Estudo da aplicabilidade dos aços TRIP na indústria automobilística
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24158 |
Resumo: | Este trabalho visa apresentar o aço com efeito de plasticidade induzida por transformação de fase, denominado por efeito TRIP, ressaltando suas vantagens e limitações para aplicação na indústria automobilística. Nas últimas décadas os aços avançados de alta resistência tornaram-se relevantes para a indústria automobilística, principalmente na construção de elementos estruturais de segurança e por questões ambientais, na medida em que favorecem a construção de veículos mais leves e econômicos. Fez-se necessário apresentar os mecanismos de endurecimento dos aços em geral, para posteriormente contrapor a diferença em relação aos mecanismos utilizados pelos aços TRIP. Para esses aços há a necessidade de um rigoroso controle dos elementos de liga, uma vez que influenciam diretamente em condições de processamento e no equilíbrio metaestável de fases. Além disso, foram investigados alguns métodos de produção desses aços além do histórico de pesquisa científica e panorama econômico. Como resultados obtidos, o caráter exponencial do número de publicações de artigos relacionados aos aços TRIP demonstram a sua relevância atual, cujo reflexo é observado no mercado de aços de alta resistência em ascensão. O esforço no desenvolvimento de novos métodos de produção/processamento, embora os aços TRIP não sejam os aços de alta resistência mais recentes, denota sua importância industrial. Pode-se observar que o desenvolvimento dos aços TRIP ainda está sendo realizado, e novas oportunidades para obtenção de novas ligas, processos de produção e aplicações estão em crescimento atualmente. |
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2021-02-10T21:20:15Z2021-02-10T21:20:15Z2020-12-01FAZAN, Alexandre Henrique Nunes. Estudo da aplicabilidade dos aços TRIP na indústria automobilística. 2020. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal Tecnológica do Paraná, Londrina, 2020.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24158Este trabalho visa apresentar o aço com efeito de plasticidade induzida por transformação de fase, denominado por efeito TRIP, ressaltando suas vantagens e limitações para aplicação na indústria automobilística. Nas últimas décadas os aços avançados de alta resistência tornaram-se relevantes para a indústria automobilística, principalmente na construção de elementos estruturais de segurança e por questões ambientais, na medida em que favorecem a construção de veículos mais leves e econômicos. Fez-se necessário apresentar os mecanismos de endurecimento dos aços em geral, para posteriormente contrapor a diferença em relação aos mecanismos utilizados pelos aços TRIP. Para esses aços há a necessidade de um rigoroso controle dos elementos de liga, uma vez que influenciam diretamente em condições de processamento e no equilíbrio metaestável de fases. Além disso, foram investigados alguns métodos de produção desses aços além do histórico de pesquisa científica e panorama econômico. Como resultados obtidos, o caráter exponencial do número de publicações de artigos relacionados aos aços TRIP demonstram a sua relevância atual, cujo reflexo é observado no mercado de aços de alta resistência em ascensão. O esforço no desenvolvimento de novos métodos de produção/processamento, embora os aços TRIP não sejam os aços de alta resistência mais recentes, denota sua importância industrial. Pode-se observar que o desenvolvimento dos aços TRIP ainda está sendo realizado, e novas oportunidades para obtenção de novas ligas, processos de produção e aplicações estão em crescimento atualmente.In the last decades, advanced high-strength steels have become relevant for the automotive industry, mainly in the construction of structural safety elements and for environmental reasons, as they favor the construction of lighter and more economical vehicles. This assignment aims to present steel with a plasticity effect induced by phase transformation, called the TRIP effect, highlighting its advantages and limitations for application in the automobile industry. It was necessary to explain the steel hardening mechanisms in general, in order to later counter the difference in relation to the mechanisms used by TRIP steels. For these steels, there is a need for a rigorous control of the alloy elements, since they directly influence processing conditions and the metastable phase balance. In addition, some methods of producing these steels were investigated as well as the history of scientific research and the economic outlook. As results obtained, the exponential character of the number of publications of articles related to TRIP steels demonstrates its current relevance, which is reflected in the rising high strength steel market. The effort to develop new production/processing methods, although TRIP steel is not the latest high strength steel, shows its industrial importance. It can be seen that the development of TRIP steels is still being carried out, and new opportunities for obtaining new alloys, production processes, and applications are currently growing.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaEngenharia de MateriaisUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICAAçoAço de alta resistênciaMetais - Propriedades mecânicasIndústria automobilísticaSteelSteel, High strengthMetals - Mechanical propertiesAutomobile industry and tradeEstudo da aplicabilidade dos aços TRIP na indústria automobilísticaStudy of the applicability of TRIP steels in the automobile industryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLondrinaPeres, Fabiano MorenoLombardi Neto, AmadeuBrondino, Odney CarlosPeres, Fabiano MorenoFazan, Alexandre Henrique Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRORIGINALacostripindustriaautomobilistica.pdfacostripindustriaautomobilistica.pdfapplication/pdf9848046http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24158/1/acostripindustriaautomobilistica.pdf708092fbad2a02ca0f931c03f33f51c0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24158/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52TEXTacostripindustriaautomobilistica.pdf.txtacostripindustriaautomobilistica.pdf.txtExtracted texttext/plain75364http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24158/3/acostripindustriaautomobilistica.pdf.txt39d1b8e00471ace7aa63ccfabe6f4a8eMD53THUMBNAILacostripindustriaautomobilistica.pdf.jpgacostripindustriaautomobilistica.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1263http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/24158/4/acostripindustriaautomobilistica.pdf.jpg1aa2ba2b0f897690d237fff119737a77MD541/241582021-02-11 04:10:44.6oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-02-11T06:10:44Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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