As percepções dos licenciandos em química sobre a carreira do magistério: um estudo sobre o processo de aprendizagem docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Actio (Curitiba) |
Texto Completo: | https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6836 |
Resumo: | Esta pesquisa analisa as percepções dos licenciandos de química do Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu em relação à formação inicial. A investigação pretende refletir sobre a formação inicial de professores e a aprendizagem docente. O foco do estudo será voltado para a influência/relação das percepções dos acadêmicos para com a formação inicial na Licenciatura em Química, bem como as motivações destes em seguirem a profissão docente. Visando a cumprir os objetivos propostos, serão analisadas as falas dos licenciandos em quatro níveis de percepção de análise sistematizados pelo instrumento FAD (Focos da Aprendizagem Docente), os quais são: (1) interesse; (2) conhecimento; (3) reflexão; (4) comunidade. As análises e discussões das percepções dos licenciandos a partir dos FAD indicam que as percepções dos licenciandos em relação à formação inicial contém elementos que influenciam o processo da aprendizagem docente dos professores em formação em um e mais focos constituintes dos FAD em graus diferenciados. Identificamos grande influência dos seguintes focos: interesse pela docência (Foco 1), conhecimento prático da docência (Foco 2) e também reflexão sobre a docência (Foco 3). |
id |
UTFPR-13_113e3b0f3c6a7b56526d07a65ebd3453 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.utfpr:article/6836 |
network_acronym_str |
UTFPR-13 |
network_name_str |
Actio (Curitiba) |
repository_id_str |
|
spelling |
As percepções dos licenciandos em química sobre a carreira do magistério: um estudo sobre o processo de aprendizagem docenteThe perceptions of chemistry graduates in the teaching profession: a study of the learning process for teachers7.00.00.00-0 e 7.08.00.00-6Formação inicial de professores; Ensino de química; Aprendizagem docente.Initial teacher training; Chemistry teaching; Teacher educationEsta pesquisa analisa as percepções dos licenciandos de química do Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu em relação à formação inicial. A investigação pretende refletir sobre a formação inicial de professores e a aprendizagem docente. O foco do estudo será voltado para a influência/relação das percepções dos acadêmicos para com a formação inicial na Licenciatura em Química, bem como as motivações destes em seguirem a profissão docente. Visando a cumprir os objetivos propostos, serão analisadas as falas dos licenciandos em quatro níveis de percepção de análise sistematizados pelo instrumento FAD (Focos da Aprendizagem Docente), os quais são: (1) interesse; (2) conhecimento; (3) reflexão; (4) comunidade. As análises e discussões das percepções dos licenciandos a partir dos FAD indicam que as percepções dos licenciandos em relação à formação inicial contém elementos que influenciam o processo da aprendizagem docente dos professores em formação em um e mais focos constituintes dos FAD em graus diferenciados. Identificamos grande influência dos seguintes focos: interesse pela docência (Foco 1), conhecimento prático da docência (Foco 2) e também reflexão sobre a docência (Foco 3).This research analyzes the perceptions of chemistry graduates of the Federal Institute of Goiás - Campus Uruaçu in relation to initial training. The research aims to reflect on initial teacher training and teacher learning. The focus of the study will be on the influence / relation of the perceptions of the academics to the initial training in the Degree in Chemistry, as well as the motivations of these in following the teaching profession. In order to fulfill the proposed objectives, the students' speeches will be analyzed in four levels of perception of analysis systematized by the instrument FAD (Learning Learning Focus), which are: (1) interest; (2) knowledge; (3) reflection; (4) community. The analyzes and discussions of the perceptions of the graduates from the FAD indicate that the students' perceptions regarding the initial formation contain elements that influence the teacher learning process of the teachers in formation in one and more centers constituent of the FAD in differentiated degrees. We identified a great influence of the following focuses: interest in teaching (Focus 1), practical knowledge of teaching (Focus 2) and reflection on teaching (Focus 3).Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Braga, Laudelina2018-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/683610.3895/actio.v3n1.6836ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 1 (2018); 37-55ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 1 (2018); 37-552525-892310.3895/actio.v3n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6836/4797https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6836/5134Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:08Zoai:periodicos.utfpr:article/6836Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:08Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As percepções dos licenciandos em química sobre a carreira do magistério: um estudo sobre o processo de aprendizagem docente The perceptions of chemistry graduates in the teaching profession: a study of the learning process for teachers |
title |
As percepções dos licenciandos em química sobre a carreira do magistério: um estudo sobre o processo de aprendizagem docente |
spellingShingle |
As percepções dos licenciandos em química sobre a carreira do magistério: um estudo sobre o processo de aprendizagem docente Braga, Laudelina 7.00.00.00-0 e 7.08.00.00-6 Formação inicial de professores; Ensino de química; Aprendizagem docente. Initial teacher training; Chemistry teaching; Teacher education |
title_short |
As percepções dos licenciandos em química sobre a carreira do magistério: um estudo sobre o processo de aprendizagem docente |
title_full |
As percepções dos licenciandos em química sobre a carreira do magistério: um estudo sobre o processo de aprendizagem docente |
title_fullStr |
As percepções dos licenciandos em química sobre a carreira do magistério: um estudo sobre o processo de aprendizagem docente |
title_full_unstemmed |
As percepções dos licenciandos em química sobre a carreira do magistério: um estudo sobre o processo de aprendizagem docente |
title_sort |
As percepções dos licenciandos em química sobre a carreira do magistério: um estudo sobre o processo de aprendizagem docente |
author |
Braga, Laudelina |
author_facet |
Braga, Laudelina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Laudelina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
7.00.00.00-0 e 7.08.00.00-6 Formação inicial de professores; Ensino de química; Aprendizagem docente. Initial teacher training; Chemistry teaching; Teacher education |
topic |
7.00.00.00-0 e 7.08.00.00-6 Formação inicial de professores; Ensino de química; Aprendizagem docente. Initial teacher training; Chemistry teaching; Teacher education |
description |
Esta pesquisa analisa as percepções dos licenciandos de química do Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu em relação à formação inicial. A investigação pretende refletir sobre a formação inicial de professores e a aprendizagem docente. O foco do estudo será voltado para a influência/relação das percepções dos acadêmicos para com a formação inicial na Licenciatura em Química, bem como as motivações destes em seguirem a profissão docente. Visando a cumprir os objetivos propostos, serão analisadas as falas dos licenciandos em quatro níveis de percepção de análise sistematizados pelo instrumento FAD (Focos da Aprendizagem Docente), os quais são: (1) interesse; (2) conhecimento; (3) reflexão; (4) comunidade. As análises e discussões das percepções dos licenciandos a partir dos FAD indicam que as percepções dos licenciandos em relação à formação inicial contém elementos que influenciam o processo da aprendizagem docente dos professores em formação em um e mais focos constituintes dos FAD em graus diferenciados. Identificamos grande influência dos seguintes focos: interesse pela docência (Foco 1), conhecimento prático da docência (Foco 2) e também reflexão sobre a docência (Foco 3). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6836 10.3895/actio.v3n1.6836 |
url |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6836 |
identifier_str_mv |
10.3895/actio.v3n1.6836 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6836/4797 https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6836/5134 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
dc.source.none.fl_str_mv |
ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 1 (2018); 37-55 ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 1 (2018); 37-55 2525-8923 10.3895/actio.v3n1 reponame:Actio (Curitiba) instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) instacron:UTFPR |
instname_str |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
instacron_str |
UTFPR |
institution |
UTFPR |
reponame_str |
Actio (Curitiba) |
collection |
Actio (Curitiba) |
repository.name.fl_str_mv |
Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br |
_version_ |
1797239983808970752 |