Uma poética do sensível: Palavra Cantada em perspectiva rizomática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26145 |
Resumo: | Vivenciar cada manifestação artística e compreendê-la é um desafio. Tais manifestações se dão em um conjunto de linguagens que nos possibilitam entender a nossa realidade ou questionar muitas destas coisas que o mundo nos mostra. Um dos elementos que ajudam nesta compreensão é a música, representada neste trabalho pela dupla Sandra Peres e Paulo Tatit que dão vida à Palavra Cantada. Grupo atuante desde 1994, suas obras se destacam pela música, por terem em seu cerne a música brasileira como principal elemento de suas composições, as letras ricas em uma poética própria e bastante marcada pelos elementos audiovisuais que se transformaram ao longo dos anos e hoje são destaque nas mídias sociais. Essas linguagens pretendem alcançar as Inteligências e sensibilidades das crianças, conforme informação contida no website da dupla. Assim, a pesquisa propõe analisar a produção de Palavra Cantada, isto é, entender a poética presente nas canções da dupla. Porém, esta poética precisa ir ao encontro de uma base filosófica, possibilitando entender como a Palavra Cantada atinge seu efeito poético. Um dos caminhos que apresenta esta base filosófica é o estudo de Gilles Deleuze e Félix Guattari (2000) sobre o rizoma, que compreende verificar a multiplicidade das letras, músicas e imagens da Palavra Cantada e transformá-lo em novas possibilidades de se trabalhar este tema, principalmente, no ambiente escolar. A pesquisa é qualitativa e de caráter teórico, fundamentada em bibliografias que buscam trazer novas reflexões sobre a música infantil, tendo como base as letras (texto) e as relações com as plataformas digitais de reprodução (multimidialidade e a intermidialidade). Teóricos, como Hans Robert Jauss (1979), Ernst Cassirer (1977), Alberto Cupani (2016), Walter Benjamin (2012), Gallo (2007), entre outros, fazem parte da base teórica. Acredita-se que tal multiplicidade, tendo como referência a poética da dupla, pode trazer novas referências de leitura, sendo um novo aliado no ensino-aprendizagem. |
id |
UTFPR-12_da94aa7a0db6d4c12beeb98d4ae3670a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/26145 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-10-13T18:51:08Z2021-10-13T18:51:08Z2021-08-16CARVALHO, Marcelo da Silva. Uma poética do sensível: Palavra Cantada em perspectiva rizomática. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26145Vivenciar cada manifestação artística e compreendê-la é um desafio. Tais manifestações se dão em um conjunto de linguagens que nos possibilitam entender a nossa realidade ou questionar muitas destas coisas que o mundo nos mostra. Um dos elementos que ajudam nesta compreensão é a música, representada neste trabalho pela dupla Sandra Peres e Paulo Tatit que dão vida à Palavra Cantada. Grupo atuante desde 1994, suas obras se destacam pela música, por terem em seu cerne a música brasileira como principal elemento de suas composições, as letras ricas em uma poética própria e bastante marcada pelos elementos audiovisuais que se transformaram ao longo dos anos e hoje são destaque nas mídias sociais. Essas linguagens pretendem alcançar as Inteligências e sensibilidades das crianças, conforme informação contida no website da dupla. Assim, a pesquisa propõe analisar a produção de Palavra Cantada, isto é, entender a poética presente nas canções da dupla. Porém, esta poética precisa ir ao encontro de uma base filosófica, possibilitando entender como a Palavra Cantada atinge seu efeito poético. Um dos caminhos que apresenta esta base filosófica é o estudo de Gilles Deleuze e Félix Guattari (2000) sobre o rizoma, que compreende verificar a multiplicidade das letras, músicas e imagens da Palavra Cantada e transformá-lo em novas possibilidades de se trabalhar este tema, principalmente, no ambiente escolar. A pesquisa é qualitativa e de caráter teórico, fundamentada em bibliografias que buscam trazer novas reflexões sobre a música infantil, tendo como base as letras (texto) e as relações com as plataformas