Coisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1188 |
Resumo: | Neste trabalho tenho como objetivo evidenciar as imbricações entre cultura material e as relações de gênero, problematizando a construção de representações de masculinidades em ambientes comerciais destinados exclusivamente ao público masculino. O recorte de estudo está centrado nos projetos publicitário e de arquitetura de interiores da Barbearia Clube, inaugurada em Curitiba no ano de 2007. O planejamento destes projetos foi articulado com um ideal de masculinidade chamado de “homem clássico”, caracterizado por atributos como “macho”, “tradicional” e “sem frescura, que serviu de base para o desenvolvimento dos materiais de comunicação e da decoração da barbearia. Os projetos publicitário e de arquitetura de interiores são analisados neste trabalho por meio das narrativas obtidas mediante entrevistas com os (as) envolvidos (as) nos projetos, da leitura de imagens veiculadas nos materiais gráficos de divulgação da Barbearia Clube, assim como por meio de imagens obtidas mediante o registro fotográfico em visitas realizadas ao estabelecimento. Com essas análises tenho como objetivo evidenciar o caráter de construto social das prescrições de gênero, assim como o papel fundamental dos artefatos na construção dos sujeitos e de suas identidades. |
id |
UTFPR-12_f2540ee70278a586f7d4fafa295bec08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/1188 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-05-27T14:50:16Z2015-05-27T14:50:16Z2015-03-26MORAIS, Vinícius Miranda de. Coisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibana. 2015. 198 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1188Neste trabalho tenho como objetivo evidenciar as imbricações entre cultura material e as relações de gênero, problematizando a construção de representações de masculinidades em ambientes comerciais destinados exclusivamente ao público masculino. O recorte de estudo está centrado nos projetos publicitário e de arquitetura de interiores da Barbearia Clube, inaugurada em Curitiba no ano de 2007. O planejamento destes projetos foi articulado com um ideal de masculinidade chamado de “homem clássico”, caracterizado por atributos como “macho”, “tradicional” e “sem frescura, que serviu de base para o desenvolvimento dos materiais de comunicação e da decoração da barbearia. Os projetos publicitário e de arquitetura de interiores são analisados neste trabalho por meio das narrativas obtidas mediante entrevistas com os (as) envolvidos (as) nos projetos, da leitura de imagens veiculadas nos materiais gráficos de divulgação da Barbearia Clube, assim como por meio de imagens obtidas mediante o registro fotográfico em visitas realizadas ao estabelecimento. Com essas análises tenho como objetivo evidenciar o caráter de construto social das prescrições de gênero, assim como o papel fundamental dos artefatos na construção dos sujeitos e de suas identidades.My goal in this dissertation is to expose the imbrications between material culture and gender relationships by approaching the construction of depictions of masculinities at store environments designed exclusively for male customers. The scope of study is centered on the advertising and interior design projects of Barbearia Clube, opened in Curitiba in 2007. The planning of these projects hinged on a masculinity ideal called “classic man”, presenting features such as “manly”, “traditional” and “with no frills”, which became the foundation for the development of the barber shop’s communication signs and decoration. The analysis of the advertising and interior design projects is carried out through statements obtained in interviews with the persons involved in the projects, the assessment of images applied in Barbearia Clube advertisement pieces, as well as images obtained by photographic process in visits to the premises. With this analysis I aim to expose the social construct character from gender prescriptions as well as the fundamental role of artifacts in the construction of subjects and their identities.CAPESporUniversidade Tecnológica Federal do ParanáCuritibaPrograma de Pós-Graduação em TecnologiaCultura materialBarbearias - Curitiba (Paraná) - Estudo de casosPublicidadeArquitetura de interioresMasculinidadeHomens - IdentidadeTecnologiaMaterial cultureBarbershops - Curitiba (Paraná) - Case studiesPublicityInterior architectureMasculinityMen - IdentityTechnologyCoisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibanainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCuritibaMestradoSantos, Marinês Ribeiro dosMorais, Vinícius Miranda dereponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCT_PPGTE_M_Morais, Vinícius Miranda de_2015.pdf.jpgCT_PPGTE_M_Morais, Vinícius Miranda de_2015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1188/4/CT_PPGTE_M_Morais%2c%20Vin%c3%adcius%20Miranda%20de_2015.pdf.jpgfe36f73f6560fbc0e1602c2733d7fce4MD54ORIGINALCT_PPGTE_M_Morais, Vinícius Miranda de_2015.pdfCT_PPGTE_M_Morais, Vinícius Miranda