Comparativo econômico entre estruturas de pavimentação rígida e flexível com aplicação de conceitos da análise do custo no ciclo de vida para o projeto de uma via

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kalinski, Camila
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14567
Resumo: Com base em conceitos da análise dos custos no ciclo de vida, o presente estudo realizou uma avaliação econômica comparativa entre estruturas de pavimentação rígida e flexível, com objetivo principal de definir a alternativa economicamente mais viável a ser aplicada ao projeto de uma via da cidade de Pato Branco - PR. Basicamente, os custos no ciclo de vida de rodovias abrangem os custos da agência e dos usuários, o primeiro relacionado aos custos de implantação, manutenção e reabilitação, e o segundo aos custos operacionais dos veículos, atraso no tempo de viagem e acidentes, os quais não são abordados neste estudo. Para determinação dos custos de implantação, foram dimensionadas estruturas de pavimento com revestimentos de concreto de cimento Portland (CCP) e de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ),cujo período de projeto considerado foi vinte anos. O levantamento dos custos de manutenção e reabilitação envolveu a elaboração de diferentes hipóteses de planos de serviços a serem executadas ao longo da vida útil das estruturas, tanto para a seção rígida, quanto para a flexível. A análise econômica foi realizada através da comparação dos custos no ciclo de vida, considerando-se todas as hipóteses de plano de serviços. Com o resultado, é possível observar comportamentos semelhantes entre as hipóteses analisadas. Ao serem considerados apenas os custos de implantação, verifica-se que a estrutura de pavimentação rígida é mais onerosa, aproximadamente 7,6%. No entanto, ao se realizar a análise juntamente com os custos de manutenção e reabilitação, a estrutura de pavimento de concreto de cimento Portland se torna economicamente mais viável. A média entre as diferenças das hipóteses testadas foi R$1.432.829,38, o que representa um valor de R$ 74.355,44 por quilômetro de rodovia, o que significa um custo do pavimento flexível em relação ao pavimento rígido aproximadamente 6,1% maior. Para as comparações realizada, a idade de ponto de equilíbrio entre as estruturas foi no período de oito a catorze anos. Os resultados demonstram a importância da análise dos custos ao longo do ciclo de vida dos pavimentos na tomada de decisões da fase de projeto, prática ainda pouco utilizada. Além disso, ao se realizar a avaliação econômica e considerar-se os aspectos técnicos, verifica-se que as estruturas de pavimento rígidas podem representar vantagens na construção de novas vias.
id UTFPR-12_f6aef76e1b58dadbc1d114de93585b72
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/14567
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-18T12:12:15Z2020-11-18T12:12:15Z2017-11-24KALINSKI, Camila. Comparativo econômico entre estruturas de pavimentação rígida e flexível com aplicação de conceitos da análise do custo no ciclo de vida para o projeto de uma via. 2017. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14567Com base em conceitos da análise dos custos no ciclo de vida, o presente estudo realizou uma avaliação econômica comparativa entre estruturas de pavimentação rígida e flexível, com objetivo principal de definir a alternativa economicamente mais viável a ser aplicada ao projeto de uma via da cidade de Pato Branco - PR. Basicamente, os custos no ciclo de vida de rodovias abrangem os custos da agência e dos usuários, o primeiro relacionado aos custos de implantação, manutenção e reabilitação, e o segundo aos custos operacionais dos veículos, atraso no tempo de viagem e acidentes, os quais não são abordados neste estudo. Para determinação dos custos de implantação, foram dimensionadas estruturas de pavimento com revestimentos de concreto de cimento Portland (CCP) e de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ),cujo período de projeto considerado foi vinte anos. O levantamento dos custos de manutenção e reabilitação envolveu a elaboração de diferentes hipóteses de planos de serviços a serem executadas ao longo da vida útil das estruturas, tanto para a seção rígida, quanto para a flexível. A análise econômica foi realizada através da comparação dos custos no ciclo de vida, considerando-se todas as hipóteses de plano de serviços. Com o resultado, é possível observar comportamentos semelhantes entre as hipóteses analisadas. Ao serem considerados apenas os custos de implantação, verifica-se que a estrutura de pavimentação rígida é mais onerosa, aproximadamente 7,6%. No entanto, ao se realizar a análise juntamente com os custos de manutenção e reabilitação, a estrutura de pavimento de concreto de cimento Portland se torna economicamente mais viável. A média entre as diferenças das hipóteses testadas foi R$1.432.829,38, o que representa um valor de R$ 74.355,44 por quilômetro de rodovia, o que significa um custo do pavimento flexível em relação ao pavimento rígido aproximadamente 6,1% maior. Para as comparações realizada, a idade de ponto de equilíbrio entre as estruturas foi no período de oito a catorze anos. Os