digitais de reprodução (multimidialidade e a intermidialidade). Teóricos, como Hans Robert Jauss (1979), Ernst Cassirer (1977), Alberto Cupani (2016), Walter Benjamin (2012), Gallo (2007), entre outros, fazem parte da base teórica. Acredita-se que tal multiplicidade, tendo como referência a poética da dupla, pode trazer novas referências de leitura, sendo um novo aliado no ensino-aprendizagem.Vivenciar cada manifestação artística e compreendê-la é um desafio. Tais manifestações se dão em um conjunto de linguagens que nos possibilitam entender a nossa realidade ou questionar muitas destas coisas que o mundo nos mostra. Um dos elementos que ajudam nesta compreensão é a música, representada neste trabalho pela dupla Sandra Peres e Paulo Tatit que dão vida à Palavra Cantada. Grupo atuante desde 1994, suas obras se destacam pela música, por terem em seu cerne a música brasileira como principal elemento de suas composições, as letras ricas em uma poética própria e bastante marcada pelos elementos audiovisuais que se transformaram ao longo dos anos e hoje são destaque nas mídias sociais. Essas linguagens pretendem alcançar as Inteligências e sensibilidades das crianças, conforme informação contida no website da dupla. Assim, a pesquisa propõe analisar a produção de Palavra Cantada, isto é, entender a poética presente nas canções da dupla. Porém, esta poética precisa ir ao encontro de uma base filosófica, possibilitando entender como a Palavra Cantada atinge seu efeito poético. Um dos caminhos que apresenta esta base filosófica é o estudo de Gilles Deleuze e Félix Guattari (2000) sobre o rizoma, que compreende verificar a multiplicidade das letras, músicas e imagens da Palavra Cantada e transformá-lo em novas possibilidades de se trabalhar este tema, principalmente, no ambiente escolar. A pesquisa é qualitativa e de caráter teórico, fundamentada em bibliografias que buscam trazer novas reflexões sobre a música infantil, tendo como base as letras (texto) e as relações com as plataformas digitais de reprodução (multimidialidade e a intermidialidade). Teóricos, como Hans Robert Jauss (1979), Ernst Cassirer (1977), Alberto Cupani (2016), Walter Benjamin (2012), Gallo (2007), entre outros, fazem parte da base teórica. Acredita-se que tal multiplicidade, tendo como referência a poética da dupla, pode trazer novas referências de leitura, sendo um novo aliado no ensino-aprendizagem.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Estudos de LinguagensUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICALetrasMúsica e literaturaMúsica e linguagemPoéticaMúsica e criançasPalavra cantada (Grupo de artistas)Music and literaturMusic and languagePoeticsMusic and childrenUma poética do sensível: Palavra Cantada em perspectiva rizomáticaA poetics of the sensitive: Palavra Cantada in rhizomatic perspectiveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaMatsuda, Alice Atsukohttps://orcid.org/0000-0003-3046-7317http://lattes.cnpq.br/3922087976096217Matsuda, Alice Atsukohttps://orcid.org/0000-0003-3046-7317http://lattes.cnpq.br/3922087976096217Ferreira, Eliane Aparecida Galvao Ribeirohttps://orcid.org/ 0000-0002-2564-4270http://lattes.cnpq.br/6471791031294211Almeida, Rogerio Caetano dehttps://orcid.org/0000-0003-2030-7811http://lattes.cnpq.br/7757449325949159https://orcid.org/ 0000-0003-2464-2342http://lattes.cnpq.br/8437920851828294Carvalho, Marcelo da Silvareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26145/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81031http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26145/2/license_rdf934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4MD52ORIGINALpoeticapalavracantadarizomatica.pdfapplication/pdf2019498http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26145/1/poeticapalavracantadarizomatica.pdf169e1dd06aab47bb814b72ecafb74240MD51TEXTpoeticapalavracantadarizomatica.pdf.txtpoeticapalavracantadarizomatica.pdf.txtExtracted texttext/plain265216http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26145/4/poeticapalavracantadarizomatica.pdf.txt3f08a249801389873b55e5b46762f1d8MD54THUMBNAILpoeticapalavracantadarizomatica.pdf.jpgpoeticapalavracantadarizomatica.