O comportamento de compra dos nerds

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daniele de Almeida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
Texto Completo: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5887
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de compra do grupo urbano conhecido como “nerds”. Para isso foi feito um estudo sobre o paradigma comportamental do “nerd” e seus diversos subgrupos. Foi feita uma análise desde a formação da palavra passando pelo seu emprego com cunho pejorativo, até o estado atual. Com isso objetivou-se também desconstruir a imagem formada pelo estereótipo do senso comum, por meio do estudo da revolução iniciada com a indústria da computação que culminou nessa mudança comportamental da sociedade, além de levantar informações a respeito dos benefícios do comércio eletrônico bem como analisar as possibilidades de atingir esse novo nicho de mercado no Brasil. Através dessa análise buscou-se o melhor método para oferecer produtos de moda para o consumo desse grupo cultural.
id UTFPR-12_fe168e24a07724ebbbe0eed2593f65ae
oai_identifier_str oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/5887
network_acronym_str UTFPR-12
network_name_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
repository_id_str
spelling 2020-11-09T18:46:24Z2020-11-09T18:46:24Z2011-11-21SANTOS, Daniele de Almeida. Comportamento de Compra dos “nerds”. 2011. 195 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2011.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5887O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de compra do grupo urbano conhecido como “nerds”. Para isso foi feito um estudo sobre o paradigma comportamental do “nerd” e seus diversos subgrupos. Foi feita uma análise desde a formação da palavra passando pelo seu emprego com cunho pejorativo, até o estado atual. Com isso objetivou-se também desconstruir a imagem formada pelo estereótipo do senso comum, por meio do estudo da revolução iniciada com a indústria da computação que culminou nessa mudança comportamental da sociedade, além de levantar informações a respeito dos benefícios do comércio eletrônico bem como analisar as possibilidades de atingir esse novo nicho de mercado no Brasil. Através dessa análise buscou-se o melhor método para oferecer produtos de moda para o consumo desse grupo cultural.This completion of course work has the objective to analyze the buying behavior of the urban group known as “nerds”. To achieve such objective, a study will be made about the current behaviourist paradigm of the “nerd” and it‟s derivatives subgroups. The word “nerd” will be analyzed from it‟s beginning until it‟s use with pejorative slant, up to it‟s current form. The common sense‟s stereotypical image of the “nerd” will be deconstructed by the analysis of the revoluction started by the computing industry that led to a behaviourist change of society. Furthermore, the benefits of the electronic commerce will be analyzed, as will be the possibilities of meeting this new market niche in Brazil. Through this analysis, the best method for offering fashion products for this cultural group has been defined.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáApucaranaTecnologia em Design de ModaComércio eletrônicoModa - EstiloComportamento do consumidorElectronic commerceFashion designConsumer behaviorO comportamento de compra dos nerdsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisApucaranaMatté, Lívia LauraGodoy, Muriel de SouzaSantos, Daniele de Almeidareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILAP_CODEM_2011_2_2.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1267http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5887/1/AP_CODEM_2011_2_2.pdf.jpgd870862a0f1d578e4d0a4e6006e86041MD51ORIGINALAP_CODEM_2011_2_2.pdfapplication/pdf12841439http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5887/2/AP_CODEM_2011_2_2.pdfddbe249b57c8e90663189f6d5e274036MD52LICENSElicense.txttext/plain1748http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5887/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTAP_CODEM_2011_2_2.pdf.txtExtracted texttext/plain190041http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5887/4/AP_CODEM_2011_2_2.pdf.txt724e49b4960657ed155fa1b5952d1fe7MD541/58872020-11-09 16:46:24.716oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-09T18:46:24Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O comportamento de compra dos nerds
title O comportamento de compra dos nerds
spellingShingle O comportamento de compra dos nerds
Santos, Daniele de Almeida
Tecnologia em Design de Moda
Comércio eletrônico
Moda - Estilo
Comportamento do consumidor
Electronic commerce
Fashion design
Consumer behavior
title_short O comportamento de compra dos nerds
title_full O comportamento de compra dos nerds
title_fullStr O comportamento de compra dos nerds
title_full_unstemmed O comportamento de compra dos nerds
title_sort O comportamento de compra dos nerds
author Santos, Daniele de Almeida
author_facet Santos, Daniele de Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Matté, Lívia Laura
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Godoy, Muriel de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Daniele de Almeida
contributor_str_mv Matté, Lívia Laura
Godoy, Muriel de Souza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Tecnologia em Design de Moda
topic Tecnologia em Design de Moda
Comércio eletrônico
Moda - Estilo
Comportamento do consumidor
Electronic commerce
Fashion design
Consumer behavior
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Moda - Estilo
Comportamento do consumidor
Electronic commerce
Fashion design
Consumer behavior
description O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de compra do grupo urbano conhecido como “nerds”. Para isso foi feito um estudo sobre o paradigma comportamental do “nerd” e seus diversos subgrupos. Foi feita uma análise desde a formação da palavra passando pelo seu emprego com cunho pejorativo, até o estado atual. Com isso objetivou-se também desconstruir a imagem formada pelo estereótipo do senso comum, por meio do estudo da revolução iniciada com a indústria da computação que culminou nessa mudança comportamental da sociedade, além de levantar informações a respeito dos benefícios do comércio eletrônico bem como analisar as possibilidades de atingir esse novo nicho de mercado no Brasil. Através dessa análise buscou-se o melhor método para oferecer produtos de moda para o consumo desse grupo cultural.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-11-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-09T18:46:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-09T18:46:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Daniele de Almeida. Comportamento de Compra dos “nerds”. 2011. 195 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5887
identifier_str_mv SANTOS, Daniele de Almeida. Comportamento de Compra dos “nerds”. 2011. 195 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2011.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Apucarana
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Apucarana
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
collection Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5887/1/AP_CODEM_2011_2_2.pdf.jpg
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5887/2/AP_CODEM_2011_2_2.pdf
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5887/3/license.txt
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5887/4/AP_CODEM_2011_2_2.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d870862a0f1d578e4d0a4e6006e86041
ddbe249b57c8e90663189f6d5e274036
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
724e49b4960657ed155fa1b5952d1fe7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805922971905163264