Abordagens comunicativas e movimentos epistêmicos em uma aula de química
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6733 |
Resumo: | Este trabalho busca avaliar e apresentar os tipos de abordagens comunicativas e as ações desenvolvidas - designadas como movimentos epistêmicos - por uma professora de Química junto aos seus alunos, ao longo de uma aula de 20 minutos cujo tema foi “Tratamento de Água e os Polímeros”, ministrada para uma classe do terceiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Joinville (Santa Catarina). A pesquisa focalizou na análise das interações em sala de aula tendo como objetivo a instrução formal quanto às etapas do tratamento da água pela Cloração. A construção e justificação do conhecimento foram realizadas pela professora pelo uso de recursos audiovisuais e da apresentação de argumentos comunicativos que visaram o ensino e a interação com toda a turma. O discurso da professora foi analisado segundo a categoria “Abordagem Comunicativa” e os movimentos epistêmicos emergentes em segmentos discursivos da aula, analisados segundo seis categoriais epistêmicas. Foram selecionados seis episódios discursivos para a análise, escolhidos quando constatado que eram segmentos caracterizados por uma maior interação entre estudantes e a professora. Os resultados encontrados apresentaram caráter qualitativo e quantitativo e foram fundamentais para compreender as práticas de comunicação em sala de aula, o processo de formulação e uso de perguntas entre envolvidos, os propósitos das perguntas realizadas, os movimentos epistêmicos emergentes de uma situação particular de ensino e a importância da alternância na abordagem comunicativa do professor a fim de possibilitar a construção do conhecimento pelo estudante |
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Abordagens comunicativas e movimentos epistêmicos em uma aula de química7.08.04.03-6Abordagem comunicativa; Movimentos epistêmicos; Interação; Ensino de Química; Linguagem; ConceitosEste trabalho busca avaliar e apresentar os tipos de abordagens comunicativas e as ações desenvolvidas - designadas como movimentos epistêmicos - por uma professora de Química junto aos seus alunos, ao longo de uma aula de 20 minutos cujo tema foi “Tratamento de Água e os Polímeros”, ministrada para uma classe do terceiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Joinville (Santa Catarina). A pesquisa focalizou na análise das interações em sala de aula tendo como objetivo a instrução formal quanto às etapas do tratamento da água pela Cloração. A construção e justificação do conhecimento foram realizadas pela professora pelo uso de recursos audiovisuais e da apresentação de argumentos comunicativos que visaram o ensino e a interação com toda a turma. O discurso da professora foi analisado segundo a categoria “Abordagem Comunicativa” e os movimentos epistêmicos emergentes em segmentos discursivos da aula, analisados segundo seis categoriais epistêmicas. Foram selecionados seis episódios discursivos para a análise, escolhidos quando constatado que eram segmentos caracterizados por uma maior interação entre estudantes e a professora. Os resultados encontrados apresentaram caráter qualitativo e quantitativo e foram fundamentais para compreender as práticas de comunicação em sala de aula, o processo de formulação e uso de perguntas entre envolvidos, os propósitos das perguntas realizadas, os movimentos epistêmicos emergentes de uma situação particular de ensino e a importância da alternância na abordagem comunicativa do professor a fim de possibilitar a construção do conhecimento pelo estudanteUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Maceno, Nicole GlockVenturi, GabrielaHonara, Cláudia2017-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/673310.3895/actio.v2n1.6733ACTIO: Teaching in Sciences; v. 2, n. 1 (2017); 60-79ACTIO: Docência em Ciências; v. 2, n. 1 (2017); 60-792525-892310.3895/actio.v2n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6733/4330Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:21Zoai:periodicos.utfpr:article/6733Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:21Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
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