Os conceitos de infinito atual e infinito potencial em revistas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Siqueira, Fernanda Kelly
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lorin, João Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12677
Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa que, em parte, investigou a diferenciação dos conceitos de infinito potencial e infinito atual. O conceito de infinito permeia a história da matemática, assumindo duas concepções, são elas: infinito potencial e infinito atual (ou infinito real). Considerando a relevância do estudo do conceito de infinito na matemática, neste estudo, pesquisamos como esses conceitos são abordados nas revistas brasileiras, ou seja, o objetivo neste trabalho é investigar abordagens relacionadas ao conceito de infinito em revistas brasileiras, além disso, apresentamos uma síntese histórica e epistemológica destes conceitos, buscando, a partir disso, fazer uma diferenciação entre eles. Para esse trabalho, foram investigados artigos científicos entre o intervalo de 2009 a 2018, em periódicos online brasileiros das áreas de ensino e educação, qualificados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com os extratos A1 a B5. Como recorte metodológico, foi pesquisado nos periódicos pelas palavras: infinito, infinito atual, infinito potencial, Georg Cantor e epistemologia do infinito. Em uma primeira etapa de investigação, foram selecionados dez artigos que, em uma segunda filtragem, após leitura mais qualificada, resultou em oito artigos selecionados. Com base nos objetivos dos artigos selecionados, elaboramos Unidades Temáticas de Contexto que se constituíram em duas: ensino-Aprendizagem do conceito de infinito na matemática; e Abordagens acerca da natureza do infinito.
id UTFPR-13_050a4f9b7d9f7ded0435f40e2fc81d47
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/12677
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Os conceitos de infinito atual e infinito potencial em revistas brasileirasThe concepts of actual infinite and potential infinite in Brazilian magazines7.00.00.00-0 Ciências Humanas; 7.08.00.00-6 Educação; 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem.Epistemologia; Infinito Potencial; Infinito AtualEpistemology; Potential Infinity; Actual InfinityEste artigo é resultado de uma pesquisa que, em parte, investigou a diferenciação dos conceitos de infinito potencial e infinito atual. O conceito de infinito permeia a história da matemática, assumindo duas concepções, são elas: infinito potencial e infinito atual (ou infinito real). Considerando a relevância do estudo do conceito de infinito na matemática, neste estudo, pesquisamos como esses conceitos são abordados nas revistas brasileiras, ou seja, o objetivo neste trabalho é investigar abordagens relacionadas ao conceito de infinito em revistas brasileiras, além disso, apresentamos uma síntese histórica e epistemológica destes conceitos, buscando, a partir disso, fazer uma diferenciação entre eles. Para esse trabalho, foram investigados artigos científicos entre o intervalo de 2009 a 2018, em periódicos online brasileiros das áreas de ensino e educação, qualificados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com os extratos A1 a B5. Como recorte metodológico, foi pesquisado nos periódicos pelas palavras: infinito, infinito atual, infinito potencial, Georg Cantor e epistemologia do infinito. Em uma primeira etapa de investigação, foram selecionados dez artigos que, em uma segunda filtragem, após leitura mais qualificada, resultou em oito artigos selecionados. Com base nos objetivos dos artigos selecionados, elaboramos Unidades Temáticas de Contexto que se constituíram em duas: ensino-Aprendizagem do conceito de infinito na matemática; e Abordagens acerca da natureza do infinito.This article is the result of a research that, in part, investigated the differentiation of the concepts of potential infinite and actual infinite. The concept of infinity permeates the history of mathematics, assuming two conceptions; they are potential infinite and actual infinite (or real infinite). Considering the relevance of studying the concept of infinity in mathematics, we research how these concepts are approached in Brazilian journals, that is, the objective of this work is to investigate approaches related to the concept of infinity in Brazilian magazines, in addition, we present a historical and epistemological synthesis of these concepts, seeking, from that, to differentiate between them. For this work, scientific articles were investigated between 2009 and 2018, in Brazilian online magazines in the areas of teaching and education, qualified by CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) with extracts A1 to B5. As a methodological approach, it was searched in the journals for the words: infinite, actual infinite, potential infinite, Georg Cantor and epistemology of the infinite. In a first stage of investigation, ten articles were selected which, in a second filter, after more qualified reading, resulted in eight selected articles. Based on the objectives of the selected articles, we elaborated Thematic Context Units that consisted of two: Teaching-Learning of the concept of the infinite in mathematics; and Approaches about the nature of the infinite.Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)da Silva Siqueira, Fernanda KellyLorin, João Henrique2021-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/1267710.3895/actio.v6n2.12677ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-16ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-162525-892310.3895/actio.v6n2reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12677/8455https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12677/1834Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciênciashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:38:24Zoai:periodicos.utfpr:article/12677Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:38:24Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Os conceitos de infinito atual e infinito potencial em revistas brasileiras
The concepts of actual infinite and potential infinite in Brazilian magazines
title Os conceitos de infinito atual e infinito potencial em revistas brasileiras
spellingShingle Os conceitos de infinito atual e infinito potencial em revistas brasileiras
da Silva Siqueira, Fernanda Kelly
7.00.00.00-0 Ciências Humanas; 7.08.00.00-6 Educação; 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem.
