O comportamento de compra dos nerds
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
Texto Completo: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5887 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de compra do grupo urbano conhecido como “nerds”. Para isso foi feito um estudo sobre o paradigma comportamental do “nerd” e seus diversos subgrupos. Foi feita uma análise desde a formação da palavra passando pelo seu emprego com cunho pejorativo, até o estado atual. Com isso objetivou-se também desconstruir a imagem formada pelo estereótipo do senso comum, por meio do estudo da revolução iniciada com a indústria da computação que culminou nessa mudança comportamental da sociedade, além de levantar informações a respeito dos benefícios do comércio eletrônico bem como analisar as possibilidades de atingir esse novo nicho de mercado no Brasil. Através dessa análise buscou-se o melhor método para oferecer produtos de moda para o consumo desse grupo cultural. |
id |
UTFPR-12_fe168e24a07724ebbbe0eed2593f65ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utfpr.edu.br:1/5887 |
network_acronym_str |
UTFPR-12 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
repository_id_str |
|
spelling |
2020-11-09T18:46:24Z2020-11-09T18:46:24Z2011-11-21SANTOS, Daniele de Almeida. Comportamento de Compra dos “nerds”. 2011. 195 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2011.http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5887O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de compra do grupo urbano conhecido como “nerds”. Para isso foi feito um estudo sobre o paradigma comportamental do “nerd” e seus diversos subgrupos. Foi feita uma análise desde a formação da palavra passando pelo seu emprego com cunho pejorativo, até o estado atual. Com isso objetivou-se também desconstruir a imagem formada pelo estereótipo do senso comum, por meio do estudo da revolução iniciada com a indústria da computação que culminou nessa mudança comportamental da sociedade, além de levantar informações a respeito dos benefícios do comércio eletrônico bem como analisar as possibilidades de atingir esse novo nicho de mercado no Brasil. Através dessa análise buscou-se o melhor método para oferecer produtos de moda para o consumo desse grupo cultural.This completion of course work has the objective to analyze the buying behavior of the urban group known as “nerds”. To achieve such objective, a study will be made about the current behaviourist paradigm of the “nerd” and it‟s derivatives subgroups. The word “nerd” will be analyzed from it‟s beginning until it‟s use with pejorative slant, up to it‟s current form. The common sense‟s stereotypical image of the “nerd” will be deconstructed by the analysis of the revoluction started by the computing industry that led to a behaviourist change of society. Furthermore, the benefits of the electronic commerce will be analyzed, as will be the possibilities of meeting this new market niche in Brazil. Through this analysis, the best method for offering fashion products for this cultural group has been defined.porUniversidade Tecnológica Federal do ParanáApucaranaTecnologia em Design de ModaComércio eletrônicoModa - EstiloComportamento do consumidorElectronic commerceFashion designConsumer behaviorO comportamento de compra dos nerdsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisApucaranaMatté, Lívia LauraGodoy, Muriel de SouzaSantos, Daniele de Almeidareponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT))instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILAP_CODEM_2011_2_2.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1267http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5887/1/AP_CODEM_2011_2_2.pdf.jpgd870862a0f1d578e4d0a4e6006e86041MD51ORIGINALAP_CODEM_2011_2_2.pdfapplication/pdf12841439http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5887/2/AP_CODEM_2011_2_2.pdfddbe249b57c8e90663189f6d5e274036MD52LICENSElicense.txttext/plain1748http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5887/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTAP_CODEM_2011_2_2.pdf.txtExtracted texttext/plain190041http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5887/4/AP_CODEM_2011_2_2.pdf.txt724e49b4960657ed155fa1b5952d1fe7MD541/58872020-11-09 16:46:24.716oai:repositorio.utfpr.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.utfpr.edu.br:8080/oai/requestopendoar:2020-11-09T18:46:24Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O comportamento de compra dos nerds |
title |
O comportamento de compra dos nerds |
spellingShingle |
O comportamento de compra dos nerds Santos, Daniele de Almeida Tecnologia em Design de Moda Comércio eletrônico Moda - Estilo Comportamento do consumidor Electronic commerce Fashion design Consumer behavior |
title_short |
O comportamento de compra dos nerds |
title_full |
O comportamento de compra dos nerds |
title_fullStr |
O comportamento de compra dos nerds |
title_full_unstemmed |
O comportamento de compra dos nerds |
title_sort |
O comportamento de compra dos nerds |
author |
Santos, Daniele de Almeida |
author_facet |
Santos, Daniele de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Matté, Lívia Laura |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Godoy, Muriel de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Daniele de Almeida |
contributor_str_mv |
Matté, Lívia Laura Godoy, Muriel de Souza |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Tecnologia em Design de Moda |
topic |
Tecnologia em Design de Moda Comércio eletrônico Moda - Estilo Comportamento do consumidor Electronic commerce Fashion design Consumer behavior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio eletrônico Moda - Estilo Comportamento do consumidor Electronic commerce Fashion design Consumer behavior |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de compra do grupo urbano conhecido como “nerds”. Para isso foi feito um estudo sobre o paradigma comportamental do “nerd” e seus diversos subgrupos. Foi feita uma análise desde a formação da palavra passando pelo seu emprego com cunho pejorativo, até o estado atual. Com isso objetivou-se também desconstruir a imagem formada pelo estereótipo do senso comum, por meio do estudo da revolução iniciada com a indústria da computação que culminou nessa mudança comportamental da sociedade, além de levantar informações a respeito dos benefícios do comércio eletrônico bem como analisar as possibilidades de atingir esse novo nicho de mercado no Brasil. Através dessa análise buscou-se o melhor método para oferecer produtos de moda para o consumo desse grupo cultural. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-11-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-09T18:46:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-11-09T18:46:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Daniele de Almeida. Comportamento de Compra dos “nerds”. 2011. 195 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5887 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Daniele de Almeida. Comportamento de Compra dos “nerds”. 2011. 195 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2011. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Apucarana |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Apucarana |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
collection |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5887/1/AP_CODEM_2011_2_2.pdf.jpg http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5887/2/AP_CODEM_2011_2_2.pdf http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5887/3/license.txt http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/5887/4/AP_CODEM_2011_2_2.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d870862a0f1d578e4d0a4e6006e86041 ddbe249b57c8e90663189f6d5e274036 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 724e49b4960657ed155fa1b5952d1fe7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UTFPR (da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT)) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805922971905163264 |