Abordagens comunicativas e movimentos epistêmicos em uma aula de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maceno, Nicole Glock
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Venturi, Gabriela, Honara, Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6733
Resumo: Este trabalho busca avaliar e apresentar os tipos de abordagens comunicativas e as ações desenvolvidas - designadas como movimentos epistêmicos - por uma professora de Química junto aos seus alunos, ao longo de uma aula de 20 minutos cujo tema foi “Tratamento de Água e os Polímeros”, ministrada para uma classe do terceiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Joinville (Santa Catarina). A pesquisa focalizou na análise das interações em sala de aula tendo como objetivo a instrução formal quanto às etapas do tratamento da água pela Cloração. A construção e justificação do conhecimento foram realizadas pela professora pelo uso de recursos audiovisuais e da apresentação de argumentos comunicativos que visaram o ensino e a interação com toda a turma. O discurso da professora foi analisado segundo a categoria “Abordagem Comunicativa” e os movimentos epistêmicos emergentes em segmentos discursivos da aula, analisados segundo seis categoriais epistêmicas. Foram selecionados seis episódios discursivos para a análise, escolhidos quando constatado que eram segmentos caracterizados por uma maior interação entre estudantes e a professora. Os resultados encontrados apresentaram caráter qualitativo e quantitativo e foram fundamentais para compreender as práticas de comunicação em sala de aula, o processo de formulação e uso de perguntas entre envolvidos, os propósitos das perguntas realizadas, os movimentos epistêmicos emergentes de uma situação particular de ensino e a importância da alternância na abordagem comunicativa do professor a fim de possibilitar a construção do conhecimento pelo estudante
id UTFPR-13_09f30b462b9ce8e7256d4d851b6eed61
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6733
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling Abordagens comunicativas e movimentos epistêmicos em uma aula de química7.08.04.03-6Abordagem comunicativa; Movimentos epistêmicos; Interação; Ensino de Química; Linguagem; ConceitosEste trabalho busca avaliar e apresentar os tipos de abordagens comunicativas e as ações desenvolvidas - designadas como movimentos epistêmicos - por uma professora de Química junto aos seus alunos, ao longo de uma aula de 20 minutos cujo tema foi “Tratamento de Água e os Polímeros”, ministrada para uma classe do terceiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Joinville (Santa Catarina). A pesquisa focalizou na análise das interações em sala de aula tendo como objetivo a instrução formal quanto às etapas do tratamento da água pela Cloração. A construção e justificação do conhecimento foram realizadas pela professora pelo uso de recursos audiovisuais e da apresentação de argumentos comunicativos que visaram o ensino e a interação com toda a turma. O discurso da professora foi analisado segundo a categoria “Abordagem Comunicativa” e os movimentos epistêmicos emergentes em segmentos discursivos da aula, analisados segundo seis categoriais epistêmicas. Foram selecionados seis episódios discursivos para a análise, escolhidos quando constatado que eram segmentos caracterizados por uma maior interação entre estudantes e a professora. Os resultados encontrados apresentaram caráter qualitativo e quantitativo e foram fundamentais para compreender as práticas de comunicação em sala de aula, o processo de formulação e uso de perguntas entre envolvidos, os propósitos das perguntas realizadas, os movimentos epistêmicos emergentes de uma situação particular de ensino e a importância da alternância na abordagem comunicativa do professor a fim de possibilitar a construção do conhecimento pelo estudanteUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Maceno, Nicole GlockVenturi, GabrielaHonara, Cláudia2017-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/673310.3895/actio.v2n1.6733ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 60-79ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 60-792525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6733/4330Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:21Zoai:periodicos.utfpr:article/6733Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:21Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagens comunicativas e movimentos epistêmicos em uma aula de química
title Abordagens comunicativas e movimentos epistêmicos em uma aula de química
spellingShingle Abordagens comunicativas e movimentos epistêmicos em uma aula de química
Maceno, Nicole Glock
7.08.04.03-6
Abordagem comunicativa; Movimentos epistêmicos; Interação; Ensino de Química; Linguagem; Conceitos
title_short Abordagens comunicativas e movimentos epistêmicos em uma aula de química
title_full Abordagens comunicativas e movimentos epistêmicos em uma aula de química
title_fullStr Abordagens comunicativas e movimentos epistêmicos em uma aula de química
title_full_unstemmed Abordagens comunicativas e movimentos epistêmicos em uma aula de química
title_sort Abordagens comunicativas e movimentos epistêmicos em uma aula de química
author Maceno, Nicole Glock
author_facet Maceno, Nicole Glock
Venturi, Gabriela
Honara, Cláudia
author_role author
author2 Venturi, Gabriela
Honara, Cláudia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Maceno, Nicole Glock
Venturi, Gabriela
Honara, Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv 7.08.04.03-6
Abordagem comunicativa; Movimentos epistêmicos; Interação; Ensino de Química; Linguagem; Conceitos
topic 7.08.04.03-6
Abordagem comunicativa; Movimentos epistêmicos; Interação; Ensino de Química; Linguagem; Conceitos
description Este trabalho busca avaliar e apresentar os tipos de abordagens comunicativas e as ações desenvolvidas - designadas como movimentos epistêmicos - por uma professora de Química junto aos seus alunos, ao longo de uma aula de 20 minutos cujo tema foi “Tratamento de Água e os Polímeros”, ministrada para uma classe do terceiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Joinville (Santa Catarina). A pesquisa focalizou na análise das interações em sala de aula tendo como objetivo a instrução formal quanto às etapas do tratamento da água pela Cloração. A construção e justificação do conhecimento foram realizadas pela professora pelo uso de recursos audiovisuais e da apresentação de argumentos comunicativos que visaram o ensino e a interação com toda a turma. O discurso da professora foi analisado segundo a categoria “Abordagem Comunicativa” e os movimentos epistêmicos emergentes em segmentos discursivos da aula, analisados segundo seis categoriais epistêmicas. Foram selecionados seis episódios discursivos para a análise, escolhidos quando constatado que eram segmentos caracterizados por uma maior interação entre estudantes e a professora. Os resultados encontrados apresentaram caráter qualitativo e quantitativo e foram fundamentais para compreender as práticas de comunicação em sala de aula, o processo de formulação e uso de perguntas entre envolvidos, os propósitos das perguntas realizadas, os movimentos epistêmicos emergentes de uma situação particular de ensino e a importância da alternância na abordagem comunicativa do professor a fim de possibilitar a construção do conhecimento pelo estudante
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6733
10.3895/actio.v2n1.6733
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6733
identifier_str_mv 10.3895/actio.v2n1.6733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6733/4330
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 60-79
ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 60-79
2525-8923
10.3895/actio.v2n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239984336404480