Análise do método de reciclagem de pavimento asfáltico utilizado pela Prefeitura Municipal de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saldanha, Cláudia Terezinha
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Daiane de, Giacomitti, Gabriel Saldanha
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8317
Resumo: A reciclagem in situ a frio de pavimentos asfálticos com incorporação de cimento Portland se tornou uma opção viável para a reabilitação de vias, por ser um método mais barato que a execução convencional de uma pista, mais rápido e também com menor impacto ambiental. O processo de reciclagem profunda é utilizado pela Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC) desde o ano de 2011, e estima-se que já foram reciclados mais de 145 km de pavimentos na cidade e região metropolitana. Este estudo analisa o método de reciclagem utilizado pela PMC, que é executado com o auxílio de máquinas recicladoras de asfalto, e consiste na transformação do tratamento superficial betuminoso (TBS) em uma base tratada com cimento para a execução de um novo pavimento asfáltico. A análise foi realizada em várias etapas: caracterização da mistura solo-asfalto obtida pela recicladora; comparação do processo com a Especificação de Serviço 167/2013, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que estipula as diretrizes para este tipo de reciclagem; avaliação dos resultados de ensaios de resistência obtidos nos corpos de prova produzidos em laboratório; e avaliação das deflexões, obtidas com a viga Benkelman, em trechos de ruas antes e depois da reciclagem. Como resultado, através de sugestões, espera-se proporcionar melhorias no processo de reciclagem realizado pela Prefeitura.
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Este estudo analisa o método de reciclagem utilizado pela PMC, que é executado com o auxílio de máquinas recicladoras de asfalto, e consiste na transformação do tratamento superficial betuminoso (TBS) em uma base tratada com cimento para a execução de um novo pavimento asfáltico. A análise foi realizada em várias etapas: caracterização da mistura solo-asfalto obtida pela recicladora; comparação do processo com a Especificação de Serviço 167/2013, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que estipula as diretrizes para este tipo de reciclagem; avaliação dos resultados de ensaios de resistência obtidos nos corpos de prova produzidos em laboratório; e avaliação das deflexões, obtidas com a viga Benkelman, em trechos de ruas antes e depois da reciclagem. Como resultado, através de sugestões, espera-se proporcionar melhorias no processo de reciclagem realizado pela Prefeitura.In situ cold recycling of asphalt pavements incorporating Portland cement has become a viable option for rehabilitation of roads because it is a cheaper and faster method than the conventional implementation of a lane and with less environmental impact. The process of deep recycling is used by the Curitiba City Hall since the year 2011, and is estimated to have been recycled more than 145 km of pavements in the city and metropolitan area. This research analyzes the recycling method used by the city hall, which is performed with the use of recycling asphalt machines, and consists in transforming a bituminous surface treatment (BST) in a cement treated base for implementation of a new asphalt pavement base. The analysis was performed in several steps: characterization of soil-asphalt mixture obtained by the recycler; compared the process with the Service Specification 167/2013, DNIT, which stipulates the guidelines for this type of recycling; evaluation of the results of strength tests obtained in the specimens produced in the laboratory; and evaluation of the deflections obtained with Benkelman beam in stretches of streets before and after recycling. As a result, through suggestions, are expected to provide improvements to the recycling process performed by the municipal government.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaDepartamento Acadêmico de Construção CivilEngenharia de Produção CivilGestão integrada de resíduos sólidosIndústria de reciclagemAsfaltoIntegrated solid waste managementRecycling industryAsphaltAnálise do método de reciclagem de pavimento asfáltico utilizado pela Prefeitura Municipal de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCuritibaLima, Adauto José Miranda deSaldanha, Cláudia TerezinhaSouza, Daiane deGiacomitti, Gabriel Saldanhareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_EPC_2014_1_11.PDF.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1268http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8317/1/CT_EPC_2014_1_11.PDF.jpgf797b15e1ac427593824200a105e4b92MD51ORIGINALCT_EPC_2014_1_11.PDFapplication/pdf1885031http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8317/2/CT_EPC_2014_1_11.PDF28a2248bc03e158492ee95a7e4616908MD52LICENSElicense.txttext/plain1291http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8317/3/license.txtdfb14e53a8c6b76b85e77d7a5a3b3809MD53TEXTCT_EPC_2014_1_11.PDF.txtExtracted texttext/plain120813http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8317/4/CT_EPC_2014_1_11.PDF.txt085752ad9fd5438ab23014c2f6e7efe2MD541/83172020-11-11 12:21:27.881oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-11T14:21:27Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
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