As percepções dos licenciandos em química sobre a carreira do magistério: um estudo sobre o processo de aprendizagem docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Laudelina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Actio (Curitiba)
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6836
Resumo: Esta pesquisa analisa as percepções dos licenciandos de química do Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu em relação à formação inicial. A investigação pretende refletir sobre a formação inicial de professores e a aprendizagem docente. O foco do estudo será voltado para a influência/relação das percepções dos acadêmicos para com a formação inicial na Licenciatura em Química, bem como as motivações destes em seguirem a profissão docente. Visando a cumprir os objetivos propostos, serão analisadas as falas dos licenciandos em quatro níveis de percepção de análise sistematizados pelo instrumento FAD (Focos da Aprendizagem Docente), os quais são: (1) interesse; (2) conhecimento; (3) reflexão; (4) comunidade. As análises e discussões das percepções dos licenciandos a partir dos FAD indicam que as percepções dos licenciandos em relação à formação inicial contém elementos que influenciam o processo da aprendizagem docente dos professores em formação em um e mais focos constituintes dos FAD em graus diferenciados. Identificamos grande influência dos seguintes focos: interesse pela docência (Foco 1), conhecimento prático da docência (Foco 2) e também reflexão sobre a docência (Foco 3).
id UTFPR-13_113e3b0f3c6a7b56526d07a65ebd3453
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/6836
network_acronym_str UTFPR-13
network_name_str Actio (Curitiba)
repository_id_str
spelling As percepções dos licenciandos em química sobre a carreira do magistério: um estudo sobre o processo de aprendizagem docenteThe perceptions of chemistry graduates in the teaching profession: a study of the learning process for teachers7.00.00.00-0 e 7.08.00.00-6Formação inicial de professores; Ensino de química; Aprendizagem docente.Initial teacher training; Chemistry teaching; Teacher educationEsta pesquisa analisa as percepções dos licenciandos de química do Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu em relação à formação inicial. A investigação pretende refletir sobre a formação inicial de professores e a aprendizagem docente. O foco do estudo será voltado para a influência/relação das percepções dos acadêmicos para com a formação inicial na Licenciatura em Química, bem como as motivações destes em seguirem a profissão docente. Visando a cumprir os objetivos propostos, serão analisadas as falas dos licenciandos em quatro níveis de percepção de análise sistematizados pelo instrumento FAD (Focos da Aprendizagem Docente), os quais são: (1) interesse; (2) conhecimento; (3) reflexão; (4) comunidade. As análises e discussões das percepções dos licenciandos a partir dos FAD indicam que as percepções dos licenciandos em relação à formação inicial contém elementos que influenciam o processo da aprendizagem docente dos professores em formação em um e mais focos constituintes dos FAD em graus diferenciados. Identificamos grande influência dos seguintes focos: interesse pela docência (Foco 1), conhecimento prático da docência (Foco 2) e também reflexão sobre a docência (Foco 3).This research analyzes the perceptions of chemistry graduates of the Federal Institute of Goiás - Campus Uruaçu in relation to initial training. The research aims to reflect on initial teacher training and teacher learning. The focus of the study will be on the influence / relation of the perceptions of the academics to the initial training in the Degree in Chemistry, as well as the motivations of these in following the teaching profession. In order to fulfill the proposed objectives, the students' speeches will be analyzed in four levels of perception of analysis systematized by the instrument FAD (Learning Learning Focus), which are: (1) interest; (2) knowledge; (3) reflection; (4) community. The analyzes and discussions of the perceptions of the graduates from the FAD indicate that the students' perceptions regarding the initial formation contain elements that influence the teacher learning process of the teachers in formation in one and more centers constituent of the FAD in differentiated degrees. We identified a great influence of the following focuses: interest in teaching (Focus 1), practical knowledge of teaching (Focus 2) and reflection on teaching (Focus 3).Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Braga, Laudelina2018-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisãoapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/683610.3895/actio.v3n1.6836ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 1 (2018); 37-55ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 1 (2018); 37-552525-892310.3895/actio.v3n1reponame:Actio (Curitiba)instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6836/4797https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6836/5134Direitos autorais 2018 CC-BYhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-18T23:54:08Zoai:periodicos.utfpr:article/6836Revistahttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/actio/oaimarcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br2525-89232525-8923opendoar:2022-10-18T23:54:08Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv As percepções dos licenciandos em química sobre a carreira do magistério: um estudo sobre o processo de aprendizagem docente
The perceptions of chemistry graduates in the teaching profession: a study of the learning process for teachers
title As percepções dos licenciandos em química sobre a carreira do magistério: um estudo sobre o processo de aprendizagem docente
spellingShingle As percepções dos licenciandos em química sobre a carreira do magistério: um estudo sobre o processo de aprendizagem docente
Braga, Laudelina
7.00.00.00-0 e 7.08.00.00-6
Formação inicial de professores; Ensino de química; Aprendizagem docente.