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1254http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26145/5/poeticapalavracantadarizomatica.pdf.jpgc8104a61924efd3a7b1bfd713199dfaaMD551/261452021-10-14 03:05:51.662oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/26145TmEgcXVhbGlkYWRlIGRlIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbywgYXV0b3Jpem8gYSBVVEZQUiBhIHZlaWN1bGFyLCAKYXRyYXbDqXMgZG8gUG9ydGFsIGRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlbSBBY2Vzc28gQWJlcnRvIChQSUFBKSBlIGRvcyBDYXTDoWxvZ29zIGRhcyBCaWJsaW90ZWNhcyAKZGVzdGEgSW5zdGl0dWnDp8Ojbywgc2VtIHJlc3NhcmNpbWVudG8gZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBkZSBhY29yZG8gY29tIGEgTGVpIG5vIDkuNjEwLzk4LCAKbyB0ZXh0byBkZXN0YSBvYnJhLCBvYnNlcnZhbmRvIGFzIGNvbmRpw6fDtWVzIGRlIGRpc3BvbmliaWxpemHDp8OjbyByZWdpc3RyYWRhcyBubyBpdGVtIDQgZG8gCuKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgVHJhYmFsaG9zIGRlIENvbmNsdXPDo28gZGUgQ3Vyc28gZGUgR3JhZHVhw6fDo28gZSAKRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgZGUgSW5mb3JtYcOnw6NvIGUgbm9zIENhdMOhbG9nb3MgRWxldHLDtG5pY29zIGRvIApTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdLCBwYXJhIGZpbnMgZGUgbGVpdHVyYSwgaW1wcmVzc8OjbyBlL291IGRvd25sb2FkLCB2aXNhbmRvIGEgCmRpdnVsZ2HDp8OjbyBkYSBwcm9kdcOnw6NvIGNpZW50w61maWNhIGJyYXNpbGVpcmEuCgogIEFzIHZpYXMgb3JpZ2luYWlzIGUgYXNzaW5hZGFzIHBlbG8ocykgYXV0b3IoZXMpIGRvIOKAnFRlcm1vIGRlIEF1dG9yaXphw6fDo28gcGFyYSBQdWJsaWNhw6fDo28gZGUgClRyYWJhbGhvcyBkZSBDb25jbHVzw6NvIGRlIEN1cnNvIGRlIEdyYWR1YcOnw6NvIGUgRXNwZWNpYWxpemHDp8OjbywgRGlzc2VydGHDp8O1ZXMgZSBUZXNlcyBubyBQb3J0YWwgCmRlIEluZm9ybWHDp8OjbyBlIG5vcyBDYXTDoWxvZ29zIEVsZXRyw7RuaWNvcyBkbyBTaXN0ZW1hIGRlIEJpYmxpb3RlY2FzIGRhIFVURlBS4oCdIGUgZGEg4oCcRGVjbGFyYcOnw6NvIApkZSBBdXRvcmlh4oCdIGVuY29udHJhbS1zZSBhcnF1aXZhZGFzIG5hIEJpYmxpb3RlY2EgZG8gQ8OibXB1cyBubyBxdWFsIG8gdHJhYmFsaG8gZm9pIGRlZmVuZGlkby4gCk5vIGNhc28gZGUgcHVibGljYcOnw7VlcyBkZSBhdXRvcmlhIGNvbGV0aXZhIGUgbXVsdGljw6JtcHVzLCBvcyBkb2N1bWVudG9zIGZpY2Fyw6NvIHNvYiBndWFyZGEgZGEgCkJpYmxpb3RlY2EgY29tIGEgcXVhbCBvIOKAnHByaW1laXJvIGF1dG9y4oCdIHBvc3N1YSB2w61uY3Vsby4KRepositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-10-14T06:05:51Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma poética do sensível: Palavra Cantada em perspectiva rizomática |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
A poetics of the sensitive: Palavra Cantada in rhizomatic perspective |
title |
Uma poética do sensível: Palavra Cantada em perspectiva rizomática |
spellingShingle |
Uma poética do sensível: Palavra Cantada em perspectiva rizomática Carvalho, Marcelo da Silva CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Música e literatura Música e linguagem Poética Música e crianças Palavra cantada (Grupo de artistas) Music and literatur Music and language Poetics Music and children Letras |
title_short |
Uma poética do sensível: Palavra Cantada em perspectiva rizomática |
title_full |
Uma poética do sensível: Palavra Cantada em perspectiva rizomática |
title_fullStr |
Uma poética do sensível: Palavra Cantada em perspectiva rizomática |
title_full_unstemmed |
Uma poética do sensível: Palavra Cantada em perspectiva rizomática |
title_sort |
Uma poética do sensível: Palavra Cantada em perspectiva rizomática |
author |
Carvalho, Marcelo da Silva |
author_facet |
Carvalho, Marcelo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Matsuda, Alice Atsuko |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-3046-7317 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3922087976096217 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Matsuda, Alice Atsuko |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-3046-7317 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3922087976096217 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ferreira, Eliane Aparecida Galvao Ribeiro |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/ 0000-0002-2564-4270 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6471791031294211 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Almeida, Rogerio Caetano de |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2030-7811 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7757449325949159 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/ 0000-0003-2464-2342 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8437920851828294 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Marcelo da Silva |
