Os conceitos de infinito atual e infinito potencial em revistas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12677 |
Resumo: | Este artigo é resultado de uma pesquisa que, em parte, investigou a diferenciação dos conceitos de infinito potencial e infinito atual. O conceito de infinito permeia a história da matemática, assumindo duas concepções, são elas: infinito potencial e infinito atual (ou infinito real). Considerando a relevância do estudo do conceito de infinito na matemática, neste estudo, pesquisamos como esses conceitos são abordados nas revistas brasileiras, ou seja, o objetivo neste trabalho é investigar abordagens relacionadas ao conceito de infinito em revistas brasileiras, além disso, apresentamos uma síntese histórica e epistemológica destes conceitos, buscando, a partir disso, fazer uma diferenciação entre eles. Para esse trabalho, foram investigados artigos científicos entre o intervalo de 2009 a 2018, em periódicos online brasileiros das áreas de ensino e educação, qualificados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com os extratos A1 a B5. Como recorte metodológico, foi pesquisado nos periódicos pelas palavras: infinito, infinito atual, infinito potencial, Georg Cantor e epistemologia do infinito. Em uma primeira etapa de investigação, foram selecionados dez artigos que, em uma segunda filtragem, após leitura mais qualificada, resultou em oito artigos selecionados. Com base nos objetivos dos artigos selecionados, elaboramos Unidades Temáticas de Contexto que se constituíram em duas: ensino-Aprendizagem do conceito de infinito na matemática; e Abordagens acerca da natureza do infinito. |
id |
UTFPR-13_050a4f9b7d9f7ded0435f40e2fc81d47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/12677 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os conceitos de infinito atual e infinito potencial em revistas brasileirasThe concepts of actual infinite and potential infinite in Brazilian magazines7.00.00.00-0 Ciências Humanas; 7.08.00.00-6 Educação; 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem.Epistemologia; Infinito Potencial; Infinito AtualEpistemology; Potential Infinity; Actual InfinityEste artigo é resultado de uma pesquisa que, em parte, investigou a diferenciação dos conceitos de infinito potencial e infinito atual. O conceito de infinito permeia a história da matemática, assumindo duas concepções, são elas: infinito potencial e infinito atual (ou infinito real). Considerando a relevância do estudo do conceito de infinito na matemática, neste estudo, pesquisamos como esses conceitos são abordados nas revistas brasileiras, ou seja, o objetivo neste trabalho é investigar abordagens relacionadas ao conceito de infinito em revistas brasileiras, além disso, apresentamos uma síntese histórica e epistemológica destes conceitos, buscando, a partir disso, fazer uma diferenciação entre eles. Para esse trabalho, foram investigados artigos científicos entre o intervalo de 2009 a 2018, em periódicos online brasileiros das áreas de ensino e educação, qualificados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com os extratos A1 a B5. Como recorte metodológico, foi pesquisado nos periódicos pelas palavras: infinito, infinito atual, infinito potencial, Georg Cantor e epistemologia do infinito. Em uma primeira etapa de investigação, foram selecionados dez artigos que, em uma segunda filtragem, após leitura mais qualificada, resultou em oito artigos selecionados. Com base nos objetivos dos artigos selecionados, elaboramos Unidades Temáticas de Contexto que se constituíram em duas: ensino-Aprendizagem do conceito de infinito na matemática; e Abordagens acerca da natureza do infinito.This article is the result of a research that, in part, investigated the differentiation of the concepts of potential infinite and actual infinite. The concept of infinity permeates the history of mathematics, assuming two conceptions; they are potential infinite and actual infinite (or real infinite). Considering the relevance of studying the concept of infinity in mathematics, we research how these concepts are approached in Brazilian journals, that is, the objective of this work is to investigate approaches related to the concept of infinity in Brazilian magazines, in addition, we present a historical and epistemological synthesis of these concepts, seeking, from that, to differentiate between them. For this work, scientific articles were investigated between 2009 and 2018, in Brazilian online magazines in the areas of teaching and education, qualified by CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) with extracts A1 to B5. As a methodological approach, it was searched in the journals for the words: infinite, actual infinite, potential infinite, Georg Cantor and epistemology of the infinite. In a first stage of investigation, ten articles were selected which, in a second filter, after more qualified reading, resulted in eight selected articles. Based on the objectives of the selected articles, we elaborated Thematic Context Units that consisted of two: Teaching-Learning of the concept of the infinite in mathematics; and Approaches about the nature of the infinite.