resultados demonstram a importância da análise dos custos ao longo do ciclo de vida dos pavimentos na tomada de decisões da fase de projeto, prática ainda pouco utilizada. Além disso, ao se realizar a avaliação econômica e considerar-se os aspectos técnicos, verifica-se que as estruturas de pavimento rígidas podem representar vantagens na construção de novas vias.Based on life-cycle cost analysis concepts, the present study developed a comparative economic evaluation between rigid and flexible pavement structure, aiming to define the most economically viable alternative to be applied in a single roadway in Pato Branco's city, Paraná's state. Basically, the costs in roadway´s life cycle include agency and user´s costs. The first one is related to deployment, maintenance and rehabilitation costs, and the second one to vehicle operating costs, travel time delay and accidentes, which will be not addressed in this study. To determine the implantation costs, concrete pavement structures were dimensioned based on Portland Cement Concrete (PCC) and Hot Mix Asphalt (HMA), considering a project period of twenty years. Maintenance and rehabilitation survey costs were based on different hypotheses of service plans to be executed during the useful life of the structures, for both rigid and flexible section. The economic analysis was performed comparing the life cycle costs considering all the service plans hypotheses. As a result, it is possible to observe similar behaviors among the comparisons made at the present work. When considering just the implatation costs, it can be verified that the rigid pavement became 7,6% more expensive. However, taking into consideration the maintenance and rehabilition costs, the concrete pavement made of Portland Cement Concrete becomes economically more feasible. The average difference between the hypotheses tested was of R$ 1.432.829,38, which represents a R$ 74.355,44 per roadway kilometer, factor that turns the flexible pavement cost 6,1% more expensive than the rigid pavement, For the comparison made, the equilibrium age between the strucures was between eight and fourteen years. These results demonstrate the significance of the Life-Cycle Cost Analysis in pavement structures in the decision making at the design phase, a practice that is less used. In addition, considering the economic and technical aspects, it can be verified that rigid pavement structures can present important advantagens in the construction of new roadways.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáPato BrancoEngenharia CivilUTFPRBrasilDepartamento Acadêmico de Construção CivilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILControle de custoPavimentosPavimentos flexíveisCost controlPavementsPavements, FlexibleComparativo econômico entre estruturas de pavimentação rígida e flexível com aplicação de conceitos da análise do custo no ciclo de vida para o projeto de uma viaEconomic comparative between rigid and flexible pavement structures in life-cycle cost analysis concepts for a roadway projectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPato BrancoTrombetta, JairoTrombetta, JairoBisconsini, Danilo RinaldiPereira Filho, José IloKalinski, Camilainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALPB_COECI_2017_2_44.pdfapplication/pdf18086427http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14567/1/PB_COECI_2017_2_44.pdf8a3b8af1b0d5c27096851efaa315305bMD51LICENSElicense.txttext/plain1290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14567/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTPB_COECI_2017_2_44.pdf.txtExtracted texttext/plain261361http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14567/3/PB_COECI_2017_2_44.pdf.txte676f16e43c837662fc5ea4fff293603MD53THUMBNAILPB_COECI_2017_2_44.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1365http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14567/4/PB_COECI_2017_2_44.pdf.jpg82d27fb05aba1c5ea7e56fc77083ae51MD541/145672020-11-18 10:12:15.897oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-18T12:12:15Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comparativo econômico entre estruturas de pavimentação rígida e flexível com aplicação de conceitos da análise do custo no ciclo de vida para o projeto de uma via
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Economic comparative between rigid and flexible pavement structures in life-cycle cost analysis concepts for a roadway project
title Comparativo econômico entre estruturas de pavimentação rígida e flexível com aplicação de conceitos da análise do custo no ciclo de vida para o projeto de uma via
spellingShingle Comparativo econômico entre estruturas de pavimentação rígida e flexível com aplicação de conceitos da análise do custo no ciclo de vida para o projeto de uma via
Kalinski, Camila
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Controle de custo
Pavimentos
Pavimentos flexíveis
Cost control
Pavements
Pavements, Flexible
title_short Comparativo econômico entre estruturas de pavimentação rígida e flexível com aplicação de conceitos da análise do custo no ciclo de vida para o projeto de uma via
