Educação inclusiva e os estudantes cegos: proposição de um curso e contribuições à formação docente em química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furutani Toyama, Karla Suzi
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Figueiredo, Márcia Camilo, Prais, Jacqueline Lidiane de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15374
Resumo: Este artigo tem por objetivo delinear como a proposição de um curso, na perspectiva da educação inclusiva e os estudantes cegos, contribuiu para a formação de licenciandos em Química. A metodologia de pesquisa qualitativa, descritiva e de campo, envolveu a participação de treze licenciandos em Química na proposta formativa, a qual foi aprovada junto a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) de uma Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Para a coleta de dados, antes de iniciar o curso, aplicamos um questionário inicial, a fim de identificar os conhecimentos prévios dos participantes em relação a temática. Após a conclusão do curso, os participantes responderam um questionário final. Os resultados obtidos foram interpretados de acordo com a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados evidenciam que o curso contribuiu com a formação dos licenciandos em vários aspectos,  como repensar e reelaborar as suas concepções prévias em relação a Educação Inclusiva e a Educação Especial, entenderam a importância que há em obter conhecimentos a respeito do como fazer adaptações de materiais didáticos, revelaram compreensões de que é preciso tanto a oferta de cursos para a formação continuada de professores, como a necessidade de modificar os espaços comuns da estrutura física da escola em razão da inclusão educacional de todos os estudantes, em especial dos estudantes cegos. Somado a esses resultados, os licenciandos descreveram ter tido a oportunidade de conhecerem materiais didáticos adaptados ao ensino de Química aos estudantes cegos.
id UTFPR-13_01e5b7755e7b4fdbcc6a37387c4826e5
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/15374
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Educação inclusiva e os estudantes cegos: proposição de um curso e contribuições à formação docente em químicaInclusive education and blind students: a course proposal and contributions to teacher education in chemistryCiências Humanas. Educação.Materiais didáticos adaptados; Ação formativa; Formação docenteAdapted teaching materials; Formative action; Teacher trainingEste artigo tem por objetivo delinear como a proposição de um curso, na perspectiva da educação inclusiva e os estudantes cegos, contribuiu para a formação de licenciandos em Química. A metodologia de pesquisa qualitativa, descritiva e de campo, envolveu a participação de treze licenciandos em Química na proposta formativa, a qual foi aprovada junto a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) de uma Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Para a coleta de dados, antes de iniciar o curso, aplicamos um questionário inicial, a fim de identificar os conhecimentos prévios dos participantes em relação a temática. Após a conclusão do curso, os participantes responderam um questionário final. Os resultados obtidos foram interpretados de acordo com a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados evidenciam que o curso contribuiu com a formação dos licenciandos em vários aspectos,  como repensar e reelaborar as suas concepções prévias em relação a Educação Inclusiva e a Educação Especial, entenderam a importância que há em obter conhecimentos a respeito do como fazer adaptações de materiais didáticos, revelaram compreensões de que é preciso tanto a oferta de cursos para a formação continuada de professores, como a necessidade de modificar os espaços comuns da estrutura física da escola em razão da inclusão educacional de todos os estudantes, em especial dos estudantes cegos. Somado a esses resultados, os licenciandos descreveram ter tido a oportunidade de conhecerem materiais didáticos adaptados ao ensino de Química aos estudantes cegos.This paper aims to outline how a course proposal, from the perspective of inclusive education and blind students, contributed to the training of undergraduates in Chemistry. The qualitative, descriptive, and field research method involved the participation of thirteen undergraduate students in Chemistry in the educational proposal, which was approved by the Board of Directors of Business and Community Relations (DIREC) of a Federal Technological University of Paraná (UTFPR). For data collection, before starting the course, an initial questionnaire was applied in order to identify the participants' previous knowledge about the theme. After the conclusion of the course, the participants filled out a final questionnaire. The results were interpreted according to the Textual Discourse Analysis (TDA). The results show that the course contributed to the training of undergraduates in various aspects, such as rethinking and reworking their previous conceptions regarding Inclusive Education and Special Education, understanding the importance of obtaining knowledge about how to adapt teaching materials, revealing understanding that it is necessary to both the offer of courses for the continuing education of teachers, and the need to modify the common spaces of the physical structure of the school due to the educational inclusion of all students, especially blind students. In addition to these results, the undergraduates described having had the opportunity to learn about teaching materials adapted for the teaching of chemistry to blind students.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Tecnológica Federal do ParanáCapesFurutani Toyama, Karla SuziFigueiredo, Márcia CamiloPrais, Jacqueline Lidiane de Souza2022-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê TemáticoPesquisa Qualitativa; Pesquisa Descritiva; Estudo de Campoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1537410.3895/actio.v7n3.15374ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-19ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-192525-892310.3895/actio.v7n3reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15374/9217https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/15374/2639Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-19T19:24:44Zoai:periodicos.utfpr:article/15374Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-12-19T19:24:44Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva e os estudantes cegos: proposição de um curso e contribuições à formação docente em química
Inclusive education and blind students: a course proposal and contributions to teacher education in chemistry
title Educação inclusiva e os estudantes cegos: proposição de um curso e contribuições à formação docente em química
spellingShingle Educação inclusiva e os estudantes cegos: proposição de um curso e contribuições à formação docente em química
Furutani Toyama, Karla Suzi
Ciências Humanas. Educação.