Epistemologia; Infinito Potencial; Infinito Atual
Epistemology; Potential Infinity; Actual Infinity
title_short Os conceitos de infinito atual e infinito potencial em revistas brasileiras
title_full Os conceitos de infinito atual e infinito potencial em revistas brasileiras
title_fullStr Os conceitos de infinito atual e infinito potencial em revistas brasileiras
title_full_unstemmed Os conceitos de infinito atual e infinito potencial em revistas brasileiras
title_sort Os conceitos de infinito atual e infinito potencial em revistas brasileiras
author da Silva Siqueira, Fernanda Kelly
author_facet da Silva Siqueira, Fernanda Kelly
Lorin, João Henrique
author_role author
author2 Lorin, João Henrique
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Siqueira, Fernanda Kelly
Lorin, João Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv 7.00.00.00-0 Ciências Humanas; 7.08.00.00-6 Educação; 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem.
Epistemologia; Infinito Potencial; Infinito Atual
Epistemology; Potential Infinity; Actual Infinity
topic 7.00.00.00-0 Ciências Humanas; 7.08.00.00-6 Educação; 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem.
Epistemologia; Infinito Potencial; Infinito Atual
Epistemology; Potential Infinity; Actual Infinity
description Este artigo é resultado de uma pesquisa que, em parte, investigou a diferenciação dos conceitos de infinito potencial e infinito atual. O conceito de infinito permeia a história da matemática, assumindo duas concepções, são elas: infinito potencial e infinito atual (ou infinito real). Considerando a relevância do estudo do conceito de infinito na matemática, neste estudo, pesquisamos como esses conceitos são abordados nas revistas brasileiras, ou seja, o objetivo neste trabalho é investigar abordagens relacionadas ao conceito de infinito em revistas brasileiras, além disso, apresentamos uma síntese histórica e epistemológica destes conceitos, buscando, a partir disso, fazer uma diferenciação entre eles. Para esse trabalho, foram investigados artigos científicos entre o intervalo de 2009 a 2018, em periódicos online brasileiros das áreas de ensino e educação, qualificados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com os extratos A1 a B5. Como recorte metodológico, foi pesquisado nos periódicos pelas palavras: infinito, infinito atual, infinito potencial, Georg Cantor e epistemologia do infinito. Em uma primeira etapa de investigação, foram selecionados dez artigos que, em uma segunda filtragem, após leitura mais qualificada, resultou em oito artigos selecionados. Com base nos objetivos dos artigos selecionados, elaboramos Unidades Temáticas de Contexto que se constituíram em duas: ensino-Aprendizagem do conceito de infinito na matemática; e Abordagens acerca da natureza do infinito.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-20
dc.type.none.fl_str_mv



dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12677
10.3895/actio.v6n2.12677
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12677
identifier_str_mv 10.3895/actio.v6n2.12677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/12677/8455
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/downloadSuppFile/12677/1834
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 ACTIO: Docência em Ciências
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 6, n. 2 (2021); 1-16
ACTIO: Docência em Ciências; v. 6, n. 2 (2021); 1-16
2525-8923
10.3895/actio.v6n2
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983787999232