Initial teacher training; Chemistry teaching; Teacher education
title_short As percepções dos licenciandos em química sobre a carreira do magistério: um estudo sobre o processo de aprendizagem docente
title_full As percepções dos licenciandos em química sobre a carreira do magistério: um estudo sobre o processo de aprendizagem docente
title_fullStr As percepções dos licenciandos em química sobre a carreira do magistério: um estudo sobre o processo de aprendizagem docente
title_full_unstemmed As percepções dos licenciandos em química sobre a carreira do magistério: um estudo sobre o processo de aprendizagem docente
title_sort As percepções dos licenciandos em química sobre a carreira do magistério: um estudo sobre o processo de aprendizagem docente
author Braga, Laudelina
author_facet Braga, Laudelina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Laudelina
dc.subject.por.fl_str_mv 7.00.00.00-0 e 7.08.00.00-6
Formação inicial de professores; Ensino de química; Aprendizagem docente.
Initial teacher training; Chemistry teaching; Teacher education
topic 7.00.00.00-0 e 7.08.00.00-6
Formação inicial de professores; Ensino de química; Aprendizagem docente.
Initial teacher training; Chemistry teaching; Teacher education
description Esta pesquisa analisa as percepções dos licenciandos de química do Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu em relação à formação inicial. A investigação pretende refletir sobre a formação inicial de professores e a aprendizagem docente. O foco do estudo será voltado para a influência/relação das percepções dos acadêmicos para com a formação inicial na Licenciatura em Química, bem como as motivações destes em seguirem a profissão docente. Visando a cumprir os objetivos propostos, serão analisadas as falas dos licenciandos em quatro níveis de percepção de análise sistematizados pelo instrumento FAD (Focos da Aprendizagem Docente), os quais são: (1) interesse; (2) conhecimento; (3) reflexão; (4) comunidade. As análises e discussões das percepções dos licenciandos a partir dos FAD indicam que as percepções dos licenciandos em relação à formação inicial contém elementos que influenciam o processo da aprendizagem docente dos professores em formação em um e mais focos constituintes dos FAD em graus diferenciados. Identificamos grande influência dos seguintes focos: interesse pela docência (Foco 1), conhecimento prático da docência (Foco 2) e também reflexão sobre a docência (Foco 3).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-28
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigos Originais, Artigos de Revisão
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6836
10.3895/actio.v3n1.6836
url https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6836
identifier_str_mv 10.3895/actio.v3n1.6836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6836/4797
https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/6836/5134
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 CC-BY
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv ACTIO: Teaching in Sciences; v. 3, n. 1 (2018); 37-55
ACTIO: Docência em Ciências; v. 3, n. 1 (2018); 37-55
2525-8923
10.3895/actio.v3n1
reponame:Actio (Curitiba)
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Actio (Curitiba)
collection Actio (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv Actio (Curitiba) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv marcelolambach@utfpr.edu.br||actio-ct@utfpr.edu.br||periodicos@utfpr.edu.br
_version_ 1797239983808970752