Materiais didáticos adaptados; Ação formativa; Formação docente
Adapted teaching materials; Formative action; Teacher training
title_short Educação inclusiva e os estudantes cegos: proposição de um curso e contribuições à formação docente em química
title_full Educação inclusiva e os estudantes cegos: proposição de um curso e contribuições à formação docente em química
title_fullStr Educação inclusiva e os estudantes cegos: proposição de um curso e contribuições à formação docente em química
title_full_unstemmed Educação inclusiva e os estudantes cegos: proposição de um curso e contribuições à formação docente em química
title_sort Educação inclusiva e os estudantes cegos: proposição de um curso e contribuições à formação docente em química
author Furutani Toyama, Karla Suzi
author_facet Furutani Toyama, Karla Suzi
Figueiredo, Márcia Camilo
Prais, Jacqueline Lidiane de Souza
author_role author
author2 Figueiredo, Márcia Camilo
Prais, Jacqueline Lidiane de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Capes

dc.contributor.author.fl_str_mv Furutani Toyama, Karla Suzi
Figueiredo, Márcia Camilo
Prais, Jacqueline Lidiane de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas. Educação.
Materiais didáticos adaptados; Ação formativa; Formação docente
Adapted teaching materials; Formative action; Teacher training
topic Ciências Humanas. Educação.
Materiais didáticos adaptados; Ação formativa; Formação docente
Adapted teaching materials; Formative action; Teacher training
description Este artigo tem por objetivo delinear como a proposição de um curso, na perspectiva da educação inclusiva e os estudantes cegos, contribuiu para a formação de licenciandos em Química. A metodologia de pesquisa qualitativa, descritiva e de campo, envolveu a participação de treze licenciandos em Química na proposta formativa, a qual foi aprovada junto a Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC) de uma Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Para a coleta de dados, antes de iniciar o curso, aplicamos um questionário inicial, a fim de identificar os conhecimentos prévios dos participantes em relação a temática. Após a conclusão do curso, os participantes responderam um questionário final. Os resultados obtidos foram interpretados de acordo com a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados evidenciam que o curso contribuiu com a formação dos licenciandos em vários aspectos,  como repensar e reelaborar as suas concepções prévias em relação a Educação Inclusiva e a Educação Especial, entenderam a importância que há em obter conhecimentos a respeito do como fazer adaptações de materiais didáticos, revelaram compreensões de que é preciso tanto a oferta de cursos para a formação continuada de professores, como a necessidade de modificar os espaços comuns da estrutura física da escola em razão da inclusão educacional de todos os estudantes, em especial dos estudantes cegos. Somado a esses resultados, os licenciandos descreveram ter tido a oportunidade de conhecerem materiais didáticos adaptados ao ensino de Química aos estudantes cegos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Dossiê Temático
Pesquisa Qualitativa; Pesquisa Descritiva; Estudo de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15374
10.3895/actio.v7n3.15374
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15374
identifier_str_mv 10.3895/actio.v7n3.15374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/15374/9217
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/15374/2639
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 7, n. 3 (2022); 1-19
ACTIO: Docência em Ciências; v. 7, n. 3 (2022); 1-19
2525-8923
10.3895/actio.v7n3
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983857205248