de_2015.pdfapplication/pdf8991644http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1188/1/CT_PPGTE_M_Morais%2c%20Vin%c3%adcius%20Miranda%20de_2015.pdfbea7012abdbac84c75a234320135baa5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1188/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTCT_PPGTE_M_Morais, Vinícius Miranda de_2015.pdf.txtCT_PPGTE_M_Morais, Vinícius Miranda de_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain373042http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1188/3/CT_PPGTE_M_Morais%2c%20Vin%c3%adcius%20Miranda%20de_2015.pdf.txt9b32830129773f42b1f0b5f99c343fb0MD531/11882015-05-28 03:00:53.809oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2015-05-28T06:00:53Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Coisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibana |
title |
Coisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibana |
spellingShingle |
Coisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibana Morais, Vinícius Miranda de Cultura material Barbearias - Curitiba (Paraná) - Estudo de casos Publicidade Arquitetura de interiores Masculinidade Homens - Identidade Tecnologia Material culture Barbershops - Curitiba (Paraná) - Case studies Publicity Interior architecture Masculinity Men - Identity Technology |
title_short |
Coisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibana |
title_full |
Coisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibana |
title_fullStr |
Coisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibana |
title_full_unstemmed |
Coisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibana |
title_sort |
Coisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibana |
author |
Morais, Vinícius Miranda de |
author_facet |
Morais, Vinícius Miranda de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Marinês Ribeiro dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Vinícius Miranda de |
contributor_str_mv |
Santos, Marinês Ribeiro dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura material Barbearias - Curitiba (Paraná) - Estudo de casos Publicidade Arquitetura de interiores Masculinidade Homens - Identidade Tecnologia Material culture Barbershops - Curitiba (Paraná) - Case studies Publicity Interior architecture Masculinity Men - Identity Technology |
topic |
Cultura material Barbearias - Curitiba (Paraná) - Estudo de casos Publicidade Arquitetura de interiores Masculinidade Homens - Identidade Tecnologia Material culture Barbershops - Curitiba (Paraná) - Case studies Publicity Interior architecture Masculinity Men - Identity Technology |
description |
Neste trabalho tenho como objetivo evidenciar as imbricações entre cultura material e as relações de gênero, problematizando a construção de representações de masculinidades em ambientes comerciais destinados exclusivamente ao público masculino. O recorte de estudo está centrado nos projetos publicitário e de arquitetura de interiores da Barbearia Clube, inaugurada em Curitiba no ano de 2007. O planejamento destes projetos foi articulado com um ideal de masculinidade chamado de “homem clássico”, caracterizado por atributos como “macho”, “tradicional” e “sem frescura, que serviu de base para o desenvolvimento dos materiais de comunicação e da decoração da barbearia. Os projetos publicitário e de arquitetura de interiores são analisados neste trabalho por meio das narrativas obtidas mediante entrevistas com os (as) envolvidos (as) nos projetos, da leitura de imagens veiculadas nos materiais gráficos de divulgação da Barbearia Clube, assim como por meio de imagens obtidas mediante o registro fotográfico em visitas realizadas ao estabelecimento. Com essas análises tenho como objetivo evidenciar o caráter de construto social das prescrições de gênero, assim como o papel fundamental dos artefatos na construção dos sujeitos e de suas identidades. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-27T14:50:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-05-27T14:50:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MORAIS, Vinícius Miranda de. Coisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibana. 2015. 198 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1188 |
identifier_str_mv |
MORAIS, Vinícius Miranda de. Coisa de macho: representações de masculinidades em uma barbearia curitibana. 2015. 198 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1188/4/CT_PPGTE_M_Morais%2c%20Vin%c3%adcius%20Miranda%20de_2015.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1188/1/CT_PPGTE_M_Morais%2c%20Vin%c3%adcius%20Miranda%20de_2015.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1188/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/1188/3/CT_PPGTE_M_Morais%2c%20Vin%c3%adcius%20Miranda%20de_2015.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fe36f73f6560fbc0e1602c2733d7fce4 bea7012abdbac84c75a234320135baa5 b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 9b32830129773f42b1f0b5f99c343fb0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805922925396623360 |