Coisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Vinícius Miranda de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1188
Resumo: Neste trabalho tenho como objetivo evidenciar as imbricações entre cultura material e as relações de gênero, problematizando a construção de representações de masculinidades em ambientes comerciais destinados exclusivamente ao público masculino. O recorte de estudo está centrado nos projetos publicitário e de arquitetura de interiores da Barbearia Clube, inaugurada em Curitiba no ano de 2007. O planejamento destes projetos foi articulado com um ideal de masculinidade chamado de “homem clássico”, caracterizado por atributos como “macho”, “tradicional” e “sem frescura, que serviu de base para o desenvolvimento dos materiais de comunicação e da decoração da barbearia. Os projetos publicitário e de arquitetura de interiores são analisados neste trabalho por meio das narrativas obtidas mediante entrevistas com os (as) envolvidos (as) nos projetos, da leitura de imagens veiculadas nos materiais gráficos de divulgação da Barbearia Clube, assim como por meio de imagens obtidas mediante o registro fotográfico em visitas realizadas ao estabelecimento. Com essas análises tenho como objetivo evidenciar o caráter de construto social das prescrições de gênero, assim como o papel fundamental dos artefatos na construção dos sujeitos e de suas identidades.
id UTFPR-12_f2540ee70278a586f7d4fafa295bec08
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/1188
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2015-05-27T14:50:16Z2015-05-27T14:50:16Z2015-03-26MORAIS, Vinícius Miranda de. Coisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibana. 2015. 198 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1188Neste trabalho tenho como objetivo evidenciar as imbricações entre cultura material e as relações de gênero, problematizando a construção de representações de masculinidades em ambientes comerciais destinados exclusivamente ao público masculino. O recorte de estudo está centrado nos projetos publicitário e de arquitetura de interiores da Barbearia Clube, inaugurada em Curitiba no ano de 2007. O planejamento destes projetos foi articulado com um ideal de masculinidade chamado de “homem clássico”, caracterizado por atributos como “macho”, “tradicional” e “sem frescura, que serviu de base para o desenvolvimento dos materiais de comunicação e da decoração da barbearia. Os projetos publicitário e de arquitetura de interiores são analisados neste trabalho por meio das narrativas obtidas mediante entrevistas com os (as) envolvidos (as) nos projetos, da leitura de imagens veiculadas nos materiais gráficos de divulgação da Barbearia Clube, assim como por meio de imagens obtidas mediante o registro fotográfico em visitas realizadas ao estabelecimento. Com essas análises tenho como objetivo evidenciar o caráter de construto social das prescrições de gênero, assim como o papel fundamental dos artefatos na construção dos sujeitos e de suas identidades.My goal in this dissertation is to expose the imbrications between material culture and gender relationships by approaching the construction of depictions of masculinities at store environments designed exclusively for male customers. The scope of study is centered on the advertising and interior design projects of Barbearia Clube, opened in Curitiba in 2007. The planning of these projects hinged on a masculinity ideal called “classic man”, presenting features such as “manly”, “traditional” and “with no frills”, which became the foundation for the development of the barber shop’s communication signs and decoration. The analysis of the advertising and interior design projects is carried out through statements obtained in interviews with the persons involved in the projects, the assessment of images applied in Barbearia Clube advertisement pieces, as well as images obtained by photographic process in visits to the premises. With this analysis I aim to expose the social construct character from gender prescriptions as well as the fundamental role of artifacts in the construction of subjects and their identities.CAPESporUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em TecnologiaCultura materialBarbearias - Curitiba (Paraná) - Estudo de casosPublicidadeArquitetura de interioresMasculinidadeHomens - IdentidadeTecnologiaMaterial cultureBarbershops - Curitiba (Paraná) - Case studiesPublicityInterior architectureMasculinityMen - IdentityTechnologyCoisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaMestradoSantos, Marinês Ribeiro dosMorais, Vinícius Miranda dereponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_PPGTE_M_Morais, Vinícius Miranda de_2015.pdf.jpgCT_PPGTE_M_Morais, Vinícius Miranda de_2015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1188/4/CT_PPGTE_M_Morais%2c%20Vin%c3%adcius%20Miranda%20de_2015.pdf.jpgfe36f73f6560fbc0e1602c2733d7fce4MD54ORIGINALCT_PPGTE_M_Morais, Vinícius Miranda de_2015.pdfCT_PPGTE_M_Morais, Vinícius Miranda