Arquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30848 |
Resumo: | No presente trabalho serão analisadas seis capas da revista da Forbes Brasil, publicadas entre os anos de 2013 e 2021. Desta forma, o objetivo é identificar quais arquétipos da marca estão presentes nas capas estampadas por mulheres de sucesso no mundo business, por intermédio da verificação dos elementos estéticos, linguísticos e semânticos. Para que o estudo fosse realizado, a metodologia escolhida foi a análise de conteúdo, juntamente com teorias que abordam cultura, consumo, além da formação das relações sociais e do sujeito, bem como a teoria de análise de imagem, mitologia de marca e a utilização da linguagem como fator de construção de sentido e símbolos. Com isso, foi observado que a revista, ao protagonizar o sucesso feminino nos negócios, acabou evocando arquétipos, principalmente de deusas gregas, atrelados ao próprio arquétipo da marca Forbes Brasil. O trabalho foi dividido em quatro blocos: após a introdução, o capítulo 2 é dividido em dois subcapítulos, os quais abordam sobre a cultura e o consumo, para então partir para a teoria de análise de imagem, e, por fim, uma abertura sobre os arquétipos, os quais serão aprofundados aos que representam a revista Forbes Brasil e aos que estão presentes nas seis capas analisadas. |
id |
UTFPR-12_e82fc013b272042168d644d1f8170e0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/30848 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-03-15T17:51:39Z2023-03-15T17:51:39Z2022-12-12BORTOLOTTI, Débora. Arquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30848No presente trabalho serão analisadas seis capas da revista da Forbes Brasil, publicadas entre os anos de 2013 e 2021. Desta forma, o objetivo é identificar quais arquétipos da marca estão presentes nas capas estampadas por mulheres de sucesso no mundo business, por intermédio da verificação dos elementos estéticos, linguísticos e semânticos. Para que o estudo fosse realizado, a metodologia escolhida foi a análise de conteúdo, juntamente com teorias que abordam cultura, consumo, além da formação das relações sociais e do sujeito, bem como a teoria de análise de imagem, mitologia de marca e a utilização da linguagem como fator de construção de sentido e símbolos. Com isso, foi observado que a revista, ao protagonizar o sucesso feminino nos negócios, acabou evocando arquétipos, principalmente de deusas gregas, atrelados ao próprio arquétipo da marca Forbes Brasil. O trabalho foi dividido em quatro blocos: após a introdução, o capítulo 2 é dividido em dois subcapítulos, os quais abordam sobre a cultura e o consumo, para então partir para a teoria de análise de imagem, e, por fim, uma abertura sobre os arquétipos, os quais serão aprofundados aos que representam a revista Forbes Brasil e aos que estão presentes nas seis capas analisadas.In the present work, six covers of the Forbes Brasil magazine, published between 2013 and 2021, will be analyzed. Thus, the objective is to identify which brand archetypes are present on the covers printed by successful women in the business world, through verification aesthetic, linguistic and semantic elements. For the study to be carried out, the methodology chosen was content analysis, along with theories that address culture, consumption, in addition to the formation of social relationships and the subject, as well as the theory of image analysis, brand mythology and the use of language as a factor in the construction of meaning and symbols. With this, it was observed that the magazine, by starring female success in business, ended up evoking archetypes, mainly Greek goddesses, linked to the archetype of the Forbes Brasil brand. The work was divided into 4 blocks: after the introduction, chapter 2 is divided into two subchapters, which deal with culture and consumption, to then move on to the theory of image analysis, and, finally, an opening on the archetypes, which will be deepened to those that represent Forbes Brasil magazine and those that are present in the six analyzed covers.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em Estudos de LinguagensUTFPRBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLetrasArquétipo (Psicologia)Mulheres de negóciosEstéticaCapas de revistas - AnáliseContexto (Linguística)Liderança em mulheresArchetype (Psychology)Women in businessAestheticsMagazine covers - AnalysisContext (Linguistics)Leadership in womenArquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021Feminine archetypes and communication: analysis of six covers of Forbes Brasil from 2013 to 2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaLima, Marcelo Fernando dehttps://orcid.org/0000-0003-2206-1472http://lattes.cnpq.br/4315132452111762Camargo, Hertez Wendel dehttps://orcid.org/0000-0003-4639-0553http://lattes.cnpq.br/2778413245735367Lima, Marcelo Fernando dehttps://orcid.org/0000-0003-2206-1472http://lattes.cnpq.br/4315132452111762Cantarin, Márcio Matiassihttps://orcid.org/0000-0002-8622-9345http://lattes.cnpq.br/8396759751370138Souza, Maurini dehttps://orcid.org/0000-0001-8914-2133http://lattes.cnpq.br/2682254281407504https://orcid.org/0000-0001-6800-6431http://lattes.cnpq.br/9357391579636140Bortolotti, Déborareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30848/3/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD53ORIGINALarquetiposfemininoscapasforbes.pdfapplication/pdf2477814http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30848/1/arquetiposfemininoscapasforbes.pdf16471ba0b26086e59621e9cddfb83fe2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81031http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30848/2/license_rdf934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4MD52TEXTarquetiposfemininoscapasforbes.pdf.txtarquetiposfemininoscapasforbes.pdf.txtExtracted texttext/plain280316http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30848/4/arquetiposfemininoscapasforbes.pdf.txt39afdd4c83b0f3ed2e9659d6cab43894MD54THUMBNAILarquetiposfemininoscapasforbes.pdf.jpgarquetiposfemininoscapasforbes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1222http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30848/5/arquetiposfemininoscapasforbes.pdf.jpg7f9fd9de52c448fa8b949cdd1ca0b9deMD551/308482023-03-17 03:07:37.567oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2023-03-17T06:07:37Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Arquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021 |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Feminine archetypes and communication: analysis of six covers of Forbes Brasil from 2013 to 2021 |