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Silva Siqueira, Fernanda KellyLorin, João Henrique2021-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1267710.3895/actio.v6n2.12677ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-16ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-162525-892310.3895/actio.v6n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12677/8455https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12677/1834Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:38:24Zoai:periodicos.utfpr:article/12677Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:38:24Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os conceitos de infinito atual e infinito potencial em revistas brasileiras The concepts of actual infinite and potential infinite in Brazilian magazines |
title |
Os conceitos de infinito atual e infinito potencial em revistas brasileiras |
spellingShingle |
Os conceitos de infinito atual e infinito potencial em revistas brasileiras da Silva Siqueira, Fernanda Kelly 7.00.00.00-0 Ciências Humanas; 7.08.00.00-6 Educação; 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem. Epistemologia; Infinito Potencial; Infinito Atual Epistemology; Potential Infinity; Actual Infinity |
title_short |
Os conceitos de infinito atual e infinito potencial em revistas brasileiras |
title_full |
Os conceitos de infinito atual e infinito potencial em revistas brasileiras |
title_fullStr |
Os conceitos de infinito atual e infinito potencial em revistas brasileiras |
title_full_unstemmed |
Os conceitos de infinito atual e infinito potencial em revistas brasileiras |
title_sort |
Os conceitos de infinito atual e infinito potencial em revistas brasileiras |
author |
da Silva Siqueira, Fernanda Kelly |
author_facet |
da Silva Siqueira, Fernanda Kelly Lorin, João Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Lorin, João Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Siqueira, Fernanda Kelly Lorin, João Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.00.00.00-0 Ciências Humanas; 7.08.00.00-6 Educação; 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem. Epistemologia; Infinito Potencial; Infinito Atual Epistemology; Potential Infinity; Actual Infinity |
topic |
7.00.00.00-0 Ciências Humanas; 7.08.00.00-6 Educação; 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem. Epistemologia; Infinito Potencial; Infinito Atual Epistemology; Potential Infinity; Actual Infinity |
description |
Este artigo é resultado de uma pesquisa que, em parte, investigou a diferenciação dos conceitos de infinito potencial e infinito atual. O conceito de infinito permeia a história da matemática, assumindo duas concepções, são elas: infinito potencial e infinito atual (ou infinito real). Considerando a relevância do estudo do conceito de infinito na matemática, neste estudo, pesquisamos como esses conceitos são abordados nas revistas brasileiras, ou seja, o objetivo neste trabalho é investigar abordagens relacionadas ao conceito de infinito em revistas brasileiras, além disso, apresentamos uma síntese histórica e epistemológica destes conceitos, buscando, a partir disso, fazer uma diferenciação entre eles. Para esse trabalho, foram investigados artigos científicos entre o intervalo de 2009 a 2018, em periódicos online brasileiros das áreas de ensino e educação, qualificados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com os extratos A1 a B5. Como recorte metodológico, foi pesquisado nos periódicos pelas palavras: infinito, infinito atual, infinito potencial, Georg Cantor e epistemologia do infinito. Em uma primeira etapa de investigação, foram selecionados dez artigos que, em uma segunda filtragem, após leitura mais qualificada, resultou em oito artigos selecionados. Com base nos objetivos dos artigos selecionados, elaboramos Unidades Temáticas de Contexto que se constituíram em duas: ensino-Aprendizagem do conceito de infinito na matemática; e Abordagens acerca da natureza do infinito. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12677 10.3895/actio.v6n2.12677 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12677 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v6n2.12677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12677/8455 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12677/1834 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-16 ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-16 2525-8923 10.3895/actio.v6n2 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983787999232 |