contributor_str_mv |
Matsuda, Alice Atsuko Matsuda, Alice Atsuko Ferreira, Eliane Aparecida Galvao Ribeiro Almeida, Rogerio Caetano de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Música e literatura Música e linguagem Poética Música e crianças Palavra cantada (Grupo de artistas) Music and literatur Music and language Poetics Music and children Letras |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música e literatura Música e linguagem Poética Música e crianças Palavra cantada (Grupo de artistas) Music and literatur Music and language Poetics Music and children |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Letras |
description |
Vivenciar cada manifestação artística e compreendê-la é um desafio. Tais manifestações se dão em um conjunto de linguagens que nos possibilitam entender a nossa realidade ou questionar muitas destas coisas que o mundo nos mostra. Um dos elementos que ajudam nesta compreensão é a música, representada neste trabalho pela dupla Sandra Peres e Paulo Tatit que dão vida à Palavra Cantada. Grupo atuante desde 1994, suas obras se destacam pela música, por terem em seu cerne a música brasileira como principal elemento de suas composições, as letras ricas em uma poética própria e bastante marcada pelos elementos audiovisuais que se transformaram ao longo dos anos e hoje são destaque nas mídias sociais. Essas linguagens pretendem alcançar as Inteligências e sensibilidades das crianças, conforme informação contida no website da dupla. Assim, a pesquisa propõe analisar a produção de Palavra Cantada, isto é, entender a poética presente nas canções da dupla. Porém, esta poética precisa ir ao encontro de uma base filosófica, possibilitando entender como a Palavra Cantada atinge seu efeito poético. Um dos caminhos que apresenta esta base filosófica é o estudo de Gilles Deleuze e Félix Guattari (2000) sobre o rizoma, que compreende verificar a multiplicidade das letras, músicas e imagens da Palavra Cantada e transformá-lo em novas possibilidades de se trabalhar este tema, principalmente, no ambiente escolar. A pesquisa é qualitativa e de caráter teórico, fundamentada em bibliografias que buscam trazer novas reflexões sobre a música infantil, tendo como base as letras (texto) e as relações com as plataformas digitais de reprodução (multimidialidade e a intermidialidade). Teóricos, como Hans Robert Jauss (1979), Ernst Cassirer (1977), Alberto Cupani (2016), Walter Benjamin (2012), Gallo (2007), entre outros, fazem parte da base teórica. Acredita-se que tal multiplicidade, tendo como referência a poética da dupla, pode trazer novas referências de leitura, sendo um novo aliado no ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-13T18:51:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-13T18:51:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARVALHO, Marcelo da Silva. Uma poética do sensível: Palavra Cantada em perspectiva rizomática. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26145 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Marcelo da Silva. Uma poética do sensível: Palavra Cantada em perspectiva rizomática. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/26145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26145/3/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26145/2/license_rdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26145/1/poeticapalavracantadarizomatica.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26145/4/poeticapalavracantadarizomatica.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/26145/5/poeticapalavracantadarizomatica.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4 169e1dd06aab47bb814b72ecafb74240 3f08a249801389873b55e5b46762f1d8 c8104a61924efd3a7b1bfd713199dfaa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923024001564672 |