Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31271 |
Resumo: | Acompanha: Proposta para uma avaliação da aprendizagem no contexto contemporâneo |
id |
UTFPR-12_ee24ac9bab10b4fb071f2e57049a9082 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/31271 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-05-02T20:12:12Z2023-05-02T20:12:12Z2023-04-20ROSA, Maysa Anastacio Bernardo Flor da. Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31271Acompanha: Proposta para uma avaliação da aprendizagem no contexto contemporâneoA avaliação da aprendizagem tem sido foco de estudos e inúmeros debates no contexto educacional, sendo crescente a ênfase a partir de uma abordagem mais evidenciada na perspectiva da avaliação apenas somativa. No entanto, verifica-se que na maioria das vezes ela vem acontecendo de forma tradicional por meio de exames. À vista disso, essa dissertação objetiva investigar as potencialidades uma proposta de avaliação da aprendizagem, aplicada em uma turma do curso de Engenharia Eletrônica, na disciplina de Física III, de uma Universidade Federal da região Centro-Oeste do estado do Paraná. A pesquisa possui abordagem qualitativa, do ponto de vista dos objetivos é classificada como descritiva e, com relação aos procedimentos é tanto bibliográfica quanto observacional, utilizando para tal a técnica da observação participante. Para a composição dos dados utilizou-se a observação, o diário de campo da pesquisadora e os documentos produzidos por alunos durante a implementação da proposta. Para a análise dos dados utilizou-se o método indutivo de Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciaram que a participação ativa dos estudantes no processo de avaliação da aprendizagem, por intermédio da autoavaliação, permitiu com que os estudantes refletissem sobre suas ações, evidenciando sentimentos positivos, negativos, motivação para os estudos, comprometimento no cumprimento do contrato pedagógico, de tal modo que tomaram consciência em relação ao seu processo de aprendizagem inferindo criticamente durante esse percurso.Learning evaluation has been the focus of studies and numerous debates in the educational context, with increasing emphasis on a more evident approach from the perspective of only summative evaluation. However, it is verified that most of the time it has been happening in a traditional way by means of exams. In view of this, this dissertation aims to investigate the potentialities of a learning evaluation proposal, applied to a class from the Electronic Engineering course, in Physics III, from a Federal University in the Midwest region of the state of Paraná. The research has a qualitative approach, from the point of view of the objectives it is classified as descriptive and, in relation to the procedures, it is both bibliographic and observational, using for this the technique of participant observation. To compose the data we used the observation, the researcher's field diary, and the documents produced by the students during the implementation of the proposal. For the data analysis we used Bardin's inductive method of content analysis. The results evidenced that the active participation of students in the process of learning evaluation, through self-assessment, allowed students to reflect on their actions, showing positive and negative feelings, motivation to study, and commitment to fulfilling the pedagogical contract, in such a way that they became aware of their learning process, making critical inferences during this process.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da NaturezaUTFPRBrasilhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMEnsinoAvaliação educacionalFísica - Estudo e ensinoAprendizagemEmoçõesAutoeficiênciaEducation - EvaluationPhysics - Study and teachingLearningEmotionsSelf-efficacyEstudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenhariaStudy of an evaluative proposal for the physics discipline in the engineering courseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLondrinaBatista, Michel Corcihttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721http://lattes.cnpq.br/4568162557688883Batista, Michel Corcihttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721http://lattes.cnpq.br/4568162557688883Santos, Oscar Rodrigues doshttps://orcid.org/0000-0002-0987-1465http://lattes.cnpq.br/3450355380659938Fusinato, Polonia Altoéhttps://orcid.org/0000-0002-4698-8574http://lattes.cnpq.br/0928793011431563Schwerz, Roseli Constantinohttps://orcid.org/0000-0001-5507-3117http://lattes.cnpq.br/8638021519578975https://orcid.org/0000-0001-7846-0638http://lattes.cnpq.br/1690670521779798Rosa, Maysa Anastacio Bernardo Flor dareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALestudopropostaavaliativafisica.pdfapplication/pdf2076701http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31271/1/estudopropostaavaliativafisica.pdfef17fa758ce9debee7848fe74729f80cMD51estudopropostaavaliaticafisica_produto.pdfapplication/pdf683299http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31271/2/estudopropostaavaliaticafisica_produto.pdf7bbc8c8e45a7c51b6f38e67350b9a792MD52TEXTestudopropostaavaliaticafisica_produto.pdf.txtestudopropostaavaliaticafisica_produto.pdf.txtExtracted texttext/plain69216http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31271/4/estudopropostaavaliaticafisica_produto.pdf.txt79551c1bddd56115138ced7a35311afdMD54estudopropostaavaliativafisica.pdf.txtestudopropostaavaliativafisica.pdf.txtExtracted texttext/plain292601http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31271/6/estudopropostaavaliativafisica.pdf.txtf99580630bf242e86e3043fa688fe253MD56THUMBNAILestudopropostaavaliativafisica.pdf.jpgestudopropostaavaliativafisica.