title |
Arquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021 |
spellingShingle |
Arquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021 Bortolotti, Débora CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Arquétipo (Psicologia) Mulheres de negócios Estética Capas de revistas - Análise Contexto (Linguística) Liderança em mulheres Archetype (Psychology) Women in business Aesthetics Magazine covers - Analysis Context (Linguistics) Leadership in women Letras |
title_short |
Arquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021 |
title_full |
Arquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021 |
title_fullStr |
Arquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021 |
title_full_unstemmed |
Arquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021 |
title_sort |
Arquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021 |
author |
Bortolotti, Débora |
author_facet |
Bortolotti, Débora |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Marcelo Fernando de |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2206-1472 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4315132452111762 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Camargo, Hertez Wendel de |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-4639-0553 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2778413245735367 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Lima, Marcelo Fernando de |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-2206-1472 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4315132452111762 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Cantarin, Márcio Matiassi |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-8622-9345 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8396759751370138 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Souza, Maurini de |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-8914-2133 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2682254281407504 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-6800-6431 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9357391579636140 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortolotti, Débora |
contributor_str_mv |
Lima, Marcelo Fernando de Camargo, Hertez Wendel de Lima, Marcelo Fernando de Cantarin, Márcio Matiassi Souza, Maurini de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Arquétipo (Psicologia) Mulheres de negócios Estética Capas de revistas - Análise Contexto (Linguística) Liderança em mulheres Archetype (Psychology) Women in business Aesthetics Magazine covers - Analysis Context (Linguistics) Leadership in women Letras |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquétipo (Psicologia) Mulheres de negócios Estética Capas de revistas - Análise Contexto (Linguística) Liderança em mulheres Archetype (Psychology) Women in business Aesthetics Magazine covers - Analysis Context (Linguistics) Leadership in women |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Letras |
description |
No presente trabalho serão analisadas seis capas da revista da Forbes Brasil, publicadas entre os anos de 2013 e 2021. Desta forma, o objetivo é identificar quais arquétipos da marca estão presentes nas capas estampadas por mulheres de sucesso no mundo business, por intermédio da verificação dos elementos estéticos, linguísticos e semânticos. Para que o estudo fosse realizado, a metodologia escolhida foi a análise de conteúdo, juntamente com teorias que abordam cultura, consumo, além da formação das relações sociais e do sujeito, bem como a teoria de análise de imagem, mitologia de marca e a utilização da linguagem como fator de construção de sentido e símbolos. Com isso, foi observado que a revista, ao protagonizar o sucesso feminino nos negócios, acabou evocando arquétipos, principalmente de deusas gregas, atrelados ao próprio arquétipo da marca Forbes Brasil. O trabalho foi dividido em quatro blocos: após a introdução, o capítulo 2 é dividido em dois subcapítulos, os quais abordam sobre a cultura e o consumo, para então partir para a teoria de análise de imagem, e, por fim, uma abertura sobre os arquétipos, os quais serão aprofundados aos que representam a revista Forbes Brasil e aos que estão presentes nas seis capas analisadas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-15T17:51:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-03-15T17:51:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BORTOLOTTI, Débora. Arquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30848 |
identifier_str_mv |
BORTOLOTTI, Débora. Arquétipos femininos e comunicação: análise de seis capas da Forbes Brasil de 2013 a 2021. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30848/3/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30848/1/arquetiposfemininoscapasforbes.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30848/2/license_rdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30848/4/arquetiposfemininoscapasforbes.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/30848/5/arquetiposfemininoscapasforbes.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 16471ba0b26086e59621e9cddfb83fe2 934f4ca17e109e0a05eaeaba504d7ce4 39afdd4c83b0f3ed2e9659d6cab43894 7f9fd9de52c448fa8b949cdd1ca0b9de |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923013701402624 |