title_full Comparativo econômico entre estruturas de pavimentação rígida e flexível com aplicação de conceitos da análise do custo no ciclo de vida para o projeto de uma via
title_fullStr Comparativo econômico entre estruturas de pavimentação rígida e flexível com aplicação de conceitos da análise do custo no ciclo de vida para o projeto de uma via
title_full_unstemmed Comparativo econômico entre estruturas de pavimentação rígida e flexível com aplicação de conceitos da análise do custo no ciclo de vida para o projeto de uma via
title_sort Comparativo econômico entre estruturas de pavimentação rígida e flexível com aplicação de conceitos da análise do custo no ciclo de vida para o projeto de uma via
author Kalinski, Camila
author_facet Kalinski, Camila
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Trombetta, Jairo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Trombetta, Jairo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bisconsini, Danilo Rinaldi
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Pereira Filho, José Ilo
dc.contributor.author.fl_str_mv Kalinski, Camila
contributor_str_mv Trombetta, Jairo
Trombetta, Jairo
Bisconsini, Danilo Rinaldi
Pereira Filho, José Ilo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Controle de custo
Pavimentos
Pavimentos flexíveis
Cost control
Pavements
Pavements, Flexible
dc.subject.por.fl_str_mv Controle de custo
Pavimentos
Pavimentos flexíveis
Cost control
Pavements
Pavements, Flexible
description Com base em conceitos da análise dos custos no ciclo de vida, o presente estudo realizou uma avaliação econômica comparativa entre estruturas de pavimentação rígida e flexível, com objetivo principal de definir a alternativa economicamente mais viável a ser aplicada ao projeto de uma via da cidade de Pato Branco - PR. Basicamente, os custos no ciclo de vida de rodovias abrangem os custos da agência e dos usuários, o primeiro relacionado aos custos de implantação, manutenção e reabilitação, e o segundo aos custos operacionais dos veículos, atraso no tempo de viagem e acidentes, os quais não são abordados neste estudo. Para determinação dos custos de implantação, foram dimensionadas estruturas de pavimento com revestimentos de concreto de cimento Portland (CCP) e de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ),cujo período de projeto considerado foi vinte anos. O levantamento dos custos de manutenção e reabilitação envolveu a elaboração de diferentes hipóteses de planos de serviços a serem executadas ao longo da vida útil das estruturas, tanto para a seção rígida, quanto para a flexível. A análise econômica foi realizada através da comparação dos custos no ciclo de vida, considerando-se todas as hipóteses de plano de serviços. Com o resultado, é possível observar comportamentos semelhantes entre as hipóteses analisadas. Ao serem considerados apenas os custos de implantação, verifica-se que a estrutura de pavimentação rígida é mais onerosa, aproximadamente 7,6%. No entanto, ao se realizar a análise juntamente com os custos de manutenção e reabilitação, a estrutura de pavimento de concreto de cimento Portland se torna economicamente mais viável. A média entre as diferenças das hipóteses testadas foi R$1.432.829,38, o que representa um valor de R$ 74.355,44 por quilômetro de rodovia, o que significa um custo do pavimento flexível em relação ao pavimento rígido aproximadamente 6,1% maior. Para as comparações realizada, a idade de ponto de equilíbrio entre as estruturas foi no período de oito a catorze anos. Os resultados demonstram a importância da análise dos custos ao longo do ciclo de vida dos pavimentos na tomada de decisões da fase de projeto, prática ainda pouco utilizada. Além disso, ao se realizar a avaliação econômica e considerar-se os aspectos técnicos, verifica-se que as estruturas de pavimento rígidas podem representar vantagens na construção de novas vias.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-18T12:12:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-18T12:12:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv KALINSKI, Camila. Comparativo econômico entre estruturas de pavimentação rígida e flexível com aplicação de conceitos da análise do custo no ciclo de vida para o projeto de uma via. 2017. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14567
identifier_str_mv KALINSKI, Camila. Comparativo econômico entre estruturas de pavimentação rígida e flexível com aplicação de conceitos da análise do custo no ciclo de vida para o projeto de uma via. 2017. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento Acadêmico de Construção Civil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pato Branco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14567/1/PB_COECI_2017_2_44.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14567/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14567/3/PB_COECI_2017_2_44.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/14567/4/PB_COECI_2017_2_44.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a3b8af1b0d5c27096851efaa315305b
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
e676f16e43c837662fc5ea4fff293603
82d27fb05aba1c5ea7e56fc77083ae51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805923020126027776