Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Maysa Anastacio Bernardo Flor da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31271
Resumo: Acompanha: Proposta para uma avaliação da aprendizagem no contexto contemporâneo
id UTFPR-12_ee24ac9bab10b4fb071f2e57049a9082
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/31271
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2023-05-02T20:12:12Z2023-05-02T20:12:12Z2023-04-20ROSA, Maysa Anastacio Bernardo Flor da. Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31271Acompanha: Proposta para uma avaliação da aprendizagem no contexto contemporâneoA avaliação da aprendizagem tem sido foco de estudos e inúmeros debates no contexto educacional, sendo crescente a ênfase a partir de uma abordagem mais evidenciada na perspectiva da avaliação apenas somativa. No entanto, verifica-se que na maioria das vezes ela vem acontecendo de forma tradicional por meio de exames. À vista disso, essa dissertação objetiva investigar as potencialidades uma proposta de avaliação da aprendizagem, aplicada em uma turma do curso de Engenharia Eletrônica, na disciplina de Física III, de uma Universidade Federal da região Centro-Oeste do estado do Paraná. A pesquisa possui abordagem qualitativa, do ponto de vista dos objetivos é classificada como descritiva e, com relação aos procedimentos é tanto bibliográfica quanto observacional, utilizando para tal a técnica da observação participante. Para a composição dos dados utilizou-se a observação, o diário de campo da pesquisadora e os documentos produzidos por alunos durante a implementação da proposta. Para a análise dos dados utilizou-se o método indutivo de Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram que a participação ativa dos estudantes no processo de avaliação da aprendizagem, por intermédio da autoavaliação, permitiu com que os estudantes refletissem sobre suas ações, evidenciando sentimentos positivos, negativos, motivação para os estudos, comprometimento no cumprimento do contrato pedagógico, de tal modo que tomaram consciência em relação ao seu processo de aprendizagem inferindo criticamente durante esse percurso.Learning evaluation has been the focus of studies and numerous debates in the educational context, with increasing emphasis on a more evident approach from the perspective of only summative evaluation. However, it is verified that most of the time it has been happening in a traditional way by means of exams. In view of this, this dissertation aims to investigate the potentialities of a learning evaluation proposal, applied to a class from the Electronic Engineering course, in Physics III, from a Federal University in the Midwest region of the state of Paraná. The research has a qualitative approach, from the point of view of the objectives it is classified as descriptive and, in relation to the procedures, it is both bibliographic and observational, using for this the technique of participant observation. To compose the data we used the observation, the researcher's field diary, and the documents produced by the students during the implementation of the proposal. For the data analysis we used Bardin's inductive method of content analysis. The results evidenced that the active participation of students in the process of learning evaluation, through self-assessment, allowed students to reflect on their actions, showing positive and negative feelings, motivation to study, and commitment to fulfilling the pedagogical contract, in such a way that they became aware of their learning process, making critical inferences during this process.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da NaturezaUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEnsinoAvaliação educacionalFísica - Estudo e ensinoAprendizagemEmoçõesAutoeficiênciaEducation - EvaluationPhysics - Study and teachingLearningEmotionsSelf-efficacyEstudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenhariaStudy of an evaluative proposal for the physics discipline in the engineering courseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaBatista, Michel Corcihttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721http://lattes.cnpq.br/4568162557688883Batista, Michel Corcihttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721http://lattes.cnpq.br/4568162557688883Santos, Oscar Rodrigues doshttps://orcid.org/0000-0002-0987-1465http://lattes.cnpq.br/3450355380659938Fusinato, Polonia Altoéhttps://orcid.org/0000-0002-4698-8574http://lattes.cnpq.br/0928793011431563Schwerz, Roseli Constantinohttps://orcid.org/0000-0001-5507-3117http://lattes.cnpq.br/8638021519578975https://orcid.org/0000-0001-7846-0638http://lattes.cnpq.br/1690670521779798Rosa, Maysa Anastacio Bernardo Flor dareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALestudopropostaavaliativafisica.pdfapplication/pdf2076701http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31271/1/estudopropostaavaliativafisica.pdfef17fa758ce9debee7848fe74729f80cMD51estudopropostaavaliaticafisica_produto.pdfapplication/pdf683299http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31271/2/estudopropostaavaliaticafisica_produto.pdf7bbc8c8e45a7c51b6f38e67350b9a792MD52TEXTestudopropostaavaliaticafisica_produto.pdf.txtestudopropostaavaliaticafisica_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain69216http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31271/4/estudopropostaavaliaticafisica_produto.pdf.txt79551c1bddd56115138ced7a35311afdMD54estudopropostaavaliativafisica.pdf.txtestudopropostaavaliativafisica.pdf.txtExtracted texttext/plain292601http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31271/6/estudopropostaavaliativafisica.pdf.txtf99580630bf242e86e3043fa688fe253MD56THUMBNAILestudopropostaavaliativafisica.pdf.jpgestudopropostaavaliativafisica.