus resultados no setor varejista tende a ser uma nova abordagem auxiliando o desenvolvimento do bem estar dos consumidores no sentido de atender, antecipadamente, as expectativas, desejos e necessidades na busca por mais qualidade no atendimento e por mais serviços prestados pelos supermercados brasileiros.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-29T19:06:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-11-29T19:06:03Z
5000-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ZANDER, Vicente Toniolo. Service Roadmapping (SRM): planejamento de novos serviços para o varejo supermercadista com base no Technology Roadmapping (TRM). 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3619
identifier_str_mv ZANDER, Vicente Toniolo. Service Roadmapping (SRM): planejamento de novos serviços para o varejo supermercadista com base no Technology Roadmapping (TRM). 2007. 129 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2007.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3619/1/PG_PPGEP_M_Zander%2c%20Vicente%20Toniolo_2007.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3619/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3619/3/PG_PPGEP_M_Zander%2c%20Vicente%20Toniolo_2007.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/3619/4/PG_PPGEP_M_Zander%2c%20Vicente%20Toniolo_2007.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f4b1f0398a3df3b2f04898d3eacad8b
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
844ef6f6fac7ad168ead691e65222bd4
d475d2ae6b391247438bd1718f6a1a41
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923163215757312