Um estudo sobre a alfabetização científica na formação e prática de professores nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: do Rosário, Natália Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12664
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as abordagens da alfabetização científica na formação inicial e continuada de professores e sua manifestação na prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia consistiu no levantamento das obras defendidas entre 2014 e 2018 publicadas no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). As teses / dissertações foram coletadas, selecionadas e organizadas de acordo com critérios específicos de pesquisa. Cinco monografias foram incluídas no estudo e analisadas com a técnica de análise de conteúdo. As cinco monografias selecionadas destacaram a importância da alfabetização científica na formação inicial e continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. No período definido em que esta pesquisa foi realizada, constatou-se um número reduzido de monografias abordando a alfabetização científica e sua relação com a formação do professor e com o desempenho do professor nos anos iniciais do ensino fundamental. Portanto, são necessários mais estudos voltados para a temática da alfabetização científica, para que a alfabetização científica possa se tornar uma realidade em sala de aula e, consequentemente, contribuir para gerar uma base sólida na formação científica de alunos e professores. Em conclusão, existe uma grande necessidade de reformulação dos programas de licenciatura em educação, através da elaboração de propostas que possam potencialmente contribuir para a formação científica de professores, extensiva à sua formação continuada e com pesquisas afins, visando a melhoria do seu desempenho em sala de aula, o que resultará diretamente na alfabetização científica de seus alunos.
id UTFPR-13_0379d729aeed667f37313515b0bfd149
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/12664
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Um estudo sobre a alfabetização científica na formação e prática de professores nos anos iniciais do ensino fundamentalA study on scientific literacy in the training and practice of teachers in the early years of elementary schoolCiências humanas e EducaçãoScientific literacy; Teacher education; Teaching practiceAlfabetização científica; Formação de professores; Prática de ensinoEsta pesquisa teve como objetivo investigar as abordagens da alfabetização científica na formação inicial e continuada de professores e sua manifestação na prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia consistiu no levantamento das obras defendidas entre 2014 e 2018 publicadas no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). As teses / dissertações foram coletadas, selecionadas e organizadas de acordo com critérios específicos de pesquisa. Cinco monografias foram incluídas no estudo e analisadas com a técnica de análise de conteúdo. As cinco monografias selecionadas destacaram a importância da alfabetização científica na formação inicial e continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. No período definido em que esta pesquisa foi realizada, constatou-se um número reduzido de monografias abordando a alfabetização científica e sua relação com a formação do professor e com o desempenho do professor nos anos iniciais do ensino fundamental. Portanto, são necessários mais estudos voltados para a temática da alfabetização científica, para que a alfabetização científica possa se tornar uma realidade em sala de aula e, consequentemente, contribuir para gerar uma base sólida na formação científica de alunos e professores. Em conclusão, existe uma grande necessidade de reformulação dos programas de licenciatura em educação, através da elaboração de propostas que possam potencialmente contribuir para a formação científica de professores, extensiva à sua formação continuada e com pesquisas afins, visando a melhoria do seu desempenho em sala de aula, o que resultará diretamente na alfabetização científica de seus alunos.This research aimed to investigate approaches to scientific literacy in the initial and continuing education of teachers and its manifestation in the practice of teachers in the early years of elementary school. The methodology consisted of a survey of works defended between 2014 and 2018 published in the catalog of theses and dissertations on Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) and on Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Thesis/dissertation were collected, selected, and organized in accordance with specific research criteria. Five monographs were included on the study and were analyzed with the technique of content analysis. The five selected monographs highlighted the importance of scientific literacy in the initial and continuing education of teachers of initial years from elementary school. In the defined period that this survey was carried out, it was found a reduced number of monographs covering the scientific literacy and its relationship with the teacher’s education and with the teacher’s performance on the initial years of elementary school. Therefore, there is a need of more studies focusing on the scientific literacy theme, so the scientific literacy may become a reality at classrooms, and consequently contribute to generate a solid foundation in the scientific education of students and teachers. In conclusion, there is a great need of reformulating the bachelor’s in education programs, through the elaboration of purposes that may potentially contribute to the scientific education of teachers, extensive to their continuing education and with related research, aiming to improve their performance at classrooms, which will directly result in the scientific literacy of their students.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Federal do Pará-PROPESPManfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardtdo Rosário, Natália Monteiro2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1266410.3895/actio.v6n1.12664ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 1 (2021); 1-22ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 1 (2021); 1-222525-892310.3895/actio.v6n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12664/8338https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12664/1829Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:38:28Zoai:periodicos.utfpr:article/12664Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:38:28Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a alfabetização científica na formação e prática de professores nos anos iniciais do ensino fundamental
A study on scientific literacy in the training and practice of teachers in the early years of elementary school
title Um estudo sobre a alfabetização científica na formação e prática de professores nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Um estudo sobre a alfabetização científica na formação e prática de professores nos anos iniciais do ensino fundamental
Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt
Ciências humanas e Educação
Scientific literacy; Teacher education; Teaching practice
Alfabetização científica; Formação de professores; Prática de ensino
title_short Um estudo sobre a alfabetização científica na formação e prática de professores nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Um estudo sobre a alfabetização científica na formação e prática de professores nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Um estudo sobre a alfabetização científica na formação e prática de professores nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Um estudo sobre a alfabetização científica na formação e prática de professores nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Um estudo sobre a alfabetização científica na formação e prática de professores nos anos iniciais do ensino fundamental
author Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt
author_facet Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt
do Rosário, Natália Monteiro
author_role author
author2 do Rosário, Natália Monteiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
Universidade Federal do Pará-PROPESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt
do Rosário, Natália Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas e Educação
Scientific literacy; Teacher education; Teaching practice
Alfabetização científica; Formação de professores; Prática de ensino
topic Ciências humanas e Educação
Scientific literacy; Teacher education; Teaching practice
Alfabetização científica; Formação de professores; Prática de ensino
description Esta pesquisa teve como objetivo investigar as abordagens da alfabetização científica na formação inicial e continuada de professores e sua manifestação na prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia consistiu no levantamento das obras defendidas entre 2014 e 2018 publicadas no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). As teses / dissertações foram coletadas, selecionadas e organizadas de acordo com critérios específicos de pesquisa. Cinco monografias foram incluídas no estudo e analisadas com a técnica de análise de conteúdo. As cinco monografias selecionadas destacaram a importância da alfabetização científica na formação inicial e continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. No período definido em que esta pesquisa foi realizada, constatou-se um número reduzido de monografias abordando a alfabetização científica e sua relação com a formação do professor e com o desempenho do professor nos anos iniciais do ensino fundamental. Portanto, são necessários mais estudos voltados para a temática da alfabetização científica, para que a alfabetização científica possa se tornar uma realidade em sala de aula e, consequentemente, contribuir para gerar uma base sólida na formação científica de alunos e professores. Em conclusão, existe uma grande necessidade de reformulação dos programas de licenciatura em educação, através da elaboração de propostas que possam potencialmente contribuir para a formação científica de professores, extensiva à sua formação continuada e com pesquisas afins, visando a melhoria do seu desempenho em sala de aula, o que resultará diretamente na alfabetização científica de seus alunos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12664
10.3895/actio.v6n1.12664
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12664
identifier_str_mv 10.3895/actio.v6n1.12664
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12664/8338
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12664/1829
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 1 (2021); 1-22
ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 1 (2021); 1-22
2525-8923
10.3895/actio.v6n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984882712576