Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garbelotto, Fabio Garcia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25574
Resumo: A roteirização é um método de otimização de rotas muito utilizado por pesquisadores do mundo todo para encontrar o percurso ideal entre pontos de demandas, satisfazendo as necessidades do problema e reduzindo custos operacionais. O presente trabalho constitui-se de uma pesquisa com o objetivo de otimizar o deslocamento total de quatro linhas de ônibus da zona oeste de uma cidade do norte do Paraná, através da roteirização, fazendo o uso de métodos como modelagem e simulação de tráfego. Apresenta-se o levantamento dos dados das linhas, seu estudo e a elaboração de um método de aprimoramento, o qual foi rodado para gerar dois resultados de duas simulações diferentes, uma atendendo com 2 linhas e outra com 4 linhas. Os resultados obtidos foram satisfatórios para ambas simulações, reduzindo a distância total percorrida nas linhas. Espera-se que o método encontrado possa ser replicado em diferentes áreas da cidade onde também exista a necessidade de melhoria.
id UTFPR-12_f929c310ae0bdbe1c849bf235eacff31
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/25574
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2021-07-13T17:36:00Z2021-07-13T17:36:00Z2021-05-11GARBELOTTO, Fabio Garcia. Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25574A roteirização é um método de otimização de rotas muito utilizado por pesquisadores do mundo todo para encontrar o percurso ideal entre pontos de demandas, satisfazendo as necessidades do problema e reduzindo custos operacionais. O presente trabalho constitui-se de uma pesquisa com o objetivo de otimizar o deslocamento total de quatro linhas de ônibus da zona oeste de uma cidade do norte do Paraná, através da roteirização, fazendo o uso de métodos como modelagem e simulação de tráfego. Apresenta-se o levantamento dos dados das linhas, seu estudo e a elaboração de um método de aprimoramento, o qual foi rodado para gerar dois resultados de duas simulações diferentes, uma atendendo com 2 linhas e outra com 4 linhas. Os resultados obtidos foram satisfatórios para ambas simulações, reduzindo a distância total percorrida nas linhas. Espera-se que o método encontrado possa ser replicado em diferentes áreas da cidade onde também exista a necessidade de melhoria.Routing is a route optimization method widely used by researchers around the world to find the ideal route between demand points, satisfying problem needs and operational costs. The present work consists of a research with the objective of optimizing the total displacement of four bus lines in the west zone of a city in the north of Paraná, through routing, making use of methods such as modeling and traffic exercise. The survey of the data of the lines, their study and the preparation of an improvement method are presented, which was run to generate results from two different simulations, one serving with 2 lines and the other with 4 lines. The results obtained were satisfactory for both simulations, the total distance covered in the lines. It is hoped that the method found can be replicated in different areas of the city where there is also a need for improvement.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáLondrinaEngenharia de ProduçãoUTFPRBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOTransporte urbanoÔnibus - LinhasSimulação (Computadores)Urban transportationBus linesComputer simulationOtimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulaçãoOptimization of public transport lines through modeling and simulationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLondrinaTondato, RogérioTondato, Silvana Rodrigues QuintilhanoFerreira, José AngeloTondato, RogérioGarbelotto, Fabio Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81290http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25574/2/license.txtb9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95bMD52ORIGINALtransportecoletivomodelagemsimulacao.pdftransportecoletivomodelagemsimulacao.pdfapplication/pdf1211846http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25574/1/transportecoletivomodelagemsimulacao.pdf4c59f2466ae6160631011303a2165c03MD51TEXTtransportecoletivomodelagemsimulacao.pdf.txttransportecoletivomodelagemsimulacao.pdf.txtExtracted texttext/plain124033http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25574/3/transportecoletivomodelagemsimulacao.pdf.txta18bb626c8682cf8a9c772fec6138140MD53THUMBNAILtransportecoletivomodelagemsimulacao.pdf.jpgtransportecoletivomodelagemsimulacao.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1198http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25574/4/transportecoletivomodelagemsimulacao.pdf.jpg23effb0f69ea4ea919f646fe7f865a80MD541/255742021-07-14 03:04:07.188oai:repositorio.utfpr.edu.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2021-07-14T06:04:07Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Optimization of public transport lines through modeling and simulation
title Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação
spellingShingle Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação
Garbelotto, Fabio Garcia
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Transporte urbano
Ônibus - Linhas
Simulação (Computadores)
Urban transportation
Bus lines
Computer simulation
title_short Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação
title_full Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação
title_fullStr Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação
title_full_unstemmed Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação
title_sort Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação
author Garbelotto, Fabio Garcia
author_facet Garbelotto, Fabio Garcia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tondato, Rogério
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ferreira, José Angelo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Tondato, Rogério
dc.contributor.author.fl_str_mv Garbelotto, Fabio Garcia
contributor_str_mv Tondato, Rogério
Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano
Ferreira, José Angelo
Tondato, Rogério
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Transporte urbano
Ônibus - Linhas
Simulação (Computadores)
Urban transportation
Bus lines
Computer simulation
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte urbano
Ônibus - Linhas
Simulação (Computadores)
Urban transportation
Bus lines
Computer simulation
description A roteirização é um método de otimização de rotas muito utilizado por pesquisadores do mundo todo para encontrar o percurso ideal entre pontos de demandas, satisfazendo as necessidades do problema e reduzindo custos operacionais. O presente trabalho constitui-se de uma pesquisa com o objetivo de otimizar o deslocamento total de quatro linhas de ônibus da zona oeste de uma cidade do norte do Paraná, através da roteirização, fazendo o uso de métodos como modelagem e simulação de tráfego. Apresenta-se o levantamento dos dados das linhas, seu estudo e a elaboração de um método de aprimoramento, o qual foi rodado para gerar dois resultados de duas simulações diferentes, uma atendendo com 2 linhas e outra com 4 linhas. Os resultados obtidos foram satisfatórios para ambas simulações, reduzindo a distância total percorrida nas linhas. Espera-se que o método encontrado possa ser replicado em diferentes áreas da cidade onde também exista a necessidade de melhoria.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-13T17:36:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-13T17:36:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GARBELOTTO, Fabio Garcia. Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25574
identifier_str_mv GARBELOTTO, Fabio Garcia. Otimização de linhas de transporte coletivo público através de modelagem e simulação. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2021.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UTFPR
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25574/2/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25574/1/transportecoletivomodelagemsimulacao.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25574/3/transportecoletivomodelagemsimulacao.pdf.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/25574/4/transportecoletivomodelagemsimulacao.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b9d82215ab23456fa2d8b49c5df1b95b
4c59f2466ae6160631011303a2165c03
a18bb626c8682cf8a9c772fec6138140
23effb0f69ea4ea919f646fe7f865a80
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922931800276992