Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25574 |
Resumo: | A roteirização é um método de otimização de rotas muito utilizado por pesquisadores do mundo todo para encontrar o percurso ideal entre pontos de demandas, satisfazendo as necessidades do problema e reduzindo custos operacionais. O presente trabalho constitui-se de uma pesquisa com o objetivo de otimizar o deslocamento total de quatro linhas de ônibus da zona oeste de uma cidade do norte do Paraná, através da roteirização, fazendo o uso de métodos como modelagem e simulação de tráfego. Apresenta-se o levantamento dos dados das linhas, seu estudo e a elaboração de um método de aprimoramento, o qual foi rodado para gerar dois resultados de duas simulações diferentes, uma atendendo com 2 linhas e outra com 4 linhas. Os resultados obtidos foram satisfatórios para ambas simulações, reduzindo a distância total percorrida nas linhas. Espera-se que o método encontrado possa ser replicado em diferentes áreas da cidade onde também exista a necessidade de melhoria. |
id |
UTFPR-12_f929c310ae0bdbe1c849bf235eacff31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25574 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-07-13T17:36:00Z2021-07-13T17:36:00Z2021-05-11GARBELOTTO, Fabio Garcia. Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25574A roteirização é um método de otimização de rotas muito utilizado por pesquisadores do mundo todo para encontrar o percurso ideal entre pontos de demandas, satisfazendo as necessidades do problema e reduzindo custos operacionais. O presente trabalho constitui-se de uma pesquisa com o objetivo de otimizar o deslocamento total de quatro linhas de ônibus da zona oeste de uma cidade do norte do Paraná, através da roteirização, fazendo o uso de métodos como modelagem e simulação de tráfego. Apresenta-se o levantamento dos dados das linhas, seu estudo e a elaboração de um método de aprimoramento, o qual foi rodado para gerar dois resultados de duas simulações diferentes, uma atendendo com 2 linhas e outra com 4 linhas. Os resultados obtidos foram satisfatórios para ambas simulações, reduzindo a distância total percorrida nas linhas. Espera-se que o método encontrado possa ser replicado em diferentes áreas da cidade onde também exista a necessidade de melhoria.Routing is a route optimization method widely used by researchers around the world to find the ideal route between demand points, satisfying problem needs and operational costs. The present work consists of a research with the objective of optimizing the total displacement of four bus lines in the west zone of a city in the north of Paraná, through routing, making use of methods such as modeling and traffic exercise. The survey of the data of the lines, their study and the preparation of an improvement method are presented, which was run to generate results from two different simulations, one serving with 2 lines and the other with 4 lines. The results obtained were satisfactory for both simulations, the total distance covered in the lines. It is hoped that the method found can be replicated in different areas of the city where there is also a need for improvement.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaEngenharia de ProduçãoUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOTransporte urbanoÔnibus - LinhasSimulação (Computadores)Urban transportationBus linesComputer simulationOtimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulaçãoOptimization of public transport lines through modeling and simulationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLondrinaTondato, RogérioTondato, Silvana Rodrigues QuintilhanoFerreira, José AngeloTondato, RogérioGarbelotto, Fabio Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25574/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52ORIGINALtransportecoletivomodelagemsimulacao.pdftransportecoletivomodelagemsimulacao.pdfapplication/pdf1211846http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25574/1/transportecoletivomodelagemsimulacao.pdf4c59f2466ae6160631011303a2165c03MD51TEXTtransportecoletivomodelagemsimulacao.pdf.txttransportecoletivomodelagemsimulacao.pdf.txtExtracted texttext/plain124033http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25574/3/transportecoletivomodelagemsimulacao.pdf.txta18bb626c8682cf8a9c772fec6138140MD53THUMBNAILtransportecoletivomodelagemsimulacao.pdf.jpgtransportecoletivomodelagemsimulacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1198http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25574/4/transportecoletivomodelagemsimulacao.pdf.jpg23effb0f69ea4ea919f646fe7f865a80MD541/255742021-07-14 03:04:07.188oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-07-14T06:04:07Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Optimization of public transport lines through modeling and simulation |
title |
Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação |
spellingShingle |
Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação Garbelotto, Fabio Garcia CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Transporte urbano Ônibus - Linhas Simulação (Computadores) Urban transportation Bus lines Computer simulation |
title_short |
Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação |
title_full |
Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação |
title_fullStr |
Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação |
title_full_unstemmed |
Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação |
title_sort |
Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação |
author |
Garbelotto, Fabio Garcia |
author_facet |
Garbelotto, Fabio Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tondato, Rogério |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ferreira, José Angelo |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Tondato, Rogério |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garbelotto, Fabio Garcia |
contributor_str_mv |
Tondato, Rogério Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano Ferreira, José Angelo Tondato, Rogério |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Transporte urbano Ônibus - Linhas Simulação (Computadores) Urban transportation Bus lines Computer simulation |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte urbano Ônibus - Linhas Simulação (Computadores) Urban transportation Bus lines Computer simulation |
description |
A roteirização é um método de otimização de rotas muito utilizado por pesquisadores do mundo todo para encontrar o percurso ideal entre pontos de demandas, satisfazendo as necessidades do problema e reduzindo custos operacionais. O presente trabalho constitui-se de uma pesquisa com o objetivo de otimizar o deslocamento total de quatro linhas de ônibus da zona oeste de uma cidade do norte do Paraná, através da roteirização, fazendo o uso de métodos como modelagem e simulação de tráfego. Apresenta-se o levantamento dos dados das linhas, seu estudo e a elaboração de um método de aprimoramento, o qual foi rodado para gerar dois resultados de duas simulações diferentes, uma atendendo com 2 linhas e outra com 4 linhas. Os resultados obtidos foram satisfatórios para ambas simulações, reduzindo a distância total percorrida nas linhas. Espera-se que o método encontrado possa ser replicado em diferentes áreas da cidade onde também exista a necessidade de melhoria. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-13T17:36:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-13T17:36:00Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-05-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GARBELOTTO, Fabio Garcia. Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25574 |
identifier_str_mv |
GARBELOTTO, Fabio Garcia. Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Engenharia de Produção |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UTFPR |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25574/2/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25574/1/transportecoletivomodelagemsimulacao.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25574/3/transportecoletivomodelagemsimulacao.pdf.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25574/4/transportecoletivomodelagemsimulacao.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b 4c59f2466ae6160631011303a2165c03 a18bb626c8682cf8a9c772fec6138140 23effb0f69ea4ea919f646fe7f865a80 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805922931800276992 |