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1243http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31271/3/estudopropostaavaliativafisica.pdf.jpg71beb857da0fa0152377d82f697b11f5MD53estudopropostaavaliaticafisica_produto.pdf.jpgestudopropostaavaliaticafisica_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31271/5/estudopropostaavaliaticafisica_produto.pdf.jpg2020ad5a466fd576fb6ee5be83e8ed88MD551/312712023-05-04 03:08:12.341oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/31271Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2023-05-04T06:08:12Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Study of an evaluative proposal for the physics discipline in the engineering course
title Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia
spellingShingle Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia
Rosa, Maysa Anastacio Bernardo Flor da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Avaliação educacional
Física - Estudo e ensino
Aprendizagem
Emoções
Autoeficiência
Education - Evaluation
Physics - Study and teaching
Learning
Emotions
Self-efficacy
Ensino
title_short Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia
title_full Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia
title_fullStr Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia
title_full_unstemmed Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia
title_sort Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia
author Rosa, Maysa Anastacio Bernardo Flor da
author_facet Rosa, Maysa Anastacio Bernardo Flor da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Batista, Michel Corci
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7328-2721
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4568162557688883
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Batista, Michel Corci
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7328-2721
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4568162557688883
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santos, Oscar Rodrigues dos
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-0987-1465
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3450355380659938
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Fusinato, Polonia Altoé
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4698-8574
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0928793011431563
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Schwerz, Roseli Constantino
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-5507-3117
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8638021519578975
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-7846-0638
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1690670521779798
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Maysa Anastacio Bernardo Flor da
contributor_str_mv Batista, Michel Corci
Batista, Michel Corci
Santos, Oscar Rodrigues dos
Fusinato, Polonia Altoé
Schwerz, Roseli Constantino
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Avaliação educacional
Física - Estudo e ensino
Aprendizagem
Emoções
Autoeficiência
Education - Evaluation
Physics - Study and teaching
Learning
Emotions
Self-efficacy
Ensino
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Física - Estudo e ensino
Aprendizagem
Emoções
Autoeficiência
Education - Evaluation
Physics - Study and teaching
Learning
Emotions
Self-efficacy
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv Ensino
description Acompanha: Proposta para uma avaliação da aprendizagem no contexto contemporâneo
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-02T20:12:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-02T20:12:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-04-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROSA, Maysa Anastacio Bernardo Flor da. Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31271
identifier_str_mv ROSA, Maysa Anastacio Bernardo Flor da. Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31271/1/estudopropostaavaliativafisica.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31271/2/estudopropostaavaliaticafisica_produto.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31271/4/estudopropostaavaliaticafisica_produto.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31271/6/estudopropostaavaliativafisica.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31271/3/estudopropostaavaliativafisica.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31271/5/estudopropostaavaliaticafisica_produto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ef17fa758ce9debee7848fe74729f80c
7bbc8c8e45a7c51b6f38e67350b9a792
79551c1bddd56115138ced7a35311afd
f99580630bf242e86e3043fa688fe253
71beb857da0fa0152377d82f697b11f5
2020ad5a466fd576fb6ee5be83e8ed88
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923034731642880