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1243http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31271/3/estudopropostaavaliativafisica.pdf.jpg71beb857da0fa0152377d82f697b11f5MD53estudopropostaavaliaticafisica_produto.pdf.jpgestudopropostaavaliaticafisica_produto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31271/5/estudopropostaavaliaticafisica_produto.pdf.jpg2020ad5a466fd576fb6ee5be83e8ed88MD551/312712023-05-04 03:08:12.341oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/31271Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2023-05-04T06:08:12Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Study of an evaluative proposal for the physics discipline in the engineering course |
title |
Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia |
spellingShingle |
Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia Rosa, Maysa Anastacio Bernardo Flor da CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Avaliação educacional Física - Estudo e ensino Aprendizagem Emoções Autoeficiência Education - Evaluation Physics - Study and teaching Learning Emotions Self-efficacy Ensino |
title_short |
Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia |
title_full |
Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia |
title_fullStr |
Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia |
title_full_unstemmed |
Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia |
title_sort |
Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia |
author |
Rosa, Maysa Anastacio Bernardo Flor da |
author_facet |
Rosa, Maysa Anastacio Bernardo Flor da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Batista, Michel Corci |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-7328-2721 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Batista, Michel Corci |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-7328-2721 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4568162557688883 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Santos, Oscar Rodrigues dos |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-0987-1465 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3450355380659938 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Fusinato, Polonia Altoé |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-4698-8574 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0928793011431563 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Schwerz, Roseli Constantino |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-5507-3117 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8638021519578975 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-7846-0638 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1690670521779798 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Maysa Anastacio Bernardo Flor da |
contributor_str_mv |
Batista, Michel Corci Batista, Michel Corci Santos, Oscar Rodrigues dos Fusinato, Polonia Altoé Schwerz, Roseli Constantino |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Avaliação educacional Física - Estudo e ensino Aprendizagem Emoções Autoeficiência Education - Evaluation Physics - Study and teaching Learning Emotions Self-efficacy Ensino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação educacional Física - Estudo e ensino Aprendizagem Emoções Autoeficiência Education - Evaluation Physics - Study and teaching Learning Emotions Self-efficacy |
dc.subject.capes.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino |
description |
Acompanha: Proposta para uma avaliação da aprendizagem no contexto contemporâneo |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-02T20:12:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-02T20:12:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-04-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ROSA, Maysa Anastacio Bernardo Flor da. Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31271 |
identifier_str_mv |
ROSA, Maysa Anastacio Bernardo Flor da. Estudo de uma proposta avaliativa para a disciplina de física no curso de engenharia. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31271/1/estudopropostaavaliativafisica.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31271/2/estudopropostaavaliaticafisica_produto.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31271/4/estudopropostaavaliaticafisica_produto.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31271/6/estudopropostaavaliativafisica.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31271/3/estudopropostaavaliativafisica.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/31271/5/estudopropostaavaliaticafisica_produto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ef17fa758ce9debee7848fe74729f80c 7bbc8c8e45a7c51b6f38e67350b9a792 79551c1bddd56115138ced7a35311afd f99580630bf242e86e3043fa688fe253 71beb857da0fa0152377d82f697b11f5 2020ad5a466fd576fb6ee5be83e8ed88 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805923034731642880 |