Um estudo sobre a alfabetização científica na formação e prática de professores nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12664 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo investigar as abordagens da alfabetização científica na formação inicial e continuada de professores e sua manifestação na prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia consistiu no levantamento das obras defendidas entre 2014 e 2018 publicadas no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). As teses / dissertações foram coletadas, selecionadas e organizadas de acordo com critérios específicos de pesquisa. Cinco monografias foram incluídas no estudo e analisadas com a técnica de análise de conteúdo. As cinco monografias selecionadas destacaram a importância da alfabetização científica na formação inicial e continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. No período definido em que esta pesquisa foi realizada, constatou-se um número reduzido de monografias abordando a alfabetização científica e sua relação com a formação do professor e com o desempenho do professor nos anos iniciais do ensino fundamental. Portanto, são necessários mais estudos voltados para a temática da alfabetização científica, para que a alfabetização científica possa se tornar uma realidade em sala de aula e, consequentemente, contribuir para gerar uma base sólida na formação científica de alunos e professores. Em conclusão, existe uma grande necessidade de reformulação dos programas de licenciatura em educação, através da elaboração de propostas que possam potencialmente contribuir para a formação científica de professores, extensiva à sua formação continuada e com pesquisas afins, visando a melhoria do seu desempenho em sala de aula, o que resultará diretamente na alfabetização científica de seus alunos. |
id |
UTFPR-13_0379d729aeed667f37313515b0bfd149 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/12664 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo sobre a alfabetização científica na formação e prática de professores nos anos iniciais do ensino fundamentalA study on scientific literacy in the training and practice of teachers in the early years of elementary schoolCiências humanas e EducaçãoScientific literacy; Teacher education; Teaching practiceAlfabetização científica; Formação de professores; Prática de ensinoEsta pesquisa teve como objetivo investigar as abordagens da alfabetização científica na formação inicial e continuada de professores e sua manifestação na prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia consistiu no levantamento das obras defendidas entre 2014 e 2018 publicadas no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). As teses / dissertações foram coletadas, selecionadas e organizadas de acordo com critérios específicos de pesquisa. Cinco monografias foram incluídas no estudo e analisadas com a técnica de análise de conteúdo. As cinco monografias selecionadas destacaram a importância da alfabetização científica na formação inicial e continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. No período definido em que esta pesquisa foi realizada, constatou-se um número reduzido de monografias abordando a alfabetização científica e sua relação com a formação do professor e com o desempenho do professor nos anos iniciais do ensino fundamental. Portanto, são necessários mais estudos voltados para a temática da alfabetização científica, para que a alfabetização científica possa se tornar uma realidade em sala de aula e, consequentemente, contribuir para gerar uma base sólida na formação científica de alunos e professores. Em conclusão, existe uma grande necessidade de reformulação dos programas de licenciatura em educação, através da elaboração de propostas que possam potencialmente contribuir para a formação científica de professores, extensiva à sua formação continuada e com pesquisas afins, visando a melhoria do seu desempenho em sala de aula, o que resultará diretamente na alfabetização científica de seus alunos.This research aimed to investigate approaches to scientific literacy in the initial and continuing education of teachers and its manifestation in the practice of teachers in the early years of elementary school. The methodology consisted of a survey of works defended between 2014 and 2018 published in the catalog of theses and dissertations on Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) and on Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Thesis/dissertation were collected, selected, and organized in accordance with specific research criteria. Five monographs were included on the study and were analyzed with the technique of content analysis. The five selected monographs highlighted the importance of scientific literacy in the initial and continuing education of teachers of initial years from elementary school. In the defined period that this survey was carried out, it was found a reduced number of monographs covering the scientific literacy and its relationship with the teacher’s education and with the teacher’s performance on the initial years of elementary school. Therefore, there is a need of more studies focusing on the scientific literacy theme, so the scientific literacy may become a reality at classrooms, and consequently contribute to generate a solid foundation in the scientific education of students and teachers. In conclusion, there is a great need of reformulating the bachelor’s in education programs, through the elaboration of purposes that may potentially contribute to the scientific education of teachers, extensive to their continuing education and with related research, aiming to improve their performance at classrooms, which will directly result in the scientific literacy of their students.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Universidade Federal do Pará-PROPESPManfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardtdo Rosário, Natália Monteiro2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1266410.3895/actio.v6n1.12664ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 1 (2021); 1-22ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 1 (2021); 1-222525-892310.3895/actio.v6n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRenghttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12664/8338https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12664/1829Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:38:28Zoai:periodicos.utfpr:article/12664Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:38:28Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre a alfabetização científica na formação e prática de professores nos anos iniciais do ensino fundamental A study on scientific literacy in the training and practice of teachers in the early years of elementary school |
title |
Um estudo sobre a alfabetização científica na formação e prática de professores nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Um estudo sobre a alfabetização científica na formação e prática de professores nos anos iniciais do ensino fundamental Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt Ciências humanas e Educação Scientific literacy; Teacher education; Teaching practice Alfabetização científica; Formação de professores; Prática de ensino |
title_short |
Um estudo sobre a alfabetização científica na formação e prática de professores nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Um estudo sobre a alfabetização científica na formação e prática de professores nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Um estudo sobre a alfabetização científica na formação e prática de professores nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre a alfabetização científica na formação e prática de professores nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Um estudo sobre a alfabetização científica na formação e prática de professores nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt |
author_facet |
Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt do Rosário, Natália Monteiro |
author_role |
author |
author2 |
do Rosário, Natália Monteiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará-PROPESP |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manfredo, Elizabeth Cardoso Gerhardt do Rosário, Natália Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas e Educação Scientific literacy; Teacher education; Teaching practice Alfabetização científica; Formação de professores; Prática de ensino |
topic |
Ciências humanas e Educação Scientific literacy; Teacher education; Teaching practice Alfabetização científica; Formação de professores; Prática de ensino |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo investigar as abordagens da alfabetização científica na formação inicial e continuada de professores e sua manifestação na prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia consistiu no levantamento das obras defendidas entre 2014 e 2018 publicadas no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). As teses / dissertações foram coletadas, selecionadas e organizadas de acordo com critérios específicos de pesquisa. Cinco monografias foram incluídas no estudo e analisadas com a técnica de análise de conteúdo. As cinco monografias selecionadas destacaram a importância da alfabetização científica na formação inicial e continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. No período definido em que esta pesquisa foi realizada, constatou-se um número reduzido de monografias abordando a alfabetização científica e sua relação com a formação do professor e com o desempenho do professor nos anos iniciais do ensino fundamental. Portanto, são necessários mais estudos voltados para a temática da alfabetização científica, para que a alfabetização científica possa se tornar uma realidade em sala de aula e, consequentemente, contribuir para gerar uma base sólida na formação científica de alunos e professores. Em conclusão, existe uma grande necessidade de reformulação dos programas de licenciatura em educação, através da elaboração de propostas que possam potencialmente contribuir para a formação científica de professores, extensiva à sua formação continuada e com pesquisas afins, visando a melhoria do seu desempenho em sala de aula, o que resultará diretamente na alfabetização científica de seus alunos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12664 10.3895/actio.v6n1.12664 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12664 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v6n1.12664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12664/8338 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12664/1829 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 1 (2021); 1-22 ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 1 (2021); 1-22 2525-8923 10.3895/actio.v6n1 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239984882712576 |