de_2015.pdfapplication/pdf8991644http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1188/1/CT_PPGTE_M_Morais%2c%20Vin%c3%adcius%20Miranda%20de_2015.pdfbea7012abdbac84c75a234320135baa5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1188/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_PPGTE_M_Morais, Vinícius Miranda de_2015.pdf.txtCT_PPGTE_M_Morais, Vinícius Miranda de_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain373042http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1188/3/CT_PPGTE_M_Morais%2c%20Vin%c3%adcius%20Miranda%20de_2015.pdf.txt9b32830129773f42b1f0b5f99c343fb0MD531/11882015-05-28 03:00:53.809oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2015-05-28T06:00:53Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Coisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibana
title Coisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibana
spellingShingle Coisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibana
Morais, Vinícius Miranda de
Cultura material
Barbearias - Curitiba (Paraná) - Estudo de casos
Publicidade
Arquitetura de interiores
Masculinidade
Homens - Identidade
Tecnologia
Material culture
Barbershops - Curitiba (Paraná) - Case studies
Publicity
Interior architecture
Masculinity
Men - Identity
Technology
title_short Coisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibana
title_full Coisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibana
title_fullStr Coisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibana
title_full_unstemmed Coisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibana
title_sort Coisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibana
author Morais, Vinícius Miranda de
author_facet Morais, Vinícius Miranda de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Marinês Ribeiro dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Vinícius Miranda de
contributor_str_mv Santos, Marinês Ribeiro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura material
Barbearias - Curitiba (Paraná) - Estudo de casos
Publicidade
Arquitetura de interiores
Masculinidade
Homens - Identidade
Tecnologia
Material culture
Barbershops - Curitiba (Paraná) - Case studies
Publicity
Interior architecture
Masculinity
Men - Identity
Technology
topic Cultura material
Barbearias - Curitiba (Paraná) - Estudo de casos
Publicidade
Arquitetura de interiores
Masculinidade
Homens - Identidade
Tecnologia
Material culture
Barbershops - Curitiba (Paraná) - Case studies
Publicity
Interior architecture
Masculinity
Men - Identity
Technology
description Neste trabalho tenho como objetivo evidenciar as imbricações entre cultura material e as relações de gênero, problematizando a construção de representações de masculinidades em ambientes comerciais destinados exclusivamente ao público masculino. O recorte de estudo está centrado nos projetos publicitário e de arquitetura de interiores da Barbearia Clube, inaugurada em Curitiba no ano de 2007. O planejamento destes projetos foi articulado com um ideal de masculinidade chamado de “homem clássico”, caracterizado por atributos como “macho”, “tradicional” e “sem frescura, que serviu de base para o desenvolvimento dos materiais de comunicação e da decoração da barbearia. Os projetos publicitário e de arquitetura de interiores são analisados neste trabalho por meio das narrativas obtidas mediante entrevistas com os (as) envolvidos (as) nos projetos, da leitura de imagens veiculadas nos materiais gráficos de divulgação da Barbearia Clube, assim como por meio de imagens obtidas mediante o registro fotográfico em visitas realizadas ao estabelecimento. Com essas análises tenho como objetivo evidenciar o caráter de construto social das prescrições de gênero, assim como o papel fundamental dos artefatos na construção dos sujeitos e de suas identidades.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-27T14:50:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-05-27T14:50:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MORAIS, Vinícius Miranda de. Coisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibana. 2015. 198 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1188
identifier_str_mv MORAIS, Vinícius Miranda de. Coisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibana. 2015. 198 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Tecnologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Curitiba
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1188/4/CT_PPGTE_M_Morais%2c%20Vin%c3%adcius%20Miranda%20de_2015.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1188/1/CT_PPGTE_M_Morais%2c%20Vin%c3%adcius%20Miranda%20de_2015.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1188/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1188/3/CT_PPGTE_M_Morais%2c%20Vin%c3%adcius%20Miranda%20de_2015.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fe36f73f6560fbc0e1602c2733d7fce4
bea7012abdbac84c75a234320135baa5
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
9b32830129773f42b1f0b5f99c343fb0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922925396623360