A intertextualidade em propagandas de carro na tv e seu uso em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20600 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é mostrar como a intertextualidade dentre os diversos recursos linguísticos, vem sendo utilizada como linguagem persuasiva no meio publicitário. Pudemos constatar que por meio do intertexto, o receptor é induzido a ativar seus conhecimentos de mundo, fazendo associação aos mais diversos assuntos de forma positiva com relação à imagem que se pretende passar de algum produto. Para tal constatação, analisamos três propagandas do meio automobilístico de diferentes marcas e veiculadas em diferentes datas, ressaltando a intertextualidade não apenas como a “identificação” da fonte e, sim, como objeto de estudo para o enriquecimento da leitura e da produção de textos e, sobretudo, tentando mostrar a função da sua presença na construção e no(s) sentido(s) dos textos. Este estudo, portanto, torna-se oportuno aos profissionais da área da comunicação e da educação, especificamente, professores de Língua Materna, por oferecer conhecimentos pertinentes ao meio linguístico e suas influências no ambiente comunicacional. |
id |
UTFPR-12_d7925223f705244f77069962cfecf12a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/20600 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-24T14:03:26Z2020-11-24T14:03:26Z2018-06-23FLORA, Carolina de Fátima. A intertextualidade em propagandas de carro na tv e seu uso em sala de aula. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20600O objetivo desta pesquisa é mostrar como a intertextualidade dentre os diversos recursos linguísticos, vem sendo utilizada como linguagem persuasiva no meio publicitário. Pudemos constatar que por meio do intertexto, o receptor é induzido a ativar seus conhecimentos de mundo, fazendo associação aos mais diversos assuntos de forma positiva com relação à imagem que se pretende passar de algum produto. Para tal constatação, analisamos três propagandas do meio automobilístico de diferentes marcas e veiculadas em diferentes datas, ressaltando a intertextualidade não apenas como a “identificação” da fonte e, sim, como objeto de estudo para o enriquecimento da leitura e da produção de textos e, sobretudo, tentando mostrar a função da sua presença na construção e no(s) sentido(s) dos textos. Este estudo, portanto, torna-se oportuno aos profissionais da área da comunicação e da educação, especificamente, professores de Língua Materna, por oferecer conhecimentos pertinentes ao meio linguístico e suas influências no ambiente comunicacional.The objective of this research is to show how intertextuality among the different linguistic resources has been used as a persuasive language in the advertising medium. We could verify that through the intertext, the receiver is induced to activate his knowledge of the world, making association to the most diverse subjects in a positive way with respect to the image that is intended to pass from some product. To that end, we analyzed three advertisements of the automobile medium of different brands and published on different dates, highlighting intertextuality not only as the “identification” of the source but also as an object of study for the enrichment of reading and the production of texts and , above all, trying to show the function of their presence in the construction and in the sense (s) of the texts. This study, therefore, makes it appropriate for professionals in the area of communication and education, specifically, teachers of Mother Language, for offering knowledge relevant to the linguistic environment and its influences in the communicational environment.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáMedianeiraEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de EnsinoUTFPRBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOProfessoresComunicaçãoPesquisaTeachersCommunicationResearchA intertextualidade em propagandas de carro na tv e seu uso em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMedianeiraNicodem, Maria Fatima MenegazzoNicodem, Maria Fatima MenegazzoSantos, Ricardo dosWojslaw, Eliane BianchiFlora, Carolina de Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20600/1/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD51ORIGINALintertextualidadepropagandascarrotv.pdfapplication/pdf622712http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20600/2/intertextualidadepropagandascarrotv.pdf0b65ae3e009abaeba245fc48f4edfa1cMD52TEXTintertextualidadepropagandascarrotv.pdf.txtExtracted texttext/plain62211http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20600/3/intertextualidadepropagandascarrotv.pdf.txt9b8984e86371b91c0f89cfeedb5185a4MD53THUMBNAILintertextualidadepropagandascarrotv.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1340http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20600/4/intertextualidadepropagandascarrotv.pdf.jpg32158ce096c64a1dd89a8276fd15156eMD541/206002020-11-24 12:03:26.415oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-24T14:03:26Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A intertextualidade em propagandas de carro na tv e seu uso em sala de aula |
title |
A intertextualidade em propagandas de carro na tv e seu uso em sala de aula |
spellingShingle |
A intertextualidade em propagandas de carro na tv e seu uso em sala de aula Flora, Carolina de Fátima CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Professores Comunicação Pesquisa Teachers Communication Research |
title_short |
A intertextualidade em propagandas de carro na tv e seu uso em sala de aula |
title_full |
A intertextualidade em propagandas de carro na tv e seu uso em sala de aula |
title_fullStr |
A intertextualidade em propagandas de carro na tv e seu uso em sala de aula |
title_full_unstemmed |
A intertextualidade em propagandas de carro na tv e seu uso em sala de aula |
title_sort |
A intertextualidade em propagandas de carro na tv e seu uso em sala de aula |
author |
Flora, Carolina de Fátima |
author_facet |
Flora, Carolina de Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Santos, Ricardo dos |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Wojslaw, Eliane Bianchi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Flora, Carolina de Fátima |
contributor_str_mv |
Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Santos, Ricardo dos Wojslaw, Eliane Bianchi |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Professores Comunicação Pesquisa Teachers Communication Research |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Comunicação Pesquisa Teachers Communication Research |
description |
O objetivo desta pesquisa é mostrar como a intertextualidade dentre os diversos recursos linguísticos, vem sendo utilizada como linguagem persuasiva no meio publicitário. Pudemos constatar que por meio do intertexto, o receptor é induzido a ativar seus conhecimentos de mundo, fazendo associação aos mais diversos assuntos de forma positiva com relação à imagem que se pretende passar de algum produto. Para tal constatação, analisamos três propagandas do meio automobilístico de diferentes marcas e veiculadas em diferentes datas, ressaltando a intertextualidade não apenas como a “identificação” da fonte e, sim, como objeto de estudo para o enriquecimento da leitura e da produção de textos e, sobretudo, tentando mostrar a função da sua presença na construção e no(s) sentido(s) dos textos. Este estudo, portanto, torna-se oportuno aos profissionais da área da comunicação e da educação, especificamente, professores de Língua Materna, por oferecer conhecimentos pertinentes ao meio linguístico e suas influências no ambiente comunicacional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-06-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-24T14:03:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-24T14:03:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FLORA, Carolina de Fátima. A intertextualidade em propagandas de carro na tv e seu uso em sala de aula. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20600 |
identifier_str_mv |
FLORA, Carolina de Fátima. A intertextualidade em propagandas de carro na tv e seu uso em sala de aula. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20600/1/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20600/2/intertextualidadepropagandascarrotv.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20600/3/intertextualidadepropagandascarrotv.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/20600/4/intertextualidadepropagandascarrotv.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 0b65ae3e009abaeba245fc48f4edfa1c 9b8984e86371b91c0f89cfeedb5185a4 32158ce096c64a1dd89a8276fd15156e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923237655216128 |